Histórias que os jornais não contam

Histórias que os jornais não contam Moacyr Scliar




Resenhas - Histórias Que os Jornais Não Contam


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

Leitura Rápida
Esse livro reúne 54 textos nascidos das páginas dos jornais, isto é, cada matéria foi inspirada numa notícia, normalmente com menos de dez linhas, incluída no início de cada narrativa.

É desse relato instantâneo que Scliar, esbanjando imaginação, tira vantagem para criar ficções sobre o mundo em que vivemos, tornando curiosamente indistinguível o limite entre crônica e conto.

Com sua escrita direta e sem floreios, inspirada na oralidade dos bons contadores de histórias, ele consegue "extrair o insólito da demência cotidiana" que vai desde um motorista que acredita que é o único na mão correta de uma movimentada rodovia até um exorbitante hambúrguer de 85 euros, vendido por um elegante restaurante madrilenho. Porém, há muito mais, como uma batalha sobre quem tem direito ao braço da poltrona no avião ou um curioso anúncio onde uma sogra enxerida é oferecida por 1 libra...

Todos esses contos foram originalmente publicados na "Folha de São Paulo" e por conta da extensão imposta pela jornal, nenhum ultrapassa a três páginas. Portanto, trata-se de uma leitura rápida que surpreende, de fato, o absurdo nem sempre está tão distante quanto se supõe...
comentários(0)comente



Ana 31/08/2015

Este livro é genial!!! É o primeiro que leio de Scliar, acho, e estou arrependida por não ter lido nada dele antes. O jeito dele de escrever é muito especial.

"Histórias que os jornais não contam" é uma coletânea de crônicas que Scliar publicou no jornal "Folha de S. Paulo". As crônicas, veja só, eram inspiradas em notícias publicadas pelo próprio jornal, numa espécie de pré "Sensacionalista" - um site famoso na internet por postar notícias falsas livremente inspiradas em fatos. O resultado de ambas as criações é hilário, e me levou a crer ainda mais que nada é mais estranho do que a própria realidade.

Scliar conta histórias ótimas como a do provador de hambúrgueres que leva uma vida pior que a dos bois (!), a da revolução das bonecas no país do recall (!), da mulher que corta cebolas para poder chorar em paz e a de uma das ações da Frente de Libertação dos Calvos (melhor nome). É um livro muito bom mesmo, uma boa e criativa distração. Quero ler tudo o que Scliar escreveu o mais rápido possível!
comentários(0)comente



Ju_Araujo 31/01/2013

Agradável de ler. Nada excepcional.
comentários(0)comente



Fimbrethil Call 19/02/2011

Crônicas
Sabe aquelas notícias bizarras que a gente vê no jornal?

Tipo: japonês faz campanha na internet pra ter o direito de casar com personagem de desenho animado?

Pois é, Moacyr Scliar pega essas notícias e escreve uma crônica mais bizarra ainda, uma mais divertida e bem humorada que a outra.

Recomendo.
comentários(0)comente



Fabrícia 01/09/2009

Moacyr Scliar é mesmo ó-t-i-m-o. Adorei as crônicas desse livro e principalmente a ideia de se inspirar em notícias de jornais. Os textos são divertidos, inteligentes, criativos e rápidos de ler.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR