O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Natasha 19/02/2021

Inesperado
O conto " O fantasma de Canterville" me surpreendeu, foi totalmente diferente do que eu esperava, esperava um conto de terror, o conto é bem crítico e divertido, gostei bastante. Todos os contos contidos no livro tem a mesma escrita fluída, divertida e muito crítica, o meu preferido sem dúvidas foi "O Príncipe Feliz", mas gostei muito do da leitura de todos eles.

coisinhaliteraria 22/02/2021

Oscar Wilde é considerado um dos maiores dramaturgos de língua inglesa. Dono de um humor irônico e sagaz, escreveu também diversos livros de contos e um romance. De suas obras dirigidas às crianças e aos jovens, certamente o mais divertido é O Fantasma de Canterville, que narra as desventuras de um velho fantasma inglês que se depara com novos inquilinos norte-americanos e deixa de ser assustador para ser o assustado.
Ideal para trabalhar o gênero suspense, indicada para leitura compartilhada e leitores independentes.

O livro traz o texto integral numa nova tradução de Renata Bottini. Conta ainda com as preciosas aquarelas da influente ilustradora austríaca Lisbeth Zwerger. Definitivamente um clássico, numa edição de altíssima qualidade.

site: https://coisinhaliteraria.wordpress.com/2020/08/17/o-fantasma-de-canterville/

Tiago Doreia 22/02/2021

Crítica e humor em alto nível
Nobreza e tradição X modernidade e pragmatismo. Esse é o embate nas entrelinhas dessa maravilhosa obra de Oscar Wilde. Um livro que conta, crítica e diverte muito, apesar da pouca quantidade de páginas.

Quando o fantasma e lorde inglês, já estabelecido e imponente há séculos, se vê de frente com a moderna e inculta família americana que não apenas nega temor a ele como também desdenha de seu potencial como um ?assombrador?, fica claro a crítica de Wilde aos costumes, tradições e modo de vida da sociedade inglesa.

Com muito bom humor ele mostra que tudo, por mais que bem visto, merece ser atualizado e melhorado. E se pra isso for necessário usar de ferramentas atípicas como um novíssimo e importado sabão Pinkerton, então que seja.

Uma ótima rápida, divertida, com humor inteligente e que transmite muito com poucas palavras. Recomendo fortemente a leitura.

Jess 24/02/2021

Gostei. A leitura se dá em uma sentada. O teor cômico e misterioso da narrativa são bem divertidos. Um dos pontos mais interessantes foi acompanhar a saga de um fantasma ser frustrada pela família Otis após tantos anos de sucesso em sua empreitada. Recomendo.

Cynthia 03/03/2021

Um texto leve e bem humorado, ótimo pra relaxar entre a leitura de livros mais complicados.

alanamendesm 08/03/2021

amei
primeiro livro/conto que leio do Wilde e adorei o enredo. os personagens são muito bons e o fantasma melhor ainda. é isto.

Italberto 09/03/2021

O fantasma de Canterville
Livro da editora Principis

Esse pequeno livro reúne um conto de Oscar Wilde e cinco fábulas.

Do conto principal, que dá nome ao livro, posso dizer que achei bem divertido. É claramente uma crítica aberta ao modo de vida dos americanos, de sua visão progressista e de todo o pragmatismo característico dos americanos do século XIX. Mas ele não tece suas críticas somente aos americanos. Ele ri do modo aristocrático com que os ingleses agem, mesmo aqueles que não pertencem a esta classe social.

Do conto principal existem várias adaptações para cinema e Tv. Em uma adaptação, de 1996, dirigida por Syd Macartney e conta com Patrick Stewart no papel de Sir Simon de Canterville (o fantasma)

Os demais contos do livro são:

- O príncipe feliz;
- O rouxinol e a rosa;
- O gigante egoista;
- O amigo Dedicado;
- O rojão extraordinário;

Todos os demais contos foram escritos como fábulas. De todas, a que mais gostei foi O príncipe Feliz. Nesse conto, Oscar Wilde, dá um final melhor pra pequena vendedora de fósforos. Uma personagem de Hans Christian Andersen.

Se você estiver pensando em comprar esse livrinho pra ir se habituando à escrita de Oscar Wilde, antes de ler seu maior sucesso, O Retrato de Dorian Gray, sugiro repensar. Seus contos são ótimos mas, nada tem a ver com o que encontramos no romance.

Esta edição da editora Principis é bem barata e, com certeza, vale o preço pra ter um pouco de Oscar Wilde em sua estante.

Adriana Scarpin 12/03/2021

O fantasma de Canterville de Oscar Wilde é o livro da semana no clube de leitura Divina Comédia Humana. Leitura rapidíssima, funciona como uma crônica de costumes entre o modo de vida americano e o britânico, por incrível que pareça Wilde é bem generoso em retratar os americanos com uma tintura bem benéfica.

Jessicalpfzn 12/03/2021

Gostei.
Eu esperava um livro de terror, mas na verdade é bem descontraído.
O final é muito bom.
Gostei de primeira da escrita do Oscar, esse cara é um gênio.

Kenyafdn 13/03/2021

Hilário ?
Esse foi o fantasma mais injustiçado que já conheci.. rsrs.. Coitado! Sofreu na mão dos gêmeos! Ri muito com as peripécias deles.

P.s.: Primeira vez que vejo um fantasma pegar gripe e começar a usar cachecol com medo da friagem... kkkk

Sem contar as analogias das disputas entre a aristocracia e os democratas. As sátiras contra o ?American Way? também me renderam boas gargalhadas.

Adorei!!

Anne 16/03/2021

Humor inglês leve ??
Vi essa dica no @lerantesdemorrer e foi perfeito. Estava a procura de um livro curto para ler enquanto esperava um outro livro chegar pelo correio! Foi perfeito...li em algumas horas, dei algumas risadas e relaxei a mente. Sei que há um filme com a historinha mas nunca assisti e talvez por isso tenha sido tão agradável a surpresa. Perfeito para uma leitura de fim de semana! Indico!

Meire 16/03/2021

Muito divertido
A escrita do autor é deliciosa! O texto é sarcástico e leve, cheio de críticas à sociedade e costumes da época.
Os personagens são exagerados e unidimensionais, mas são assim porque atendem aos objetivos da história.
Super rápido e agradável de ler!
Adorei!

Amanda2174 17/03/2021

?O amor é maior do que a morte?
Não esperava muito de um livro de poucas páginas, mas fui surpreendida com a lição que esse livro passa! Um livro rápido,simples e gostoso de se ler! A mensagem final e muito bonita!

Gildenisson 21/03/2021

Diferente
Normalmente esperamos de história de fantasmas, que eles sejam os "vilões", contudo aqui vemos um fantasma acuado por uma família que não tem medo dele. E esse fantasma encontra em uma integrante da família a pessoa que pode ajudá-lo a ter finalmente paz.

Conto interessante, original e bem escrito.

Marcos Aurélio 21/03/2021

Um fantasma paspalho
O típico protagonista que amo, um paspalho, porque todos somos em algum momento da vida, paspalhos.

A compaixão de Virgínia, o respeito, o carinho, a liberdade. A "permissão", ou benção, para ir em paz.

Indico a leitura do conto: "O Amigo Dedicado". Um amigo egoísta, que se julgava altruísta.