Bagagem

Bagagem Adélia Prado

Resenhas - Bagagem

Manoela.Carvalho 06/06/2021

Não me emocionou. Apesar de claramente ter a intenção de passar uma mensagem, os poemas com temática repetitiva foram sem graça e tornaram a leitura apenas mais uma.

Patrick 10/05/2021

Poesia de Adélia Prado
Há muitos anos eu não lia um livro de poesia brasileira.
Algumas poucas poesias deste livro já valeram a pena: tocaram fundo. Trazendo além de reflexões: recordações.
Outro bocado das poesias, não senti a mesma sintonia ao ler.
Mas, muito prazer em lhe conhecer Adélia Prado.
Agradável foi a companhia de sua poesia.

Laura.Rutigliano 02/05/2021

um livrinho de poemas tri rápido de se ler mas que infelizmente eu não gostei nem um pouco.

Aninhar0 26/04/2021

Entediante
Não me falou em amor, essa palavra de luxo.
Esse é o primeiro livro publicado da escritora e o primeiro que eu li. Todos os poemas refletem sua vida.

thalita 18/04/2021

gostei muito. é um livro curtinho mas com ótimas poesias. é ótimo para sair de uma ressaca literária, aliás.

omanoel 07/04/2021

Boa Leitura
Leitura super leve e bem rápida de ser feita. Indico aos aos que gostam do estilo.

Bruna1893 24/03/2021

O que não parece vivo, aduba O que parece estático, espera.
Meu primeiro livro de poemas que li por conta própria eu amei tanto.
Poemas tristes, românticos, religiosos e alguns que você tem que reler pre entender kkkkk.
Eu amei de mais Adélia quero conhecer outros poétas!

Sandra.Fatima 19/03/2021

poesia
Adélia Prado tem uma linguagem simples e ao mesmo tempo profunda, são poesias presta homenagens dialogando com Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Castro Alves, Camões, dando especial atenção a Carlos Drumond. Ela brinca com as cores do amarelo ao alaranjado, deixando o roxo quando fala da religião.
Enfim é um livro que carrega bagagem da vida e particular a sua infância simples.

Joaquim 18/03/2021

Sublime!
Adélia exala espiritualidade, grandeza e simplicidade. Nos abraça com cada verso.

Mell.Angelis 01/03/2021

Adélia Prado, grande poetisa!
Há algo em comum entre eu e Adélia, o que faz com que eu me envolva em sua poesia de forma muito serena. Talvez seja a devoção a São Francisco a quem tenho muito carinho. Ou até mesmo o amor a vida! Aqui vai um dos poemas que mais gosto.

Pistas

Não pode ser uma ilusão fantástica
o que nos faz domingo após domingo visitar os parentes,
insistir que assim é melhor,
que de fato um bom emprego é meio caminho andado.
Não pode ser verdade que tanto afã escave na insolvência.
Há vôos maravilhosos de ave,
aviões tão belos repousando nos campos
e o que é piedoso no morto:
não seu sexo murcho,
mas suas mãos empenhadas sobre o peito.

Vanessa.Masfely 29/01/2021

Comecei essa leitura sem nenhuma intenção levá-la adiante. Passei a ler alguns poemas e quando vi que estava chorando, realmente muito emocionada, voltei para o início!
" Bagagem" é o primeiro livro da autora que foi publicado quando já tinha 40 anos. Ela diz que são textos com importância afetiva para ela.
Durante a leitura eu me vi em muitos dos poemas e tive muitas lembranças boas sobre a minha vida quando ela fala coisas que são muito cotidianas.
Claro que foquei sem entender alguns texto, mas considerando normal.
Um livro muito surpreendente e emocionante... Para mim!

Sara Muniz 27/01/2021

RESENHA - BAGAGEM + ENCONTRO MULHERES NA LITERATURA SOBRE ADÉLIA PRADO
Bagagem, de Adélia Prado, é uma antologia de poemas publicada pela primeira vez em 1976. Essa foi a primeira obra modernista de poemas escritos por uma mulher que eu li.

Essa foi a leitura de Outubro do Clube de Livroterapia. Essa foi uma das primeiras obras que indiquei para o clube (antes mesmo de a temática ser poesia), porque fiquei muito tentada a ler o livro depois de assistir uma aula online do meu antigo professor de Literatura da faculdade de Letras (o vídeo da aula estará no final da postagem, vale muito a pena assistir, as aulas do professor Rogério são incríveis sempre!). Finalmente surgiu a oportunidade de colocar essa leitura como prioridade e eu simplesmente amei!

Adélia Prado é uma escritora e professora mineira (ainda viva!), e ela perdeu seus pais mais cedo do que esperava, o que fez com que muitos de seus poemas tivessem a temática da orfandade e perda familiar:

Obviamente, a poeta também fala do papel da mulher na sociedade, principalmente em relação ao cotidiano que ela presenciava:

O cansaço também está presenta na poesia modernista de Adélia:

O envelhecimento, o medo da morte, a morte e a religião/fé são temas de vários poemas na obra:

Algo que me agradou muito, foi ver que a poeta também faz menção à metáfora do ovo, como vários poetas modernos:

As cores, a vida no sítio vs. a vida na cidade e os pequenos detalhes que tornam a vida alegre para ela também estão nos poemas de Adélia. A autora utiliza do cotidiano para trazer temas que inegavelmente fazem parte da vida de todos os seres humanos: o nascimento, o amadurecimento, a morte, e o que está nas entrelinhas de tudo isso: a cor do céu ao amanhecer, o modo como o pai se veste, o amor, o casamento, a maternidade/paternidade, os dias bons, os dias ruins, os dias de esperança, o medo da morte, a perda de quem se ama e a crueldade de Deus, aquele que deveria ser bom, ao tirar a vida das pessoas.

Em Bagagem, Adélia faz com os versos, o desenho do ciclo da vida de uma mulher e, com um grande teor autobiográfico, da vida dela mesma. Recomendo muito a leitura para quem quer ter contato com poesia modernista escrita por uma mulher!

O Litteraria (Site - Instagram), que estava organizando aulas de literatura quinzenalmente na FAE Centro Universitário, em Curitiba, decidiu trazer os eventos para o meio ambiente online por conta da pandemia. Então, em maio, tivemos o prazer de assistir à aula do professor Dr. Rogério Camargo sobre Adélia Prado. Quando eu soube da aula, precisei assistir, afinal, o Rogério foi meu professor de literatura na faculdade e as aulas dele eram excelentes. A aula foi transmitida ao vivo, mas o Litteraria postou no canal do Youtube deles, então irei compartilhar com vocês:

Para mais imagens do livro e citações completas, visite o meu blog:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2020/12/resenha-bagagem-encontro-mulheres-na.html