O Pastor

O Pastor Frederick Forsyth

Resenhas - O Pastor

Graciele48 30/05/2024

Um livro breve de ser lido, mais que me cativou em cada página escrita. Me deixou com o coração quentinho. Um piloto em apuros na noite de Natal, recorre a única alternativa que lhe restava a fé. Então é descrito com precisão os momentos vivenciados dentro da cabine do avião até sua salvação. Recomendo a leitura.

Deborah.Nagy 01/12/2023

Boa estória
A forma como Forsyth escreve esse livro nos leva para dentro da cabine do avião, junto com o piloto e nos faz sentir a angústia pela situação
Embora o final se torne previsível em determinado momento, isso não estraga a experiência
Vale a pena ler, especialmente por ser um livro curto com uma boa estória

Diego 25/11/2023

O pastor
Escolhi ontem para ler hj durante os meus intervalos. Ótimo livro! Ano 1975!
70 páginas cheias de reviravoltas e aquele final aberto

Catarine Heiter 27/08/2023

Uma pequena história, mas uma grande surpresa! Com sua escrita direta e descrições perfeitas, o autor consegue imergir o leitor no contexto do aviador em apuros. O clima, a tensão, o desespero, a dúvida, o alívio, a incredulidade; tudo isto é sentido de forma intensa a partir de tão poucas palavras. Excelente trabalho do Forsyth.

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL2023, na categoria ‘História que se passe no Natal’

J. Silva 24/01/2023

O Pastor. Um Conto de aviação e de Natal
Esse pequeno conto de natal de Frederick Forsyth, lançado em 1975, é uma história bem curta e muito diferente de suas outras obras, nela seguimos um piloto partindo da Alemanha Ocidental a caminho de casa no interior da Inglaterra e o infortúnio que enfrenta.

Por uma pane elétrica o caça militar passa a navegar sem qualquer orientação e em meio a densa neblina. Nesse cenário de desespero e terror, o piloto é auxiliado por um segundo avião. Daí o nome pastor; pastor é o avião que socorre outro avião com sérios problemas técnicos, guiando-o até a segura aterrissagem.

Esse pequeno livro nos mostra que uma história não precisa ser longa para ter um significado especial e ambiente esperançoso e de mistério.

Leandro423 09/10/2022

Bacanunha pra passar o tempo
E um livro de contos, bacaninha.. as histórias que ne agradaram foi a primeira, do próprio pastor e a história da bomba com a prostituta.... nao foge muito ao que é frederick forsith

Almir Junior 28/05/2022

A última linha me pegou legal
"Preciso de 60min de combustível pra não morrer, tenho 80, vai dar certo."

Achei realmente que ia surgir um pastor pregando no meio do avião. Fui enganado.

cris 26/03/2021

Amei reler esse livro, nu
Devorei o livro em menos de uma hora, é um livro super fininho e impressionante!

Conta a história de um piloto de avião voando no natal, e descobre problemas terríveis no sistema elétrico do avião. A narrativa te envolve e o fim do livro é simplesmente incrível.

Gostei muito de reler!

Arthur 11/08/2020

Lindo livrinho
Um belo conto de Natal, com a precisão e estilo de Forsyth. Livro de menos de cinquenta páginas, mostra seu lado "contador de histórias". Contém pequenos clichês, é verdade, mas a história do resgate do piloto solitário na Noite de Natal é uma leitura que recomendo fortemente.

Iago.Souza 14/06/2020

Na simplicidade.
A obra de Frederick Forsyth entitulada "O Pastor", está ambientada no do natal, mais precisamente na noite de natal. Apesar desse detalhe, é uma estória que pode ser desfrutada em qualquer época do ano. Apesar de ser uma leitura simples e rápida, trás um bom mistério no decorrer do livro, e no final há uma boa reflexão sobre tudo que foi lido. Claro que não é uma grande reviravolta mas pela propoosta do livro caiu bem.

Daniel.Malaquias 09/04/2020

Um senhor conto
Uma história curta, de poucas páginas, porém com uma belíssima mensagem no final. Uma das histórias mais emocionantes que já li.

Ratinha de Biblioteca 05/04/2020

Perfeito para a noite de Natal!
Esse pequeno livrinho pode ser lido "em uma sentada", não só porque se trata de uma novela curta, mas por ser uma leitura instigante do início ao fim! Como os acontecimentos ocorrem na noite de Natal, é uma excelente leitura para o final de ano, ou presentear alguém que goste de ler.

Gabi 18/04/2018

Tocante
Estória curtinha do Frederick Forsyth, tocante e comovente sobre como nunca estamos sozinhos, não importa o lugar, o tempo, a condição. Amizade, empatia, habilidade e paixão para voar.

CrisVieira~ 07/02/2017

Eu ♥ Este Livro #3
... Nossa, faz tempo que li este livro! De cara (na época), eu pensei: "Livro com título religioso escrito por um autor de histórias cheias de sangue, sexo e mortes? Não vai dar certo!..."

Relembrando agora da história percebo que tem alguma coisa a ver com a véspera de Natal. E é daqueles que você lê sem pretensão alguma (eu estava na verve de ler todos os livros do autor) imaginando que seguiria a mesma linha dos demais (apesar do título inusitado). Explico: Frederick Forsyth é um escritor de romances de espionagem.

Se já leu a O Dia do Chacal (...) imagina o tipo de literatura que ele cria. O fato é que eu conclui, pela grossura do livro (70 páginas!), que seria um conto pequeno - sobre um espião em uma missão de Natal (?). Sem spoiler, posso afirmar que foi uma surpresa ainda mais emocionante.

Veja bem, eu estava acostumada (e ainda estou!) a ler os livros dele com muita explosão, tiros voando, e a sensação, até a última página, de que tudo daria errado para o mocinho (quem leu/assistiu qualquer coisa sobre o assassino Chacal entende o que quero dizer). Mas O Pastor leva a um outro ponto que combinou bem com a temática que abordava.

Obs.: O título do livro tem um significado à parte também surpreendente. Mas vamos a um resuminho sobre a história!

É véspera de Natal e o ano é 1957. Em pleno momento pós-Segunda Grande Guerra, um piloto, que não é identificado pelo narrador, está sozinho no cockpit do avião Vampire voando para casa, de licença da Alemanha. Sessenta e seis minutos de voo é a duração, com descida e pouso inclusos. O destino é a base aérea Lakenheath da RAF, em Suffolk, na Inglaterra. Nenhum problema, apenas seguir o procedimento rotineiro.

Então, lá fora sobre o mar do Norte, a neblina começa a fechar-se (coisa típica de acontecer lá!). O contato pelo rádio desaparece, o radar não funciona e a bússola enlouquece. Naquela época, um piloto precisava desesperadamente do radar e da bússola funcionando para saber para onde estava indo. Imagine ficar sem eles e ainda com uma neblina espessa à frente. Se fosse direto para uma montanha ou um prédio, não ia saber o que tinha atingido. O desespero do piloto é angustiante (E eu me lembro de me perguntar por que alguém criaria uma história sobre tragédia que tinha de se passar na véspera do Natal?!). Quase me arrependi de ter pego o livro para ler. Estava na biblioteca entre os que eu já tinha lido do autor...
Após usar todos os códigos de emergência que conhece, ele percebe que o combustível está acabando. Não chegará ao seu destino porque sequer sabe onde está. O destino dele é terrível. Entretanto, de repente, em meio à grossa névoa, aparece um bombardeiro da Segunda Grande Guerra (mas como?). Ele voa logo abaixo do Vampire, como se tentasse fazer contato...

E depois, dessa, não larguei o livro!

O piloto sem nome sabia que não tinha chance alguma de sobreviver. Estava antes todo feliz em ir pra casa, passar o Natal com a família. E, do nada, a roda gira e ele é pego em meio a um mar branco e sem qualquer auxílio dos equipamentos do avião. A angústia desse homem é digna dos outros livros de Forsyth (e, gente, era um livrinho mixuruca, com algumas páginas perto dos calhamaços dos outros livros!). Quando aquele misterioso avião surge, o piloto não sabe se isso é algo bom ou um Caronte levando-o do mundo para sempre.
E, até o livro chegar ao fim, você também não sabe o que vai acontecer e nem mesmo se o "colega" do outro avião veio para ajudá-lo (menos ainda sobre quem ele é).

Eu gostei d'O Pastor porque a mensagem dele é não apenas otimista (ainda que angustiante), mas madura o suficiente para entendermos que se a morte é certa em nossas vidas, a esperança também pode existir. Muitas vezes, duvidamos das nossas capacidades, confiamos em máquinas e rejeitamos o instinto, a intuição, a esperança (de novo!) e a fé em algo intangível. Não falo de algo ligado à religião nenhuma. Falo do que nos faz querer viver, querer prosseguir, querer sair da "névoa" (seja qual for ela) que bloqueia nosso caminho em direção a um destino de paz. E é exatamente disso que este livro pequenucho nos lembra de fazer: acreditar.
Em quê?
Depende (não do que eu acredito, mas) do que cada um usa como guia, como "bússola" em sua vida.
E também O Pastor fala de não temer. De aceitar se jogar no vácuo da dúvida e arriscar-se a prosseguir. Pode ser que tenha uma "montanha' à frente, mas se não há certeza, por que desistir antes de dobrar a próxima esquina da vida?
E é isso que me fez amar este livro. A capacidade de dizer para ter medo, mas, ainda assim, ir.

Eu recomendo a leitura a cada uma e cada um que, como eu, teme os obstáculos da vida, mas que aceita que talvez possa superá-los se acreditar que pode.

site: http://muitoagriquasedoce.blogspot.com.br/2017/01/eu-este-livro-3.html

Bruno 30/08/2016

Pior livro do Forsyth
História e escrita fracas. Parece que ele escreveu esse livro de forma forçada, sem vontade alguma.