O Último Caso da Colecionadora de Livros

O Último Caso da Colecionadora de Livros John Dunning

Resenhas - O Último Caso da Colecionadora de Livros

Mily!! 08/12/2022

O ÚLTIMO CASO DA COLECIONADORA DE LIVROS
Eu não achei bom o livro pq não é um gos gêneros q eu gosto de ler, mas fora isso, a narrativa é boazinha.

Thiago275 11/11/2022

Mediano
O ex-policial Cliff Janeway é agora um livreiro especializado em livros antigos e edições raras. Ele possui uma livraria junto com sua namorada e sócia Erin e frequentemente é chamado para investigar desaparecimentos e furtos de livros.

Desta vez, ele é contratado para avaliar a biblioteca de Candice Geiger, que faleceu recentemente. Sem essa avaliação, o testamento não pode ser executado, então os herdeiros querem um trabalho rápido. No entanto, ao chegar lá, Cliff descobre que alguns livros estão faltando e, além disso, a pedido da filha de Candice, vai investigar também as circunstâncias de sua morte, que não foi exatamente natural.

John Dunning é um autor americano conhecido por escrever romances policiais que se passam em ambientes ligados a livros: bibliotecas, coleções particulares, etc. No entanto, a história desse livro não me convenceu tanto assim. A maior parte da trama tem relação à criação de cavalos e esse meio nunca me atraiu.

Além disso, a forma como o detetive protagonista conseguiu ser inserido em alguns lugares sem muitas explicações não me pareceu totalmente verossímil. No fim, fiquei com a impressão de que os livros foram um plot secundário e a resolução do mistério foi meio que “um coelho tirado da cartola”, sem pistas suficientes espalhadas ao longo do livro para que o leitor tivesse a possibilidade de resolver o caso por si só.

Isso não quer dizer que eu não darei outra chance ao autor. Certamente, o livro possui também alguns pontos interessantes, principalmente nas (poucas) vezes em que se discutiam aspectos envolvendo os livros antigos e raros, a forma de identificar originais, etc.

A leitura valeu para conhecer mais um autor de romances policiais, mas não vai figurar entre as melhores do ano.

mily!! 21/01/2022

O ÚLTIMO CASO DA COLECIONADORA DE LIVROS
Eu não achei um bom livro pq n é mto do gênero q eu gosto, mas fora isso, em geral, a narrativa é boazinha.

Cris Paiva 14/08/2021

Livro sobre livros
Bibliófilos, bibliomaníacos, acumuladores e amantes de cavalos vão adorar essa história, que mistura tudo isso em um bom romance policial.
A parte da investigação achei que ficou um pouco lenta, mas a parte dos livros e dos cavalos compensou.

Maurikobs 22/05/2021

Leitura arrastada? Sim
Um tanto quanto desinteressante? Também
Demorei bastante para engatar nessa leitura, estava saindo de uma ressaca de seis meses sem tocar em nenhum livro, já havia abandonado esse livro no meio do ano passado, retomei a leitura em Janeiro e consegui finaliza-lo, apesar de, como eu já disse, ter sido uma leitura arrastada e até densa em algumas partes, do meio pro fim ele se torna mais interessante e progressivo, o desfecho é bem satisfatório, não dá pra se considerar um plot uma vez que o culpado não é figura principal da história em momento algum, mas de qualquer forma tudo foi bem explicado e os pingos nos is foram todos colocados.

Helenzita 28/03/2021

Livro bom mas enrola demais
Esse é um livro que tem um final bem legal e que faz sentido, mas que enrola demais durante a história e poderia ter algumas páginas a menos, mas ainda sim recomendo a leitura para quem gosta de romance policial.

Vaninha 29/03/2020

Até que eu gostei....
Não é o meu livro favorito da vida. Mas até que eu gostei do final. Mas a leitura em si, achei cansativa. Mas não foi um desperdício de tempo de jeito nenhum.

Mari_0451 13/08/2019

Opinião pessoal (recomendo para quem se interessa no gênero)
Um livro muito bom, principalmente para aqueles que gostam de um mistério com policial.

De início, há uma enrolação. Todo aquele vai e vem em propostas para trabalho, questões financeiras, apresentação do caso e, principalmente o mau humor de Júnior, tornam o começo um pouco tedioso. Contudo, não desisti da leitura justamente pela minha enorme curiosidade, assim como a de Cliff, em saber a verdade por trás dos livros roubados e a morte de Candice.

Como há vários personagens envolvidos, a apresentação de cada um através do narrador, junto com sua relação com o caso, é um pouco lenta. Também preciso confessar que o desenrolar da investigação é devagar e com muito pouca ação, sendo que apenas algumas cenas são 'excitantes'.

A história fica realmente boa depois de algumas centenas de páginas. Quando há novos assassinatos, perguntas que não querem calar e alguns interrogatórios que te fazem pensar "esse cara está no topo da lista de suspeitos". Por fim, o desfecho foi M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O! Toda a ação, explicação e resolução do caso. Podemos dizer que tudo se encaixou perfeitamente, sem faltar nenhuma peça e sem economizar palavras. Fiquei tão emocionada e triste por tudo ter chegado ao fim, que o desejo de ler novamente é grande.

Edu Ribeiro 27/01/2014

John Dunning e Cliff Janeway nunca decepcionam.
Acho que este é último livro publicado com o detetive-livreiro Cliff Janeway. Como eu já escrevi aqui, gosto muito do estilo dos livros de John Dunning e acho seu personagem muito legal. Por isso, talvez, minha avaliação seja tendenciosa. Mas a verdade é que eu gostei muito do livro.

Só não classifiquei como "Ótimo" porque, desta vez, acho que a conclusão da trama poderia ter sido melhor.
Alessandra @letsdancebaby 27/12/2014minha estante
Eu preciso ler os livros dessa série em ordem, ou isso não tem importância, pois acabei de ganhar esse livro e depois que ganhei, descobri que existiam mais.

Ricardo Tavares 08/09/2016minha estante
Esse é um dos melhores livros do Dunning, que mostra sua maestria em criar uma narrativa que apresenta muitas tramas paralelas e vai envolvendo o leitor num turbilhão de emoções, com muitas pistas que levam a um novo suspeito a todo instante. São várias mortes misteriosas que serão desvendadas e um final que mostrará uma grande surpresa para quem já leu outras aventuras de Cliff Janeway. Além do mais, somos apresentados ao mundo das corridas de cavalo e seus bastidores, o que torna a história um pouco diferente dos outros romances com o mesmo personagem. Mais uma vez temos a participação de Erin, como sócia e confidente, que põe a relação dos dois em cheque devido às escolhas perigosas de Cliff. Também li muito rápido, pois a história me empolgou e só parei quando terminei (04/09/2016 a 07/09/2016). Creio que essa foi a última história de John Dunning com o ex-policial e livreiro publicada no Brasil, pela Companhia das Letras. Esse também merece nota máxima.