Detalhes Sórdidos

Detalhes Sórdidos Fernando H. de Marchi

Resenhas - Detalhes Sórdidos

Silvio 23/03/2024

O autor fala sobre a vida comum, normal de muitos homens comuns, normais, porém com a diferença que diz muitas verdades "indizíveis". Muitos homens escondem certas coisas por vergonha, medo, ego, hombridade, etc. e tal. De sórdido, não vi nada, até porque usa uma linguagem recatada, sem termos considerados de baixo calão.
Ele diz muitas verdades, tais como: aluno "burrinho" (o que há muitos), mau aluno, adolescente de pouco (ou nenhum) sucesso com garotas, virgem ainda aos 19 anos. Ninguém assume tais situações, sempre afirmam exatamente o contrário (que rapaz de 19 anos diz que ainda é virgem?). Mais tarde, "cria juízo", estuda, trabalha, namora, casa, sobe na vida.
Algo muito interessante é que ele cita muitas frases famosas e/ou de efeito de diversas personalidades; achei isso ótimo.
Mais ou menos até o meio do livro, vai tudo muito bem. Depois ele cai no clichê, nas mesmice. Torna-se rico e todas as mulheres se entregam, se apaixonam e se decepcionam; torna-se o rei da mulherada...puts...se apaixona por uma delas.
Tem o azar de se casar com uma mulher que não gosta de sexo, para quem o sexo é sujo, proibido, tanto que ela o abandona. Depois procura se redimir de todo o mal que acha que causou.
Logo adiante entra na filosofia e diz toda a besteirada que o modismo atual prega e defende; concomitante com isso, acontecimentos muito forçados. Até parece autor americano tradicional.

Alê Sousah 03/07/2023

Um misto de emoções com esse livro
Esse livro me deixou com raiva e também me emocionou, mas somente no final, porque no decorrer do livro foi raiva por cima de raiva...
O protagonista se tornou um escroto no decorrer do livro e complicou sua vida quando estava fácil de consertá-la. Apesar de tudo, gostei dele ter ganhado uma nova chance, todo mundo merece uma.

dudica. 27/12/2022

um bom livro, vai (TIRANDO A CAPA, PELO AMOR :O)
o livro conta basicamente a história de vida do protagonista (não entendi se ele é alguém inventado ou é o próprio autor). apesar de, no começo, ter me interessado no livro, a partir do momento em que o personagem começou a tomar escolhas """erradas""" peguei foi ÓDIO dele! a leitura no geral foi agradável e meio lenta, diria que foi bem mediana.

eu até entendi o sentido do livro em mostrar os erros do protagonista e basicamente mandar um "NÃO FAÇA ISSO!", mas não pude evitar de me afastar e sentir pouca empatia por ele (por boa parte da obra pelo menos), até o final senti muita empatia e dó das mulher que ELE se relacionava e muitas vezes iludia (inclusive, como é que brotava tanta mulher bonita e interessada nele? KKKK).

eu dei essa nota principalmente pelo final, a partir do momento em que ele ? com aquele acontecimento ? finalmente tomou vergonha na cara e mudou verdadeiramente, ali sim eu finalmente peguei pelo menos um pouco de gosto por ele. outro ponto que foi posto de uma forma ótima, na minha opinião, foi aquelas citações e frases reflexivas que foram colocadas, elas realmente me colocaram para pensar e me fizeram aprender e refletir assuntos sobre vícios, a relação das pessoas com poder e o próprio machismo retratados na obra (além dos outros tópicos discutidos)!

Franciane36 26/10/2022

Lir em 2021. Gostei muito do desenvolvimento do personagem. De como ele contou a história dele......

smari 04/06/2022

Leia até o final.
Com certeza esperava outra coisa, principalmente por conta da capa, mas a verdade é que esse foi um livro que eu li na força do ódio do início ao fim. Há varias citações e frases com as quais tive de concordar (algumas até usei nos históricos de leitura), mas o posicionamento egocêntrico, machista e avarento tirou qualquer chance de me fazer simpatizar com o personagem. Com diversos posicionamentos completamente errados e sem o menor sentido o orgulho e a prepotência mostram a face da maioria dos homens branco e ricos da sociedade.
A resolução de que somos escravos do nossos desejos e que a única salvação é redirecionarmos nosso centro de amor para algo maior e não nos amarmos em primeiro lugar não condiz com o que acredito. Verdade seja dita, aquele que não se ama não é capaz de amar ao próximo, aquele que não se ama, não se valoriza e não se importa de ser deixado de lado diversas vezes para o bem do próximo (por mais prejudicial que isso seja, tanto para ele quanto para o bem comum), assim, o amor próprio se faz tão importante quanto o amor ao próximo, afinal ?ame ao próximo como a TI MESMO?.
No fim, apesar dele ter chego no fundo do poço e batalhado para se reerguer como uma pessoa melhor, como alguém com princípios de verdade, não me impediu de continuar não simpatizando com ele.
Cabe aqui uma última reflexão: viver é uma arte, e eu acredito piamente nisso, pois é tudo uma questão de equilíbrio e alcançar tal equilíbrio é extremamente difícil, mas o mais importante é que não existe apenas um meio para isso. Assim vamos erra e acertar, o importante é fazer de nossos erros aprendizado.

Leticia.Bicalho 01/06/2022

AAAAAAAAHH
O livro que você odeia o protagonista até os 45 do segundo tempo, mas a prorrogação não decepciona!!

Vanessa182005 31/03/2022

Não foi tão detalhado assim.
Não achei muitos pontos a criticar, teve um que é recorrente e me incomodou, ele esta frequentemente criticando a liberdade dada aos jovens, mas se utiliza dessa liberdade constantemente, mas não e algo que foi de grande incômodo porque o ser humano e hipócrita e está em constante transformação.

Souza377 14/03/2022

Não julgue pela capa...
Apesar da capa do livro ser um pouco apelativa, o conteúdo do livro não é. Mesmo com alguns trechos do qual o autor fala sobre sexo, não é nada apelativo ou pornográfico.
A história em si é muito boa, leitura rápida e fluída. Bons exemplos sobre as condutas dos homens e mulheres, independente de estarem se relacionando ou não.
Recomendo a leitura.

Narah 20/11/2021

"não julgue o livro pela capa"
Admito que julguei o livro pela capa, (a capa é horrível) achei que iria largar ele, mas dei uma chance, parece uma autobiografia (mas não como as outras) como diz na sinopse, é um desabafo, o autor conta sua história dês de criança, você sente empatia no começo, e por causa de alguns acontecimentos no começo da sua vida adulta (eu chorei nesse acontecimento, senti pena e muita frustação, demorei uma semana pra conseguir voltar a ler, pra superar o acontecimento), ele muda muito, e começa a ter um comportamento machista, e nojento, foi decepcionante, (mesmo assim, não conseguir parar de ler), no caminhar da história ele se arrepende, e é realmente emocionante, dei 4 estrelas, me surpreendeu, e me ensinou algumas coisas, esse livro está cheio de marcações, sabe aquela frase "aprender com o erro dos outros", é isso, eu recomendo bastante, é uma leitura fácil e rápida!

cinnamon1 17/11/2021

Livro ou autobiografia
Li ele na play livros e na época estava de graça mas não sei atualmente. Preciso falar como essa capa é feia e que se fosse feita de outra forma concerteza teria mais leitores.

A leitura foi razoável ouso dizer que o livro é uma autobiografia mas se não for foi muito bem escrito no quesito detalhes.

Impossível não se irritar, sentir empatia, nojo e repúdio das ações do personagem.

Recomendo a todos a leitura no começo pode ser pouquinho confuso mas depois você vai entendendo o que está acontecendo.

Amanda Falcao 28/10/2021

Conta a história pessoal desde a adolescência com suas descobertas, até a fase adulta e seus desafios de se descobrir... Escolhas erradas fez dele um homem rico, mas vazio por dentro. Maravilhoso a forma dele se redescobrir e seguir o caminho correto. Gostei, mim prendeu.

Gabriela. 26/08/2021

JULGUEI, MAS ME ARREPENDO!
Como disse o velho escritor Artur Charles Clarke ?Nunca julgue um livro pela capa, pois, o seu conteúdo pode ser surpreendente!? e realmente me surpreendi, pois, mesmo com essa encadernação terrível, conseguiu me tirar da ressaca literária e me cativar com a história!

Senti-me como no filme ?Forrest Gump ? O Contador de Histórias.? Pois, enquanto esperava meu ônibus para ir ao trabalho o Sr. Gabriel Bianchi contava me a história de sua vida.

stephany :) 30/06/2021

Uma vida em um livro. Capa horrível mas a escrita é muito boa e a narrativa muito envolvente.

Foi um misto de emoções senti pena, empatia, nojo e com certeza repúdio.

Eu não sei se é uma auto-biografia mas ouso acreditar que sim. Eu tentei ler esse livro de um ponto de vista mais aberto, sem julgar mas foi  literalmente impossível, eu me peguei não concordando com várias atitudes dele, em certos momentos eu conseguia entender o lado dele mas eu comparei em vários momentos qual seria o meu posicionamento se eu estivesse no lugar dele e cheguei a conclusão que ele complicou muitas situações fáceis de serem resolvidas por puro orgulho, porque ele era um babaca prepotente e egoísta, além disso ele teve muitos posicionamentos completamente machistas. Depois de um certo acontecimento ele realmente se dá conta de que estava sendo um otário e finalmente decide mudar de comportamento mas ele literalmente teve que chegar ao limite pra perceber que era um sem noção. Em muitos momentos eu só conseguia pensar em como ele era tão inteligente mas também tão burro ao mesmo tempo e mesmo depois da mudança de comportamento  eu não consegui simpatizar com ele, e nem com os novos ideais dele, porque eu não concordo em nada com a conclusão em que ele chegou e não consegui me identificar em nada (talvez isso mude um dia até porque ele tem 38 anos no relato e eu tenho apenas 16) mas achei meio "blé" a conclusão em que ele chegou.
Narah 20/11/2021minha estante
Eu tive o mesmo sentimento quando li.

Elaine737 06/01/2024minha estante
Seria ótimo se tivesse continuação