O Mundo de um só Dia

O Mundo de um só Dia Philip José Farmer

Resenhas - O Mundo de Um Só Dia

Rita Nunes 07/03/2016

Fiquei muito satisfeita com este livro. É um livro diferente, sem essas fórmulas prontas que a gente vê aos montes por aí. No futuro, devido à superpopulação, cada pessoa vive apenas um dia de cada semana, passando os outros seis dias congelada. O personagem principal vive às terças-feiras, mas participa de um grupo secreto que se opõe ao governo, e se torna um invasor de dias, o que é proibido. Para cada dia, ele tem uma identidade. E aí é que fica interessante: ele não finge ser uma pessoa, ele realmente se torna uma pessoa diferente a cada dia. Uma de suas personalidades é perseguida por um assassino que também invade os dias. O enredo permanece fiel à sua premissa, não se perde em histórias secundárias. Achei maravilhoso, finalmente, um livro diferente. recomendo!

Thiago Melo 02/03/2016

O livro tem uma das premissas mais originais que já vi em uma história scifi, e começa muito bem explorando os elementos que compõem aquele universo diferenciado. Só que algumas decisões de Farmer complicam demais o desenvolver da história, como o uso de nomes masculinos e femininos por homens e mulheres, sem nenhuma razão aparente, os diversos nomes complicados e as longas perseguições em que nada acontece a não ser o personagem principal correndo.

Fora que o autor abandona a história principal logo no meio e muda o tom para algo maior, que poderia ser algo muito bem vindo, mas que se mostrou desnecessário, principalmente por não termos um fim, que ficou para os dois livros seguintes (não lançados no Brasil).

Mas apesar disso o livro diverte, mostra coisas curiosas de um futuro longíquo e pode ser uma leitura rápida.

Marcos Carvalho 06/08/2012

Boa Idéia.
Este é um dos enredos da FC mais interessantes que já li, porém poderia ser melhor desenvolvido. A idéia é boa e original, o livro começa bem, mas depois o autor divaga e perde o bom ritmo inicial a partir da metade do livro, com a inserção de muitas personagens, as longas perseguições policiais e a descrição dos conflitos emocionais das sete personalidades da personagem principal. Pelo menos, é divertido.