Quase Adulto

Quase Adulto Noel Clarke

Resenhas - Quase Adulto

Felipe Duco 14/03/2017

Um livro que não foi escrito para nos deixar confortáveis.
Um livro ágil, pesado, com personagens reais e muito cativantes por isso. Um livro que tentei ler numa viagem de três horas pra pegar no sono e fui mal sucedido. Não dormi, fiquei vidrado, não deu pra largar e depois que terminou, quando larguei, também não deu pra ficar tranquilo o suficiente.
É um livro que incomoda pela agressividade.

OBS: O incômodo é ótimo, arte não é feita pra nos deixar confortáveis.

Hugorkut 02/01/2014

Pequeno relato sobre a vida em bairros violentos dos EUA.
Um pequeno relato sobre a forma de vida e a linguagem usada pelos americanos em seus bairros mais violentos, alguns podem achar o livro fraco pela sua falta de conteúdo e linguagem esdrúxula, mas, para quem conhece um pouco que seja de gueto, o livro acaba sendo interessante.

Bacil 25/08/2013

O final é um cocozão
O livro estava sendo bom. O começo foi impactante, a história continuou "normal" sem nada de mais de interessante.
Só que aí vem o final, e cagou com tudo. Não posso dizer porque não gostei senão solto spoiler, mas o final é horrível!
Minha nota final desse livro seria 2,5 massss, agora é ver o filme e ver qual vale mais a pena.

carinavd 27/04/2013

Queria alguma coisa leve e rápida para ler antes de voltar as minhas obrigações. Consegui uma coisa rápida, mas nada leve. Apesar de pequeno, o livro é bastante pesado, com cenas a beira da crueldade. Porém mesmo assim, ele não te leva a grandes reflexões, muito pelo fato de ser curto e as cenas serem todas rápidas mesmo. A verdade é que esse livro foi adaptação de uma história feita originalmente para o audiovisual, e como acho que foi escrito pelo próprio roteirista, ficou muito próximo a um roteiro, um script, desde as falas diretas, as cenas que são cortadas por marcações no texto. Estava quase lendo o fade in/out entre elas.
E nesse diminuto texto, a emoção ficou um pouco de lado. Parece que o escritor, na hora de adaptar o roteiro, esqueceu que no livro não tem como vermos a expressão do ator, não escutamos sons e é necessário a descrição da cena em detalhes. Esse direto ao ponto empobreceu uma história que tinha tudo para me levar as lágrimas por muito tempo, me fazer parar e pensar nas injustiças do mundo, me identificar com alguns dos personagens, ou pelo menos reconhecê-los de longe. Como são muitos adolescentes e não há um protagonista exatamente, ficamos perdidos em suas histórias. Eu, que sou péssima para nomes, demorei um pouco para entender cada um.
A história é mais uma de adolescentes pobres, vivendo o dilema entre o mundo do crime e seguir a vida direito. A menina de 15 anos que engravida, os valentões do colégio batendo em todo mundo que o desagrada, a garota que tinha tudo para ser popular, mas o grupo de valentonas não permite. A situação extrema que se chega, ainda mais na adolescência, onde tudo parece eterno e profundo. O mundo é uma merda, para algumas pessoas mais que outras, e nessa vamos levando. E é sobre isso o livro, a história. A maioria sobrevive, mas alguns ficam pelo caminho. E a dor da perda é grande. O que fazer então?

original com fotos em: http://ninoca-jolie.blogspot.com.br/2013/04/livro-quase-adultos.html