A Head Full of Ghosts

- fanatismo religioso
- violência
- gore
- violência doméstica

Acho que esse livro serve como uma boa reflexão.

? A história correr na visão de uma criança de 8 anos realmente traz um impacto maior a tudo que está acontecendo, além da forte conexão entre irmãos (que se você tem irmão/s -como eu- a história vai te tocar de uma forma diferente). A única "falha" disso, é a quantidade absurda de detalhes que ela se lembra mesmo após 15 anos (não chega a ser um exagero já que ao decorrer do livro ela explica que certas situações ela se lembra de uma forma enquanto sabe que aconteceu de outra).

? Você provavelmente vai passar pelo menos um cadinho de raiva lendo esse livro devido ao fanatismo religioso. Juro, por todo o livro, quando a história da possessão começou a acontecer e escalonar cada vez mais e mais, e tão rápido, eu só conseguia sentir raiva. Acredito que isso aliás foi proposital, já que diversas vezes o livro nos faz refletir sobre isso.

? Quando eu comecei a história jurava que seria algo tão antigo (ok, não tãaao antigo assim, mas tipo anos 70/80), porém conseguimos perceber que se passa nos dias atuais, com tvs, smartphones e muito mais (além do blog que se mostra passar em algum período após os anos 2000).

? Falando sobre o blog, a primeira vez que foi mencionado no livro eu fiquei completamente confusa, funcionando como um jump scare, você não espera por ele, você não sabe que ele existe e então do nada BAM, um capítulo de blog, com linguagem de Internet, gírias etc. Eu particularmente não gostei do blog aparecer assim no livro, mas eu entendo a necessidade.

? Por fim, temos sim um pequeno plot, que mesmo não sendo algo chocante e escandaloso, é muito bem trabalhado e você de fato não espera por isso, além de causar impacto.

? Talvez minha única reclamação (que nem é realmente uma reclamação) seja que o livro é bem parado, mas isso é consequência do formato que ele é escrito, claramente não é o clássico: apresenta personagens, apresenta situação, problema surge, vamos resolver o problema, plot twist, final. E eu gostei muito do formato que esse é escrito, mais próximo a realidade, com altos e baixos a todo o momento (e mesmo tendo essa coisa do demônio o tempo inteiro), sem essa coisa de bem vs mal, situação ruim vs solução.

Super recomendo esse livro.

Fabiana 31/05/2023

Muito bom mesmo!
O livro "Na escuridão da mente" foi escrito pelo autor Paul Tremblay e publicado em 2015. Trata-se de um livro de terror psicológico.

A história se concentra em uma família que passa por uma grande crise quando sua filha mais velha, Marjorie, aparenta sofrer de algum tipo de doença mental. A história é contada através da perspectiva de Merry, irmã mais nova de Marjorie, que visita o passado e revela em detalhes o verão em que sua irmã começou a mostrar sinais de esquizofrenia ou de uma possível possessão demoníaca.

O livro foi vencedor do Bram Stoker Awards em 2015 que é um prêmio literário anual dedicado ao reconhecimento das melhores obras de horror. O prêmio é administrado pela Associação de Escritores de Horror e foi criado em 1987, sendo uma das premiações mais prestigiadas no gênero. E na minha opinião, super merecido!

Um dos pontos mais legais desse livro pra mim foi a dificuldade em distinguir o que poderia ser real e o que poderia ser sobrenatural. Eu gostei muito do enredo e o final é muito bom.

site: https://peripecias-literarias.blogspot.com/2023/05/na-escuridao-da-mente-livro-vencedor-do.html

Jéssica 14/05/2021

Fazia tempo que não lia um livro de terror e agora, depois desse, não sei por que fiquei tanto tempo longe desse gênero. Terminei o livro querendo mais, principalmente depois desse final que me surpreendeu bastante. Não acho que seja o livro mais assustador que já li, mas ainda gostei muito da experiência.

felipe watanabe 16/01/2021

Premissa - 4
Personagens - 4
Andamento - 5
Escrita - 5
Final - 4

Tatiane Buendía Mantovani 20/05/2016

Adorei, mesmo achando que não ia adorar. O livro todo e uma colcha de retalhos feito a partir das lembranças de uma garota de oito anos (quando dos acontecimentos, agora uma jovem de vinte e poucos) reconstruindo fatos tidos como plenamente conhecidos por toda a mídia. As revelações são sendo fornecidas pouco a poucco, de forma hábil, e o leitor passa pelas paginas "achando" que sabe o que esta acontecendo, até que a próxima revelação chega e muda um pouco as coisas. Até que o final muda tudo. Eu falo muito da sensação de WTF? que o final de alguns livros nos causa... para mim, tem aquele WTF ruim, quando você fecha o livro pensando "que merda, não entendi nada" e aquele WTF legal, que faz a gente ficar com a pulga atrás da orelha, sabendo que entendeu, mas ainda assim com aquele "será?" ressoando no cérebro. Este foi um WTF bem legal. Mescla bem cenas de terror típicas de filmes de exorcismo (com os famosos questionamentos céticos depondo contra) com o degringolamento da saúde mental e do convívio de uma família. Tem uma carga dramática fortíssima, já que temos tudo pelo ponto de vista da garota de oito anos, vemos como cada coisinha nessa idade pode ser danoso para a vida de uma criança.
Sartre estava errado, o inferno não são os outros. O inferno somos nós.