Soulless

Soulless Christopher Golden

Resenhas - Soulless

Nel Farias 03/09/2009

A principio gostei muito do livro Soulless, parecia uma versão Teen da historia A noite dos mortos vivos do George Romero. Mas da metade em diante da historia acredito que autor levou uma pouco a serio demais a questão moral sobre a historia o que deixou o livro com uma aparência de discurso político.

A historia começa quando três médiuns decidem fazer uma seção ao vivo em um programa de TV, nela eles pretendiam invocar todos os espíritos que queriam entrar em contato com seus entes amados. O problema é que tudo dá errado, os espíritos voltam para seus corpos putrefatos e os médiuns junto com os dois apresentadores do jornal continuaram presos em uma espécie de coma.

A partir daí vários personagens são apresentados, todos em minha opinião um pouco caricatos demais, tínhamos o garoto de universidade branco, egoísta e que adora armas (ele lembra muito um nazista em algumas partes), o cara bonzinho que quer estudar para fazer algo pela comunidade (com atitudes exageradamente corretas, como se o autor quisesse dar uma lição de moral a cada frase), cuja a irmã mais nova tem uma reputação meio duvidosa, o vizinho deles que é apaixonado pela menina. A atriz adolescente lésbica e seu segurança que apesar do tamanho e aparência, é seu melhor amigo, e uma pessoa calma, um asiático membro de uma gangue, um ajudante de palco que se torna o vilão da historia, e a filha de um dos médiuns que é o exemplo perfeito da garota americana boazinha e perfeita. Tem até um fã dos médiuns dono de uma web site que ajuda a desmascarar o que esta acontecendo.

A pior parte sem duvida é o final, onde todos esses personagens se juntam na emissora e discutem se devem ou não usar de mais força para separar os médiuns na tentativa de acabar com a volta dos mortos. O que chega a ser hilário em algumas partes, por que eles passam a discutir de religião á assuntos morais, enquanto do lado de fora as pessoas são carneadas vivas. E quando um deles tenta arrancar a mão de um dos médiuns eles levam paginas discutindo se seria moral ou não. A filha do médium é a que chega o mais próximo de um personagem principal do livro, é completamente bitolada e burra, chegando a comentar que estava chocada com os horrores do que estava acontecendo, enquanto assistia tudo pela televisão, em segurança de dentro da emissora de TV. Ela é dona de algumas das falas mais irritantes do livro.

Durante a briga se deveriam ou não fazer o que fosse preciso para separa os médiuns eles chegam inclusive a matar!! Para defender a crença de seria errado sacrificar uma vida em favor de milhares.

O autor é hipócrita e conseguiu estragar uma historia que tinha tudo para dar certo.