Viagem Pelo Brasil em 52 Histórias

Viagem Pelo Brasil em 52 Histórias Silvana Salerno

Resenhas - Viagem Pelo Brasil em 52 Histórias

Romeu Felix 29/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Viagem Pelo Brasil em 52 Histórias", escrito por Silvana Salerno, é uma obra encantadora e educativa que nos leva a uma jornada fascinante pelo Brasil através de histórias e lendas de diferentes regiões do país. Publicado em 2009 pela editora Companhia das Letrinhas, o livro com suas 160 páginas é uma verdadeira viagem cultural para leitores de todas as idades.

Com sua habilidade narrativa, Silvana Salerno reúne histórias que revelam a diversidade cultural, geográfica e histórica do Brasil. Cada conto apresenta personagens cativantes, cenários deslumbrantes e elementos folclóricos e mitológicos, enriquecendo a experiência de leitura.

As 52 histórias proporcionam uma rica imersão nos costumes, tradições e lendas populares das diversas regiões brasileiras. A autora capta a essência do folclore e das narrativas populares, despertando o interesse e a curiosidade sobre a cultura do país.

A edição da Companhia das Letrinhas é cuidadosa, com ilustrações encantadoras que complementam e enriquecem cada história. As 160 páginas são uma viagem literária que nos conecta com a riqueza da cultura brasileira, incentivando o leitor a explorar e apreciar a diversidade de nosso país.

Em resumo, "Viagem Pelo Brasil em 52 Histórias" é uma leitura envolvente e educativa que proporciona uma verdadeira viagem pelo Brasil através da literatura e da imaginação. Silvana Salerno nos presenteia com uma obra que celebra a riqueza cultural do país, valorizando as tradições e lendas de cada região. Com 160 páginas, o livro é uma viagem literária para todas as idades, despertando o interesse pela cultura brasileira e ressaltando a importância de preservar e valorizar nossas raízes culturais. Uma leitura enriquecedora que nos conecta com a identidade do Brasil e suas narrativas ancestrais, deixando uma marca positiva em nossos corações e mentes.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

site: https://www.instagram.com/reflexoes.paginasadentro/

Tiago 18/12/2022

A versão do Brasil...
Uma versão da volta ao mundo agora pelo Brasil, eu demorei um pouco para adquirir pois não sabia como seria seu conteúdo. Não tão glamuroso, mas muito preciso para quem quer conhecer um pouco de nosso maravilhoso folclore...

Ba Lima 24/09/2022

Resenha antiga
Li esse livro quando tinha 10/11 anos, na época que eu deixei de lado um pouco os contos de fada e comecei a ler alguns livros um pouco "mais velhos". Lembro que ficava o dia inteiro lendo as crenças e contos folclóricos de todas as regiões do país. Escrevi essa resenha só porque achei o livro aqui em casa e fiquei com saudades daquela época.

Cynthia 29/06/2021

Viagem pelo folclore brasileiro
Conheci este livro através de indicação de uma contadora de histórias que o recomendou para ampliar a variedade de contos conhecidos para repassar aos filhos (para pais) e alunos (para professores).

Lendo cada história, me assustei com o quão pouco eu mesma conhecia do nosso próprio folclore. Convicta de que não podemos deixá-lo morrer, selecionei alguns contos para sempre voltar a eles, decorar e sair recontando.

Da Região Norte, destaco "Iara", "O uirapuru" e "A vitória-régia". Do Centro-Oeste, "A onça e o veado", "A tristeza do tuiuiú" é "A festa no céu". Do Nordeste, "Os três príncipes", "O governador do sertão", "A moura torta", "Pedro Malasartes" e "O macaco e o rabo". Do Sudeste, "O saci pererê", "A mãe d'água", "O tesouro do rei" e "O amigo da onça". Por fim, da região Sul, destaco "O negrinho do pastoreio", "A boitatá" e "O joão de barro".

A edição da Companhia das Letras é primorosa. Enquanto conhecemos as histórias do folclore brasileiro, somos presenteados com belas ilustrações e com conhecimentos históricos, botânicos, culturais e linguísticos.

Ao final de tudo, fica um orgulho danado das nossas raízes naturais e culturais. São nossos bichos, nossas plantas, nossos rios e nossos povos formadores. São também nossas relações sociais, preconceitos e esperanças. Se não os conhecermos e valorizarmos, quem o fará?

Nat 15/08/2020

Desde que eu achei esse livro, fiz questão de adquirir mesmo com dúvidas sobre o conteúdo. Ainda bem que não me arrependi. Dividido entre as regiões do Brasil, o autor fala um pouco sobre cada uma e narra as lendas e fábulas pertencentes a cada lugar, além de fazer observações e notas sobre as origens e variações dos personagens e acontecimentos. Ele também é ilustrado, o que é mais um chamariz para o livro. O livro é indicado para introduzir um pouco do nosso folclore para crianças, muito indicado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/08/viagem-pelo-brasil-em-52-historias.html

Francislaine Costa e Silva 16/12/2019

Um livro indicado para ler para crianças, principalmente em falar da cultura do Brasil, que compõem a cultura indígenas, a cultura dos negros, e a cultura dos imigrantes, povos que fazem o nosso Brasil.