As Cariocas

As Cariocas Sérgio Porto

Resenhas - As Cariocas

Edson Camara 12/01/2024

Sergio Porto lançou as histórias de As Cariocas em 1967 portanto a primeira coisa a se fazer é relevar a imagem estereotipada das mulheres desta época na sociedade brasileira. Muito destes enredos não pegam bem atualmente e devem ser lidos a luz da época que era machista e preconceituosa.
São seis histórias sobre mulheres bonitas e sedutoras que vivem em diferentes bairros do Rio de Janeiro. As protagonistas são: a Grã-Fina de Copacabana, a Noiva do Catete, a Donzela da Televisão, a Currada de Madureira, a Desquitada da Tijuca e a Desinibida do Grajaú. Para quem conseguir desatrelar a atual visão contemporânea dos costumes da época, vai se divertir muito com as histórias que retratam o Rio de Janeiro na década de 1960, com humor, ironia e melancolia.
Eu fui criança nesta época e minha mãe era desquitada, não havia divorcio no Brasil, e sei bem o que é preconceito machista a respeito de uma mulher separada naqueles tempos.

Adelson 30/08/2023

Rio!
Para pessoas nascidas e criadas fora do Rio de Janeiro, ler os contos de Stanislaw Ponte Preta, o Rio é uma terra mágica!
Assim como Machado na sua época escreveu durante a Nova República, agora Ponte Preta escreve sobre um Rio leve durante a Ditadura e mais ainda de deixa localizado em vários bairros famosos e locais famosos.
Gostei da maioria dos contos, porém uns dois deixam a desejar. Porém os que ele entrega com afinco são maravilhosos
Super aconselho a conhecer a terra Mágica da Cidade Maravilhosa.

Delano Delfino 15/02/2023

Livro leve e divertido, cada conto traz uma história sempre referenciando a personalidade de uma mulher com o bairro no qual ela vive, muito bom.

Luciana 06/01/2023

Retrato de uma época
O que mais me atraiu no livro foi o fato de ter sido escrito em 1967 e suas histórias trazerem costumes e pensamentos de uma geração. O que hoje é impensável em termos de comportamento social, há 50 anos não era apenas permitido, mas parece que era incentivado. E também me causou um grande incômodo pela forma como as personagens femininas foram tratadas nas novelas, ou melhor, como eram consideradas à época.

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 21/11/2022

Somente há muito pouco tempo descobri que as cariocas era um livro do Sérgio Porto. A série homônima da globo foi uma das minhas preferidas na televisão. Apesar de algumas questões próprias a época de que foi escrito, é um excelente livro.

Fabio 07/10/2022

Muito divertido!
Apesar de muita coisa ter envelhecido mal - afinal, um livro escrito na década de 60, por um homem, com o objetivo de criar perfil de mulheres cariocas, tidas como encantadoras, musas ? tem tudo para ser machista. E acontece. Ainda assim, em algumas das novelas, como em A Desquitada da Tijuca ou A Currada de Madureira, o machismo é algo que compõe a história e vem como um alerta de sua toxicidade e de como é prejudicial para mulher. Em outras histórias, porém, nota-se que é um vício da época, tudo como natural ou ?apenas um elogio?.

Como carioca, posso dizer que a energia da cidade tá ali, mesmo eu tendo nascido mais de 20 anos depois. Os bairros foram bem retratados, as figuras da cidade também (que, ironicamente, pouco mudaram quase 60 anos depois).

O mais legal é que as histórias são distintas entre si, com muita personalidade, apesar de partirem do mesmo tema: uma mulher e um bairro. Gostei de todas. E lamento apenas não ter tido mais em bairros mais pobres da cidade. Esse livro merecia ser maior, ter mais novelas. Queria, pelo menos, que fossem 10 cariocas em vez de apenas 6.

gótico de bar 12/01/2022

As cariocas
Um livro muito bom! As histórias de cada personagem é maravilhosa. Para quem gosta da estética antiga do Rio, vai amar esse livro.

Emanuel Xampy Fontinhas 28/03/2021

...
Os contos são realmente muito bem escritos, é meu primeiro contato com o autor sob o nome de Sérgio Porto, só o conhecia pelo alter ego Stanislaw Ponte Preta. Porém, ao ler, temos que ter o cuidado de lembrar que, à época, nossos valores atuais não estavam postos, portanto o livro é repleto de passagens machistas, racistas e homofóbicas, ditas com tal naturalidade que hoje em dia choca, mas era o zeitgeist de então.

Laércio Becker 30/01/2021

Impressão sob demanda de uma boa edição, mas sem novidades
Eu já tinha a edição anterior, da Agir (2010). Quando vi esta nova edição da Companhia das Letras (2020), pensei: se eles deram um "upgrade", assim como fizeram em "O homem ao lado" (2014), como explico em resenha desse livro, vale a pena. Comprei.

Infelizmente, porém, não percebi nenhum substancial aprimoramento em relação à edição da Agir. As novelas são acompanhadas somente da republicação do prefácio e da apresentação à 1ª edição, de Jorge Amado e Mário da Silva Brito, respectivamente. Poderiam - sem prejuízo disso - ter incluído uma nova apresentação, prefácio, posfácio, notas... enfim, algo além do já conhecido.

Outro detalhe, embora a edição seja recentíssima (2020), achei estranho encontrá-la em tão poucas opções de compra. Só descobri o motivo ao notar, no colofão, que esse livro é impresso sob demanda, pela Um Livro. Excelente medida, que barateia custos logísticos, sobretudo com distribuição e armazenamento. E parabéns à Um Livro pela qualidade gráfica, praticamente idêntica à impressão feita pela própria Companhia das Letras para "O homem ao lado", "Febeapá" etc.

Só tenho um pequeno reparo: a dobra das orelhas não foi feita no ponto certo, de modo que a capa e a contracapa ficaram mais "curtas" que o miolo. Isso deixa exposto o corte dianteiro do livro, especialmente as bordas da folha de rosto e do colofão. Como a impressão é sob demanda, não sei se é um problema isolado do meu exemplar ou se ele se repete nos demais.

Aliffer.Pereira 01/04/2020

Um ótimo livro para iniciantes da literatura nacional
Nesse livro de contos são retratadas 6 histórias distintas, com 6 mulheres brasileiras, cariocas, e humanas.. Onde cada uma vive uma realidade, algumas uma vida banhada a luxúria outras nem tanto, mas todas exaltam o poder e a injustiça muitas das vezes que envolvem a mulher!

Hugo 04/02/2020

Esse é (era?) o Rio então
Contos simplistas remetendo a um Rio de Janeiro de tempos passados. Li por recomendação depois de ver alguns episódios da série, que possui uma adaptação que muda apenas os fatores de tempo, levando em conta os 40 anos entre a mesma e o livro.
Creio que devido as inúmeras referências a leitura seja bem mais proveitosa para quem é ou conhece bem o Rio de Janeiro.

Danielle Aquino 06/02/2020minha estante
bora pro erre jota

Hugo 06/02/2020minha estante

Rodriguesbre 04/08/2020minha estante
Ganhei esse livro e não é tão popular a obra, nem mesmo o escritor. Algumas certas passagens dos contos são extremanente incômodas e trazem indignação. Mesmo assim, não deixa de ser no geral uma leitura leve. Realmente, para quem mora no Rio ou conhece bem a cidade, consegue visualizar melhor como se fosse a narração de rotinas.

Hugo 04/02/2020

Esse é (era?) o Rio então
Danielle Aquino 06/02/2020minha estante
bora pro erre jota

Hugo 06/02/2020minha estante

Rodriguesbre 04/08/2020minha estante

Gabriel 06/05/2019

Além de um exímio cronista, Sérgio Porto acabou por se consagrar como um gigante novelista, com uma invejável estilística literária, ainda que seu empreendimento por essas bandas não tenha sido tão prolífico quanto sua produção jornalística. Ninguém mais ninguém menos que Jorge Amado reconhece essa faceta magistral do autor carioca.

"As cariocas" nos levam a um passeio pelas nuances femininas e, consequentemente, pela relação natural entre homem e mulher, mas também apresenta com muita imaginação e estilo o cotidiano carioca da época, seja na zona sul, seja no subúrbio.

Vale pra quem se interessa pela literatura que, sem perder de vista os temas universais, resguarda pra si a característica de abordar tudo isso de um ponto de vista regional.

Chris.Germano 23/07/2015

muito boa essa leitura
Este livro me surpreendeu ,uma leitura rapida e prazerosa ,poucas leituras me deixaram com gosto de quero mais .

Wemerson 19/03/2014

Leitura leve e muitas vezes divertida
Possui contos muito engraçados, inevitavelmente com forte conotação sexual.
É uma leitura leve, sem um fio condutor para entrelaçar toda a trama, algo que, penso eu, teria sido interessante ter sido feito.
Serve como um momento de descontração pra quem tem lido livros de leitura mais intensa que exige muita concentração.
"As Cariocas", ao contrário, favorece um certo desprendimento e puro deleite.
Destaque para o conto "A Desinibida do Grajaú" que me parece o mais engraçado. Já "A Currada de Madureira" me pareceu muito policial, não tendo me agradado muito.
Enfim, pode ler que é bom!