A História do Corpo Humano

A História do Corpo Humano Daniel E. Lieberman

Resenhas - A História do Corpo Humano

Estelia 11/01/2024

E seguimos evoluindo
Este livro é literalmente a história do corpo humano segundo a perspectiva da evolução. Não é um livro de simples leitura. Mas apresenta detalhes incríveis sobre o processo evolutivo do ser humano. E ainda, como a modernidade pode contribuir para doenças, que hoje são consideradas "comuns".

Ãvy 14/09/2023

Uma leitura necessária, abrange temas extremamente importantes e que podem gerar polêmica e ideias contrárias. Confesso que em algumas partes fui contra a opinião do autor, porém, esse fato não tira o mérito da obra.

Elisio Rebouças 07/06/2022

Mais um que vale a pena
Lieberman é um gênio! Trazer tudo sobre evolução do ser humano e seu corpo e vê o quanto que a modernidade vem nos causando mal e como que podemos melhorar olhando nosso passado e como o corpo humano evoluiu nos últimos 4 milhões de anos. De biologia molecular a medicina evolutiva, esse livro é mais uma obra-prima que deve ser lida e relida.

Cássio 27/03/2021

NECESSÁRIO
Compreendi esse livro como uma extensão de conhecimento pós Sapiens do Harari. É perfeito.

Vinicius 23/03/2021

Livro "técnico" mas essencial
Você tem um corpo? Então este livro é pra você.

Talvez o título não tenha o apelo de Sapiens (na minha lista de próximas leituras), mas entender a evolução humana é, além de curioso, essencial para vivermos com mais sentido e saúde. Nos dá outro panorama sobre nossa vidinha extremamente curta aqui, frente a tudo que já passou.

Sabe por que você ama pizza e doces? Por que ficamos cada vez mais parados e é chato se exercitar? Nossa evolução é altamente reveladora. Durante milhões de anos (não, não dá pra ter noção do quanto é isso) espécies anteriores a nós evoluíram para se dar bem em ambientes inóspitos e de pouca comida. Andar quilômetros para buscar algum alimento era um dia ordinário na Terra.

Hoje temos justamente este paradoxo. O corpo é o mesmo, mas a oferta de comida é enorme. Claro que existem pessoas que ainda passam fome no mundo, e isso é preocupante, mas pense em quantas opções de junk food temos nas prateleiras dos mercados hoje.

O livro é também um alerta de como podemos reverter a maior parte das doenças que nos matam hoje. E como podemos desinflar o sistema de saúde. Num país como o nosso onde o SUS é universal, já pensou quanto de recursos poderíamos destinar para outras áreas?

A educação é a única saída. Entender que não se trata apenas de viver mais e melhor, mas de expandir nossa visão para um desenvolvimento coletivo.

Mayara.Guedes 10/10/2020

Livro interessantíssimo que fala desde os homens de antigamente até hoje, comparando-os

Mayara.Guedes 10/10/2020

Antonio Cesar 26/05/2017

“...Sim, o bipedalismo de fato liberou as mãos e armou o palco para a seleção subsequente baseada no fabrico de ferramentas.. ...”

5º período a partir da posição 838 no formato MOBI
A Historia do Corpo Humano
Daniel E. Lieberman.

O que tem em comum o diabetes tipo 2, a obesidade, a miopia, os pés chatos, a osteoporose, algumas alergias? Partindo do que a ciência conhece da evolução humana, partindo de nossos ancestrais antropoides, passando pelo desenvolvimento da agricultura e chegando aos tempos atuais pós revolução industrial, o autor, desenvolve com conhecimento e propriedade sua tese de que estas e outras doenças são decorrentes do fato de a evolução não ter preparado o nosso corpo para o estilo de vida que desenvolvemos.

Leandro Matos 12/08/2015

A História do Corpo Humano | Evolução, saúde e doença
O professor de biologia evolutiva de Harvard, Daniel E. Lieberman trouxe uma proposta no mínimo original: biografar o corpo humano, como uma figura histórica, contextualizá-lo como um personagem que segue firme encenando e adaptando seu papel no cíclico curso da vida.

Onde conhecer esse relato? No recente livro publicado pela Editora Zahar: A História do Corpo Humano.

O desafio é ousado e o resultado foi mais que satisfatório, pois o britânico vai longe com sua empreitada e entrega um livro que passeia pelas eras dos corpos primitivos até o nosso “corpo atual”.

Da mastigação ao caminhar, existiu inúmeras adaptações evolutivas para definir o padrão físico e estrutural do corpo de hoje. Uma lacuna temporal que foi sendo preenchida gradativamente com tentativa e erro, com necessidade e utilidade. Como um romance de formação, o autor subdividiu o título em tópicos, três principais etapas onde a história das determinadas partes do corpo humano, em face do tempo e de outras espécies, são discriminadas com fascínio e desenvoltura pelo professor.

EVOLUÇÃO

A formação craniana, a dentição, tamanho e formato específicos de membros são detalhados no livro em uma abordagem clara e ricamente ilustrada. Por exemplo, o siso – o popularmente chamado dentiqueiro – é um “item” do nosso corpo que possivelmente dentro da próxima era, não existirá mais! A evolução é prática. Não usa? Descarta!

Nos homo erectus, com sua dieta rica em raízes secas e frutas duras, eram mais que necessários dentes fortes para laboriosamente despedaçar o sempre difícil alimento. Com a convivência em bandos e com noções de agricultura, foram inseridos alimentos mais macios, que não requeriam tanto tempo e força.

Outro apontamento interessante no livro é sobre a tolerância à lactose, que é a incapacidade do corpo digerir esse tipo de açúcar. Mas porque algumas pessoas sofrem desse mal? Já se sabe que essa deficiência ocorre por conta de uma enzima que deixa de processar esse açúcar, o que autor explica, é que a adição de alimentos processados/derivados do leite na dieta alimentar é bastante recente. O corpo levou milhares de anos para se adaptar a processar determinados tipos de alimentos e o leite já seria novato nessa lista. As pessoas que sofrem desse mal, apresentariam em seus genes, resquícios desses primeiros homens que também não digeriam bem esse alimento e até então só estavam acostumados a comer frutas, raízes e quando tinha sorte, carne.

E ainda há espaço para a “desevolução”, com a permissão do neologismo do termo – que, diga-se de passagem, sequer foi aceito pela comunidade cientifica – serviria para determinar alguns aspectos no homem (ou em animais) que vez ou outra, retornam às suas características inicias. Crianças que nascem com “caudas”, cobras com patas ou galinhas nascem com dentes? Todos são exemplos de atavismo.

SAÚDE e DOENÇA

Na segunda e terceira parte do livro, estão detalhadas as diversas características e curiosidades relacionadas ao corpo no que condiz a saúde e a doenças que afligem a humanidade.

Nessa etapa, Lieberman conduz o livro quase como um romance, pois faz do corpo humano protagonista numa história, onde este personagem luta para se manter em paz consigo mesmo (com saúde) e se arma, diante de qualquer (doença) inimigo para seguir pleno até onde é possível.

Toda a cadeia de eventos, que ocorre dentro e fora do corpo que leva uma pessoa a ser hipertensa ou a desenvolver diabetes é fascinante do ponto de vista narrativo, claro. O autor constrói um enredo completo e maravilhosamente interessante para qualquer tipo de leitor. Seja você, curioso, leigo ou sapiente no assunto.

Alzheimer, obesidade, problemas ósseos e os mais diversos tipos de cânceres são especificados no livro quase como um guia do que fazer e evitar, para não adquirir e quando já se tem, respectivamente.

De forma bastante dinâmica, Lieberman ainda fala sobre dois conceitos até então novos para mim, evolução cultural e doenças de desajuste. Outra razão para ler este livro (.)

A tradução da sempre habilidosa e experiente, Maria Luiza X. de A. Borges mais uma vez é destaque à parte na edição. A tradutora (que também já escreveu livros infantis) já acumula mais de 100 títulos traduzidos somente para a Editora Zahar, que vão de clássicos a infantis. Nesse em questão, ela seguiu a risca o dever mínimo de todo tradutor: não deixar transparecer que o texto foi traduzido, deixá-lo claro, livre e fluente para que a leitura siga sem encontros com palavreados, ou expressões regionais ou do cotidiano que empobrecem e marcam o texto com características que deturpam o original.

....

Alguns geneticistas, já chegaram a determinar que não existe mais evolução na linha temporal do homem nessa Terra. Lieberman os desmentem, ao afirmar que essa caminhada é errática e muito sensível a fatores externos. Fica a ideia de que nosso padrão de vida atual, causará impactos em gerações futuras, bem futuras. Prova disso foi um estudo que apontou que 100 genes do DNA humano apresentam mudanças evolutivas de atitudes que homem começou a desenvolver há 10.000 anos!

Fomos projetados para sermos o oposto do que fazemos e somos atualmente. Trabalhar sentado no ar-condicionado, fast-food, alimentos ricos em açúcar e deficientes de fibras e vitaminas, são exemplos de como a vida moderna de hoje, poderá resultar em eras futuras. Somos mais inativos socialmente e fisicamente, do que em qualquer período da história evolutiva.

Em uma entrevista para a Revista Época, o autor estabelece que “Não evoluímos para ser saudáveis.”

O corpo foi se moldando para se estabelecer como uma estrutura arrojada, complexa e habilmente arquitetada que dispomos hoje.

Complicado elencar o que foi mais relevante durante a leitura d’A História do Corpo Humano. Um livro que pelo gênero, já se estabeleceu como uma das melhores leituras do ano.

site: http://nerdpride.com.br/a-historia-do-corpo-humano
Carlos Patricio 12/08/2015minha estante
perfeito;)

edu basílio 12/08/2015minha estante
Leandro, suas resenhas são altamente belas, bem escritas e motivadoras. Parabéns! :-)

Leandro Matos 13/08/2015minha estante
Valeu Carlos.

Leandro Matos 13/08/2015minha estante
Fico grato pelo comentário, Edu.
Sempre é bacana trocar ideias com alguém que possui o mesmo tino literário. Abraços