Vigiar e Punir

Vigiar e Punir Michel Foucault

Resenhas - Vigiar e Punir

Emyllaynny.Freitas 04/06/2021

Nem 4, nem 3,5
Eu tive muita dúvida ao avaliar esse livro. Pontos positivos:
1. É um livro extremamente rico enquanto relato histórico ??o autor acerta muito ao colocar os fatos históricos enquanto apresenta seus ideais
2. É uma obra muito reconhecida e tem razão

Pontos que me incomodaram:
1. Leitura densa, nada fluida (eu não esperava que fosse fluido, lógico, mas ao ler Beccaria, meu instinto me disse que Foucault poderia sim ter escrito de forma fluida) ?? já dizia minha amiga Rafaela Bartholo: "ele não escreveu para ser lido, escreveu para ser decifrado"
2. Acho que o que apontei no 1 acontece porque o autor, muitas vezes, parece se perder ao apresentar ideias
3. Acaba rodeando em uma "ideia" e nem sempre senti que ele concluiu aquilo, porque simplesmente não consegui "captar a mensagem"

Logo: 3,5 ? ?? devido à minha experiência com o livro
4 ? ?? devido ao conteúdo e relatos históricos
Acho que é isso, e espero fazer alguma releitura futuramente depois de amadurecer um pouco.
Jorisdana 05/06/2021minha estante
resenha perfeitaa, me sinto exatamente assim com ele. Livro rico, escrita complicada além da conta.

helo 14/09/2021minha estante
me sinto assim sobre focault, nada a ser lido mas tudo a ser decifrado haha

Emyllaynny.Freitas 14/09/2021minha estante
KKKKKKKk impossível né

Allan Coelho 16/01/2022minha estante
Melhor resenha kkkkk me sentindo representado

Emyllaynny.Freitas 17/01/2022minha estante
KKKKKKKKK Que bom que se sentiu representado

Pamellascoelho 25/05/2021

Livro muito bom e atemporal. Acho válido que todo mundo da área jurídica dê uma lida nessa obra.

Elaeseusromances 17/05/2021

Releitura
Foi uma boa releitura, mass como e um livro que não faz meu gênero eu não falaria nossa vc tem q lê tal livro pra muitas pessoas do meu círculo social, fora isso super indico pra quem vai entra na faculdade de direito ou tem vontade de lê.
Ingrid.Vaillant 17/05/2021minha estante
Li esse livro na faculdade e gostei mt

beatriz 14/04/2021

Quem sou eu pra falar de Foucault
Inocêncio 14/04/2021minha estante
A melhor resenha possível hahahahaha

beatriz 14/04/2021minha estante
kkkkkkkkkkk

Issão 13/04/2021

Atualíssimo
Foucault é brabo demais.
A percepção de uma sociedade de vigilância é algo absolutamente acurado, certeiro e que continua atual, mesmo quase 50 anos depois.
Tendo lido alguns autores que se predispõe a atualizar seus conceitos, comentei com um camarada dias atrás sobre a desnecessidade dessa atualização, por mais que as formas se tenham atualizado com o tempo.
Coisa que agradou demais foi também a condução do texto, que me mergulhou em um sem fim de dúvidas e curiosidades, pra arrematar a obra com um capítulo final grandioso e imensamente explicativo.
Atemporal e urgente.
Karin 13/04/2021minha estante
Michael Foucault é um autor que transcende o tempo. Excelente obra

Daniel.Nascimento 22/03/2021

Curioso
Uma forma diferente de observar as coisas. Essa obra - Vigiar e Punir - parece ser algo masoquista, no entanto nós enganamos. Podemos observar uma alternativa de interpretação para a realidade atual que vivemos. Recomendo a leitura, muito intrigante...

Hugo.Lousada 21/03/2021

Fraco, bem fraco.
Existem vários fatores que podem ter feito com que a minha experiência com esse livro tivesse sido ruim. Li em pdf, numa versão ainda bem precária se comparada à clareza visual e interpretativa dos livros dos últimos 6 anos pra cá.

Piorando a situação: é muito amplo, o escopo do livro poderia ter sido mais afunilado - em vários momentos parece que o autor rodeia, rodeia, rodeia e não conclui, não termina de formar o pensamento.

Por ser um clássico e um livro muito comentado, de um autor tbm muito comentado, por sinal, eu esperava bem mais. Não é um livro ruim, é um livro de "ok" pra menos, mas razoável: falta clareza nas ideias propostas por Foucault em alguns momentos.
Daria facilmente pra excluir umas 100 páginas do livro, sem exagero! Cansativo e bastante complexo.

Em um livro (Paisagens do Medo) do Yi-Fu Tuan, é dito basicamente o essencial sobre as punições e sobre as prisões, de um jeito diferente de como Foucault diz, mas dizendo a mesma ideia e de um jeito mais leve e entendível - no livro do Yi-Fu Tuan não é dada a mesma amplitude sobre o assunto (por não um livro apenas disso), mas é bom e inclusive melhor, ao menos nessa parte.

Enfim, não gostei, não.

miguelogin 19/01/2021

Cidades Carcerárias
Foucault estabelece um fortíssimo link entre o exercício do poder e a construção das "ciências" humanas nos últimos séculos. A partir de uma análise sistemática da constituição e perpetuação do que hoje conhecemos como "prisões" e "delinquentes", Foucault revela como as técnicas de normalização dos corpos se difundem em meio à sociedade moderna para além da instituição carcerária, constituindo a essência do conflito político entre aqueles que legislam e aqueles que obedecem, aqueles quem vigiam e aqueles que punem. Se remodela em decorrer da sociedade capitalista o valor atribuído ao corpo e portanto se reinventam os dispositivos de normalização em prol de uma "economia" do poder.

Evangleyson 14/01/2021

Foucault apresenta aqui conceitos que o consagraram, relativos a modelos institucionais/sociais de controle e disciplina. Parte da história dos surgimentos das prisões na França, caminhando predominantemente no séc. XVIII e XIX, para referenciar sua teoria de que diversos contextos (hospitais, escolas, as próprias prisões..) pressupõem disciplinar camadas menos favorecidas socialmente em detrimento das mais poderosas. Traz desde o suplício à prisão, mostrando como a construção da pena subjuga os sujeitos e não traz a solução esperada sobre a violência humana. É um excelente escrito que serve como referência para diversas áreas, desde o Direito Penal até a Saúde.

Clara 25/12/2020

Primeiro livro que leio do Foucault que me deixo apaixonada por sua escrita e a relação do poder que esse discerta, principalmente no aspecto carcerário. O Foucault realiza uma análise histórica e social acerca das formas de punição ao longo da história e como esses métodos foram se modificando.

Nabê 25/12/2020

Leiam Foucault!!!
Vigiar e Punir é o primeiro livro que leio de Michel Foucault, mas foi o suficiente pra me fazer decidir ler as demais obras do autor.

Nesse livro, Foucault discorre acerca das diversas formas de punição adotadas pelas sociedades ao longos dos séculos, construindo o caminho até as prisões. Ao dissertar sobre os presídios, Foucault escreve também sobre a disciplina de forma espetacular.

É um livro necessário a quem deseja ou necessita entender o nascimento da prisão como cerne do sistema punitivo e quais são suas reais funções.

Vitória 02/12/2020

Um dos livros mais completos sobre o tema
Esse é o tipo de livro que você leva dias para terminar, pois o ideal é uma leitura lenta pra compreender todos os aspectos que o autor trabalha. Comecei a ler em um projeto de leitura e para a faculdade e me surpreendi com os vários temas que foram abordados. É uma grande linha cronológica de como a punição e os meios dela e para ela foram se desenvolvendo. Vale a pena insistir na leitura.

Juliana JRS 02/11/2020

Leitura obrigatória para quem é da área do direito e muito importante para as pessoas em geral. Interessante ver como o instituto da prisão é falho desde o seu nascimento.

iammoremylrds 10/09/2020

gostei bastante do livro, me surpreendi pelo fato da leitura ter fluido bem com ele também