A Cruz de Fogo

A Cruz de Fogo Diana Gabaldon

Resenhas - A Cruz de Fogo - 1ª Parte

Leilane 06/07/2017

Diana Gabaldon é mais contemplativa e ainda mais detalhista em “A Cruz de Fogo – Parte I”
“A Cruz de Fogo” continua a história de Jamie e Clarie que tentam seguir com o seu dia a dia cuidando e protegendo sua família, comunidade e terras às vésperas de um conflito histórico. Ao passo que sua filha Brianna e seu genro Roger MacKenzie, nascidos no século XX, agora tentam se adaptar à tortuosa vida do século XVIII.

Sinto que “A Cruz de Fogo – Parte I” foi meu teste absoluto para ver se eu conseguiria seguir em frente com esta série; e falhei miseravelmente. Estou desistindo da série de livros, não me vejo retomando no futuro, mas nunca se sabe. Pretendo continuar a série de TV, mas, de novo, nunca se sabe se irei até o fim ou não, só o futuro dirá. Esta não é a primeira série grande que desisto, mas é a que mais me dói porque realmente amo o casal Claire e Jamie e estava realmente começando a me apegar a Roger e Brie, entretanto, não aguento mais sofrer com eles, mas principalmente, não aguento mais acompanhar a escrita da Diana que neste livro se arrastou como nunca já que ela se concentrou dentro de um espaço de tempo mais curto no qual se perdeu em detalhes. Aliás, o detalhe desnecessário da vez foi um sonho logo no começo de Jamie que ganhou o troféu de inutilidade de uma cena em um livro – eu cheguei a gritar: por que estou lendo isso? Gabaldon, por quê? Por quê?!

A impressão que fiquei com esta primeira parte é que, além da construção do cenário para a guerra que em breve ocorrerá, a autora estava bem introspectiva na época que escreveu este livro. Aparentemente, ela quis dar mais voz e contemplação para os sentimentos dos personagens depois de tantos traumas e que acompanhássemos isso junto com eles, o que acho super válido, pois é bom vê-los se aproximarem ainda mais dessa maneira, mas fica a questão: precisa escrever um livro deste tamanho?

Este livro divide opiniões entre os fãs, uma boa parte considera o mais fraco da série por essa característica e outra parte, mesmo reconhecendo que tornou a leitura mais arrastada, adorou mesmo assim. Felizmente, para quem for continuar a série, pelo que soube este livro é atípico e a série retoma seu ritmo já no livro seis. Por isso, fica a dica para quem está lendo as partes 1 e 2 do livro 5 e está se sentindo em uma saga interminável, o futuro promete a ação que estamos acostumados, só não garanto que seja um futuro feliz para os personagens porque, convenhamos, dificilmente é com a Diana, mesmo neste quinto livro que ela se aprofunda mais nos sentimentos dos personagens, ela não os poupa.

Acho importante destacar que no Brasil esta primeira parte ficou com preço de catálogo de R$69,90 e a segunda parte também por R$69,90 – sendo que é a segunda vez que eles são lançados no Brasil e já foi em uma faixa de preço parecida pela outra editora, de modo que não foi uma surpresa –, então para nós a decisão de um livro tão grande definitivamente pesou no bolso, por isso como já mencionei nas resenhas anteriores, esta série representa um grande investimento, de tempo e dinheiro, estejam prontos para isso.

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2017/06/diana-gabaldon-e-mais-contemplativa-e-ainda-mais-detalhista-em-a-cruz-de-fogo-parte-i/

Marcia 20/07/2017

a historia se perdeu
continuaçao da saga Outlander , Claire está novamente com Jaime e sua filha e o marido tambem se encontram na Collina Fraser , mas a estoria se perde e me pareceu que é um compilado de estorias laterais que virou mais um livro da serie

Ana 03/02/2020

O calorzinho no coração.
Eu não tenho nem o que dizer dessa série maravilhosa, desse meu refúgio, desses personagens que parecem que são minha família.
O livro é arrastado sem muitos acontecimentos importantes. Basicamente essa primeira parte fala mais do dia a dia na Cordilheira dos Frasers e na eminente guerra que vai chegando no horizonte. Nos capítulos finais, o conflito começa a ganhar forma. Apesar de arrastado é uma boa leitura, fluida e sem muitos percalços. Os capítulos do Roger, na minha opinião, foram os mais difíceis de passar. Pra mim, a narrativa flui melhor quando a Claire narra os acontecimentos. Apenas por conta disso, minha nota foi 4. Vamos agora pra segunda parte.

Rachel 29/07/2017

Nessa primeira parte a autora explora mais a questão familiar, mostrando como os Frases pretendem encarar essa nova ameaça. Jamie novamente prova que é um ótimo pai e marido, se esforçando para ajudar na adaptação de Roger e Brianna, enquanto se empenha para deixar seus entes queridos em segurança quando precisar lutar.

Ana Luiza 23/09/2017

A Cruz de Fogo (Parte 1) é um livro extenso e cansativo, até mesmo para os grandes fãs da série - como eu. Com muitos momentos descartáveis para a trama principal e uma história com um forte teor de conflito político que pouco cativa, essa foi a leitura mais lenta da série. Contudo, A Cruz de Fogo (Parte 1) traz duas coisas que me fazem amar tanto a saga Outlander e sua autora: uma descrição profunda e interessante sobre o modo de viver e a cultura da época; e personagens complexos e únicos, cujas personalidades e conflitos soam tão reais que nos apegamos profundamente a eles.

Apesar do resultado final não ter sido tão positivo quanto poderia, eu gostei de A Cruz de Fogo (Parte 1) e quero ler logo a segunda parte desse quinto volume, assim como o resto da série. Só torço para que a Diana Gabaldon passe a ser um pouco mais sucinta e volte com tramas políticas tão interessantes como as dos primeiros livros.

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2017/09/resenha-cruz-de-fogo-parte-1-diana-gabaldon.html

Kelly.Dias 30/10/2017

Lindo!
Claire sempre incrível, inteligente e com os dentes perfeitamente conservados... protagonista completa! Como sempre a continuação não deixou a desejar, e mesmo tendo um estilo razoavelmente denso e descritivo a leitura flui bem.. Recomendo!

ALERTA SPOILER!

Cá temos a querida Claire Fraser e sua saga, agora totalmente em solo americano. O livro já começa com os preparativos para o grande evento: os casamentos de Bree/Roger e Jocasta/Duncan. Apesar do tempo transcorrido desde a volta de Roger, ainda temos uma tensão bem latente em relação a paternidade do pequeno Jem. Como de regra, Jamie tem um grande prestígio social e se destaca na liderança da sua região. Há um ajuntamento da milícia para conter revoltas das Colônias (logo logo podemos esperar pela Guerra Civil!), com Jaime no comando e Roger ao seu lado, estabelecendo finalmente um vínculo. Também podemos acompanhar melhor a vida pós filho da Bree, e as dificuldades de conciliar maternidade e casamento. Como sempre a magia e superstição aparecem bem de leve ao longo da história. O livro acaba com a dúvida (meio que certeza haha): Bonnet está de volta? E claro, será que ele fará algo a respeito do suposto filho? O que esperar da Bree, e ate onde Roger irá com essa história? Bom, mal posso esperar pelo próximo... :D

Carol 18/05/2018

Preciso, urgentemente, começar a ler a parte 2!

Amiga Leitora 27/12/2018

'A cruz de fogo' é o quinto livro da série 'Outlander', escrito pela autora Diana Gabaldon e publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro. Essa resenha pode conter SPOILER para aqueles que ainda não leram os livros anteriores.

A chegada dos Fraser a América é para se dizer no mínimo, turbulenta. Após estabelecer as bases do que seria a Cordilheira dos Frasers, e então, o novo lar de Jamie e Claire em terras estrangeiras eles precisam lidar com a chegada inesperada de Brianna, filha do casal, ao passado.

Mas é na adversidade que Claire e Jamie se fazem mais fortes, por isso todos os contratempos são aos poucos superados, ou então, caminham para isso. Assim, a vida de todos eles começam a girar em torno do ambiente familiar, a Cordilheira começa a ganhar novos integrantes e consequentemente a expandir, alianças com os nativos que moram ao redor das terras Fraser, são feitas, e os netos do casal, filhos de Fergus e Brianna, garantem que a Cordilheira nunca se torne um lugar enfadonho.

No entanto, o tempo começa a passar, e a Guerra Civil, que a Claire alertou Jamie que aconteceria, logo que chegaram em solos americanos, está cada vez mais próxima. Devido a isso, o Governador que cedeu as terras da Cordilheira a Jamie, começa a cobrar dele um posicionamento, algo que Jamie, com o conhecimento que tinha sobre o futuro, evitou ao máximo.

Dessa vez Jamie e Claire não vão tentar alterar o futuro, como tentaram na época da Rebelião Jacobina. Porém, eles não podem se posicionar abertamente contra a coroa, divididos entre a cruz e a espada, mais uma vez o casal se verá na beira de um precipício, onde precisam pensar com muita cautela antes de tomar qualquer decisão, uma vez que isso agora afeta não somente a eles, como também ao restante da família; filhos e netos.

Quem me conhece sabe que eu sou a louca por Outlander, então, logo que vi que 'A Cruz de Fogo' ia sair em volume único eu fiquei insana, por que esse era o único livro da série que eu não tinha. E apesar de ser um tijolinho eu amei DEMAIS que ele veio nesse formato, sem ser dividido em dois.

Confesso que de todos os livros da Diana que eu li até o momento, esse é o meu menos preferido. A história aqui é muito focada nessa guerra que está prestes a estourar, então, eu acredito que autora pesou um pouco a mão na descrição tanto dos fatos históricos quanto da preparação pra guerra, o que no inicio, deixou a leitura um pouco arrastada pra mim.

No entanto, ela compensa o leitor com inúmeros momentos de "domestic fraser", que são uma delicia de acompanhar. Meu coração ficou super quentinho com Claire e Jamie sendo avós. E os netos mais velhos, Jimmy e Germain, são MARAVILHOSOS! Serio gente, eu sou apaixonada por essas crianças, e eles trouxeram uma leveza que é um contraponto essencial na trama.

Dizer que a Diana tem um controle muito grande e incrível da narrativa dela, chega a ser quase redundante, a mescla de fatos históricos e ficção é feita de maneira muito harmônica e crível. Apesar de tudo, 'A Cruz de Fogo' é mais uma vez uma obra incrível da autora, e aqueles que já se aventuraram no universo de Outlander precisam se deliciar com a leitura desse livro também.

* RESENHADO POR ANA LUISA DO BLOG AMIGA DA LEITORA *

site: http://www.amigadaleitora.com/2018/11/resenha-outlander-cruz-de-fogo-volume.html

Bia 20/04/2019

O livro mais moroso da série
Finalmente conseguí terminar esse livro. Poucos acontecimentos, a história demora a se desenrolar. Mais pro final do livro, alguns fatos com mais emoção acontecem mas nada muito digno de nota. Como o anterior, este livro acaba aparentemente sem nenhum gancho para o início do próximo. Insistirei mais um pouco na série afinal acabamos nos apegando em Jamie e Claire e queremos saber qual o fim que eles terão.

Ilana33 09/05/2019

Varios livros em um
Por mais que goste muito dos personagens senti que nesse livro tudo, e ao mesmo tempo nada, aconteciam com eles...

Varias partes que pareciam importantes não levavam a lugar nenhum. Passa 200 paginas em um mesmo acontecimento para no final ele ser irrelevante.

Por isso, a sensação que tive é que eu li varios livros em um só. Parecia que ela tinha escrito em varios momentos diferentes e ai juntado todas as partes no livro final. As vezes tava lendo e me perguntava porque que ela tava falando daquilo kkkk

Mas tudo bem rs
Apesar de tudo, as descrições muito bem detalhadas da rotina de todo mundo, ao mesmo tempo que eram cansativas, eram muito interessantes. Da pra ver o quanto ela pesquisou pra entender como realmente funcionavam as coisas naquela época. Acho que é o único ponto positivo do livro hahaha

Nathalia 05/07/2019

Demora
Eu demorei muito para terminar de ler esse livro, por certa parte foi minha a culpa, porque eu realmente enrolei, mas por outra parte é porque o livro não ia direto ao ponto! Eu gosto do excesso de detalhes que ele tem, mas acabou que esses detalhes não me animaram tanto quanto nos outros da trama, para terminar a leitura rapidamente. Enfim, vale a pena ler, porque me disseram que os próximos são ótimos, mas saiba que vai ser uma leitura sofrida... Espero que a parte II seja um pouco mais excitante.

Cabral 29/08/2019

Dessa vez, Diana Gabaldon demorou um pouco para me cativar. A leitura do início de A Cruz de Fogo é bem lenta. Ao tentar envolver a família Fraser em conflitos políticos da América Colonial, a autora se perdeu em uma introdução bem detalhada do contexto social e político da época, assim como me irritou resgatando dezenas personagens secundários (e também trazendo mais uma dezena de novos), e dos quais foi bem difícil se lembrar. Enquanto eu me perdia em quem era quem na história, também não consegui me cativar muito com toda a trama envolvendo os Reguladores e o Governador, achei um pouco forçado o modo como a Gabaldon envolveu a família Fraser com os conflitos políticos da época, mesmo entendendo que isso é uma preparação para os próximos volumes nos quais, tenho certeza, Claire, Jamie e família vão se envolver na guerra pela independência americana.

Contudo, se por um lado a trama central de A Cruz de Fogo não me convenceu ou cativou, as histórias paralelas, sobre as relações pessoais dos personagens principais e o modo de vida daquele momento histórico, me cativaram bastante e me fizeram relembrar porque eu amo tanto a série Outlander. Diana Gabaldon consegue criar personagens tão incríveis e complexos que o leitor se envolve na vida deles como se fossem pessoas reais, parentes ou amigos com os quais nos preocupamos e pelos quais torcemos.