O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Magda14 16/04/2023

Shakespeare vai se remexer em sua tumba, e talvez eu leve algumas alfinetadas dos seus fãs, mas eu ODIEI esse livro.

Meu Deus, que história chata! Não sei se eu não consegui captar o senso de humor da época, mas, meu Deus... Não via a hora de terminar esse livro.

Ainda bem que já acabei!

Obs: as 2,5 estrelas são por causa do esforço do autor. Apenas por isso.
Mab 16/04/2023minha estante
Achei mt chatinho tbm meu deus

Magda14 16/04/2023minha estante
Ainda bem que eu não fui a única! Kkkk Já estava quase com peso na consciência kkk

Mab 17/04/2023minha estante
Jskskssk serio, esse foi o que eu menos gostei mesmo disjefkfk

Magda14 17/04/2023minha estante
Eu tbm! E olha que eu achava um pouco difícil um livro superar Rei Lear ou Romeu e Julieta. Kkkk

Mab 17/04/2023minha estante
Kdkskdkd Rei Lear eu nunca li!! Não valee a penaaa??

Magda14 17/04/2023minha estante
Não gaste seu tempo e dinheiro lendo. Outra peça chatíssima! Kkkk Basicamente, o cara fez a burrada de dividir uma herança ainda em vida, percebeu que cometeu esse erro e enlouqueceu. Chato demais!

Mab 17/04/2023minha estante
KxmsejdjkekekGHSJSJSS okay!! Obrigadaa pelo aviso xeiked

Lyyyyyui 05/05/2023minha estante
Não fui a única ????

Ari 12/05/2020

O esboço de um gênio nunca é evidente.
Minha primeira leitura deste maravilhoso escritor literário e teatral apenas confirmou que um gênio nunca está condicionado a lugares comuns e a convencionalismos mastigados, vai além, e procura a profundidade. Um gênio transforma em palavras aquilo que "meros normais" considerariam "cotidiano".

O teor deste livro encontra-se em um diálogo sempre constante entre o legal/moral, amor/ganância, cristianismo/judaísmo, amizade/vingança, ódio/ganância, lealdade/virtuosidade, em sequências intermináveis de lindos diálogos e "máximas" que transcendem a poesia.

Nesta obra que data de (1596-97), Shakespeare, em fase de amadurecimento desenha uma Veneza madura. Personagens cativantes e diálogos esplêndidos, os quais rejeitam meus recortes, aprecia-se por completo. A despeito de questões "anti-semitas" e "legais" que podem ser pauta para inúmeras discussões, observa-se uma comédia romântica com roupagem clássica ímpar para quem gosta de apreciar uma linguagem rebuscada. A escrita inglesa de Shakespeare está para a Inglaterra assim como Camões está para Portugal.

Espero ter tempo neste mundo para apreciar a obra completa de Shakespeare!
nic 13/05/2020minha estante
Willian Shakespeare é uma das minhas paixões e inspirações, tanto na escrita, quanto na vida. Simplesmente sensacional!

Ari 13/05/2020minha estante
Falou tudo! Qual livro de Shakespeare você leu? Para mim, ler tal livro, foi um prazer que a tanto eu adiava. Comecei com essa peça primorosa. Primeira de muitas. Um grande escritor/poeta/dramaturgo merece estar como prediletos de quem tem bom gosto!

nic 13/05/2020minha estante
Sonho de uma noite de verão é uma das minhas grandes paixões. Lindo demais!

Ari 13/05/2020minha estante
Lerei! Disseram-me que ao ler Shakespeare encontraria questões existênciais e lições para a vida em cada uma de suas obras.

Criadordej 20/01/2022

Não alcançou as expectativas.
Quando decidi ler achei que seria um livro com uma temática mais voltada para o terror, confesso que me decepcionei com o real conteudo do livro, mas gostei do final por conta de ser cheio de reviravoltas.
caio.lobo. 21/01/2022minha estante
Terror?

Criadordej 21/01/2022minha estante
Quando li a sinopse da peça e vi a parte que fala sobre a divida de 1 libra da carne, tinha achado que a história teria uma pegada mais de terror, mas depois de ler vi que n é nada disso. Kkkkkk

caio.lobo. 21/01/2022minha estante
Kkkk
Terror é um gênero recente, mas talvez encontre algo de terror e terrível em Shakespeare lendo Titus Andronicus...este é pesado

Criadordej 21/01/2022minha estante
Vlw pela recomendação, vou dar uma olhada nesse pra ver se gosto.

Cris 04/09/2014

Complexo
Não é uma leitura fácil e vou ser sincera, não me agradou muito. Por sorte, o livro é pequeno, mas a escrita é bem antiga, pra ler precisa de paciência e um pouco de conhecimento dos costumes da época também é bom.
Renata Cavalcante 01/04/2018minha estante
Pois é. Também achei a leitura chata e nem consegui terminar. Por sorte achei uma adaptação da série reencontro. Linguagem simples e em forma de história. Aí sim achei a história bem interessante. Vou ler outros clássicos dessa série. Acho que o importante é conhecer a história e se divertir com a leitura. Pra mim uma linguagem antiga e de difícil compreensão torna a leitura chata. Posso até ler a obra original, mas depois de já ter lido uma adaptação e já conhecer a história vai ficar bem mais fácil.

Cris 02/04/2018minha estante
Esta série de livros Reencontro é ótima, eu li uma adaptação e gostei muito!

Renata Cavalcante 03/04/2018minha estante
Acabei de achar vários clássicos adaptados pela Scipione na série Reencontro: o príncipe e o mendigo, os miseráveis, sonho de uma noite de verão, o homem da máscara de ferro e Robinson Crusoé. Vou ler todos. E descobri outra série muito boa: clássico para todos, da editora Nova Fronteira. A diferença é que essa não é adaptação como a Reencontro e sim a obra original na linguagem de hoje. Tem clássicos internacionais como razão e sentimento de jane Austen e clássicos nacionais como dom casmurro, o cortiço....recomendo

Cris 03/04/2018minha estante
Que legal, vou procurar essa série da Nova Fronteira também!

Clara.Trevisan 09/08/2020

Justiça e vingança
Já ouviu alguma vez as pessoas falarem ?O enredo é o mesmo, só muda os atores?? Se sim, sabe que geralmente falamos isso quando temos um problema que frequentemente vemos acontecer com diversas pessoas.
Para mim as obras de Shakespeare são incríveis, maravilhosas, inteligentes, sagazes, marcantes e atemporais - e elas o são justamente por causa desse pequeno ?ditado?. Shakespeare escreve para a humanidade e não para um século ou um local.
Este livro, ?O Mercador de Veneza?, trata, basicamente, a problemática atribuição de sentido à palavra ?justiça?. Óbvio, que como um bom dramaturgo Inglês, Shakespeare não deixaria de colocar um romance aparentemente impossível e personagens divertidos que vivem aprontando para dar a estória um ar de suavidade.
?Terás mais justiça do que desejas?, essa foi a frase que mais me marcou neste livro, pois o contexto dentro da estória a qual ela foi inserida me fez refletir muito sobre o meu próprio senso de justiça. Porque quantas vezes desejamos a justiça, mas, na realidade desejamos vingança. Quantas vezes dizemos estar sendo justos, quando na verdade estamos agindo em nome do ódio.
O judeu Shylock e o mercador Antônio, são os personagens base na construção dessa comédia, que podemos caracterizar como uma comédia dramática.
Shylock, que é uma espécie de agiota, movido pela raiva e pelo ódio, trama um plano para se vingar do mercador cristão Antônio. Muitas voltas e reviravoltas acontecem antes de chegar ao clímax, não apenas com os dois personagens principais, mas também com os casais e com os bobos.
O que ficou para mim, de toda essa história é: será que somos realmente justos? Será que não tomamos partido? A vingança vale mais do que a justiça? A verdadeira justiça nos satisfaz? Até que ponto a minha justiça cede lugar a vingança? A vingança é um instrumento da justiça?
Pedróviz 21/08/2020minha estante
Eu já tinha uma vontade de ler algo de Shakespeare, a resenha me convenceu.

Drica 22/01/2021minha estante
Oi Clara!! Gostei!! Só achei que resumirá muito o final. Mas muito bom livro!

. J e n n i . 07/04/2021minha estante
Que resenha!?

carlos 25/03/2020

Essa peça é um dos maiores exemplos de que a filosofia humana de Shakespeare não dá resposta nenhuma – ela levanta questões. Ao mesmo tempo em que temos o discurso de igualdade de Shylock, “hath not a Jew eyes? etc.”, também temos toda a construção estereotipada de vilões: ele é ganancioso, vingativo, egocêntrico…

Cabe ao leitor decifrar o personagem da forma como achar mais adequada. Mas é difícil não ler O Mercador de Veneza com olhos contemporâneos. Shylock é vítima de uma sociedade antissemita essencialmente desfavorável a ele. Não consigo vê-lo como errado em seu sentimento de retaliação inabalável porque Antonio, assim como o resto dos personagens da peça, também não teriam misericórdia caso a situação fosse reversa.

Além disso, enquanto figura de ficção, a construção de personagem de Shylock também é submetida a uma visão negativa. O próprio discurso de intolerância religiosa contra cristãos – o fato de ele se negar a cear com Antonio e Bassanio – é quase risível considerando o contexto histórico. Reforça uma ideia de preconceito de grupos minoritários contra grupos majoritários que, francamente, me soa como as atuais discussões de “racismo branco”.

O que Shakespeare nos propõe é uma balança: o estereótipo irrefutável, alvo de preconceito, e a humanidade. O que pesa mais? O que deveria pesar mais? Ao mesmo tempo, a questão de dois pesos e duas medidas. A mesma misericórdia requerida de Shylock teria sido exigida, da mesma forma, de Antonio, ou a lei se mostraria menos flexível? Evidentemente, desde a época do Bardo já parecia ser mais fácil antagonizar a vítima do que admitir os double standards sociais.

Em tempo, Portia é uma das melhores personagens de toda a obra de Shakespeare.
Marcos.Azeredo 19/05/2020minha estante
Quem traduziu este livro?

carlos 20/05/2020minha estante
A tradução que li foi a da Barbara Heliodora.

William LGZ 05/04/2022

"Uma metralhadora de frases icônicas"
Já estava ficando meio desanimado lendo Shakespeare achando que o melhor já tinha passado, pelo menos entre os livros que posso ler, mas fui surpreendido de forma grandemente positiva por este último aqui.

Antes de tudo, devo dizer que essa obra é uma metralhadora de frases icônicas genial! Acho que foi a peça do meu chará onde eu mais destaquei trechos, sem contar outros pontos excepcionais como cenas que encaixariam muito bem como parábolas atemporais além de personagens realmente fascinantes como o judeu Shylock, por exemplo.

Confesso que, ao começo, eu estava lendo sem dar a devida atenção, devido à uma certa trama de pretendentes que eu não via sentido algum de estar nesse livro (naquele momento), e algumas coisas me fugiram. Mas ao concluir e rever a trama em minha mente, percebi o quão bem engenhosa ela foi e aqui, um dia depois, apenas tenho boas opiniões à seu respeito!

Eu a recomendo demais, principalmente aos amantes de clássicos e para fãs de Shakespeare que ainda não tiveram a chance de pôr as mãos neste seu trabalho! Vale a pena demais.
ju 05/04/2022minha estante
passo mal toda vez com o "meu chará" kkkkk

William LGZ 06/04/2022minha estante
RHSHDJDDKDHSKDHHDKSHDJ
Eu sempre aproveito pra ressaltar!

Dani 21/06/2021

Uma leitura muito divertida, mas é estranho pensar nesse tipo de coisa como "normal" pra época em que foi escrito. Em um mundo de homens foi maravilhoso ver as mulheres tomando as rédeas da situação e ainda dando uma lição nos maridos. Uma história tragicômica em que tudo termina bem.
Gabi 21/06/2021minha estante
depois de ler essa sua resenha me deu uma vontade de voltar a ler Shakespeare! que saudade

Dani 21/06/2021minha estante
Ahh que linda! Esse foi o primeiro que li, é bem diferente do que eu esperava e adorei. Vou ler mais dele com certeza!

Liliane 14/07/2020

Uma peça escrita por volta de 1596, conta a história de Antônio, fiador de uma dívida com Shylock, um judeu que praticava empréstimos com juros. O dinheiro foi usado para que Bassânio, amigo de Antônio, viajasse para cortejar Pórcia,uma bela jovem que receberá uma bela herança. Antônio não consegue quitar a dívida dentro do prazo e o caso é levado ao tribunal. A situação ficou bem feia pro lado dele, mas uma reviravolta fez com que se resolvesse de forma surpreendente. Pórcia foi figura fundamental no resultado, mas pra isso, precisou se passar por homem para conseguir tal feito. Uma peça que fala de amizade, amores, ódio, discriminação racial, dentre outros temas. O Mercador de Veneza nos coloca pra pensar e mais de quatro séculos depois, o que vemos, são nossos tribunais encharcados de ódio, pessoas sendo discriminadas devido a cor de sua pele, mulheres sobrecarregadas chamadas de guerreiras por aqueles que as subestimam, intolerância religiosa num Estado denominado laico, humanos que se transformam em animais violentos tentando justificar a defesa do "homem de bem".
"Como é belo o exterior da falsidade!"
JP 14/07/2020minha estante
????????????

Liliane 14/07/2020minha estante
??

Jorisdana 23/03/2023minha estante
livro do shakespeare com final feliz? vou ter que ler

Caio Silva 24/03/2023minha estante
kkkkkkkkk então

I Love It Group 29/02/2016

Resenha de Quico Cordas
"O Mercador de Veneza" faz parte das maravilhosas obras do Bardo Shakespeare. Muitos, mesmo sem ter lido suas obras, o acham ultrapassado. Outros só conhecem "Romeu e Julieta". Para começo de assunto, ele é o poeta, ainda hoje, mais trabalhado do mundo e, por eu ter lido todas as suas obras e ser apaixonado por seus escritos, reconheço que seja uma linguagem rebuscada (embora já haja adaptações com vocabulário mais fácil), mas aconselho sua leitura. Para sua iniciação em Shakespeare, aconselho "O Mercador de Veneza" que é uma comédia-trágica muito atrativa e geniosa.

A trama se passa em Veneza, Itália, nos anos de 1596 a 1598, e se inicia quando um nobre veneziano, chamado Bassânio, resolve viajar para Belmonte, para se candidatar como um possível pretendente da dama Pórcia. O requisito-mor, estipulado pelo pai da dama, que permitiria a qualquer um se candidatar para futuro marido da jovem, era que se tivesse determinada quantia de ouro para dar à família da dama belmontense.

Bassânio, no entanto, não tinha dinheiro suficiente para oferecer ao pai da jovem, mas por estar interessadíssimo em um relacionamento com Pórcia, vai atrás de uma forma de conseguir a quantia necessária. Eis que Bassânio recorre a seu velho amigo Antônio que, infelizmente, não tinha o dinheiro para emprestar-lhe. Então, no intuito de ajudar seu amigo, Antônio leva Bassânio a Shylock, um agiota da época, para perdir-lhe um empréstimo. Shylock é semita e Antônio e Bassânio são antissemitas, ou seja, a negociação é calorosa e complexa, mas Shylock acaba aceitando fazer um acordo muito fora do convencional: ele emprestaria o dinheiro para Bassânio que, caso não o pagasse até o fim do prazo, teria que permitir que Shylock retirasse uma peça da pele de Bassânio.

O fim do prazo chega e Bassânio não tem o dinheiro para pagar o agiota e este vai lhe cobrar seu acordo não convencional. É aí que entra o gênio de Shakespeare, pois, até o final do livro você ficará ansioso e com uma expectativa muito grande para saber se e como Bassânio se livra da enrascada em que se meteu. Leiam e vocês vão ver o um verdadeiro "golpe de mestre".

site: https://www.iloveitgroup.com/resenhas/o-mercador-de-veneza-william-shakespeare
Laisemachado 21/06/2016minha estante
Não é de Bassânio que ele quer tirar a carne, e sim de Antônio, pois Antônio que fica sendo seu fiador.

Beatriz Campos 27/11/2016minha estante
undefined

ReiFi 13/08/2010

O Mercador de Veneza - W. Shakespeare
Eu acho que já vi isso em algum lugar:

“Shylock – Acompanhai-me ao notário e assina-me o doumento da dívida, no qual, por brincadeira, declarado será que se no dia tal ou tal, em lugar também sabido, a quantia ou quantias não pagardes, concordais em ceder, por equidade, uma libra de vossa bela carne, que do corpo vos há de ser cortada onde bem me aprouver”. (pág.204-205)

E durante o julgamento para pagar a dívida:

“Pórcia – Um momentinho, apenas. Há mais alguma coisa. Pela letra, a sangue jus não tens; nem uma gota. São palavras expressas: “Uma libra de carne”. Tira, pois, o combinado: tua libra de carne. Mas se acaso derramares, no instante de a cortares, uma gota que seja, só, de sangue cristão, teus bens e tuas terras todas, pelas leis de Veneza, para o Estado passarão por direito”.

E viva Ariano Suassuna (ou seria a William Shakespeare?)

Para saber mais acesse:
Wendell 03/11/2011minha estante
Poxa velho, beleza que a gente já viu isso no Auto da Compadecida, mas não precisava contar uma das melhores partes do livro.

Cris 04/09/2014minha estante
Eu também me lembrei de "O auto da Compadecida". Realmente, não tem como não lembrar! rsrs

Vinícius 04/12/2021

O mercador e sua dívida.
Para conseguir casar com a bela Pórcia, Bassânio precisava de um valor que não tinha, tendo recebido a quantia do seu amigo Antônio que se endividou com o prestamista Shylock. A dívida caso não conseguisse pagar no prazo combinado seria paga com parte se sua própria carne. Antônio não se precupou com o pagento tendo vista suas posses, parte delas em embarcações que cruzavam os oceanos da época. Como todas as tramas de Shakespeare, uma gama de fatos leva a um fim inusitado. Livro de leitura rápida e um clássico do mestre Shakespeare.
Marion 05/12/2021minha estante
Esse livro é muito bom. Assistiu ao filme com Al Pacino?

Vinícius 05/12/2021minha estante
Ainda não. Boa dica! Vou procurar. ?

Stella F.. 09/11/2020

Empoderamento feminino
Uma briga entre ser cristão ou judeu, um tentando dizer o quanto um ou outro é melhor, um típico caso de antissemitismo, de preconceito deflagrado por um dos personagens, o judeu com a seguinte fala:
" E tudo, por quê? Por eu ser judeu. Os judeus não têm olhos? Os judeus não têm mãos, órgãos, dimensões, sentidos, inclinações, paixões? Não ingerem os mesmos alimentos, não se ferem com as armas, não estão sujeitos às mesmas doenças, não se curam com os mesmos remédios, não se aquecem e refrescam com o mesmo verão e o mesmo inverno que aquecem e refrescam os cristãos? Se nos espetardes, não sangramos?... Se em tudo o mais somos iguais a vós, teremos de ser iguais também a esse respeito. Se um judeu ofende a um cristão, qual é a humildade deste? Vingança. Se um cristão ofender a um judeu, qual deve ser a paciência deste, de acordo com o exemplo do cristão? Ora, vingança."

Achei interessante quando o autor nos coloca duas mulheres com inteligência e poder, enganando dois homens, seus respectivos maridos, disfarçadas de homens, e ganhando uma audiência fazendo-se passar por advogado e escrivão.
Interessante!
Dany 16/11/2020minha estante
Ah quero muito ler as obras de Shakespeare também ! Vou ver se me empenho ano que vem.

Stella F.. 16/11/2020minha estante
Eu comecei acompanhado a book tuber Tatiana Feltrim e resolvi me desafiar, porque sempre havia deixado Shakeaspeare para trás. Tem sido interessante!

Evy 19/03/2012

Tenho um Shakespeare na prateleira
Uma das peças teatrais mais famosas de William Shakespeare. Relata o amor da Pórcia de Belmonte, uma jovem rica e o plebeu Bassânio. Por ser uma peça teatral o texto é dividido nas falas dos personagens o que deixa o livro um pouco cansativo e a leitura não flui, mas é uma excelente estória.
Tassy 16/04/2012minha estante
Bassânio não era plebeu, mas um nobre falido...

Evy 17/04/2012minha estante
Ops, é verdade ... sorry