História da leitura no mundo ocidental, vol. 1

História da leitura no mundo ocidental, vol. 1 Roger Chartier

Resenhas - História da leitura no mundo ocidental - V. 1

Romeu Felix 28/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução:
"História da leitura no mundo ocidental, vol. 1", escrito por Roger Chartier e publicado em 1998, é um livro que aborda a evolução da prática da leitura ao longo da história ocidental. Nesta obra, Chartier investiga os diferentes contextos sociais, culturais e tecnológicos que influenciaram a forma como as pessoas leem e interpretam textos.

Resumo do conteúdo:
O livro está dividido em capítulos que exploram diferentes períodos e aspectos da história da leitura no mundo ocidental.

Capítulo 1: As origens da leitura
Neste capítulo, Chartier examina as práticas de leitura nas sociedades antigas, desde a escrita cuneiforme na Mesopotâmia até os rolos de papiro no Egito. Ele discute como a leitura era restrita a uma elite e como a escrita e a leitura eram consideradas atividades distintas.

Capítulo 2: A leitura na Idade Média
O autor analisa as práticas de leitura durante a Idade Média, destacando a importância dos manuscritos e das bibliotecas monásticas. Ele explora o papel da Igreja na disseminação da leitura e como a leitura era usada como forma de contemplação e devoção.

Capítulo 3: A revolução da impressão
Chartier discute a chegada da imprensa de tipos móveis no século XV e seu impacto na democratização da leitura. Ele examina como a disseminação dos livros impressos transformou a relação das pessoas com a leitura e como a cultura escrita se espalhou para além das elites.

Capítulo 4: A leitura na era moderna
Neste capítulo, o autor analisa como a leitura se tornou mais comum e diversificada nos séculos XVIII e XIX, com o surgimento das bibliotecas públicas, dos jornais e revistas, e a popularização dos romances. Ele explora as mudanças nas práticas de leitura e o surgimento de novas formas de sociabilidade em torno da leitura.

Conclusão:
"História da leitura no mundo ocidental, vol. 1" de Roger Chartier, publicado em 1998, é um livro que oferece uma visão abrangente da evolução da leitura ao longo da história ocidental. Com 232 páginas e escrito em português, o autor explora os diferentes contextos sociais, culturais e tecnológicos que moldaram a prática da leitura desde as civilizações antigas até a era moderna. Chartier destaca como a leitura passou de uma atividade restrita a uma elite para se tornar uma prática mais acessível e disseminada, influenciada pela revolução da impressão e pelas transformações sociais. O livro nos convida a refletir sobre a importância da leitura como forma de conhecimento, entretenimento e construção de identidades individuais e coletivas. Com uma abordagem histórica detalhada e embasada em pesquisas, "História da leitura no mundo ocidental, vol. 1" é uma obra essencial para aqueles interessados em compreender a importância cultural e social da leitura ao longo dos séculos.
Por: Romeu Felix Menin Junior.