Vida em comunhão

Vida em comunhão Dietrich Bonhoeffer

Resenhas - Vida em Comunhão

Matheus.Medeiros 01/03/2024

Vida em comunhão é um clássico de Bonhoeffer, que ele quebra os ideais de igreja, e confronta-nos em como podemos nos relacionar sem estarmos vinculados a Cristo.
É incrível o quanto algumas verdades ditas permanecem perenes ao nosso tempo.

Luiz Gustavo 27/02/2024

Obra classica de Bonhoffer, considerado martir cristão na resistência contra a Alemanha nazista durante a 2ª Guerra.

Com reflexões pastorais confrontadoras, o livro questiona se entendemos de fato o verdadeiro significado da comunhão cristã e se estamos cumprindo ou negligenciando o chamado à comunhão.

Um livro pequeno, mas muito denso.

Eduarda.Braga 01/02/2024

Fantástico esse livro?

"Quem poderá ser realmente fiel nas coisas grandes, se não aprendeu a ser fiel nas coisas do dia a dia"

Alex JR 06/10/2023

Comunhão
Vida em comunhão, em certa medida, busca colocar em prática os conceitos expostos por Bonhoeffer em Discipulado. Trata-se de uma reflexão sobre a prática comunitária em seu sentido lato como passo essencial para revigorar a fé e lhe dar sentido. A trajetória desse mártir cristão do século 20 confere a seus escritos ainda maior relevância, inspirando aqueles que almejam tornar a Igreja relevante para a sociedade do século 21.

Reinan.Barbosa 13/09/2023

" Vida em comunhão " te convida a voltar a atenção para o valor da irmandade cristã, te leva a entender o peso e o valor em chamar uma pessoa de meu irmão doado por Deus em Cristo Jesus, um tema muito nescessário nesses dias, a qual não damos muito atenção e acabamos perdendo a oportunidade de apreciar toda a beleza , toda sua harmonia só sendo possível através de Jesus e assim encontramos vida nessa comunhão em comunidade !!!

Dani 22/06/2023

Assim como discipulado, também de Bonhoeffer, esse livro é muito profundo. Por ser curto, acaba sendo criada uma ilusão de que vai acabar abordando o tema de modo superficial, mas ele o fez de um modo muito completo.

Roger.motta 09/05/2023

Vivendo em comunhão
Pelo autor ser luterano, carrega muita coisa da sua teologia, mas de uma forma geral oque ele propõe do que é viver em comunhão, sua importância, como viver pode contribuir e muito para a igreja atualmente, muito do que o autor descreve a igreja tem perdido e seria necessário recuperar

Leandro 23/02/2023

Livro fantástico
Esse foi o segundo livro de Bonhoeffer que li. De maneira fantástica ele narra a importância de convivências simples na igreja que refletem a comunhão entre os irmãos. Escrito no momento de perseguição, o autor aborda assuntos simples, mas profundos como oração, louvor, estar juntos e também a importância da hora silenciosa.
Independente da ocasião, o livro é relevante e contemporâneo para qualquer cristão.

Felipe 20/12/2022

A didática da comunhão
Esta é uma das obras marcantes do pastor e teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer. De forma simples e didática, este pequeno manual sobre comunhão apresenta aspectos essenciais para o fortalecimento mútuo da fé e há muito negligenciados pela igreja de nossos dias: a devoção silenciosa, a meditação diária da Palavra junto com a oração, a dedicação ao serviço (não se trata de ter um cargo na igreja, mas tempo para se dedicar ao próximo, que é seu irmão) e finalmente a confissão de pecados ao irmão como instrumento de libertação e cura. De fato, uma obra que deveríamos ler pelo menos uma vez por ano e avaliar nossa caminhada genuína de fé!

Elber.Joaquim 30/10/2022

Esse foi o...
...segundo livro de Dietrich Bonhoeffer que eu tive contato. Tive conhecimento dele devido a uma citação em um livro de Timothy Keller. Sua abordagem sobre comunhão, serviço e confissão de pecados
(capítulos 01, 04 e 05 respectivamente) foram os melhores. Os demais (02 e 03) precisam da contextualização de quando é onde ele escreveu para serem melhor compreendidos.

Euriano 24/10/2022

Leitura obrigatória para quem é cristão
Esse livro foi escrito como um guia para a igreja que o Bonhoeffer pastoreava. Igreja essa perseguida pelo regime nazista.
Bonhoeffer trata com esses perseguidos do assunto principal, o mais importante pra igreja: a comunhão.
Uma verdadeira epístola para esse mundo contemporâneo.

VS06 12/08/2022

A nova versão traduzida diretamente do alemão de uma das maiores obras de Dietrich Bonhoeffer, membro da Igreja Confessante, oposição à parte da igreja alemã que se aliara ao partido nazista de Hitler.
Bonhoeffer escreve a partir da experiência no seminário de Finkenwalde, como uma espécie de relato prático do que acontecia na comunidade, uma tentativa de concretizar o que ele mesmo escreveu na obra anterior: "Discipulado".
O livro fala da comunhão em si, do silêncio matinal, do culto público, da oração baseada nos Salmos, do canto congregacional, aconselhamento, escuta ativa, confissão de pecados e ceia do Senhor
Alguns conceitos parecem estranhos para nós como evangélicos não luteranos do séc. XXI, mas alguns capítulos têm insights interessantes: "Facilmente esquecemos que a comunhão dos irmãos na fé é um dom gracioso do Reino de Deus, que pode nos ser tirado a qualquer momento." e
"Quem ama mais a sua visão idealizada de uma comunhão cristã do que a própria comunhão cristã acaba sendo um destruidor dessa comunhão cristã."

Abner.Souza 05/08/2022

Muito fácil de entender cada capítulo. A comunhão que devemos ter com Deus, principalmente, deve paltar a nossa vida diária para conseguirmos ter comunhão com o meu próximo.
Se eu não tenho comunhão com Deus, eu não consigo ter comunhão com o próximo.

Mimi B. 07/06/2022

Esse é o segundo livro que leio do Bohnhoeffer e, às vezes, ele me dá impressão de que não tem tempo a perder com mimimi. Sua igreja tem muitas tretas? Seja agradecido! Elas vão te ensinar. ?
Não chego a achar isso um problema, sabe-se lá o quanto as novas gerações, nas quais eu me incluo, precisam mesmo dessa sacudidela, desse despertamento. Considerando que esses escritos vem de uma pessoa sobre quem foi dito: "Ele foi uma das poucas pessoas que conheci pra quem Deus era real e sempre próximo", propriedade pra falar assim não lhe falta.

Não acho o texto dele de leitura fluída. Com frequência é preciso ler duas vezes pra compreender.
Dito isso, depois de finalizar a leitura, consigo entender porque é o livro favorito de algumas pessoas que admiro. Ele tem muitos conselhos práticos para a vida na igreja, como ter uma comunhão melhor. Bonhoeffer nos mostra de forma bem direta o caminho para servir de maneira excelente.
Por vezes na leitura, a gente, que faz parte de uma igreja, se depara com insights tão preciosos que tem aquela sensação de, "uau, você sabe como eu me sinto ou já me senti."
Muitos ensinos bons que podem enriquecer a vida de todo cristão que tiver a chance de ler.
Daqueles livros pra ser relido de tempos em tempos.

Tiffany 26/02/2021

Desafiador
É um livro que desafia o que entendemos da Vida em Comunhão, nos lembrando o que é devoção a Deus.
Durante a leitura percebi que vida com Deus é uma vida EM comunhão com outros cristão.
Vale a pena ler tanto se você é um líder quanto se você não é um.