O Fantasma de Canterville e Outros Contos

O Fantasma de Canterville e Outros Contos Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Marcos 14/10/2022

Instigante e alegre
Existe uma atmosfera de mistério e quebra de expectativas que giram em torno da família que prende o leitor a cada página. Li com minha filha e quase que acabava que lia tudo duma vez.

Pedro.Colina 14/10/2022

Cidade de ouro
Comprei por conta do autor (Oscar Wilde), visto que o mesmo me encantou com O Retrato de Dorian Gray, então busquei por sensações parecidas com as que senti naquele livro e as encontrei aqui. Oscar nos apresenta oito contos, sendo o principal deles aquele que dá nome ao livro. A escrita é fantástica, o que já era esperado por conta do autor, então vou me ater a avaliar os contos separadamente:
-O crime de Lorde Arthur Savile: O primeiro conto abre muito bem as portas da obra e este, com certeza, é um dos melhores que já li. A leitura te prende do começo ao fim e o final é, definitivamente, surpreendente. É o mais puro Oscar Wilde.
-O amigo devotado: Definitivamente um conto pesado. A leitura de um determinado acontecimento me causou uma pausa silenciosa, mas ao mesmo tempo barulhenta. O impacto do conto é estridente por conta da literalidade de sua narração. Comparado aos outros, é um conto curto, mas com certeza um dos melhores.
-O fantasma de Canterville: Excelente. O conto que dá nome à obra é maravilhoso. É profundo e apresenta momentos de suspense, terror, comédia e romance, e passeia por eles muito bem, conseguindo levar a história as suas mais diversas reviravoltas, todas elas muito bem trabalhadas. O final é, inclusive, bem emocionante.
-O jovem rei: Não me agradou muito. É bom, mas nada mais que isso. O conto busca passar a mensagem de humildade, e de fato passa, mas não foi uma história que me prendeu tanto como as outras. Apenas isso.
-O milionário modelo: Mais uma vez um conto que busca apresentar o valor da humildade. Me agradou ainda menos que o anterior. É bem simples, não tem muita profundidade. É "ok".
-O pescador e sua alma: Um dos melhores. Aqui, Wilde nos leva a uma aventura espetacular, que mostra todo o poder de sua imaginação, com uma leitura magnífica, profunda e que, mais uma vez, se aventura em gêneros como romance, terror e aventura, de forma magistral. A empatia, a ansiedade, o medo e a inspiração/determinação estão presentes por todo o conto.
-O Retrato do Sr. W. H.: Aqui, confesso que, num determinado (e curto) momento, não me ative muito a leitura, mas apenas e unicamente pois já tinha entendido o que estava sendo passado e, por isso, julguei desnecessário me demorar tanto nesse determinado momento. Isso, de modo algum, é um ponto negativo do conto, que também é excelente e com um final que, ao lembrar, me arranca um sorriso do rosto até hoje. Inclusive, falando em lembrar, de tempos em tempos me peguei pensando nesse conto e na teoria que ele apresenta. Não vou me aprofundar mais que isso para não estragar a surpresa.
-O príncipe feliz: Uma das coisas mais lindas que já li. Digo "coisas" pois não me refiro apenas a contos, mas sim de leituras num geral. Esse foi o que mais me emocionou e que, até hoje, ao lembrar, toca meu coração. É o encerramento perfeito do livro e te faz se demorar naquilo que acabou de ler. É, inclusive, uma passagem deste conto que dá título à essa resenha. Ao mesmo tempo que é melancólico, aquece o coração.

Maria 09/10/2022

Um conto muito bom
Esperava um rumo diferente da história, algo mais longo e desenvolvido, porque já vi tanto um filme sobre o Fantasma de Canterville e pensei que o livro era uma cópia do filme (ou pelo menos bem parecido).

É um pequeno conto. É bom, é divertido, engraçado e leve. Uma boa leitura, em um dia é fácil começar e terminar.

Apesar da história não ser o que eu esperava, eu gostei até, só é triste ser um conto e não uma narrativa em si. De toda forma, recomendo a leitura

SunshinetySick 02/10/2022

Fazia tempo que eu não parava para ler algo simples e direto como esse livro, mas a experiência me relembrou a felicidade de um pequeno passa tempo para esfriar a cabeça entre as preocupações do dia...

Meiri.Rodrigues 01/10/2022

Um bom livro
Gostei muito do conto do fantasma e me emocionei com ' O rouxinol e a rosa" . Todos os contos nos fazem refletir sobre assuntos do nosso cotidiano.

JAlia372 01/10/2022

Me surpreendeu
Por ser um livro que estava a muito tempo na prateleira , pensei que não iria gostar , mas já nas primeiras páginas o livro foi me conquistando . Com um olhar crítico e melancólico, o livro trás consigo uma trama baseada em uma reflexão final de vida e história . Espero ler mais livros desse autor , porém uma coisa que eu percebi , é que você tem que ler quando estiver com o psicológico bom kkkkkk

Talia 03/10/2022minha estante
Muito bom! 10!

Lediane 24/09/2022

Contos maravilhosos !!!!!!!
Oscar Wilde um irlandês do século XIX, e um dos principais preponentes do Esteticismo. Neste copilado de contos da Principis, temos o seu conto mais famoso o Fantasma de Canterville e 3 contos que ele escreveu para os seus filhos, O Príncipe Feliz, o Gigante Egoísta e O Rouxinol e a Rosa, sendo o Gigante Egoísta o meu preferido.

O Fantasma de Canterville - Sir Simon é um fantasma que mora na mansão de Canterville e há séculos vem assombrando as pessoas que por lá passam, porém quando uma família norte americana se muda para a mansão, seu papel de fantasma fica menosprezado. Passamos então a acompanhar as desastrosas tentativa do fantasma em assombrar essa família. Um conto engraçado e que faz uma crítica a sociedade Britânica e Americana em processo de transição do século XIX para o século XX.

O Principis feliz - O príncipe está preso no seu pedestal, firme na terra, e conhece andorinha, sonha viajar para o Egito depois de viver uma paixão passageira por um junco. Ambos viveram um amor impossível. E quando se encontram são como duas almas que se completam, O príncipe pode ver tudo o que acontece na cidade mas não pode se mover e a andorinha pode se mover mas não pode ver, então o príncipe determina o o que deve ser feito e a andorinha executa, assim eles combatem as dificuldades sociais. Mas os recursos se esgotam e como minoria não há nada o que fazer morrem.
As pessoas só pensam em si e no que é aceito pela sociedade, é raro o bem comum.

O Rouxinol e a Rosa - Aqui Oscar Wilde deixa a mensagem de que o desamor atravessa o coração de adultos e crianças, nada adianta se dedicar ao amor não correspondido, porque fazer isso só atrai a autodestruição.

O Gigante egoísta - É o meu conto favorito. Depois de voltar da visita a um amigo o gigante encontra crianças brincando em seu lindo jardim e as expulsa de lá construindo uma muralha ao redor. Então seu jardim passa a ficar somente na estação inverno frio e gelado. Mas um dias as crianças invadem novamente o jardim e ao escutar o canto de um pássaro o gigante percebe que Primavera voltara e que o jardim está lindo novamente e ao ajudar uma criança a subir em uma árvore o gigante percebe o quão egoísta ele foi e se arrepende passando a brincar todos os dias com as crianças.
Somente com a generosidade, partilha e tendo a inocência de uma criança é que se poderá entrar no paraíso celeste.

O amigo dedicado - Oscar Wilde apresenta a verdadeira e falsa amizade,
“amigos”, que exigem absolutamente tudo sem dar absolutamente nada em troca. Tem uma enorme diferença ser amigo e dizer quer é amigo.

O Rojão extraordinário - Um foguete que critica a vaidade desmedida, e deseja sempre ser o centro das atenções, acaba sozinho sem que que ninguém veja o seu "famoso" brilho.

¨Cain¨ 24/09/2022

Um episódio de Turma do Didi
É um livro bem curto, porém bem divertido.
Certamente o fntasma que mais sofreu na história dos livros.

Raquel1529 20/09/2022

Um livrinho muito fofinho, pra ler numa sentada mesmo.
Adorei a história. É bem um conto infanto juvenil mesmo, mas ainda assim muito engraçadinho e legal.

Cleber Braga 18/09/2022

Vida e morte se completam nesta crônica prosística de Oscar Wilde, já quero procurar algum filme, será que tem?

MFARS 09/09/2022

O emaranhado de palavras do conto
Uma história ao avesso, contos com contextos tão inesperados e com metáforas tão bem escritas que de cada página poderia sair um tcc da natureza humana e os seus sentimentos. Nada mais frágil do que os princípios e nada mais destruidor do que a alma do poeta de Wilde. Uma leitura que deve ser feita lenta, um conto pra criança dormir e sonhar com um mundo puro. A premissa de Wilde com cada um desses contos é desvendado bem no começo, sendo insurdecedor o efeito que a obra causa no seu dia a dia. Dentre os contos, eu ri e chorei muito, em poucas páginas me apeguei com o rouxinol, com o príncipe e até do próprio fantasma.
Desejo um dia ser capaz de ler esse conto para os meus filhos, quem sabe eles também compartilhem dessa compaixão que sinto pelas obras do wilde

Maria 09/09/2022

Eu numca tinha escutado falar deste livro, e acabei gostando de o fantasma de canterville, logo no inicio ja adorei.

Mas com toda certeza, o conto que mais amei, e que mas me deichou inprecionada foi o principe feliz. Acho ate que ganhou uma nota maior por causa desse conto.

Talia 03/10/2022minha estante
Muito bom, nota 10.