A Cruz de Fogo

A Cruz de Fogo Diana Gabaldon

Resenhas - A Cruz de Fogo - 1ª Parte

Carol.Maganha 31/12/2023

Toparia tranquilamente fingir que esse livro simplesmente não existe. Sério.
Não gostei e poderia falar várias partes que me fez querer pular tudo e dizer que li mas infelizmente eu li tudo kkkkk não me peçam para elaborar.

Jezinha 21/12/2023

Este livro fala muito sobre família e comunidade
Embora "A cruz de fogo" seja um livro muito extenso a minha resenha vai ser bem pequena porque para começo de conversa se esse livro tivesse 600 páginas já seria o suficiente para o entendimento da história.
Diana Gabaldon é muito prolixa na sua forma de contar como a comunidade que os Frasers constroem nos EUA vai se erguendo pouco a pouco e como eles vão enfrentando os problemas que surgem ao longo do caminho.
O que fica pra mim depois de mais de 1100 páginas é o quanto ele foca na família e na comunidade. As dúvidas de Roger, o desejo de vingança contra Bonnet, o recrutamento para a milícia do governador.
Enfim, 600 páginas seriam suficientes para tudo isso e a leitura não ficaria entediante em muitos momentos. Não achei esse o melhor livro da série. Na verdade fiquei com a sensação que esse volume é o começo de uma virada grande nos próximos livros. Assim espero pelo menos.

Livia.Pascolato 18/12/2023

A cruz de fogo
É um livro muito denso, muito bem escrito, rico em detalhes e vários plow twists. Por se tratar de um livro muito grande, o que eu particularmente adoro, decidi fazer meu resumo por tópicos para que não esquecesse de nada.

- Reunião dos Escoceses das Terras Altas nas Colônias. Monte Hélicon, Colônia Real da Carolina do Norte (Fim de Outubro de 1770).
- Início das revoltas dos reguladores
- Brianna e Roger casam
- Voltam para a Cordilheira dos Frasers com mais 20 pessoas que trabalharam como arrendatários.
- Governador Tryon exige que Jamie como coronel junte seus homens da milícia.
- Jamie faz uma cruz de fogo
- A milícia vai então para Brownsville, em busca de homens
- No meio do caminho Jamie encontra com Josiah, seu futuro inquilino, e segue-o encontrando seu irmão Keziah.
- Jamie deixa Roger no comando e os manda a Brownsville, enquanto vai com Claire até a cabana onde os irmãos moravam desde que foram comprados
- Descobrem que o Sr. Beardsleys teve uma apoplexia e sua esposa o estava torturando até a morte. Jamie em um ato de piedade mata o homem para que seu sofrimento pare.
- Após enterrarem o corpo, a Sra. Beardsleys vai embora junto com eles, mas durante a noite, da a luz a uma criança a a abandona, fugindo.
- Jamie e Claire levam a criança até Brownsville e lá a família Brown a adota.
- Na cordilheira, Brianna descobre cartas de seu pai, que anda investigando Stephen Bonnet
- Enquanto isso, Roger chegou à Brownsville e teve que intermediar uma briga entre um de seus homens, Isaiah Morton, já que a família Brown queria mata-lo por ele ter maculado a reputação de sua filha Alícia Brown e ser casado com outra, não podendo haver a chance de casarem.
- Após a chegada de Jamie e Claire, Isaiah pede a ajuda de Jamie para ver Alícia e então fogem, já que ela estava grávida.
- No dia seguinte, recebem a declaração do governador Tryon de que a milícia está dispensada pois os reguladores se dispersaram.
- Todos voltam para a Cordilheira dos Frasers a tempo de comemorarem o Natal em família e também o Hogmanay.
- A família Fraser vai para River Run no casamento da tia Jocasta com o Sr. Duncan Innes.
- Após a chegada, em meio as fofocas, Duncan some, e quando Jamie o encontra descobre que sua vergonha de casar é por outros motivos, além disso, encontram uma escrava desmaiada, e o Sr. Phillip Wylie tenta desesperadamente beijar Claire, o que não dá muito certo.
- Durante a madrugada após o casamento, Jemmy acorda com muita febre e na manhã seguinte encontram Betty, a escrava que havia desmaiado, morta. Claire desconfia que seja assassinato.
- Durante a noite ela e Jaime vão escondidos realizar uma autópsia no corpo, mas tem um encontro desagradável com Sr Phillip Wylie que os seguiu, e atrás dele Stephen Bonnet.
- Com toda a confusão, o local pega fogo, queimando todos os vestígios de que Claire precisaria se livrar, e então Jocasta pede socorro.
- Haviam invadido sua casa e a amordaçaram, três homens em busca do tesouro que foi enviado para Charles Stuart em Cullonden mas não a tempo.
- Jocasta conta então a história de seu falecido marido, que era um jacobita, além de conta a história de suas três filhas mortas durante a época da guerra, e a mais nova morta pelo próprio pai numa tentativa de fuga dos soldados.
- Na manhã seguinte Claire, Jamie e Roger interrogam Phillip Wylie sobre o que estava fazendo com Bonnet, mas este não conhece o homem e então desconfiam que ele era um dos três homens que foram para assaltar a casa em River Run.
- Além disso, Claire descobre que no estômago de Betty, havia vidro moído. Quem foi o assassino? Quem ele queria matar? Duncan?
- A família Fraser precisa voltar para a cordilheira a fim de começar o plantio e no meio da viagem recebem uma carta do governador Tryon, convocando os chefes da milícia e seus homens.
- Ao chegarem e montarem acampamento, Jamie manda Roger ir falar com os rebeldes.
- A primeira pequena briga acontece
- Roger é capturado e informam que ele é um dos chefes causadores do conflito
- Roger é enforcado, Claire consegue salvá-lo com uma traqueostomia de emergência.
- Outros soldados tiveram ferimentos leves, e Isaiah Morton leva dois tiros nas costas e Claire também o ajuda.
- Jamie fica revoltado com o governador Tryon pela falta de cuidados com seu genro, sem nem deixar ele falar seu nome antes da forca.
- Tryon declara que são vencedores e enterram os mortos.
- Agosto de 1771, Tsatsa?wi um cherokee, foi até Jamie pedir ajuda do matador de ursos para caçarem um urso que está ao redor da aldeia, então ele vai, com Brianna e Jem, Claire e os gêmeos Beardsleys.
- Roger vai sozinho fazer um levantamento topográfico das terras que ganhou como ressarcimento do enforcamento, com um astrolábio enviado pelo filho de Jamie, o conde de Elsemere.
- Durante a visita a aldeia, ocorreu um incêndio em um bambuzal e todos correram para se protegerem do fogo. Roger por obra do destino estava próximo do local e quase foi pego desprevenido, sua mula fugiu e ele quase morreu, sendo salvo por vários escravos fugitivos.
- Roger é liberto por Fanny Beardsleys, que vive com seu amante negro, pai de sua filha que deixou na floresta. Após Roger contar sobre como a menina se encontrava.
- Roger volta para casa e se reencontra com Brianna.
- Brianna ainda continua com pesadelos recorrentes de Stephen Bonnet.
- Roger e Jamie estão fazendo um cercado de pedras para os porcos, então Roger pede ajuda de Jamie para ensiná-lo a usar uma espada.
- Fim de novembro de 1771
- Jamie, Roger e os homens da cordilheira saem numa caçada de búfalos.
- Jamie e Roger se separam, mas passam uma noite de sufoco após Jaime ser mordido por uma cobra.
- Jamie conta vários segredos a Roger.
- Jamie sobrevive com a ajuda de Claire.
- Enquanto se recupera, Roger aceita mais um arrendatário na cordilheira, um velho conhecido de Jamie, da prisão de Adsmuir, Tom Christie, com seu filho e sua filha.
- Roger conversa com Kenny Lindsay e descobre sobre a sociedade maçônica, feita ainda na prisão, na qual Tom e Jaime estão envolvidos.
- Jamie, Claire, Roger, Brianna e Marsali vão a Wilmington, à procura do navio de Fergus que saiu a viagem. Jamie tem segundas intenções de perguntar aos marinheiros sobre o paradeiro de Bonnet.
- Roger reconhece Duff, um marinheiro que foi seu colega no Gloriana, e ele conta o que sabe sobre Bonnet e como fazer para que Jamie consiga ?vender whisky ilegalmente?, mas na verdade quer dar um fim em Bonnet.
- Roger e Jamie são emboscados por Lillywhite e o xerife (capangas que Bonnet enviou no seu lugar), mas eles conseguem mata-los.
- Enquanto isso, em Willmington, Bonnet segue Claire, Marsali e Brianna com as crianças, Claire descobre que o copo envenenado no casamento de Jocasta era para seu marido Ines, mas que foi parar na mão da escrava, obra do tenente Wolff (na tentativa de ter outra chance de casar com Jocasta). Wolff estava tão interessado no casamento, pois descobriu por meio do médico Rawlings que este havia visto ouro em River Run. Mas como a escrava não morreu, ele ainda misturou caco de vidro moído ao mingau para que ela morresse e não contasse a ninguém sobre quem deu o copo.
- Stephen tenta pegar Jemmy, mas após um confronto, Brianna atira nele, não o mata, mas o fere. E então ele foge.
- No dia seguinte Jamie e Roger chegam a Willmington, contam o que aconteceu e escutam os relatos. Bonnet também contou que o tenente Wolff estaria em River Run para forçar Jocasta a se casar com ele após matar Duncan.
- Claire e Jaime partem imediatamente para River Run e descobrem que Wolff tentou matar Duncan e não teve sucesso, em um corpo a corpo o tente bate a cabeça e fica desacordado, então Ulysses (escravo de Jocasta) mata-o com um corte no pescoço. Duncan apenas quebra uma perna.
- Jaime decide então enterrar o tenente no mausoléu de Hector Cameron (pois enterra-lo iria gerar histórias pelos escravos e se o jogassem no rio alguém podia puxa-lo sem querer). Após abrir o mausoléu, Jocasta pede desesperadamente para que ele não faça isso, mas Jaime faz e descobre não só o corpo de Hector, mas também o o Dr. Rawling (que Hector matou por ele ter descoberto sobre o ouro) e no dia seguinte Hector morreu devido a uma doença. Jocasta os enterrou juntos, junto com seu caixão, no qual está escondido 1/3 do ouro jacobita.
- Jaime então retira os restos do Dr. Rawlings e leva para enterrar na cordilheira, colocando Wolff em seu lugar.
- Outubro de 1772, Jamie, Roger e Jemmy vão para a construção do chiqueiro, mas não esperavam que seriam atacados por um enorme javali e salvos por Ian.
- Ian descobre que Claire é uma viajante do tempo, devido a um livrinho que estava com os índios, livro do Dente de Lontra (o índio que Claire viu nos seus sonhos perdida na floresta, achou seu crânio com dentes com obturações de metal), descobrem que ele se chama Robert Springer e que passou as pedras com mais 4 amigos (um deles chamado Raymond), ativistas do Movimento Indigena Americano em 1968, sendo reconhecido por Brianna, que lembrou-se do seu sumiço em sua época.
- Claire mostra a opala que era de Dente de Lontra e Jem a pega e grita que está quente, então ela explode. Então eles começam a desconfiar que Jem também é capaz de atravessar as pedras, porque escutou a opala e as pedras ficam quentes em sua mão.
- Apesar disso, Roger e Brianna decidem ficar.

Adriele.GuimarAes 08/12/2023

Bem extenso e cansativo, mesmo quando se é fã da série, meu humor lendo oscilou muito entre não aguento mais ler e não consigo mais parar de ler

Ariane.Goncalves 06/12/2023

Fascinante!
Toda vez que eu termino um novo Outlander, é como se completasse mais uma lacuna no meu coração. Incomparavelmente minha série literária atual favorita.
Esse foi um pouco mais demorado pra ler, porque além de ser um dos mais longos, tem muitos detalhes e muitos dias se passam. Mas a magia continua aqui, em cada personagem encantador e um final com gancho irresistível.

Vivi 04/12/2023

QUASE TRÊS MESES!!! Mas consegui!!!
O amor entre Jamie e Claire ainda é sólido. Também veremos os altos e baixos do casamento de Brianna e Roger e o veremos ficar mais forte. E um personagem querido aparece, possivelmente ficando.
Quando o governador Tryon nomeia Jamie Coronel e pede que ele reprima uma rebelião iminente dos colonos (chamados de Reguladores) em Alamance, Jamie segue a tradição das Terras Altas e reúne seus companheiros de clã queimando uma grande cruz, conhecida como Cruz de Fogo. Acompanhados por Claire (atuando como cirurgiã de campo) e Roger Wakefield, genro de Jamie, eles viajam para Alamance, onde ocorre um conflito breve, mas brutal.

As primeiras 200 e poucas páginas cobrem os acontecimentos de um único dia! Mas Diana em nada deixa massante. Pelo contrario ela continua com um trabalho maravilhoso ao evocar as emoções e os perigos da década de 1770. James e Roger passam por muita coisa difícil e Clair como sempre maravilhosa!
As descrições tão detalhadas para mim são incríveis e pra quem conhece a série fica mais fantástica ainda!

?O ano é 1771. Na Carolina do Norte, conserva-se a duras penas um frágil equilíbrio entre a aristocracia colonial e os esforçados pioneiros. E entre esses dois lados prestes a entrar em conflito está Jamie Fraser, um homem de honra exilado de sua amada Escócia. Convocado a liderar uma milícia para conter as insurgências, ele sabe que quebrar o juramento que fez à Coroa inglesa o tornará um traidor, mas mantê-lo será a certeza de sua ruína.
A guerra se aproxima, garantiu-lhe sua esposa, Claire Randall. E, mesmo não querendo acreditar nesse triste futuro, Jamie Fraser está ciente de que não pode ignorar o conhecimento que só uma viajante do tempo poderia ter. Afinal, a visão única de Claire já os colocou em risco, mas também lhes trouxe salvação.

Laurenice.Caprini 27/11/2023

Perfeito
Um dos melhores livros da série até agora. Um livro despretensioso que entregou tudo que prometeu e mais um pouco. Uma gama de emoções em um livro cheio de sensibilidade, que mostrou o melhor e o pior do ser humano. Valeu demais a leitura !

Joao.Almeida 12/11/2023

Mais um livro de Outlander concluído! É sempre bom ser transportado para o universo de Claire e acompanhar os acontecimentos inusitados que a cercam. É nesse volume que começamos a perceber os primeiros sinais de insatisfação dos americanos contra a soberania britânica. Ainda que Jamie não queira se envolver, ele parece um ímã para esse tipo de situação. Além disso, vale dizer que eu não simpatizava muito com Roger desde o seu aparecimento, tanto na série quanto nos livros, sei lá não conseguia criar um laço com ele, mas aqui pude conhecer uma outra faceta dele, após os acontecimentos marcantes que o envolveram e a forma como isso mexeu com ele, trazendo à tona um estado depressivo compreensível. Ademais, fui surpreendido com diálogos e situações que não foram mostradas no programa televisivo, o que tornou a leitura mais interessante.

MellNavarro 29/10/2023

Por muito pouco não dei 3.5 estrelas...
Embora seja o mais íntimo dos livros no sentindo de ser até agora o que mais adentrou nos sentimentos e pensamentos dos personagens, a repetição de narrativas de cenas do cotidiano parecia que não ia ter fim, tornando boa parte da leitura cansativa
O que salvou e me fez dar 4 estrelas foi o rumo que o final do livro se encaminhou, gostei do desenho dele
E seguimos na série (só não sei quando...)

Rosana.Montenegro 27/10/2023

A Cruz de Fogo
Os rebeldes iniciam as reuniões pela independência. Este livro é mais sobre tramas, traições e estratégias do levante.
E adivinhem quem está no meio de tudo???
Jamie, é lógico!!!!

Mya 15/10/2023

Ler os livros de Outlander é sempre uma aventura. Eu nunca me decepciono com nenhum deles.

Como já assisti à 5ª temporada da série, pensei que saberia de tudo o que acontece no livro, mas fui enganada. Têm muitas diferenças e gostei disso.

Adorei o desenvolvimento e o protagonismo do Roger aqui. Acho que ele cresceu muito dentro da história e se tornou um personagem muito melhor. Curti muito os capítulos na perspectiva dele e da Brianna (mas isso não é surpresa, a Bree é minha favorita).

Mas diferente dos outros livros, achei que, em alguns momentos, A Cruz de Fogo deixou o enredo meio chato, com capítulos que, talvez, pudessem ser cortados da história ou diminuídos. Não tive essa impressão com os outros quatro livros então esse foi um ponto negativo que eu não esperava.

Tati Bertoldo 06/10/2023

Tambores de outono
Como ler sobre os Frases da cordilheira é satisfatório. Leiam. Leiam a obra dessa mulher genial. Recomendo.