O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Anne 16/03/2021

Humor inglês leve ??
Vi essa dica no @lerantesdemorrer e foi perfeito. Estava a procura de um livro curto para ler enquanto esperava um outro livro chegar pelo correio! Foi perfeito...li em algumas horas, dei algumas risadas e relaxei a mente. Sei que há um filme com a historinha mas nunca assisti e talvez por isso tenha sido tão agradável a surpresa. Perfeito para uma leitura de fim de semana! Indico!

Meire 16/03/2021

Muito divertido
A escrita do autor é deliciosa! O texto é sarcástico e leve, cheio de críticas à sociedade e costumes da época.
Os personagens são exagerados e unidimensionais, mas são assim porque atendem aos objetivos da história.
Super rápido e agradável de ler!
Adorei!

Amanda2174 17/03/2021

?O amor é maior do que a morte?
Não esperava muito de um livro de poucas páginas, mas fui surpreendida com a lição que esse livro passa! Um livro rápido,simples e gostoso de se ler! A mensagem final e muito bonita!

Gildenisson 21/03/2021

Diferente
Normalmente esperamos de história de fantasmas, que eles sejam os "vilões", contudo aqui vemos um fantasma acuado por uma família que não tem medo dele. E esse fantasma encontra em uma integrante da família a pessoa que pode ajudá-lo a ter finalmente paz.

Conto interessante, original e bem escrito.

Marcos Aurélio 21/03/2021

Um fantasma paspalho
O típico protagonista que amo, um paspalho, porque todos somos em algum momento da vida, paspalhos.

A compaixão de Virgínia, o respeito, o carinho, a liberdade. A "permissão", ou benção, para ir em paz.

Indico a leitura do conto: "O Amigo Dedicado". Um amigo egoísta, que se julgava altruísta.

Aya 22/03/2021

Contos críticos
O fantasma de Canterville e outros contos proporciona ao leitor uma leitura rápida, que passa sem ver, e desperta a atenção por temas que aparentemente soam prosaicos, mas são muito bem trabalhados e demonstram uma crítica velada de Wilde à sociedade consumista, apática e egoísta. Com uma linguagem acessível e ao mesmo tempo poética (bem distante da difícil leitura cheia de referências vista em Dorian Gray), é um livro muito gostoso de ser lido e que pode ser terminado em um dia, dependendo da sua motivação.

Lisandra Sousa 27/03/2021

O conto principal do livro é divertido, com críticas as sociedades e seus costumes apresentados na história. Nunca achei que fosse ter empatia por um fantasma, principalmente um que fosse culpado e adorasse cumprir suas façanhas fantasmagóricas. O final inesperado aqueceu o coração. Outro que eu gostei foi o conto do Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz e passei raiva com O Amigo Dedicado. Fico sem palavras quanto O Rouxinol e a Rosa. Todos os contos têm teor sarcástico e irônico, fazem pensar. Leitura rápida e boa, indico.

Gabriela 02/04/2021

Satírico
Oscar Wilde possui um jeito único de escrita que nos prende, para o riso ou para a melancolia.

O fantasma de Canterville é um conto muito engraçado e emotivo. O fantasma, depois de tanto tempo atormentando gerações, orgulhoso de suas ações tenebrosas, se vê desnorteado com uma família que não teme fantasmas, pois levam uma vida material demais, que foge de crenças e idealismos, além disso a família até chega a pregar peças no fantasma para contraria-lo. O conto também é emotivo pois nos mostra que não há uma característica maniqueísta intrínseca aos humanos, nem nos fantasmas, somos todos compostos por atos bélicos e bondosos, atos admiráveis e outros nem tanto, com arrependimentos e orgulhos.

Karina Vitória 05/04/2021

Esse é o tipo de livro para quem procura uma história rápida e quer terminar a leitura em 1 dia.

Helaine 07/04/2021

Breve e bem-humorado
Esse conto é, antes de mais nada, bastante divertido. Narra a história de um fantasma que se vê indignado por não conseguir assombrar uma família recém chegada na mansão da qual se orgulha assombrar a 300 anos. Com isso, começa uma verdadeira cruzada para conseguir tal feito. A escrita charmosa e irônica de Wilde é uma delícia, como sempre. Por ser um livro breve, consegui lê-lo em apenas um dia, nos intervalos do trabalho. Recomendo para todos que desejam uma leitura leve e descompromissada.

Mariele 12/04/2021

Delicado
Eu já tinha lido outro livro de contos do Oscar Wilde e a maioria dos mesmos estavam nessa versão, com exceção ao ultimo e ao que dá nome ao livro. A história do fantasma e sensacional.

Laura Tonini 18/04/2021

Várias mensagens
Gostei bastante do começo, achei satírico e com bastante humor, depois fiquei meio confusa, mas no geral eu gostei.

luqluke 18/04/2021

Eu achei que seria um conto de terror, mas me surpreendi. A história é bem construída, dramática mas ao mesmo tempo engraçada.

Jéssica 20/04/2021

Um fantasma muito divertido e ranzinza.
Gostei muito do conto, bem curtinho, Fiquei com pena do pobre fantasma, que não conseguia assustar ninguém.

Nathane 20/04/2021

Gostei do primeiro conto
Gostei muito do primeiro conto, mais não curti muito os outros. Talvez seja pq foi meu primeiro contato com a escrita dele