Horizontes da Mente

Horizontes da Mente João Nunes Maia

Resenhas - Horizontes da Mente

Carla.Parreira 25/10/2023

Horizontes da mente
Eis alguns trechos que mais gostei: ?...O céu é mais real dentro de nós, mas depende de coisas e seres externos... A vida feliz é aquela que esplende no meio termo: não se esconde demais, nem se mostrar com exagero; não comer fora do limite, nem ficar com fome; não beber para embriagar-se, nem protestar contra a bebida; e, assim, sucessivamente. A vida feliz é equilíbrio, é harmonia, e isso tudo é amor... O complexo humano é copia perfeita do universo, obedecendo às mesmas leis, de acordo com a sua estrutura, função e tarefa perante a vida. O espírito nunca sentirá paz na consciência enquanto desconhecer a si mesmo, o que, de certa forma, é Deus frente a frente, convidando-o para as belezas da vida... A mente é como o chuveiro da alma. Aquilo em que pensais firmemente cairá sobre vós mesmos, de modo a vos libertar ou a vos encarcerar, dependendo do teor dos sentimentos que impulsionam as ideias... Nós somos o que somos, e o que Deus tinha de fazer em nosso favor já fez desde o princípio, esperando a nossa vez, a nossa parte. A ação do Senhor se processa por leis irretorquíveis, na medida dos nossos esforços. A harmonização da mente não se dá sem a cooperação dos nossos semelhantes, principalmente daqueles que não simpatizam conosco. Como aprender a perdoar sem sermos ofendidos? Como conhecer o valor do amor, sem antes provarmos o tétrico ambiente do ódio? E a saúde, sem sentirmos o tormento da dor? São estímulos de fora, que vem para o nosso socorro, criando tempestades no nosso mundo mental, agitando os mares dos sentimentos, para que tomemos as devidas providencias, analisando no laboratório da razão e nas sensibilidades do coração... Os grandes golpes na alma clareiam seu caminho para certas mudanças na arte de viver melhor... A pessoa, por muito que esconda, deixa passar, no que pensa, no que fala e no que vive, o que verdadeiramente é, e o resultado das nossas observações individuais muito nos servirá na autoanálise, tanto quanto na educação de que ainda carecemos. A evolução da mente é lei universal, em todos os mundos... Nunca digais que isso ou aquilo é impossível. Em muitos casos, nós mesmos é que criamos dificuldades nos caminhos que percorremos... Se por acaso encontrardes dificuldades, se porventura a própria natureza física se desregular por causa de uma reforma empreendida na mente e nos sentimentos, não esmoreçais. Continuai, porque esse desequilíbrio é passageiro, prenuncia que verdadeiramente está se fazendo o trabalho... Quanto mais evoluído o espírito, mais o mundo físico é seu vassalo... A sintonia em grupo tem de ser testada com o tempo. Os primeiros contatos não são suficientes para nos conhecermos uns aos outros. Conhecimento requer vivência e, junto, observação imparcial, dentro da honestidade cristã. Se alguma pessoa não serve para viver convosco, é ideal para outra. Desmerecer os valores alheios é julgar os semelhantes, abrindo oportunidades para que os outros façam o mesmo conosco. Quereis ser felizes? Trabalhai pela felicidade coletiva. Quereis ser bons? Laborai para a bondade dos outros. Quereis ser alegres? Espalhai alegria por onde passardes. O amor vos agrada? Então, amai tudo e todos, que a vida vos retribuirá, pelo que fizestes a vossos semelhantes... A afeição mutua, os primeiros sintomas de afeto para com o povo e o entendimento coletivo são os princípios do amor a expandir-se em todos os rumos, somos nós em Deus e Deus em nós; nós no próximo e o próximo em nós. A amizade coletiva nos torna mais afáveis, pois ficamos ricos do dom grandioso de sermos uteis, de compreendermos os semelhantes e de fazer com que eles sejam admirados e amados... As leis de Deus nos asseguram que somos nós os mais beneficiados, quando beneficiamos. E essas mesmas leis são vivas e justiceiras... A alma fica de posse do corpo físico, com mais segurança, quase sempre depois dos 21 anos... Se na verdade entendemos o que vem a ser evolução, é bom que a chamemos de despertar das qualidades perfeitas vibrantes dentro de cada um, de cada coisa... As lágrimas, quando derramadas na hora certa, são preces silenciosas que vibram mais alto que qualquer palavra. É o coração que fala, pelos canais da sensibilidade... O livre arbítrio desaparece em determinados prismas, porque já foi usado anteriormente, sem que no presente possa interferir... A vontade da alma, quando certa, alinha-se paralelamente à vontade de Deus...?

Biancabcp_ 20/08/2021

A qualidade de vida melhora muito depois desse livro!
"Somos mundos onde gravitam nossas ideias e pensamentos compatíveis com o nosso modo de ser".

Aprender a utilizar mais a mente faz parte da evolução do nosso espírito.

O livro traz lições valiosíssimas sobre como podemos aproveitar melhor os recursos da mente para sermos mais felizes e ajudarmos o próximo.

São inúmeros os benefícios que podemos aproveitar ao cultivarmos bons pensamentos. Nunca imaginei que a Alegria fosse tão necessária no dia-a-dia.

O caminho é longo, mas cada passo que damos, já podemos sentir os benefícios da educação da mente.

Volnei 15/06/2018

Horizontes da mente
Nesta obra o autor nos mostra a importância dos pensamentos e o quanto este influencia a saúde corpo do homem. A mente é algo fascinante e que se bem estudada pode ser melhor aproveitada. Somos capazes de influenciarmos até mesmo as moléculas da água e transformar um simples copo cheio em um poderoso remédio.

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/