Vigiar e Punir

Vigiar e Punir Michel Foucault

Resenhas - Vigiar e Punir

Locimar 04/09/2020

Domesticando corpos!
Lendo Foucault compreendi muito como funciona a domesticação dos corpos na escola! Necessário!

Eduarda 02/09/2020

Conteúdo interessantíssimo
Apesar do conteúdo extremamente importante, achei uma leitura um pouco arrastada, com uma linguagem e pontuação um pouco confusa, mas com certeza irei reler futuramente.

Mariana.Paula 19/08/2020

Michel Foucault é meu pastor, e sua perspectiva teórica não me faltará.

Geison.Pacheco 15/07/2020

Acredito que a maior contribuição de Foucault em suas obras é a de "desnaturalizar" aquilo que já consideramos normal. Em Vigiar e Punir é a vez de desmistificar a prisão e mostrar como outras instituições se parecem com ela.

Gabriel 14/06/2020

Que livro!

Karina 14/06/2020

"a visibilidade é uma armadilha"
Um livro muito fácil de entender, com a linguagem simples e fluida. O autor consegue deixar muito clara a construção da ideia entre as instâncias de vigilância e as variadas instituições de poder. Excelente!
Douglas 28/10/2020minha estante
Adorei a resenha

Karina 29/10/2020minha estante
Obrigada! Já leu esse? ?

Mari 24/05/2020

li porq é uma leitura obrigatória da faculdade e eu tive que fazer um trabalho sobre ele. É um livro muito pesado de ler.
Camila1856 24/05/2020minha estante
Minha professora tbm indicou esse livro

Mari 24/05/2020minha estante
a leitura é um pouco cansativa, mas é bom.

Julia.Ferraroli 10/05/2020

Muito bom mesmo, a leitura é um pouco cansativa, mas é um classico da filosofia

Ally leitora 30/04/2020

Um dos primeiros livros que li no início da minha graduação em Direito. Leitura essencial, debate muito necessário. Alguns livros tem o poder de nos moldar e esse é um deles.

Meury3 25/04/2020

Análise crítica e histórica da Punição.
Um livro, sem sombra de dúvidas, excepcional. Foucault faz um estudo extremamente detalhado sobre a modificação do modo de punir no decorrer do tempo. Da punição pública perversa, estilo espetáculo, a instituição da prisão.
O livro é divido em tópicos, os que achei mais relevantes foram o do Suplício, nele Foucault detalha o horror das punições baseadas na aplicação do maior sofrimento possível aos condenados. E o tópico Prisão, em que o pensador faz análises críticas sobre a real efetividade desse meio de punição, demonstrando que, ao contrário do que pensa a sociedade comum, a Prisão, já aquela época, mais contribuía para o aumento da Violência do que para sua redução.
Não é uma leitura fácil, Foucault exige um pouco do seu leitor, porém vale a pena!!!
Capítulos como o corpo dos condenados, o espetáculo do suplício, sobre as instituições completas e Austeras e o Sistema Prisional, penso que são os mais importantes da Obra.

Passagens que mais gostei:

Cap. 1 - Há muito que Beccaria dissera: O assassínio que nos é apresentado como um crime horrível, vemo-lo ser cometido friamente, sem remorsos. A execução púbica passa a ser vista como um fogueira onde se reacende a violência.

A justiça persegue o corpo para lá de todo o sofrimento possível.

Cap. 3 - O direito de punir passou da vingança do soberano para a defesa da sociedade. Mas está agora recomposto com elementos tão fortes que se torna quase temível.

Cap. 9 - A prisão não pode deixar de fabricar delinquentes. Fabrica-os pelo tipo de vida que os reclusos são obrigados a levar.

É mais prudente reconhecer que a lei é feita para alguns e que se aplica a outros.

A lei e a justiça não hesitam em proclamar a sua necessária assimetria de classes.

Srta.Araújo 22/04/2020

Eu li esse livro porque eu vi um video do tempero drag "repensar a prisão". E ao ver o video eu entendi o que ela disse, mas de um jeito extremamente superficial, já que até entao eu nunca tunha parado pra pensar sobre e uma das indicações que ela deixou no video foi esse. O meu objetivo era ler e ver se ao ler a minha visão sobre o que ela propos seria a mesma. E o que eu posso dizer depois de ter lido e revisto o video é:
"Hoje, a prisão não regenera nem ressocializa ninguém; perverte, corrompe, deforma, avilta, embrutece, é uma fábrica de reincidência" Evandro Lins

Gabri 18/04/2020

Disciplina
Ótimo livro! Dentre aqueles (poucos) que li do Foucault, achei aquele com uma linguagem mais acessível, embora essa acessibilidade não deixe o livro com menos profundidade.
Em resumo, o livro mostra como a emergência do regime disciplinar se expandiu por diversas áreas da sociedade e encontrou, na prisão, uma instituição para se exercer.
Recomendo!

João Paulo 02/04/2020

Chato que só ele...
Ha quem veja em Vigiar e Punir um livro obrigatório para o estudante ou operador do Direito. Sinto informar, mas não é. Os pilares da obra de Foucault foram introduzidos no sistema penal, e isso de alguma maneira permite a identificação entre leitor e a obra, mas nem por isso a leitura é agradável. Sao parágrafos imensos e com pontuação confusa, que tornam a leitura truncada, sem ritmo.

Se o objetivo é poder dizer que já leu, então leia. Se o objetivo é ter, nesse livro, uma obra que vá abrir a sua mente, então procure outro.

Márcio 18/07/2019

Necessário
Para quem cursa direito uma leitura obrigatória