O Mercador de Veneza

O Mercador de Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Ewellin1 01/12/2023

Nem me atrevo a dar menos de 5 estrelas pra Shakespeare
MUITO BOM. nunca achei que fosse rir tanto lendo isso. Eu no inicio fiquei tentando prever o final e, com toda certeza, eu não esperava ler o que eu li. Outra coisa boa é que dá pra ler bem rapidinho. Recomendo.

oli_mi 30/11/2023

Ja li melhores
? O mercador de Veneza? é um clássico Shakesperiano, com bastante drama, personagens interessantes e tudo mais, porém acredito que deixou um pouco a desejar comparado à outras obras do autor que já li, eu entendo que as obras dele foram escritas há muito muito tempo ( esse é de 1600) mas mesmo assim admito que me incomodei um pouquinho com o quão estereotipado foi essa obra.

Independente disso indico a leitura para quem quer entender mais sobre Shakespeare e sua história. :)

Otavio113 27/11/2023

O mercador de Veneza
Texto adaptado em prosa, história regada de amor, ódio, vingança e dinheiro, é uma leitura curta, rápida e boa.

greek tragedy. 22/11/2023

O Mercador de Veneza é uma peça em que o humor predomina, algo que eu gosto bastante. os personagens são bastante interessantes, embora, por mais que eu tenha entendido que a peça é de uma outra época e que retrate o preconceito, eu acho que a mensagem ficou meio dúbia.
gostei da bastante do desfecho da peça também (acho que foi a inspiração de uma cena de O Auto da Compadecida).

Thaís 16/11/2023

Shakespeare era um homem do seu tempo. Por isso, ao ler, tenha em mente o histórico da época ( ano 1596)
Quando se descreve o judeu Shylock como rancoroso, mal, ganancioso como todos os judeus... leia nas entrelinhas. Isso diz mais do autor e da sociedade, do que do personagem.
E mesmo assim, há um bonito discurso do Shylock sobre preconceito de raça, o que nos leva a indagar se Shakespeare era mesmo preconceituoso.
Não é uma história com romance tampouco. Os personagens se amam e se casam sem passar um tempo juntos. Bassânio deixa claro estar se casando com Pórcia por ela ser rica, e ele está falido.
Me intrigou em uma sociedade machista a personagem feminina, Pórcia, ser inteligente e a salvadora, mas não passa despercebido que ela teve que se vestir de homem para tal.
De tudo, o tema do livro toca também sobre como podemos confundir vingança com justiça quando somos a parte atingida.

carol couto 12/11/2023

O Mercador de Veneza
Tive que ler essa obra para realizar um fichamento de resumo para a faculdade. livro de leitura fluida e passível de reflexões sobre a maldade humana e a coercitividade específica das normas jurídicas.

Maria Vitória 12/11/2023

Muito bom!
Matei minha curiosidade sobre a sabedoria e astúcia da famosa Pórcia e sobre as inúmeras inspirações que esse livro trouxe pra outros autores, mas também encontrei uma narrativa antissemita, quando a isso vamos levar em conta o contexto histórico e as reflexões trazidas.

André Lima 10/11/2023

Muito bom! Livrinho gostoso de ler, muito interessante, prende nossa atenção e ficamos imaginando o que vai acontecer....excelente.

Gustavo616 07/11/2023

Clássico shakespeariano
A peça escrita por Shakespeare é um dos maiores clássicos do autor. A história envolve o embate entre Antônio e o agiota Shylock, a amizade de Antônio com Bassanio e o romance deste com a nobre Porcia. A obra conta com uma carga problemática de antissemitismo, colocando em Shylock todo tipo de estereótipo sobre judeus, ainda que contenha um dos discursos mais famosos sobre igualdade da literatura mundial.
Por fim, é importante destacar o julgamento do conflito sendo um dos casos fictícios mais célebres e referenciados, em especial pela solução trazida por Porcia.
Vale a leitura, que deve ser feita de forma a se atentar para os preconceitos e estigmas da época.
Giovani 08/11/2023minha estante
baita livro! não é por acaso que está na nota 1 do meu livro hahaha

Gustavo616 08/11/2023minha estante
Siim, lembrei da sua menção a solução da Porcia! Dali que comecei a querer ler.

MariCosteira 04/11/2023

É legalzinha a história, mas o final achei um pouco tosco. Talvez por ser adaptado e não ter tanto desenvolvimento, eu esteja estranhando as obras de Shakespeare que são um clássico.

v1toriasousa 03/11/2023

Descobri que Shakespeare não é só Romeu e Julieta
Visto todas as indicações prévias que eu tinha de Shakespeare, eu esperava que o Mercador de Veneza fosse uma dessas obras entre as "mais simples de ser digerida". Mas, ao ler, me encontrei dividida entre duas vertentes: tentar encaixar o meu raciocínio dentro do contexto ao qual a obra foi escrita, ou me deixar sentir revolta pelo antissemitismo e por toda a injustiça sofrida por Shylock.
Eu não vou me aprofundar no mérito de que Shylock, no mínimo, não é o vilão e, que de forma alguma, Antônio é uma vítima, pois me parece extremamente óbvio pelos contextos atuais e fora do olhar antissemita.
Ao pesquisar se Shakespeare era o que tratava a sua obra, cheguei ao ponto que, nesta obra, ele deixa subentendido que TALVEZ ele mesmo não considerasse Sherlock como o vilão de sua peça.
Tenho muitas considerações sobre o livro, essas que não caberiam todas nessa minha resenha curta. Mas por fim, em face do direito, me reservo a fazer apenas o comentário de que, ao meu olhar, Portia é uma das mulheres mais inteligentes já escritas por um homem e que eu li.

Laura.Michelangelo 29/10/2023

[...]" Antes que sua tolice mais cresça, desapareça. Aproveite a lição: mais tolo fica aquele que nunca abdica da própria pretensão." [...]

gi 27/10/2023

Esperava um pouco mais...
Considerando todas as obras que já li de Shakespeare, essa foi a que eu menos gostei. Temos aqui uma obra com vários enredos interligados e interessantes, mas eu fiquei um pouco insatisfeita com o desfecho da história. Um dos personagens principais sofre consequências que, ao meu ver, não condiz com seus erros. Agora entendo o motivo dessa ser uma das obras mais polêmicos do autor.

O ponto alto continua sendo a escrita envolvente e equilíbrio entre drama e comédia que somente o Shakespeare consegue fazer. Ele é um mestre nisso e aqui não é diferente. Pena que os personagens não me encantaram no mesmo nível que a parte técnica da obra.

Juliana.LaCosta 20/10/2023

Conhecendo Shakespeare
Estou querendo conhecer a obra de Shakespeare e resolvi fazer isso ouvindo audiolivros de suas obras. Gostei.