Só por Hoje e para Sempre

Só por Hoje e para Sempre Renato Russo

Resenhas - Só por Hoje e para Sempre

Allan 18/10/2021

O que difere o artista da pessoa.
Nunca tive muito contato com Renato Russo ou Legião Urbana durante meus anos formativos, sempre fui aquele adolescente chato que só ouve música internacional.

Comecei a conhecer um pouco mais sobre a música e vida dele quando conheci minha então namorada, hoje esposa, que é completamente apaixonada por ele.

Sempre foquei mais nas músicas, então foi muito interessante mergulhar um pouco na psique dele e tentar entender quem era o Renato como pessoa e não como artista.

Uma leitura super interessante que não vou esquecer tão cedo!

Raffafust 26/07/2015

Renato Russo para mim é aquele cara que fez os versos de diversas músicas que embalaram minhas dores de cotovelo da adolescência. Não cheguei a ter idade para ir a shows dele quando ele estava vivo, mas tinha os cds e sabia de sua história de vocalista rebelde, acompanhei também os noticiários quando ele morreu em 1996, apesar de nunca ter assumido publicamente, sua família e o médico declararam que Renato Manfredini Junior ( seu real nome) tinha morrido em decorrência da AIDS.
Ao saber que o livro com as memórias de sua internação na clínica de reabilitação sairiam, quis ler, antes me interessei por toda reportagem que saiu a respeito. Quem me conhece sabe que gosto de ir além na vida dos músicos, atores ou autores que aprecio, saber da vida por trás da arte é algo que sempre me atraiu.
Publicado com a autorização de seu único filho Giuliano, Só por Hoje e Para Sempre vem preencher algumas lacunas de quem era muito fã da banda e ficou se perguntando onde mesmo foi parar o mundo de abuso das drogas e a homossexualidade assumida do compositor em filmes como o recente Somos Tão Jovens . Tudo ali era muito discreto, ao ler o livro Renato literalmente se abre, de despe de qualquer preconceito, acha em si mesmo motivos para ver defeitos e poucas qualidades, demonstra um poder imenso em se auto destruir e por mais que tenha consciência não tem força de vontade suficiente para sair vencedor.
Ali, temos o cara que embalou todo um país fraco, indefeso, mas ainda assim gênio, em um quarto com outros desconhecidos, por vezes se perguntando o como alguém como ele que estudou tanto e faz tanto sucesso pode ter chegado ao fundo do poço? Como alguém que parece ter tudo não consegue que alguém lhe ame de verdade? Renato que fez canções tão lindas não teve sorte no amor, na visão dele os homens com quem se relacionou o usaram o tempo todo, um deles pedia dinheiro em troca de sexo, Renato aceitava mas caía em depressão depois.
Anotando como um diário todos os 12 passos a seguir do AA e tudo que sentia e recordava nesse pouco mais de um mês que ficou internado em 1993 , Renato é de um sinceridade envolvente, por momentos temos pena , por vezes o odiamos - como por exemplo quando trata mal uma diarista de sua cada - , mas para quem assim como eu ama o músico e reconhece sua importância para a música desse país e para muitas gerações, terminamos por sentir falta, por querer voltar no passado e pedir " lute!" quando ele desistiu de fazer o tratamento contra o HIV. Notem que em nenhum momento ele toca no assunto como sendo portador da doença, lembro que ele descobriu a doença em 1990, de acordo com as matérias e com o médico que cuidou dele na época. Mas em nenhum trecho ele cita como a tendo, a doença que ele fala a todo momento é sua dependência química e sua luta contra ela, com muitas recaídas contadas por ele .
O nome de várias pessoas foram abreviados para não serem reconhecidos, S, o rapaz que provavelmente lhe passou o HIV já que também era soropositivo, foi uma das grandes paixões de sua vida, americano, se conheceram em São Francisco.
Seria demais tocar em mais trechos, essa resenha é para deixa-los com vontade de ler, de terminar a leitura e colocar para tocar músicas que não tem prazo de validade, que não são modinha...polêmico ou não, Renato para mim é um mito, que vai viver para sempre na memória da gente .
Agradecimentos ao filho dele que permitiu que esse verdadeiro tesouro fosse publicado. Parece que tem mais coisa bacana dele guardada para ser publicada de acordo com a própria editora, que venham, e que sejam como esse livro, delicioso de ser lido, por mais pesado que seja ler sobre um vício, me permitiu matar as saudades do ídolo.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/07/resenha-so-por-hoje-e-para-sempre.html

amamjx 18/11/2023

?Espero dias melhores a cada dia. ?????
Como amante da Legião Urbana e do artista Renato, não poderia deixar de resenhar este livro tão significativo para mim.
?Perdi vinte em vinte e nove amizades / por conta de uma pedra em minhas mãos?, rezam os versos iniciais do álbum O descobrimento do Brasil, lançado pela Legião Urbana em novembro de 1993. Menos de seis meses antes, em abril do mesmo ano, Renato Russo dava entrada na clínica de reabilitação Vila Serena, no Rio de Janeiro, não só para se desvencilhar do álcool e das drogas, como também para mergulhar numa reflexão profunda sobre sua vida.

Sempre tive interesse em me aprofundar na pessoa Renato Manfredini Júnior, ao invés do apenas artista Renato Russo. Assisto a entrevistas, shows, mas nada se compara a este livro: foi significativo, interessante e emocionante.
Em diversos trechos, senti como se o mesmo falasse comigo, como se sentia. Acompanhei acontecimentos que já conhecia por filmes e entrevistas, mas que pude me aprofundar de fato, visto que é o diário dele durante o período na clínica. Triste uma mente tão brilhante e um ser cheio de bondade ter de passar por tanto sofrimento.
Pretendo ler outros diversos livros de Renato, meu eterno ídolo, minha eterna inspiração e motivação para seguir em frente.

Uma leitura que jamais vou esquecer! ?
· ?Xô, imediatismo! Xô, autopiedade!?
Maria15099 18/11/2023minha estante
Renato Russo tem o dom de ser atual independente do ano!

Isa Silva 31/01/2021

Perfeito
Eu sei lá ????? acabei e foi bom, entender tudo q o renato passou e os motivos pelo oq ele fez isso. Gostei de conhecer melhor o artista de dentro, o artista que passa adversidades, que viveu tanta coisa pra uma pessoa só, sem amigos para se apoiar mas que foi feliz, atingiu o objetivo durante o período que ficou na clinica. Grande orgulho por ter lido e compreendido tudo isso, vivências incríveis, ameii

jonatas 21/04/2023

É muito gratificante ter admiração por um artista e ter a oportunidade de conhecer um pouco do seu íntimo, dos seus pensamentos e perceber como aquilo está presente em suas criações. Esse livro permite isso e é recomendadíssimo para quem gosta do Renato Russo e/ou da Legião Urbana e também àqueles que não gostam, mas que estão abertos à manifestação artística sem qualquer tipo de preconceito.

mafe 25/02/2022

o que a gente fica sabendo das celebridades é o que nos é mostrado nas mídias. desde sempre renato russo e a legião estiverammuito presentes na minha vida, mas não sabia o quão intenso foi esse processo da luta contra dependência química. mesmo de gerações diferentes, "Só por Hoje e para Sempre" trouxe uma aproximação surreal com renato russo e me deixou emocionada várias vezes por, principalmente, conseguir acompanhar sua recuperação e tb poder enxergar o quanto alguém pode ficar vulnerável.
a leitura valeu muito a pena. não só nos leva junto em sua trajetória na clínica, como tb é repleta de histórias externas contadas pelo artista, de maneira íntima e humana.

akarynneautora 12/04/2023

Surpreendentemente, e olha que eu já admirava muito o Renato
Esse livro foi uma agradável surpresa. Muitas de minhas suspeitas (que Renato era sensível às notícias, e que era bom demais pra esse mundo) foram confirmadas.

Saber que para ele era complicado lidar com pessoas insípidas, lavou minha alma. Não tenho nem metade do intelecto dele, mas quero tomar óleo de motor pra suportar a cretinice e estupidez que impera na sociedade atual. Estamos em abril de 2023 e em certos aspectos, o mundo PIOROU muito.

Enfim, sem querer ser verborrágica (mas, já sendo) conhecer um pouco mais da mente de Renato Russo me fez me sentir menos sozinha (?) Obrigada, meu caro.

Aione 05/08/2015

Sendo fã das músicas de Legião Urbana, fiquei extremamente interessada na leitura de Só por hoje e para sempre, o diário feito por Renato Russo em seu período de reabilitação entre abril e maio de 1993. Antes de falar sobre a leitura em si, acredito que seria interessante trazer algumas informações biográficas do cantor.

Renato Manfredini Júnior nasceu em 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro. Morou nos EUA entre os seis e treze anos, e, após essa idade, retornou ao Brasil, morando então em Brasília. Trabalhou como professor de Inglês e Jornalista, e fundou a banda de rock Aborto Elétrico, em 1978, juntamente de Fê Lemos – bateirista – e André Pretorius – guitarrista. A banda se desfez em 1981, dando início a uma fase solo de produção musical de Renato, conhecido na época como O Trovador Solitário. Em 1982, surgiu a Legião Urbana, que passou por modificações em sua formação original até chegar aos integrantes finais – Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. O primeiro disco da banda foi lançado no início de 1985 e, ao todo, 16 discos foram lançados (alguns após a morte de Renato), entre álbuns de estúdio e ao vivo. Renato Russo faleceu em 11 de outubro de 1996 com 36 anos, devido a complicações causadas pelo HIV.

Giuliano Manfredini, filho do cantor, escreveu o prefácio de Só por hoje e para sempre falando sobre a personalidade de Renato e seu constante hábito de escrita. Escrevia, em suas palavras, para deixar seus pensamentos e emoções registrados para o futuro. Durante seu período de reabilitação em Vila Serena, a escrita fez parte de seu tratamento. Através dela, contava seu dia na clínica e rememorava os motivos e os fatos para que ele tenha chegado até aquele ponto de sua vida.

A editora Companhia das Letras reuniu esses escritos, organizados de acordo com o plano de tratamento do cantor – documento esse presente logo nas primeiras páginas do livro. Muitas das perguntas as quais Renato responde não puderam ser localizadas, de forma que suas respostas nem sempre podem ser compreendidas com exatidão, uma vez que não estão contextualizadas. De qualquer forma, isso não é um empecilho à leitura ou à imersão no sincero relato do cantor. A diagramação da obra, também, contribuiu completamente para isso: a escrita de Renato foi preservada, com suas abreviações e estrangeirismos. Além disso, muitos dos seus escritos eram ilustrados por ele e, novamente, a editora procurou incluí-los nas páginas. Por fim, a própria cor das letras utilizada remete aos manuscritos originais: azul, como a tinta de uma caneta.

Só por hoje e para sempre, ainda que seja uma leitura rápida por não ser extensa, passa longe de ser uma leitura leve ou sem profundidade. Foi incrível poder conhecer bastidores da vida do cantor, por meio de relatos de episódios de sua vida, e enxergá-lo como um ser humano, com suas falhas e qualidades, não simplesmente um rock star. Renato é extremamente sincero e humilde em suas palavras por ser capaz de analisar seus erros e defeitos, por ser capaz de admitir seus piores sentimentos, da mesma forma em que fala de suas qualidades sem se vangloriar delas, sendo apenas alguém consciente de si mesmo. Acima de tudo, fiquei tocada por seu claro e profundo desejo de mudar sua vida e suas atitudes, de eliminar seus vícios, de recuperar não apenas sua saúde física, mental e emocional, mas, principalmente, sua própria identidade. Renato traz, sim, muito do que perdeu em sua vida até atingir o que ele chamou de “fundo do poço”, estopim para buscar ajuda através da reabilitação. Contudo, traz, principalmente, sua vontade de viver sem ter que vivenciar qualquer outra perda do tipo, aceitando a si mesmo e às situações que fugiam ao seu alcance, e aprendendo a lidar com os pontos altos e baixos de sua personalidade.

Só por hoje e para sempre não é apenas um relato auto-biográfico de um curto período da vida de um homem. Indo muito além disso, é a busca desse homem por si mesmo, por sua fé um dia perdida. Envolvente e interessante por seu conteúdo, a obra é, acima de tudo, inspiradora e capaz de ajudar qualquer um que também precise de ajuda. Afinal, ainda que de maneiras diferentes, é muito comum nos sentirmos perdidos em alguma fase de nossas vidas. O importante é nos lembrarmos de ser feliz, nem que seja só por hoje.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/08/05/resenha-so-por-hoje-e-para-sempre-renato-russo/

Beatriz L 13/01/2024

É tão maravilhoso isso, você vai adorar, é a sua cara. Só por hoje e para sempre! Vamos ser felizes de novo!

Mara 10/10/2023

"Assertividade"
Renato Russo abrindo o coração e expondo sua alma, suas dores, seus segredos mais íntimos e doloridos. Li com a sensação de que estava invadindo um espaço particular. Fiquei imaginando se ele estaria de acordo com a publicação. Me senti constrangida por ler, mas ao mesmo tempo invejei sua capacidade de expressar tão bem tanta dor e solidão, mas também esperança e resiliência. A palavra que ele mais usa e o que mais busca é "assertividade", e se ele soubesse o quanto foi assertivo em tudo que fez...

jairveroneze 23/03/2023

Drogas acabam com a pessoa
RR era uma pessoa boa, mas usando drogas e álcool acabou com sua vida, ótimo cantor deixou saudades com a Legião Urbana, mas teve vida curta pelo uso contínuo de coisas q não fazem bem ao corpo.

Nath @biscoito.esperto 30/04/2023

"Lembro-me de um depoimento do livreto do Toxicômanos Anônimos. Dizia: 'Se você se suicidasse, estaria matando a pessoa errada'. Concordo plenamente. Eu não era eu. Agora estou começando a ser eu mesmo de novo".
"Só por hoje e para sempre", (subtítulo: o diário do recomeço) é um compilado de diários, anotações e exercícios que Renato Russo fez enquanto estava internado numa clínica de reabilitação devido ao seu uso abusivo de drogas e álcool.

Li este livro pela primeira vez em dezembro de 2018 e ele mexeu muito comigo. Eu tinha acabado de me formar na faculdade e estava sem nenhuma perspectiva do que seria de mim no futuro. Ler este livro, ler sobre os medos do Renato e sobre sua lenta e inspiradora recuperação, isso me deu forças para seguir em frente.

Recentemente eu estava organizando minha estante e me deparei com este livro, lido há tantos anos. Parecia um sinal divino, pois me encontro ainda mais perdida do que em dezembro de 2018.

Reler esta obra foi um processo doloroso, mas acho que me ajudou mais hoje do que no passado. A única pessoa que pode nos ajudar é nós mesmos, mas isso não quer dizer que a gente precise estar sozinho.

"Hoje não dá
Vou consertar a minha asa quebrada
E descansar".

site: https://www.instagram.com/biscoito.esperto/

Raquel Pedruzzi 29/07/2015minha estante
Realmente achei pouco material pra um livro.... Mas... Não me arrependi de lê-lo. Achei que ele se desnudou de uma forma que poucos seres humanos conseguem fazer. Mostrou o lado sombrio que todos temos com muita facilidade. Sua arrogância, seu sentimento de superiodade, seu falso heroísmo e auto-piedade. Foi bom pra quebrar a imagem de gênio que a gente tem quando idealiza um poeta do gabarito dele. Era um artista com as palavras, mas me parece um adolescente imaturo e mimado em alguns momentos, a meu ver... Não temos todos um lado sombrio, não evoluído e imaturo? Gostei de conhecer o dele... E de quebra me inspirou a revisitar o repertorio da minha adolescência.

Luciana 04/08/2015minha estante
Possivelmente uma tentativa de lucrar com o nome de Renato Russo, nem vou gastar meu suado dinheiro comprando e nem perder meu tempo lendo!

Daniel Andrade 07/08/2015minha estante
Completamente de acordo.