O Sonho de Olympias

O Sonho de Olympias Valerio Massimo Manfredi

Resenhas - Aléxandros

Biblioteca Álvaro Guerra 09/04/2024

Na obra-prima de Lisipo , fartas melenas emolduram-lhe o rosto de traços delicados : como poderíamos ,então ficar indiferentes diante da beleza de Alexandre ?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8532510159

Darlene_Poetisa 16/12/2023

O romance narra a vida de Alexandre, O Grande, da Macedônia, desde a sua concepção, passando por sua educação e terminando esse primeiro volume quando ele parte rumo a Ásia para enfrentar os Persas.

Luzineide 30/10/2023

O livro refere-se a um relato histórico envolvendo Olimpias da Macedônia, mãe de Alexandre O Grande.
No entanto, é importante lembrar que é na obra de Plutarco e em outras fontes históricas que veremos em mais detalhes. No sonho de Olimpias, útero estava selado por um raio, o que foi interpretado como um sinal de que o filho que ela esperava seria extraordinário.
O que de fato foi.
E aqui começa essa eletrizante trilogia sobre a vida de Alexandre O Grande.
Vale muito a pena ler

Alexandre663 06/12/2022

Não é bom o bastante para me fazer ler os outros dois.
Alexandros, o primeiro livro da trilogia sobre Alexandre Magno do autor italiano Valerio Massimo Manfredi, não empolga. Os personagens são rasos, nenhum tem substância e bom desenvolvimento, os grandes acontecimentos do período foram bastante resumidos, e as batalhas, nem de longe são tão bem descritas e imersivas aos moldes Conn Igulden ou Bernard Cornwell. Não gostei o bastante para ler os livros seguintes.

Mah 08/07/2022

Meio chato
O livro é muito rico no quesito de pesquisa, mas pela sinopse parecia ser algo diferente do escrito. O livro é muito denso, a leitura não é nada fluida e da certo desânimo em continuar lendo.

Marlonbsan 16/11/2021

O Sonho de Olympias
O primeiro livro da trilogia traz a história do jovem príncipe da Macedônia, que viria a ser conhecido como Alexandre, o Grande. Mas até lá, muitos eventos aconteceram, desde o seu nascimento, sendo filho do rei Filipe II e de Olympias, princesa de Epiro e irmão de Cleópatra (não, não é aquela mais conhecida). A sua infância é contada, assim como a sua formação, enquanto o rei Filipe guerreava.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece com alguns personagens de destaque. A linguagem é simples, apresentando momentos mais e menos densos.

O primeiro livro da trilogia foca mais na fase inicial da vida de Alexandre, sua infância, sua formação e todos os elementos que definiram seu caráter e o caminho até se tornar rei da Macedônia. Há momentos bem interessantes dessa formação, as amizades e os aprendizados com Aristóteles.

Durante a leitura, houve uma montanha russa de interesse por minha parte, já que há momentos em que o foco está em contar pormenores, detalhes sobre estratégia de guerra, falando o que iriam ou não fazer e o objetivo disso, ou descrevendo pessoas e ambientes, o que diminuía a progressão da história, e meu interesse, em outros momentos, o foco estava na relação das pessoas e o que de fato aconteceu, e isso melhora muito a leitura.

Como um relato histórico, creio que por ser uma história tão antiga, alguns detalhes são duvidosos, mas que, no geral, é bem fiel ao que deve ter acontecido. Mas algo que me incomodou foram algumas atitudes dos personagens, e talvez a motivação geral para qualquer ação, seja para a guerra ou nas ações entre as pessoas, desde um exagero, banalidades e preocupação demasiada com a honra como escopo. Mas, ainda foi relevado por entender e considerar o período e as diferenças que deviam ter na época.

No geral, acaba sendo uma leitura relativamente densa, com muitos nomes estranhos e que são citados em alguns momentos, mas que, a maioria, não possui uma importância tão grande no decorrer do primeiro livro.

Watari 31/10/2021

Mais uma biografia do 'generalíssimo'
Para quem gosta de História, a biografia de Alexandre, o Grande, é sempre fascinante. É o caso também nesse livro. Em termos literários, não considero que seja um grande livro, por exemplo, muitas vezes os diálogos são muito pouco inspiradores, chega a ser mesmo ingênuos e supérfluos. No entanto, o leitor consegue ter uma ideia muito boa sobre os primeiros anos da vida do líder macedônio. É curioso o fato que a sequência dos eventos para num ponto em que (quase) se inicia a do livro de M. Renaut, O menino persa.

Carolus 15/08/2021

Grande livro
O livro é excelente, tanto para amantes da história como para leitores em geral. Se você, como eu, está bastante familiarizado com a história do Alexandre, o Grande, vai ter muitos momentos de reconhecer eventos importantes da vida dele. Se nunca estudou a história ou simplesmente não lembra, o livro é tão bom quanto, já que apresenta a vida do Alexandre de uma maneira fantástica.
Esse primeiro livro da trilogia pega a sua infância e adolescência, e é ótimo para conhecer como se criou um dos maiores conquistadores da história.
O autor é Valerio Massimo Manfredi, e isso é sinônimo de livro bom. A linguagem é muito contemporânea, e em nenhum momento causa estranheza a distância temporal dos eventos. As poucas palavras que o autor deixa em grego são perfeitamente compreensíveis no contexto.
Para mim, livro perfeito. Recomendo a todo o mundo.

Joao.Marcos 05/08/2021

A história desse grande conquistador é realmente inspiradora principalmente na forma que lida com a construção de táticas de guerra.

Bruno Mancini 20/02/2021

Início de uma Aventura
Assim conhecemos o início de uma lenda. Mas com uma visão atualizada de suas aventuras. Excelente escrita e dinâmica do texto.

D.J. Alves 07/02/2021

Alexandre figura desumana
Fundador da famosa Alexandria
Conquistava na Grécia e destruía
Quase toda a população Tebana
A beleza atrativa de Roxana
Dominava o maior conquistador
E depois de vencê-la, o vencedor
Entregou-se à pagã mais que formosa
Mulher nova bonita e carinhosa
Faz um homem gemer sem sentir dor

Mariella Ayana 26/08/2020

Poderia ser perfeito, mas não é.
O autor é um historiador reconhecido, que fez pesquisas extensas. A parte histórica do livro é muito acurada e sugiro ir pesquisando o nome de alguns 'personagens' da série durante a leitura.

Por exemplo, aparece no livro de maneira bem modesta Carés de Lindos. Mais tarde esse homem entraria na história como autor do Colosso de Rodes, uma das 7 Maravilhas da Antiguidade.

Pra mim, um ponto alto é a presença de Aristóteles, nunca vi a filosofia aristotélica ser apresentada de forma tão didática.

Os livros chegam perto de serem maravilhosos, mas há um deslize sério. Na tentativa de romantizar a história e deixar a leitura mais leve, o autor errou a mão e chegou perigosamente perto de virar um romance de banca de revistas. Os trechos onde as mulheres se derretem por Alexandre e as descrições sexuais eram absolutamente desnecessárias.

Vejam bem, estamos falando da história de Alexandre, O Grande. Não é preciso apelar para deixar a história atraente.

Carlos R. A. Amorim 17/04/2020

A história de Alexandre, o Grande
Apesar da grandeza do personagem histórico, do tom épico de aventura que a sinopse sugere, o livro é bastante falho enquanto narrativa literária.
A mãe de Alexandre, Olympias, cujo nome compõe o subtítulo dessa obra, tem pouca relevância no desenrolar dos acontecimentos, aparecendo só eventualmente pra dizer frases de efeito.
Todos os personagens, inclusive o próprio Alexandre, são mal desenvolvidos e estereotipados.
As batalhas são descritas superficialmente, tanto quando o sentimento dos personagens.
Esse livro tem a pretensão de contar a história de Alexandre, o Grande, de maneira romanceada, no entanto, é decepcionante no aspecto da narrativa e medíocre como relato histórico.
Conclusão, se for pra saber da história real de Alexandre, melhor ler uma boa biografia.
Miro.Teixeira 16/08/2020minha estante
Eu li O Escudo de Talos e notei os mesmos "problemas" na narrativa do autor. Na verdade esse parece ser o estilo dele. Acontece que surgiram nos últimos anos autores que conseguem escrever mais dinamicamente e ao mesmo tempo criar personagens com muito mais profundidade e humanidade, como Bernard Cornwell e Conn Iggulden, por exemplo. Acho que estes me deixaram mal acostumado.
Os personagens rasos e as descrições de batalha superficiais de Valerio algumas vezes me fazem sentir que estou lendo textos do século XV de Thomas Malory sobre o Rei Artur: "E então Artur e seus cavaleiros fizeram grandes feitos de armas que seriam lembrados pela eternidade." - Fim da descrição da batalha.

Dri 29/03/2020

Romance de Alexandre, o Grande
A vida de Alexandre, o Grande, narrada em forma de romance pelo historiador Valerio Massimo Manfredi. O primeiro livro da trilogia detalha a infância e adolescência de Alexandre, até assumir o trono da Macedônia após o assassinato do pai. A reconstituição histórica é fascinante e embasada nos conhecimentos do autor, que é historiador e arqueólogo. A narração é empolgante, quase impossível parar de ler. Recomendo.

vortexcultural 07/08/2016

Por Cristine
Valerio Massimo Manfredi é um historiador e arqueólogo italiano, também jornalista e escritor. Nesta trilogia, conta a história do príncipe macedônio que, depois de adulto, passaria a ser conhecido como Alexandre Magno – ou Alexandre, o Grande. O primeiro volume aborda do nascimento à adolescência de Alexandre. No segundo volume, o rapaz, agora general Alexandre Magno, desafia e enfrenta o exército persa e parte para a conquista do Extremo Oriente. O terceiro volume fala de suas últimas aventuras, até sua morte precoce aos 33 anos.

Mesmo com um tom mais de professor e menos de contador de histórias, o narrador consegue levar consigo o leitor. Não há como negar que os livros são muito mais agradáveis de ler do que a Wikipedia – ou uma enciclopédia (leitores com mais de 30 anos entenderão). Ter optado por uma linguagem um pouco menos acadêmica foi uma boa escolha, caso contrário a leitura se tornaria cansativa demais, apesar de o enredo ser bastante interessante. O macedônio tem uma personalidade forte e coleciona tantas aventuras que o tornam o sonho de consumo de qualquer biógrafo.

Como toda trilogia, o segundo volume não é tão bom quanto os demais. Talvez o fato de os eventos serem um pouco repetitivos – Alexandre reúne um exército, trava algumas batalhas, expande seu império, que não é o bastante, então ele avança novamente; reúne um exército, trava batalhas, expande o império, e ainda não é o bastante; e por aí vai. Há ainda o agravante de que a descrição das guerras é um pouco imprecisa, não conseguindo criar tensão suficiente para que o leitor não pense em abandonar a leitura.

Leia a crítica completa no Vortex Cultural.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-alexandros-de-valerio-massimo-manfredi/