Tudo É Eventual

Tudo É Eventual Stephen King...

Resenhas - Tudo É Eventual

Thiago Leite 12/04/2010

Instigante
A cada história contida no livro, a vontade de saber como será o fim só aumente, no momento de desvendar o mistério. Algumas histórias (poucas) tornam-se enfadonhas tanto por sua extensão, quanto pela forma que se está escrito. Mas King consegue prender os olhos do leitor por horas a fio.

Ju Ragni 19/02/2020

Stephen King não decepciona
Ele ainda é meu autor preferido em terror e suspense. Tem histórias inesquecíveis dele, como O iluminado, Carrie a estranha, Rose Madder, It, À espera de um milagre, que na verdade é uma novela que se chamava O corredor da morte... E quem não se lembra de Um sonho de liberdade? E O apanhador de sonhos?
Coletânea muito boa, não fica devendo nada a Pesadelos e Paisagens Noturnas. Contos instigantes, curtos, mas que dão seu recado perfeitamente.

@tigloko 07/02/2020

Tudo é Eventual
Mais um King lido e o saldo continua positivo. É sempre difícil classificar um livro de contos com tantas histórias fechadas e de diferentes temas. E ainda não revelar o enredo. Mas cito os três contos que eu mais gostei. Vírus na estrada vai para o norte: sobre um autor que está voltando de uma palestra e acaba comprando um quadro numa venda de garagem na volta pra casa (disparado o que eu mais gostei e o que tirou meu sono de fato). 1408: um autor (escritores são recorrentes nas histórias do King) de histórias de terror visita um hotel para pesquisa, onde se tem evidências de vários casos bizarros (terror de alto nível). E o Andando na Bala: Um universitário pega carona para casa ao descobrir que sua mãe foi hospitalizada, até as coisas começarem a ficarem estranhas (a criação de tensão é muito eficaz). Apesar de achar Sombras da Noite uma coletânea superior, recomendo pra quem quiser experimentar o autor. Tem contos pra todos os gostos.

Cley 04/11/2019

O que aconteceria se você tivesse seu corpo paralisado ao ponto de pensarem que não está mais vivo? E estão a um passo de te abrirem para realizarem a autópsia?
Se uma mera imagem de um quadro fosse seu pior pesadelo?
Se num simples almoço você ficasse frente a frente com um louco querendo te matar?
E se você tivesse que escolher entre sua mãe e você, tivesse que decidir quem morre e quem vive?

“Tudo é eventual” reúne catorze contos escritos pelo Stephen King. Nesta obra, os contos não são apenas de terror (sobrenatural propriamente dito), mas também sobre situações que nos fazem olhar para nós mesmos e que geram reflexões sobre as decisões que tomaríamos.
Diante de alguns contos pude perceber King mais dinâmico. Sem dúvidas ele é, pois, cada conto tem sua própria atmosfera e andamento.

No conto “Você só pode dizer o nome daquela sensação em francês” King apresenta um conceito de inferno. Apesar de eu ter considerado este conto lento, entendi qual foi propósito do autor e isso despertou em mim outra concepção sobre o tema.
Se tratando de um livro de contos, é normal que uns sejam considerados bons, e outros nem tanto, como no caso do conto “Tudo o que você ama lhe será arrebatado” e “A moeda da sorte”.

O livro é propício para quem deseja conhecer a escrita do King e entender que ele não escreve apenas terror, mas sobre coisas que são passíveis de acontecer com qualquer um.
Uma leitura em que é preciso estar atento aos detalhes e ao que é dito nas entrelinhas. Caso você realize de maneira dispersa, talvez não desfrute da obra.

"Mas algumas coisas levam mais tempo para mudar que outras. E algumas você não consegue mudar nunca, por mais que tente."

Anna Mendes 31/10/2019

Perturbador e envolvente!
“Tudo É Eventual” é um livro que reúne 14 contos escritos por Stephen King. Confesso que eu esperava que os contos fossem dar mais medo, porém, a maioria deles apenas causou uma certa perturbação e incômodo. De qualquer forma, achei incrível a capacidade que King tem de, em poucas páginas, criar histórias com tramas tão envolventes e com personagens complexos, marcantes e bem construídos.

Os meus contos favoritos foram: “Sala de autópsia 4”, “O Homem de Terno Preto”, “A Teoria de L. T. Sobre Animais de Estimação”, “O Vírus da Estrada Vai para o Norte”, “Almoço no Café Gotham” (um dos contos mais tensos e perturbadores para mim), “Você só pode dizer o nome daquela sensação em francês”, “1.408” (um conto curto, mas intenso) e “Andando na Bala”.

Eu gostei da maioria dos contos. O conto que eu tive a maior dificuldade para fazer a leitura foi “As Irmãzinhas de Eluria”. Até a metade do conto eu não estava gostando da história. Pensei em abandonar o conto, mas ainda bem que não fiz isso, porque da metade para o final o conto ficou mais envolvente e emocionante. Não foi um dos meus contos favoritos, mas foi uma leitura interessante.

Em suma, “Tudo É Eventual” foi uma leitura que fiz aos poucos. Alguns contos são mais curtos, outros são mais longos, mas todos eles me envolveram de alguma forma. Gostei da maioria dos contos e alguns me marcaram muito. Foi uma boa leitura e gostei da experiência.

Ana 29/07/2019

Que dom é esse que o Stephen King tem de me fazer gostar de tudo que eu dizia não gostar?
Antes do King, eu dizia que não gostava de histórias "detalhadas demais". Com menos de um ano, já tinha lido quase dez livros desse cara. Antes do King, eu dizia que não me interessava por histórias apocalípticas, com vírus assassino e sei lá o que mais. De repente, me vi lendo A Dança da Morte, com quase 1,300 páginas, em vinte dias. E até pouco tempo atrás, eu adiei os livros de contos do King porque não curto tanto esse tipo de livro e costumo demorar horrores pra terminar. Mais uma vez pagando a língua, já que o mestre é incrível em tudo que faz! Apesar de 1408 ter me atraído a ler esse livro (e se tornou um dos meus contos favoritos), eu não consegui largá-lo depois de terminar o conto supracitado. Nesses contos, temos tudo que faz o King ser considerado o mestre do horror: tensão, a ambientação, o terror psicológico que dá aquele frio na espinha em quem lê e nos deixa eletrizados e desesperados para saber o que acontece a seguir. O livro não leva 5 estrelas pois apesar de ter gostado bastante de alguns contos, outros foram uma leitura muito arrastada que eu acabei não curtindo tanto. Ainda assim, mais um livro recomendadíssimo!

Aqui vai minha avaliação para cada conto de maneira muitíssimo elaborada: top para os que eu gostei, nop para os que eu não curti.

Sala de Autópsia 4: top
O Homem de Terno Preto: top
Tudo o que você ama lhe será arrebatado: nop
A morte de Jack Hamilton: nop
Na câmara da morte: nop
As irmãzinhas de Eluria: nop
Tudo é eventual: top
A teoria de L.T. sobre animais de estimação: nop
O vírus da estrada vai para o norte: top!!!!!!
Almoço no café Gotham: top
Você só pode dizer o nome da sensação em francês: top
1408: top
Andando na bala: top
A moeda da sorte: top

Fernando.Rhenius 26/06/2016

Até quando Tudo é Eventual?
O que é eventual? Segundo o dicionário: “adj. Cuja certeza não pode ser comprovada; que pode ou não acontecer; casual. Que acontece em certas circunstâncias; ocasional.” Este é clima que se encontra no livro Tudo é Eventual, livro de contos de Stephen King, lançado no Brasil em 2005 pela editora Suma de Letras. Nos EUA a obra ganhou vida em 2001.

Com 14 contos, que tiveram sua disposição segundo o autor baseadas em um jogo de cartas, “Tal ordem criou de fato um equilíbrio muito bom entre as histórias literárias e aquelas escritas obviamente para assustar.” Disse King no sumário. A falta de previsibilidade, com reviravoltas e finais nem sempre óbvios, fez muito bem no manuseio da obra. Histórias curtas, seguidas de textos mais longos. Um conto de terror, e para dar uma aliviada na leitura um texto um pouco mais leve, com um ar cômico.

O tamanho dos contos também foi bem escalonado, dando a oportunidade de se programar para a leitura e não deixar nada para trás. Outro diferencial da obra é o diálogo que King tem com seus leitores. Antes ou pós cada história, uma explicação sobre sua criação. O livro também conta com uma introdução que uma crítica incrustada. King nunca foi fã de inovações na publicação de suas obras. Com o advento dos ebooks, o autor sempre se manteve longe desta novidade. Lançou dois trabalhos nessa mídia. “Andando na bala”, presente no livro e “Milha 81”, este somente em formato digital, ainda…

Sala de autópsia 4

Este conto abre os trabalhos. Se você tem medo de ambientes fechados, pânico de morrer asfixiado ou sua mente congela quando em algum filme vê uma pessoa com a boca costurada, vai faltar ar para descobrir o destino de Howard Cottrell. Um pacato corretor de imóveis que do nada acorda em uma cama de um centro médico.

Cottrell está acordado, pelo menos é o que pensa. Seus únicos companheiros na sala são uma médica e dois auxiliares. Ele tenta falar, mas apenas seus olhos conseguem passar alguma informação. O pânico começa a tomar conta do seu corpo e mente, principalmente quando percebe a quantidade de utensílios cirúrgicos que estão ao seu lado prontos para rasgar seu corpo.

“Mas se eu estou morto, como posso ter sensações? Sentir o cheiro deste saco? Como posso ouvir essas vozes, a médica dizendo que no próximo sábado vai dar banho no cachorro que também se chama Rusty, que coincidência, e ouvir todos eles rindo? Se estou morto, por que também não desapareci ou entrei por aquela luz branca de que sempre falam no programa da Oprah?” Página 21.

A medida que a história ganha corpo, a sensação de aprisionamento do personagem e principalmente a nossa aumenta. Somente no final conseguimos soltar aquele “ufa!” Mais por conseguir se livrar daquela sala, do que pelo destino de Cottrel.

O homem do terno preto

Quem foi criança sabe, principalmente os mais levados. Para conter o ímpeto de seus rebentos na pré-adolescência, muitos pais acabam criando monstros para deixar seus filhos mais ajuizados. A medida muitas vezes pode até ser benéfica, mas os traumas que ficam na mente dos pequenos duram para sempre.

Histórias envolvendo o homem do saco, são comuns. Ele tem vários nomes dependendo da região. Foi mais ou menos isso que viveu Gary. Um menino de nove anos que no verão de 1914, tinha entre as obrigações ajudar os pais. O único passatempo que uma criança de Motton nos EUA poderia ter naquela época. Pescar.

Naquele dia Gary deixou os afazeres de lado e resolveu tentar a sorte no rio Castle. Queria surpreender o pai e é claro tirar uma folga do trabalho da fazenda. Mesmo com o aviso de não ultrapassar os limites do bosque e principalmente a bifurcação do rio, não se conteve.

Passou dos limites estipulados pelo pai. A pescaria ia bem até ser abordado por uma figura suspeita. O homem sabia seu nome e profetizou algo que deixaria o pequeno aterrorizado. Correr seria a melhor opção, e assim o fez. Como iria escapar de alguém mais forte e mais velho? Qual seria a reação do pai ao se defrontar com aquele homem?

“Virei a cabeça para ver quem batera palmas. Havia um homem em pé lá em cima, no limite das árvores. Tinha um rosto muito comprido. Pálido e estreito, e seu cabelo escuro penteado para trás seguindo o formato do crânio era repartido com rigoroso cuidado do lado esquerdo. O Homem muito alto, vestia um terno preto completo, com colete, e eu soube imediatamente que não era um ser humano porque seus olhos tinham o vermelho alaranjado das chamas de um fogão a lenha.” Pagina 54.

Muitas vezes duvidamos do que cruza nossa vida em determinada época, ou do que nossos filhos contam que ouviram ou viram algo na rua a noite ou dentro do armário. Algumas lembranças são para sempre, e nem toda são boas.

Tudo o que você ama lhe será arrebatado

Todos temos nossas manias. Muitos são chamados de excêntricos por colecionar latinhas de cerveja, brinquedos dos anos 70 ou bolinhas de gude. Independentemente da idade todos acabamos angariando coisas que entulham nossa casa, mas que revelam muito da nossa personalidade.

Isso pode ser algum distúrbio emocional. Muitos podem acabar naqueles programas de acumuladores. Este não era o caso de Alfie Zimmer. Um solitário vendedor que parou em um hotel a beira da interestadual 80 a oeste de Lincoln.

Zimmer também colecionava algo, frases que decoravam as portas de banheiros. Muitas delas tinham sua poesia, outra era apenas um modo dos seus autores destilarem seu ódio sobre qualquer coisa.

Cada vez que encontrava alguma frase que julgasse relevante acabava transcrevendo em sua caderneta vermelha. Era sua companheira de muitos e muitos anos. Cada frase lhe reavivava a memória. Mas Zimmer era um homem solitário, e pessoas solitárias tem pensamentos suicidas em algum momento da vida.

“Alfie começara a coleção quando vendia os aparelhos para a leitura de códigos. Anotando vários trechos de grafites no caderno inicialmente se saber por que o fazia. Eram apenas divertidos, ou desconcertantes, ou os dois ao mesmo tempo. Entretanto, pouco a pouco, ficara fascinado com essas mensagens da Interestadual, onde as únicas outras comunicações eram faróis baixos, quando se rodava por ali sob a chuva, ou talvez alguém de mau humor fazendo um gesto obsceno quando se passava pela pista espalhando neve.” Página 78.

Entre o desejo de tirar a própria vida que julgava medíocre, Zimmer relia as frases que colecionava, e pensava na vida que tinha e na filha que tanto amava. Dentre os contos do livro este não tem terror, ou algo sobrenatural. Tem um final pouco convencional. Stephen King nos faz refletir que muitas vezes nos apegamos a bens, símbolos e acabamos deixando de lado o “mundo real” que existe a nossa volta.

A Morte de Jack Hamilton

Um conto ambientando nos anos 30, aonde bandidos eram tratados como heróis por muitos no melhor estilo Bonnie e Kleid. A história gira em torno de Johnnie Dellinger e seus comparsas. Caçados pelo FBI, criaram uma amizade mais intensa do que a de muitos casais.

“Na corrida para Aurora, Jack sentou-se apoiado na janela, a cabeça voando e a seguir batendo contra o vidro cada vez que passávamos para um buraco grande. Resmungando, ele mantinha uma longa conversa com gente que eu não conseguia ver quando já estávamos fora da cidade, eu e Johnnie tivemos que abrir as janelas. Caso contrário, seria difícil aguentar aquele cheiro. Jack estava apodrecendo de dentro para fora, mas não morria. Eu já tinha ouvido dizer que a vida é frágil e passa rápido, mas não acredito; seria melhor que fosse.” Página 103.

O companheirismo fica evidente durante todo o conto. A perseguição do “Bando Dellinger” como é chamado o trio de bandidos, passa por diversas regiões americanas. Fugitivos e machucados, os infratores da lei passam por provações e muitas vezes auto piedade. O crime compensa? King nos passa mais uma bela lição.

Na câmara da morte

Em algum país da América latina, Fletcher, um jornalista capturado pelo “sistema”. Amigo de alguém odiado ou que sabe demais do governo local, o americano é levado para algum bunker. Em um ambiente inóspito, todo tipo de tortura começa a ser feita em cima do informante. Seja com agressões, e principalmente psicológica, Fletcher está determinado a não revelar sua fonte.

“Fletcher olhou para Escobar e esticou os dedos da mão esquerda. Os músculos daquele braço ainda se contorciam, mas a sensação diminuía aos poucos. Pensou que, quando chegasse a hora, poderia usar o braço. E daí que Ramón atirasse nele? Heinz que experimentasse se sua máquina poderia ressuscitar o morto.” Página 153.

A história tem um clima claustrofóbico. A narrativa cheia de detalhes, mas apenas o suficiente, dá aquela sensação de aprisionamento. Os diálogos, a reação dos personagens, faz o leitor querer sair daquele ambiente quente, cheirando a umidade e impregnado pela fumaça do cigarro.

As Irmãzinhas de Eluria

Este é para quem acompanha a série “A Torre Negra”. Classificada pelo autor como sua obra mais célebre, conta a história de Roland de Gilead, um pistoleiro, o último em um ambiente distópico.

Sua busca é por um mago, Walter. O conto se passa no início desta busca. Para quem não leu a série, não vai se sentir perdido. Para quem leu, é a chance de conhecer mais alguns fatos sobre Gilead.

“Em algum momento posterior, ele abriu os olhos de novo, um pouco esperançoso de ver o rosto jovem e bonito da Irmã Jenna. Pairando acima dele. E aquela vírgula de cabelo escuro mais uma vez saindo da sua touca. Mas não havia nada. Os drapeados de seda lá em cima estavam mais brilhantes que nunca e, embora fosse impossível saber as horas com alguma precisão. Roland adivinhou que era por volta do meio-dia. Talvez três horas depois da sua segunda tigela de sopa das Irmãs.” Página 189.

Como dito, o pistoleiro acaba encontrando uma cidade, no melhor estilo velho oeste. O local, totalmente deserto o intriga. Começa a explorar os locais, acaba sendo surpreendido por seres monstruosos. Acorda em uma espécie de hospital aos cuidados de religiosas. Esta irmãs estariam ao seu lado, ou apenas o mantendo vivo para fazer algo com seu corpo e sua alma?

Tudo é eventual

O conto que dá título ao livro nos bota em um dilema. O dinheiro que vem fácil, vai fácil? Ambientado nos dias atuais, conta a história de Earnshaw. Adolescente, tipicamente americano com seus sonhos e alienação.

“Tinha um programa que eu e o Pug gostávamos e assistir num verão quando éramos garotos: o Golden Years. Você provavelmente não lembra dele. Seja como for, havia um sujeito naquele programa que costumava dizer “Perfeita paranoia é perfeita consciência”. Era o seu lema. E eu tipo acreditava naquilo.” Página 257.

Ele tem um dom, que é explorado pelo Sr. Sharton, um misterioso e elegante homem que lhe propõem um trabalho. A recompensa em dinheiro seria interessante para um adolescente que passava o dia assistindo TV, comendo, indo ao cinema e mexendo no computador. A narrativa é interessante e nos faz pensar que o dinheiro, o gigante que move o mundo nem sempre é aquilo que aparenta ser. Ele abre portas, mas a qual custo?

A Teoria de L.T. sobre Animais de Estimação

Ainda antes do conto, King avisa que é o seu preferido neste livro. Isso acaba deixando o leitor intrigado e ávido para terminar de ler. A história é cômica. Relata a vida de um casal que não anda muito bem.

Relacionamentos são assim. Sempre um acaba gostando mais do que o outro, e muitas vezes aquele presente que poderia ser a salvação de um relacionamento desgastado se tora a vírgula que faltava para o fim.

“A gata não quis nada com ela desde o primeiro dia. De vez em quando, a gente podia imaginar que Frank pelo menos tentava se dar bem comigo. Sua natureza sempre vencia essa tentativa no final, e ele mastigava um dos meus tênis ou dava outra mijada numa cueca, mas às vezes parecia estar se esforçando. Lambia minha mão e talvez me desse um sorriso. Mas geralmente era quando eu tinha alguma coisa na mão de que ele quisesse um naco.” Página 281.

L.T um homem comum, provavelmente comum demais aos olhos da esposa, nunca entendeu o por que dela sumir. Antes disso lhe presenteou com um gato, e ela lhe deu um cachorro. O que era para ser algo frutífero acabou virando um inferno. Nenhum dos dois acabou gostando dos animais que receberam.

As implicâncias fizeram sua esposa sair de casa repentinamente. O que seria triste, se torna hilário com a guerra entre gato e cachorro sendo o ponto alto do conto. Mesmo assim, o terror tem seu espaço e ele vai aparecer da melhor forma possível.

O Vírus da Estrada vai para o norte

Todos temos em casa objetos que muitas vezes ganham uma vida em nosso imaginário. Quem nunca ganhou algo que por mais simples e que tenha sido dado com um enorme carinho acabou causando arrepios? Pois é! Esse é o enredo que vamos encontrar neste conto.

Stephen King sempre criou personagens que tem a escrita como profissão. Aqui não é diferente. Richard Kinnell, assim como outros exemplos em sua obra, King deu um ar independente para Richard. Um homem solteiro, e de hábitos simples, bem parecido com o próprio Stephen tirando o fato do feliz casamento na vida real.

Richard voltando de uma conferência em Boston, acaba se interessando por um quadro que estava à venda em uma feira de garagem, coisa bem típica nos EUA. O quadro tinha a figura de um jovem em um carro esportivo rodando sob uma ponte.

O que fez Richard comprar o quadro além da sua misteriosa beleza, foi descobrir que o autor, um jovem com problemas com drogas morrera depois de atear fogo em todos os quadros que pintara.

Assim que botou o quadro em seu carro, seguindo para sua casa notou que a figura mudava de forma como se previsse o que aconteceria. A aflição é bem escalonada durante a narrativa. Você realmente vai olhar os quadros da sua casa com uma desconfiança após ler este conto.

“O grau de um sorriso… a visão de dentes aguçados alargando-se ligeiramente… os olhos oblíquos e apertados… são coisas bastante subjetivas. É possível a pessoa se equivocar sobre isso, e certamente ele não tinha estudado a pintura antes de comprá-la. Além do mais, havia a distração imposta pela Sra. Diment, capaz de deixar maluco um frade de pedra.” Página 301.

Este conto teve uma adaptação para a TV com a série Nightmares & Dreamscapes. O episódio ganhou o nome de A Pintura. No Brasil passou no canal Warner Channel além de um box em DVD. Para quem assistiu o episódio, vai perceber que muito do terror e da agonia de se sentir perseguido pelo quadro é mais destacado no livro.

Almoço no Café Gotham

Relacionamentos sempre são um bom ponto de partida para qualquer história. Nesta história não é diferente. Diane em um belo dia resolve terminar o casamento com Steven Davis, um pacato corretor (para ele pacato até demais). Sem ação, Steven começa sua nova vida aos trancos e barrancos.

Passados alguns dias recebe o telefone do advogado de Diane, marcam um encontro no Café Gotham, para acertar os pormenores da separação. Poderia ser uma conversa cheia de rancor e mágoas, mas se torna extremamente violenta. Quem vai dar o primeiro tiro? Daiane? Steven?

“A expressão de absoluto horror no rosto dela esmagou até as esperanças que eu nem sabia que tinha. Em vez de responder, ela olhou para Humboldt.” Página 333;

Este conto é um dos mais curtos do livro. Não vou me estender para não falar o fim da história ou o personagem protagonista. Considero ele um dos mais violentos desta coletânea. Pessoas com medo de ambientes muito movimentados podem achar as situações da história as mais terríveis possíveis.

Você só pode dizer o nome daquela sensação em francês

Qual é o nome daquela sensação que temos quando nos lembramos de algo e que só se pode falar em francês? Déjà-vu. Temos essas sensações que são lembranças de eventos passados. Mas quando são é de algo que ainda não ocorreu?

Carol e Bill Shelton, se não fosse pelo “t” seriam parentes de Paul Sheldon, escritor que é refém de Annie Wilkes em Misery. Passando uma segunda lua de mel na Flórida, tudo parecia estar como o combinado, mas não é bem assim.

“Maria ajuda os doentes da Flórida, pensou ela, sem nenhuma ideia do que significa o pensamento. E nesse momento houve um bipe quando o piloto ligou a luz de apertar o cinto. Tinham iniciado a descida final. A zoeira alucinada vai começar, pensou, apertando o cinto.” Página 361.

Como um filme sem um roteiro definido, Carol começar a prever os locais que ainda não foram percorridos pelo casal. A narrativa pode pegar o leitor desprevenido, e a atenção tem que ser total do começo ao fim. O final é bem diferente do que se pode imaginar neste tipo de história no tempo.

1.408

Ambientes assombrados. Todo lugar tem. Não seria diferente no hotel Dolphin em Nova York. Mike Enslin um escritor (mais um), se especializou em relatar as lendas urbanas de ambientes como o quarto 1408.

Segundo consta, muita gente morreu local. O gerente do hotel, Olin tenta a todo custo impedir que Enslin passe a noite no quarto. Sem sucesso.

“-e não há nenhuma turnê sobre fantasmas que pare no Hotel Dolphin, embora façam essa turnê no Sherry-Netherland, no Plaza e no Park Lane. Temos mantido o 1,408 tão quieto quanto possível…” Página 381.

Outro conto que ganhou as telas tendo como protagonistas John Cusack que interpreta Enslin e Samuel L. Jackson como o gerente Olin. Se o filme te assustou, o livro assusta mais. Mesmo tendo visto o filme vale a pena ler o conto. É um ótimo exercício para comparar os detalhes entre as duas obras, mesmo sabendo que o filme não substitui o livro em hipótese alguma. A história nos faz pensar aquele ditado: “cuidado com o que desejas.”

Andando na bala

Tomamos um baque quando recebemos a notícia de que um parente morreu ou que está gravemente ferido, internado. Não tem como ficar indiferente, por mais que você possa não gostar dele. Eleve isso a décima potência quando a pessoa doente é a sua mãe.

Esta foi a forma de Stephen encarar a morte de sua progenitora. Nunca estamos preparados, e ele botou no papel seus sentimentos, medos e frustrações. Alan Parker recebe a ligação de uma amiga de sua mãe, Jean. Com a notícia de que ela teve um derrame. Alan começa sua peregrinação para chegar ao hospital, já que estuda em outra cidade.

“Uma névoa rasteira, bonita e fulgurante levantava-se da relva. As árvores rodeando o cemitério dos três lados sussurravam ante a brisa que começou a soprar. De algum lugar além do cemitério, vinha o som de água correndo e o ocasional plunque-plunque de uma rã. O lugar era lindo e estranhamente tranquilizador, como um quadro num livro de poemas românticos.” Página 419.

Como não tinha dinheiro e morando em uma região universitária, a carona acaba sendo a forma mais rápida e econômica para chegar ao seu destino. Mas que tipo de pessoas estão dispostas a nos oferecer ajuda em momentos como este? E qual o preço que se deve pagar? Com certeza mais caro do que uma passagem de ônibus, coisa que Alan vai perceber na ida até o hospital.

Este é outro conto que teve uma versão para o cinema. Lançado em 2007, “Montado na bala”, é uma ótima produção, mas como comentei no conto anterior, o filme é apenas uma versão do conto original. Para se aprofundar mais e viver melhor a história a versão impressa é indispensável.

A moeda da sorte

Quem não sonha em ganhar na loteria, ou em uma mesa de jogos de algum casino de Las Vegas? Este é o objetivo de Darlene Pullen. Camareira do The Rancher´s Hotel.

Como forma de incentivo no trabalho das camareiras, o hotel deixa em cada quarto um envelope para ajudar na “caixinha”. Nem sempre os hospedes são amáveis e deixam algo pomposo no envelope.

Darlene já não contava com a grana extra, até que certo dia um hospede botou singelos 25 centavos como agradecimento pelo serviço bem prestado. Como 25 centavos podem mudar a vida de uma pessoa? Ela estará preparada para esta mudança?

“O 322 – aquele cavalheiro – deixara 25 cents no seu. E provavelmente lhe deixara algo nos lençóis também, sem falar numa lembrança ou duas no vaso sem apertar a descarga. Porque alguns não conseguem parar de dar. Está em sua natureza.” Página 453.

O conto é engraçado e muito dinâmico, o menor do livro. King acertou em por algo leve para fechar sua obra, após dois contos violentos.

Conclusão

Tudo é eventual é o segundo livro de contos que leio de Stephen King. Se comparado com Escuridão Total sem Estrelas, podemos até considerar uma leitura mais leve. Tem seus contos de terror, mas muitos são “calmos” e até cômicos. O que não muda, são os finais surpreendentes, as passagens de tempo muito bem escritas, além do diálogo dos personagens. É possível traçar a personalidade demoníaca, em algumas linhas de leitura.

Leitura super recomendada.

site: http://bongasat.com.br/jornalismo/ate-quando-tudo-e-eventual/

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.wordpress.com

Como eu adoro livros de contos, resolvi falar sobre esse do mestre King, que é absolutamente perfeito, uma leitura imperdível! Falarei um pouco dos meus preferidos:
Sala de autópsia 4: Fala sobre um homem que se vê dentro de uma sala de autópsia, enquanto seu corpo paralisado é preparado para a autópsia. O desespero do homem, preso dentro de si mesmo e impossibilitado de mover-se e falar é sensacional. Muito bom o conto!
O homem de terno preto: Esse conto ficou na minha mente por muito tempo depois de eu o ter lido. Fala sobre um garoto que teve um encontro com o Diabo, o Homem de terno preto. Fantástico, a melhor narração do livro, na minha opinião.
As Irmãzinhas de Eluria: Pra quem leu A Torre Negra, do King, esse conto é um prato cheio. Fala do encontro do personagem principal, Roland de Gilead, com as demoníacas Irmãs de Eluria. É como se fosse uma pequena extensão da Torre, uma historinha paralela, que aconteceu durante sua busca à Torre. Imperdível.

O Vírus da estrada vai para o norte: Um homem compra um quadro em um bazar de garagem e segue viagem. O quadro é amaldiçoado e ele passa a ser perseguido. Conto de terror clássico.

1.408: Esse é demais! Fala do quarto 1.408 (lembram do O Iluminado??), um quarto de hotel assombrado. Tem até um filme sobre isso, que é muito bom também. Recomendo muito esse conto!

Andando na bala: Esse conto também foi adaptado para o cinema com o nome de Montado na bala. É o encontro de um jovem com um morto. Fala sobre vida, morte e escolhas. Perfeito!

Pra quem gosta de King e de contos, esse livro é imperdível!

Resenhando Com Luke ® 14/12/2015

Não é o Melhor Mas Também Não é Ruim
Após ler alguns livros de King, com grandes histórias e alto teor de suspense e terror que chegou até a ser angustiante em certos momentos (Misery, Sob A Redoma e Jogo Perigoso) resolvi voltar aos livros de contos desse excelente escritor.
Acabei escolhendo uma Coletânea de contos que queria ler a tempos: Tudo É Eventual.

Já havia lido outras Coletâneas do King e essa ele escreveu majestosamente para mostrar que ainda consegue fazer os contos por prazer e para que esse tipo de narrativa não se acabe.

E o que eu posso dizer sobre essa volumosa coletânea é que King ainda não perdeu o dom e ainda consegue escrever histórias arrebatadoras que são sintetizadas de uma forma muito inteligente. Facilitando a leitura.

Na Introdução: Praticando a Arte (Quase) Perdida, King nos mostra uma dissertação sobre a arte de escrever contos, fala de seu fascínio por esse tipo de escrita e do sentimento que sente por essa arte estar se perdendo, da dicas de bons contos para os leitores e muito mais.

Outra coisa que gostei muito é que antes ou depois de cade conto Steve nos conta um pouco de como teve a ideia de escrever aquilo que será apresentado a seguir ou o que foi apresentado, ele nos explica o que quer passar com aquela história e como devemos tirar o melhor dela.

Vamos aos contos:

Sala de Autópsia 4

Essa é a história de um homem que após um acidente num campo de golfe acorda em uma sala de Autópsia onde está prestar a ser autopsiado pelos médicos, mas detalhe, ele não está morto.

Minha opinião: Conto muito bom, gostoso de ser lido e chega até a ser divertido, mas que ao mesmo tempo causa uma série de sensações ao pensarmos que aquilo poderia estar acontecendo conosco, aliás pesquisas atestam que o fato que ocorre nesse conto não é totalmente fictício pois já ocorreram milhares de casos em que o paciente acorda no meio de uma cirurgia e não consegue se mexer para mostrar que está realmente vivo. Diferente do conto, mas situações bem parecidas.

O Homem do Terno Preto

Se a primeira história foi boa essa é sem dúvida uma das melhores do livro.
O conto é narrado por um Senhor idoso que deseja contar uma história sinistra que o acompanha desde a infância e jamais o deixou. É uma história que poderia acontecer com qualquer pessoa exceto pelo elemento sobrenatural que foi inserido magistralmente por S.K.
O conto nos mostra medos da infância que as vezes nos seguem até nos tornarmos adultos. Isso foi o golpe de mestre, inserir medos e sentimentos que qualquer pessoa pode ter, já teve ou terá.

Tudo O Que Você Ama Lhe Será Arrebatado

Essa é a história de Alfie Zimmers
Um sujeito que por algum motivo não quer mais viver e estar pensando seriamente em acabar com sua vida, mas algo o impede de cometer tal ato, só não se sabe até quando ele conseguirá suportar ou desistir...

Minha opinião: Vou falar pouco sobre esse conto somente que ele nos remete ao prazer pelas pequenas coisas, pois podemos ter tudo contra nós, mas se tivermos algo para nos apegar, talvez conseguíssemos!

Na Câmara da Morte

Esse conto mostra um interrogatório que tem como objetivo arrancar algumas informações da vítima: Fletcher que é o protagonista da história.
Ele está em uma sala infernal com objetos de tortura e uma máquina que só de olhar já gelava a espinha.
Está sendo obrigado a falar sobre um segredo guardado a sete chaves.
E Heinz seu capataz tem um jeito não muito agradável de retirar as informações.

Minha opinião: Uma história rápida e um pouco angustiante que sofre algumas reviravoltas ficando com um final surpreendente. Nesse conto King surpreende de um jeito diferente do seu normal, o que me pegou de surpresa.

As Irmãzinhas de Eluria

Essa é a história de Roland, que após tomar uma surra de um grupo de mutantes verdes é levado para um grupo de mulheres que se autodenominam: As Irmãzinhas de Eluria. Roland é acolhido e aos poucos vai se curando, porém nosso herói logo descobre que tem algo errado naquele lugar...

Minha opinião: Bem para mim o melhor conto do livro, pois King conseguiu reunir em poucas linhas um clima de suspense que nos prende a cada acontecimento daquela sala. Me deixou muito feliz ver King entrar pelo lado da literatura fantástica além do horror, e outra coisa, essa história é um prólogo da sua maior antologia: A Torre Negra que puxa pro lado da fantasia, uma das facetas de King que ainda não tinha visto ou lido.
Resumindo: o conto tem suspense e mistério, ação, o terror que é de prache e um ótimo final, Nota 10 para o conto e para Steve.

Tudo É Eventual

Chegou Dinkmail...

Esse conto nos mostra um adolescente que descobriu ter um dom muito especial mas um pouco terrível. Ele usou apenas uma vez mas teve noção do que era capaz. Sua vida começa a mudar assim que ele encontra um Senhor que oferece a ele um emprego dos sonhos para que ele consiga desenvolver seus dons e fazer o bem pro mundo.
Logo Dink começa a se questionar se o que ele está fazendo realmente é o melhor...

Minha opinião: Bem esse é o conto que dá nome do livro então a expectativa em relação a ele era muito grande e felizmente ele não desapontou.
Gosto muito do jeito que King cria seus personagens e o fato de eles se auto questionarem dão a eles mais humanidade, se bem que o conto tem um lado fantasioso de King que estou adorando conhecer. Ao ler Tudo É Eventual me senti lendo uma história de quadrinhos dos comandados do Prof. Xavier se é que me entende!
Esse conto valew a pena.
E a capa kkkk agora eu entendi!

O Vírus da Estrada vai para o norte

Essa é a história de Richard Kinnell um escritor muito bem sucedido que ao passar em uma feira de garagem olha para um produto e se hipnotiza por ele. Um quadro meio amedrontador que fez algo dentro dele querer leva-lo.
Porém um pouco depois ele se arrepende se sua compra...

Minha opinião: que chato admitir isso mas os contos que eu mais gosto são os parecidos com este.
Aqui King consegue em alguns linhas fazer nos sentir pavorosos por aquele quadro. Sentir um frio congelante na espinha e ao mesmo tempo uma curiosidade enorme para descobrir o que acontecerá ao verificar novamente o quadro, esse é o primeiro conto de King que eu vejo ele escrevendo sobre um quadro que muda apesar de ele dizer em notas que já escreveu outros (que vou ler com certeza). Eu gostei e muito!

Almoço no Café Gotham

Uma mulher resolve se divorciar de seu marido e o abandona. Os dias se passam e a mulher resolve se encontrar com o futuro ex-marido escolhendo o Café Gotham para tratar dos assuntos relacionados ao divórcio.
Logo que chegam são recepcionados pelo maitre do restaurante e percebem que alguma coisa está errada naquele lugar...

Minha opinião: Bem esse sem dúvidas também é um dos melhores contos do livro, logo percebemos que tem alguma coisa de errado naquele lugar, pra começar o casal está ali por motivos diferentes, o Personagem principal deixa claro isso. Porém quem rouba a cena do começo ao fim não é o casal e sim outro personagem coadjuvante, mas o que King realmente nos mostrou foi a essência fantasmagórica que existia entre esse casal que mesmo após anos casados após anos de convivência conseguiram chegar a um nível que nos é mostrado no final do conto. O stress, medo, carinho ou gratidão e outros sentimentos não conseguem suprimir a raiva de assuntos passados. O maitre acaba se tornando "fichinha" perto do relacionamento (se pode se chamar assim) que esse ex-casal apresentou nessas horas dentro do Café Gotham e depois quando saem e vão.

Você Só Pode Dizer O Nome Daquela Sensação em Francês

Floyd, O que é aquilo lá!

Bill e Carol estão em uma viagem.
A mulher está tendo uma sendo estranha, aquela que chamamos de dejavu. Ela se lembra apenas de cenas horríveis relacionadas a um homem chamados Floyd e seu marido. Para não assustar Bill ela esconde o que realmente vê algo que não sai de sua cabeça. Mas logo ela verá que não importa a sensação sempre volta.

Minha opinião: A Partir desse conto, conseguimos ter a clara visão do que é o inferno para Stephen King. Nela ele nos mostra o ligar que ninguém quer ir de um jeito diferente. Ele nos mostra que o inferno não é simplesmente o mar de fogo, você queimando a todo tempo e etc.
Que o inferno pode ser simplesmente um ciclo vicioso que não se acaba, que fica se repetindo de várias maneiras, de várias formas, um ciclo vicioso de algo terrível que aconteceu e você sabe que acontecerá, porém não sabe como.
Como sempre o que esperamos de King a ideia foi genial e assustadora.

1308

Bem pra começar a falar desse conto quero deixar claro que estava muito ansioso, ansioso mesmo para ler esse conto, porque já tinha escutado algumas coisas sobre 1308 ser de King, mas o 1308 que me refiro é o filme.
Sim, isso mesmo esse conto tem uma adaptação cinematográfica. Não que seja uma obra prima da adaptação mas valeu a pena assistir.
A História do conto fala sobre Mike Eislin um escritor de contos de fantasmas que após descobrir um Hotel onde vários eventos sobrenaturais já aconteceram, resolve ir lá e verificar, assim como já havia feito em cemitérios, castelos e outros lugares que se diziam assustadores.
Ao chegar no Hotel o recepcionista deixa claro sua vontade em não querer que Mike se aventure no quarto 1308, Mike porém insiste e se hospeda no quarto.
Esse pode ter sido a pior escolha de sua vida.

Minha opinião: Eu não gostei desse conto porque eu achei que ele passa numa velocidade muito rápida e tem muitos poucos elementos que nos prendem, o começo da história tem muito lenga, lenga (ele realmente tentou convence-lo).E depois fica confuso e se passa muito rápido, não consegui me apegar aos detalhes que King sempre deixa em suas histórias, por esse motivo não gostei muito desse conto.

Andando Na Bala

Essa é a história do garoto Alan Parker que recebe a notícia de que sua mãe está no hospital e sai em disparada para encontrá-la. Como seu carro estava quebrada Alan vê como única opção pegar carona até o hospital.

Minha opinião: Eu particularmente achei mediano esse conto, gostei da parte do sobrenatural. Acredito que King quis mostrar do seu jeito o Amor Fraternal e como podemos ser mesquinhos ao passarmos por uma dura escolha.

A Moeda da Sorte

Esse conto fala da história de uma camareira que sempre acreditou na sorte, mesmo que ela demorasse pra aparecer tinha sonhos que isso ela seria pega e sua vida mudaria.

Minha opinião: Conto pra finalizar livro, sem nada sobrenatural, sem terror, sem suspense, é simplesmente um conto que King colocou no livro para finalizá-lo. O que achei legal foi como King o fez: Enquanto estava num hotel, viu uma coisa que chamou a sua atenção e que diferenciava aquele hotel dos outros é justamente a história do livro, as camareiras faziam uma coisa diferente dos outros isso chamou sua atenção e despertou sua mente!

E com isso chego ao fim dessa resenha, espero que tenham gostado.
Abraço.

site: http://www.resenhandocomluke.blogspot.com

Luana U 03/08/2010

Stephen King é meu autor favorito há um tempo considerável. Ele é capaz de escrever sobre qualquer coisa e não perder seu estilo inconfundível. Em "Tudo É Eventual" ele mostra isso numa sequência de contos diversos, um melhor que o outro.

Marselle Urman 29/03/2012

Mais um excelente volume de contos do "Rei".
Para mim poderia ser um terceiro volume de "Pesadelos e Paisagens Noturnas", segue a mesma pegada porém com mais sutileza, mais fluidez.

Todos os contos são bons, sem exceção.
Gostei mais da segunda metade do livro, contos mais profundos, mais sombrios, muitos mostrando o lado vulnerável e patético do ser humano. Meu destaque especial vai para todos os contos após "Tudo é eventual", especialmente o "Você só pode dizer o nome daquela sensação em francês" - adorei o conceito, intrigante e medonho - e "Andando na bala".

Como sempre com King, recomendo de olhos fechados.

Wolff 27/10/2012

Tudo é Eventual
Me surpreendeu pelo fato de eu não ter gostado tanto, apesar de ser fã do autor. Contos com temas pobres e clichês, sem inspiração e me doi dizer isso um tanto tediosos. Demorei semanas para le-lo. Só o li todo pois mesmo sendo contos fracos em sua maioria ( na verdade gostei apenas de dois) a narrativa de King é magnifica.

Marcia Lopes 17/04/2016

"Tudo É Eventual" é uma coletânea de 14 contos, nem todos são de arrepiar, alguns são macabramente triste.
E o interessante que a cada conto o autor conta como, porquê e de onde veio a inspiração, na verdade a introdução do livro é uma pequena autobiografia.
Sala de Autópsia 4 deixa o leitor em panico, Howard Cottrel está preste a ser aberto e por um determinado motivo não consegue dizer que está vivo, uma sacada bem interessante sobre o medo da morte.
O homem de terno preto: Encontro de uma criança com o Diabo, 81 anos depois o medo volta a lhe assombrar... Outra boa sacada do autor, os medos que temos na infância chega ao ápice na velhice.
Tudo o que você ama lhe será arrebatado: Aborda a solidão, depressão e suicídio.
A morte de Jack Hamilton, Na câmara da morte, As irmãzinhas de Eluria este é uma história da saga "A Torre Negra".
Tudo É Eventual que dá nome ao título do livro lembra muito HQs, bem fantasioso, mas acredito ser o mais completo do livro; conta a história de um garoto que recebe uma proposta de trabalho extraordinária por causa de seu talento especial, por um tempo ele se dedica ao trabalho sem questionar, até descobrir para que são utilizados.
A Teoria de L. T. sobre Animais de Estimação:Uma mistura de comédia, drama e tragédia.
O vírus da estrada vai para o norte, Almoço no Café Gotham, Você só pode dizer o nome daquela sensação em francês. E 1.408: Teve sua origem em "Sob a Escrita" conta a história de um escritor de terror que para provar que fenômenos sobrenaturais não existem, se hospeda em um hotel famoso por ter um quarto assombrado e nesse quarto ele chega ao cume do medo.
Andando na bala e A moeda da sorte.

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-tudo-e-eventual-de-stephen-king/

Taty 10/08/2017

Alguns bons contos... Outros nem tanto
Ouso dizer que 50% dos contos valem a pena.... O restante não me surpreendeu ou foi bem decepcionante... Mas valeu...

Raffafust 11/02/2014

Volta e meia me pergunto como alguém pode ter tanta imaginação como King, a cada livro lido fico ainda mais fã - se é que isso é possível - desse mestre que faz valer o título!
No caso desse livro, são 14 contos nos quais King no início ou no final de cada um fala o que o levou a escrevê-los, para nós fãs fica a resposta para a dúvida eterna de da onde mesmo ele tira tanta imaginação para criar histórias tão boas. O bacana também é que a introdução do livro é com o autor falando sobre o como ama escrever e citando como publicou seu primeiro conto digital, que está essa coletânea. O autor que ficou milionário desdenha a grana que já ganhou com as histórias e mostra ao leitor que o que importa para ele mesmo é que uma quantidade maior de pessoas tenham acesso e gostem de suas obras. Nem precisa se preocupar com esse talento todo.
Dos contos do livro alguns me chamaram mais atenção, já conhecia por causa de um especial de tv o conto " A sala de autópsia", onde um homem que foi picado por uma cobra quase é dado como morto e lhe feito uma autópsia por estar totalmente imóvel, lendo a história claro que me veio a mente as imagens que já assisti, mas alguns detalhes fizeram a diferença e me levaram a gostar ainda mais dela.
Também gostaria de citar " O homem de terno preto" onde King volta a infância do personagem que tem um encontro inusitado com o diabo, ou com algum amigo do capiroto . Para enganar o menino que vai por um caminho que seu pai recomendou não ir, o tal homem mente sobre algo que vai fazer o menino ficar impressionado e ainda fazê-lo lembrar do irmão que morreu. Com um final perfeito, o conto é sensacional.
A maestria de King também aparece em " A teoria de L.T sobre animais de estimação" , onde uma visão única do autor é dada a história e como animais podem trazer tanto coisas boas a um casal como ruins.
Um de meus filmes preferidos também aparece, " 1408" que é uma perfeição na telona também o é no original, na história do autor sobre um escritor que quer dormir em 10 locais mal assombrados para escrever um livro. Quem viu o filme já sabe o que o espera, mas mesmo assim vale a lida porque sinceramente ainda não descobri como parar de ler algo do autor depois que começo, já que as histórias nos prendem e seus personagens sempre despertam algo mais no leitor, e quem conhece bem King sabe que eles podem se transformar ou se revelarem a qualquer momento.
E o tal conto " Andando na bala" que ele cita tanto na introdução do livro merece mesmo ter feito tanto sucesso, a história conta que um rapaz sai da Universidade para visitar a mãe que sofreu um derrame, de carona em carona ele vai viver algo que não sabe até onde é verdade e onde ele está imaginando. E o melhor...será mesmo que seus companheiros de estrada ainda estão vivos? E sua mãe? O que será que aconteceu com ela?
Sensacional é pouco para esse livro, mais uma obra-prima do mestre do terror.