O Quinto Milagre

O Quinto Milagre Paul Davies

Resenhas - O Quinto Milagre

Henrique Fendrich 05/02/2020

Foi um livro importante para mim, por ser um dos que, pela primeira vez, fizeram com que eu pensasse a sério sobre as grandes questões da humanidade (a começar pela origem da vida na Terra e se estendendo para o Universo como um todo). Livro que plantou boas sementes e me levou a prestar mais atenção nessas questões. Colho os frutos disso até hoje.

Alexey 06/05/2014

Divulgação científica da melhor qualidade
Um dos melhores livros para quem deseja se introduzir no universo da Astrobiologia - pesquisa da vida numa perspectiva além da Terra.

O título da obra é uma referência bem humorada e nada ofensiva ao "quinto milagre" descrito na Bíblia: a criação da vida. A obra de Davies, contudo, nada tem de metafísica ou religiosa, e muito menos se posiciona contra perspectivas teológicas. Não consigo conceber quem dê apenas duas estrelas a este livro. Talvez - apenas talvez - a pessoa tenha se enganado ao adquiri-lo, achando que leria uma obra religiosa, em decorrência do nome.

O livro discorre sobre as possíveis origens da vida na Terra, passa pelas possibilidades da existência de vida [bacteriológica] em outros mundos de nosso próprio sistema solar e outras questões de ordem científica.

Davies não deixa de abordar aspectos filosóficos da questão "vida", começando pela pergunta mais complexa que engana em sua aparente simplicidade: o que é vida? A vida no Universo é um acaso, é contingente? Ou se trata de um resultado fatal e não tão raro quanto pensamos?

De leitura fácil - mas, nem por isso, superficial - Davies nos conduz a uma fascinante jornada de aprendizado capaz tanto de agradar a quem já conhece bastante do assunto quanto quem tem seu primeiro contato com tais temas.