Contos Brasileiros 1

Contos Brasileiros 1 Graciliano Ramos...

Resenhas - Contos brasileiros I

Magadeoliveira 31/07/2021

Ler, reler, indicar...
Como eu gostaria de reler todos eles!
Li na época da escola e como o meu irmão era de outra série, tive a oportunidade de ter vários deles. Pena que a minha mãe doou todos!
Aquela história da Velha Contrabandista (Stanislaw Ponte Preta), pra mim, é a melhor de todas!

Patrick 15/04/2021

Contos
Coletânea imperdível. É fascinante redescobrir textos de autores nacionais e se encantar.
Que texto magnífico é, por exemplo, "Piabinha".

belle 21/09/2022

Apesar de eu ter lido o livro como um trabalho escolar, achei as histórias muito interessantes e divertidas. Achei que seria entediante, mas não foi, eles tinham uma escrita leve e de fácil compreensão.
Recomendo a todos que queiram inserir literatura brasileira em seu cotidiano.

Gabriela 04/08/2021

Mais um dessa coleção. Os contos selecionados são bem chamativos, porém, a Gabriela adolescente não teria gostado tanto quanto a Gabriela adulta. Isso acaba tirando pontos da coletânea, já que esse é o objetivo.
No geral, são contos divertidos, fáceis de ler, mas que nem sempre nos prendem como deveriam. O destaque é, obviamente, o Loyola Brandão, gênio brasileiro pouco reconhecido.

Marques 03/11/2015

Lido e relido durante toda minha infância, esse compilado de contos dos mais variados autores brasileiros foi de suma importância na minha caminhada da leitura, pois eu, sendo muito novo para compreender algumas nuances das crônicas e contos, busquei cada vez mais outros livros para amadurecer minha compreensão.

São contos rápidos. Alguns profundos e outros cômicos, mas todos eles refletem bem a característica peculiar de cada contista.
Como a coleção já diz, recomendo àqueles que buscam um livro para gostar de ler.

Evelize Volpi 11/06/2022

Crônicas de Grandes Mestres da Literatura Brasileira.
Leitura que flui rapidamente , uma delícia de ler.
Leitura leve e prazerosa.

Teteu 20/02/2021

Curioso
É uma coletânea de contos bem interessante, o que eu mais gostei foi "Doutor por correspondência".

De fato a coleção "Para gostar de ler" aborda escritores bem variados e incríveis, mas o que me deixou curioso foi o fato de que embora o nome da coleção me lembre a necessidade de incentivar crianças a gostar de ler (ou pelo menos suponho que essa coleção é infantil), a maior parte dos contos, se não são melancólicos ou tristes, abordam assuntos bem filosóficos.

Samuel Valdevino 22/01/2022

Contos do nosso Brasil
O livro reúne 2 contos de 7 autores brasileiros diferentes e apresenta uma diversidade de ideias incríveis para o leitor.
O maior atrativo do livro é a diversidade de cada conto, mostrando como o nosso país é tão grande mesmo sendo um só.
Além de toda esse atrativo na diversidade cultural, o livro é extremamente cômico, com histórias que nós fazem refletir sobre o mundo, sobre o nosso dia dia e sobre nossas atitudes.
Uma coisa eu tenho que confessar, a minha história favorita foi "Doutor por correspondência".

nabel 07/07/2022

não entendi quase nada desse livro ?? só li por causa da escola não recomendo a maioria dos contos são confusos

amanda 10/06/2021

Bons contos.
Os contos são bons, embora tenha alguns chatos.
Não nego que dei boas risadas.
O livro é muito bom para quando você quer ler alguma coisa pela tarde, já que é uma leitura "média" de 3 a 4 horas lendo.

olvlarissa 25/03/2023

Leitura leve e divertida
Comprei esse livro no sebo porque me lembrou dos livros que encontrava na biblioteca da escola. É ótimo para os dias em que não está muito afim de ler algo maior que requer atenção. Alguns contos são bem engraçados e o título nunca esteve tão de acordo com o livro, é realmente a descrição do brasileiro, kkkk.

Contos Preferidos:

- A velha contrabandista
- O homem que sabia javanês
- Doutor por correspondência
- A estranha passageira

Beatriz.Rodrigues 24/09/2021

é uma obra incrível! A junção dos autores e seus contos nos faz enxergar o quão incrível é o nosso Brasil e como, mesmo sendo um só, é tão diferente de pessoa pra pessoa. É uma livro riquíssimo. Super recomendo, é uma leitura fácil e rápida

jota 07/10/2016

Tudo muito bom...
Contos Brasileiros I é, em grande parte, uma bem-humorada seleção de textos de alguns de nossos autores mais conhecidos. Alguns contos são muito engraçados mesmo (três ou quatro parecem verdadeiras anedotas) e se o jovem leitor - a quem de fato o livro se destina - não apreciá-los um pouco então é ruim da cabeça ou doente do pé, não tem jeito.

Gostei praticamente de tudo porém meu conto predileto da coletânea ficou sendo uma história que é mais nostálgica ou sentimental (pois lembra profundamente a infância) do que propriamente cômica. É a do escritor goiano José J. Veiga, A ilha dos gatos pingados, que é sobre a amizade entre meninos, também sobre violência, e que faz parte de seu livro Os Cavalinhos de Platiplanto.

Outros destaques: o clássico de Lima Barreto, O homem que sabia javanês (terceira vez que leio), os dois casos (ou "causos") do personagem Alexandre, contados por Graciliano Ramos (também já havia lido), A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta, Doutor por correspondência, de Marcos Rey e Preocupações de uma velhinha, de Luiz Vilela. Mas os demais também são altamente recomendáveis: é diversão (ou reflexão) na certa. E aí estão todos eles, divididos em quatro temas:

Surpresas:

O homem que sabia javanês - Lima Barreto
Preocupações de uma velhinha - Luiz Vilela
Doutor por correspondência - Marcos Rey
A estranha passageira - Stanislaw Ponte Preta

Lido entre 29/09 e 06/10/2016. Minha avaliação: 4,5.

Ana 31/01/2018

Literalmente, Para Gostar de Ler
Esse é um volume da série Para Gostar de Ler, que gosto bastante, pois
eu li aos 10 anos de idade, e sempre foi um dos meus favoritos.
A série Para Gostar de ler foi uma estratégia muito bem-sucedida no Brasil, e até
hoje ainda existem os exemplares nas escolas e bibliotecas, e muita gente os conhece.
O meu conto favorito é o do papagaio, que tem um final que não sei se é
para rir ou chorar, mas enfim.
Outro conto que gosto bastante é o Preocupações de Uma velhinha, que
conta as reflexões de uma senhora espantada com o mundo moderno e
suas guerras.
Os leitores brasileiros precisam conhecer a rica produção literária de nosso país,
e esses livros são um bom caminho para começar, na minha opinião. Digo isso pois foi através deles que conheci Luiz Vilela, Rubem Braga, entre outros.
Literalmente, é Para Gostar de Ler mesmo.