Memória Falsa

Memória Falsa Dan Krokos

Resenhas - Memória Falsa

Kiwii_0 01/07/2021

Memória falsa
Gostei muito da ideia desse livro e como tudo acontece, e tudo que a gente vai descobrindo durante o livro.

Ana 12/04/2021

Amei, te prende dmais e sempre acontecia algo q eu nn esperava, mas acho q ele deveria ser mais reconhecido

André 24/09/2020

uma boa young adult sci-fi
A obra acompanha a história de Miranda, uma jovem que possui o poder de, com a força da mente, infligir medo às pessoas ao seu redor. No entanto, ela não possui memória sobre seu passado e de quem realmente é.

O livro é uma ficção científica bastante leve com um andamento bastante fluído, não se preocupando com detalhes ou justificativas reais para os fatos utilizados.

Gostei do livro e da escrita do autor. Os personagens têm uma construção boa e o leitor consegue se identificar com eles. A história tem alguns pontos bem viajados mas que podemos pensar como uma licença poética :D

A história tem aquele início mais lento onde o leitor, junto com a Mirando, é situado em como as coisas são e como funcionam. O arco iniciado nessa obra é concluído, deixando, no entanto, várias pontas soltas que deverão ser respondidas nas duas sequências do livro.

Bruna 18/03/2020

Amei esse primeiro volume. Aquele tipo de narrativa que te intriga do começo ao fim.
Ansiosa pelo número dois. ;)

Lane @juntodoslivros 22/02/2017

O que fazer quando você não lembra quem você é?
Quando me interessei por Memória Falsa achei que fosse uma distopia só por conta da capa. Digam-me que não dá para deduzir isso? O livro não é uma distopia. É uma mistura de suspense com ficção-científica adolescente. E eu adorei!

Miranda North acorda sem nenhuma memória do passado. Só o que sabe é seu nome e idade. Na praça de alimentação, em um shopping, ela avista um segurança e decide pedir sua ajuda, mas ele a ignora e isso acaba abrindo sua mente para um poder desconhecido. Todos na praça de alimentação entram em pânico e saem correndo, fugindo de algo invisível. Muitos acabam mortos ou feridos. O que ela fez?

É quando ela vê um rapaz sentado em uma das mesas. Calmo e a olhando de longe, ele a chama para se juntar a ele. Por que aquele garoto não fugiu como os outros? Será que ele poderia ter respostas sobre o seu passado? Peter sabe o que Miranda fez e quem ela é. Está disposto a ajudá-la. Sem memória, ela não tem como descobrir se ele a conhece de verdade, mas terá que arriscar.

“Eu podia ficar ali e continuar sem respostas, ou podia me arriscar com o garoto maluco sem medo. Eu não tinha muita escolha.” Página 21

Com Peter, ela descobre que os dois fazem parte de um programa genético desde crianças, onde os professores lhes deram habilidades de combate. Uma delas é o poder psíquico de instalar medo no cérebro das pessoas. Os professores denominam as pessoas com esse poder de Rosas, por causa do cheiro de rosas que eles exalam quando o usam. Isso foi o que Miranda acabou fazendo com as pessoas na praça de alimentação quando se sentiu ameaçada. Uma habilidade poderosa dessas poderia ser muito perigosa se usada de modo leviano.

“- Você é parte de um experimento. Para obter paz por meio do caos. Você é a esperança de um futuro melhor.
- Isso soa clichê, doutor.
Ele assentiu com a cabeça.
- E muito. Mas esse é um dos sacrifícios que fazemos.” Página 50

Enquanto Peter a leva de volta para a “casa”, ele lhe conta que existem mais duas pessoas assim como eles: Olive e Noah. Os quatro sempre foram inseparáveis, formam uma família. Porém, por algum motivo, Olive e Noah fugiram e agora eles devem descobrir o porquê.
Com apenas alguns flash de seu passado, Miranda decide seguir Peter e descobrir mais. Essa busca acaba se tornando mais do que ela imaginava. Alguns perigos e segredos assombrosos vão sendo revelados. Talvez o passado esquecido tivesse sido uma melhor opção.

Além desses quatro principais personagens, alguns outros vão surgindo, onde um deles é uma peça bem importante para alguns mistérios: Rhys.

Esse livro começa com muito mistério, mas as coisas vão sendo bem reveladas. A escrita é bem dinâmica e dá a impressão de uma leitura bem rápida. É como se o autor não conseguisse esperar para contar ao leitor o que está acontecendo. Adorei isso! Nunca tinha lido um livro com uma dinâmica tão boa. Porém isso acabou comprometendo um pouco algumas pequenas partes. Algumas cenas passavam tão rápido que o autor esquecia-se de certos detalhes a serem ditos antes de outros serem afirmados. Mas calma! Nada que comprometa o entendimento da história. E se você está atrás de um livro com ação, luta e correria, esse livro é a minha recomendação.

Opa! Não posso esquecer de dizer que Memória Falsa faz parte da Trilogia Falsa. Os outros dois livros já foram lançados aqui no Brasil pela Editora V&R. Não posso deixar de me empolgar para ler essas continuações. Se o ritmo continuar o mesmo, vai ser show!

site: http://www.lagarota.com.br/2016/06/resenha-memoria-falsa-dan-krokos.html

Cristiane 13/02/2017

Confesso que quando vi a sinopse desse livro, fiquei com muita vontade de ler. Como sempre, criei muitas expectativas. Sou a expert nisso. Mas, parece que eu deveria ter esperado um pouco menos.

A história começou muito bem. Logo de cara conhecemos Miranda, ela sabe o nome dela, sabe em qual cidade está, mas não se lembra de onde veio, quem ela é, se tem pais, irmãos e não lembra nem de onde mora. Ela acordou deitada em um banco em uma praça. Dentro de um shopping ela pede ajuda a um segurança que se recusa a ajuda-la por achar que ela estava mentindo sobre ter perdido a memória.

Mas, em um momento impensado, Miranda causa uma confusão no shopping e várias pessoas acabam morrendo por causa disso. Ela não entende muito bem o que estava acontecendo, até encontrar Peter um garoto que afirma ser seu amigo, e promete explicar tudo para ela.

Depois de saírem dessa situação terrível que Miranda se meteu sem querer, Peter explica para ela o motivo dela ter causado aquela situação. Ela disparou uma carga de energia psíquica que afetou o cérebro das pessoas que estavam naquele shopping, despertando o medo nelas, por isso todos saíram correndo e uns acabaram se jogando no vão do shopping. Quando li essas informações, fiquei intrigada. Que papo é esse de onda psíquica? O cérebro dela foi desenvolvido para conter multidões e ele permite com que ela sobreviva a uma terapia genética que as pessoas denominadas como Rosa são submetidos.
Além de Peter, Miranda tinha mais algumas pessoas muito importantes do seu passado. Uma delas foi causadora da perda de memória dela. Os Rosas tem que tomar uma injeção todos os dias para evitar a perda de memória deles. As injeções de Miranda foram sabotadas por semanas, por isso ela perdeu a memória, e a pessoa que fez isso, era quem ela mais confiava no passado que ela mal lembrava.

“Você é parte de um experimento. Para obter paz por meio do caos. Você é a esperança de um futuro melhor.”

Noah, Olive e o Dr. Tycast, fazem parte do passado dela, mas ela não sabe quem são eles. Além do mais, Noah e Olive estão sumidos, e ninguém faz ideia do por que eles fugiram, e envolveram Miranda nessa história.

Achei que muitas coisas que aconteceram nesse livro foram muito corridas e mal explicadas. Duas pessoas muito importantes morrem, só que sabe quando não te convence a forma que elas morreram? Então... Miranda confiou muito rápido no que estavam contando para ela. Mesmo ela não tendo muita opção, eu teria sido mais desconfiada.

Muitas revelações estão nas memórias do passado de Miranda, mas cabe a ela guardar para si mesma ou contar para os amigos. Outra coisa que me incomodou muito na história: se fala muito em pessoas que foram as criadoras daquele projeto, falam até de clientes interessados em usar os Rosas para algumas coisas, mas não ficamos sabendo direito como foi isso, quem fez isso, se é uma empresa, se o governo está envolvido, nada. Isso me deixou decepcionada, mas como é uma trilogia, tenho esperanças que nos próximos livros as respostas que estão faltando apareçam.

“Só uma pessoa cínica pensaria que tudo isso foi por dinheiro.”

As continuações já foram lançadas e em breve vai ter resenha aqui no blog. O segundo livro se chama “Visão Falsa” e o último “Futuro Falso”. Essa trilogia tem tudo para ser muito boa, tenho expectativas que no próximo livro, maiores explicações eu vou encontrar e ação do começo ao fim, assim como foi nesse primeiro livro.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2017/02/resenha-memoria-falsa.html#.WKGqzW8rJdg

Karini.Couto 07/04/2016

Memória Falsa de Dan Krokos traz um misto de suspense e adrenalina que eu amo!

Nessa história iremos conhecer Miranda, uma jovem que se vê sem memória dentro de um shopping, a única coisa que ela parece lembra é do seu próprio nome (se é que esse é seu nome!), assustada ela resolve procurar o segurança do shopping, mas ele parece não acreditar em uma palavra do que ela diz, ela vai ficando nervosa e com muita dor de cabeça, o segurança está disposto a detê-la e é aí que as coisas fogem ao controle e tornam-se bizarras. As pessoas que estão no mesmo local que Miranda começam a surtar, alguns pulam do andar, outros são pisoteados e todos estão em pânico, porém o motivo? Não percebemos de cara. Apesar de todo caos ao redor, Miranda está muito mais calma que os demais, de repente um jovem sentado na praça de alimentação está chamando por Miranda, imediatamente após ela se aproximar ele promete respostas sobre o que está acontecendo e quem ela é mesmo assustada, Miranda resolve dar uma chance de o garoto dizer o que está acontecendo, afinal quem mais o faria?

"Finalmente me dei conta da insanidade da situação. Não da loucura de antes, mas a de estar sentada ali naquele momento com 'Peter', enquanto ele falava de perda de memória e energia psíquica. A semente de alguma coisa horrível brotava em meu estômago. A verdade estava próxima e eu não sabia se estava pronta."

Ambos acabam fugindo dos policiais que estão nos arredores do shopping e descobrimos com Miranda que existem outras pessoas como ela, que são capazes de emitir ondas cerebrais e causar pânico ao redor. Miranda e os outros são armas secretas que serão utilizadas em missões especificas para desestruturar e causar pânico conforme ocorreu no shopping.

Miranda, Peter (o rapaz que a ajudou a escapar do shopping), Noah e Olivia (outros como Mirada) logo se veem na busca pelos outros desaparecidos e em uma corrida contra o tempo para que possam de alguma forma evitar que o caos se instale por culpa deles.

A história se desenvolve de maneira rápida e os personagens possuem a característica necessária para nos prender e cativar. Os mistérios envolvendo os jovens com poderes de emitir ondas cerebrais são muitos e ao final da história nos vemos ainda mais surpresos.

Este é um livro com muita emoção e uma busca implacável pela verdade! Não consegui largar um minuto sequer!
Roseane 07/04/2016minha estante
Kari esse se parece com Black Bird?

Karini.Couto 13/04/2016minha estante
Um pouco, tem uma temática parecida.. eu gostei bastante!

Lu Oliveira 05/02/2016

O título do livro já é um spoiler.
Miranda acordou numa praça sem memórias e sem saber onde estava. Não se lembrava de nada, exceto, seu nome. Ela vaga um pouco pela cidade, até que resolve pedir ajuda para um segurança em um Shopping. O segurança acha que ela está zombando dele, e consequentemente surge a maior confusão. Uma dor de cabeça se apossa de Miranda e do nada as pessoas ao seu redor começam a entrar em pânico, muitas são pisoteados e alguns atém morrem. Quando o Shopping já está vazio ela vê um garoto na lanchonete chamando por ela. O garoto diz que a conhece e que ele pode esclarecer tudo pra ela. Ainda com dúvidas se pode ou não confiar nele, ela o segue.
Logo descobrimos que Miranda e outros como ela são capazes de emitir ondas cerebrais que afetam a área do cérebro das pessoas que provoca o pânico.
Conhecemos o Dr. Tycast que cuida deles faz muito tempo, e ele lhe mostra um vídeo do dia em que ela desapareceu.
Ela e Peter tem que encontrar seus outros companheiros desaparecidos. Juntos, eles descobrem que vão ser usados como arma contra a população e eles vão tentar de tudo pra fugir disso.

Não vou me estender muito, pois vou acabar entregando tudo que tem no livro.
Nunca tinha lido nada assim, e achei legal a ideia, maaaaas nem tudo é perfeito. Os personagens são cativantes, a ideia do livro foi legal, mas colocaram uma incerteza amorosa na personagem principal, que meu Deus! Isso me irritou um pouco, mas tirando isso eu gostei bastante do livro.
Lerei os próximos da trilogia, pois quero saber onde tudo isso vai dar.
Recomendo!

Quel 14/11/2015

Memória Falsa
Após passar semanas sem concluir uma leitura, eis que me deparo com " Memória Falsa ", um livro com uma premissa super interessante e de cara despertou o meu interesse.

Em " Memória Falsa " tudo se inicia quando Miranda, se ver em um shopping e aparentemente não consegue se lembrar de nada, somente seu nome e sua idade. Ela não consegue entender o que está acontecendo, e decide pedir ajuda a um policial, porém por saber seu próprio nome e sua idade ele acredita que é uma brincadeira e logo a dispensa. Miranda, sem saber o que fazer vai fazer compras, e mais uma vez ao pedir ajuda ao mesmo policial é dispensada pelo o mesmo motivo. Miranda se irrita com o Policial e uma coisa super estranha acontece, todos ao seu redor recuam e fogem enlouquecidos e o policial cai morto no chão.

Miranda se apavora, porém consegue em meio a multidão ver um garoto, este que parece nem um pouco apavorado pelo o contrário parece ser um único consciente diante da tragédia.

O garoto se chama Peter, e diz ser seu amigo e pede que o siga prometendo respostas ao chegarem em casa. Peter, é bonito e atraente, mas Miranda não consegue se lembrar dele, só sente que ele é um amigo confiável.

As respostas prometidas chegam, e Miranda se depara com memórias, ou seria memórias falsas?

Peter e Miranda são agentes com poderes psíquicos, este que causam tamanha confusão e pavor na mente humana que se torna letal a certo nível. Mas, existem muitas perguntas que ainda não foram respondidas, uma delas é o que ele são, por que são como são, e qual é o proposito por trás de suas missões ?

Miranda, Peter e seus amigos( Noah, seu ex namorado e Olivia, uma amiga ) irão passar por muitas situações e aos poucos estás respostas serão respondidas e muitas verdades ainda serão reveladas.

As vezes é melhor perder a memória e ter uma nova chance de recomeçar.

site: http://raquel-ebooks.blogspot.com/