Razão e sentimento

Razão e sentimento Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

showmellui 12/01/2024

Jane Austen: Uma mulher de vanguarda
Ler um livro de Jane Austen pela primeira vez traz um mix de sentimentos e impressões que ficam. Fora do costume, a linguagem, de primeira, parece ser cansativa, maçante, principalmente pela formalidade no qual eram retratados os diálogos da aristocracia inglesa. Porém, quando passa daquela fase de se sentir perdida pela linguagem, a condução de Jane te prende na história, e te faz refletir sobre as mais diversas formas de amor. Minha primeira leitura da autora foi "Orgulho e Preconceito", um clássico que, confesso, demorei a compreender como uma das melhores obras literárias que já li. Fiquei presa nos pensamentos sobre como Jane discorria ideais de amor, de independência feminina, de altruísmo, e compreensão de ser humano como um todo. E com "Razão e Sensibilidade", isso não foi diferente. Ambas as obras me deixaram alerta para uma curiosidade em todas as próximas leituras de Jane que farei: encontrar e relacionar o título com a história. O próprio nome de "Razão e Sensibilidade", pra mim, é uma representação muito clara de Elinor e Marianne, se pudessem ser descritas em apenas duas palavras. Quando a chave vira, e o nome faz todo o sentido com o conteúdo das páginas, Jane me faz transcender. Sinto que entendi tudo. E ao mesmo tempo, sinto que nada entendi, já que a história é tão bem amarrada e coesa, que "Razão" pode significar tantas coisas, e "Sensibilidade", tantas outras mais. Assim como os dois opostos podem se entrelaçar, conduzidos pela autora tão inteligente. Que história. Que enredo. Que personagens, que profundidade. Acredito que só não dou 5 estrelas porquê ainda não estou completamente livre da cultura literária onde um beijo faz falta. Mas Jane tem me feito entender isso. Mal posso esperar para ler mais do que sua personalidade têm pra dizer.
showmellui 12/01/2024minha estante
1° livro de 2024

LuizaLuize 12/01/2024

Agradável, mas..
Eu gostei de alguns personagens e situações, porém muito do livro são acontecimentos desnecessários; ao nível de eu amar o filme por resumir tanto a história. Minha parte favorita é o encerramento, pois traz uma reviravolta impressionante que de início me deixou muito confusa (que qui tá acontecendo?) mas agrada. Percebi muitas similaridades com orgulho e preconceito, obra que Jane escreve muito depois de razão e sensibilidade. Em geral foi uma leitura arrastada e pouco cativante, mas que traz paz, tranquilidade e indignação (krlh Marianne, facilita) em certos momentos.

Angela 11/01/2024

Fofoca pra vocês!!!
Com essa leitura tiro a conclusão que os livros da Jane Austen podem ser facilmente contados em forma de fofoca, e esse livro seria a fofoca mais bombástica de todas, pq Jesus!, foi cada reviravolta que fiquei tonta.
Como é o terceiro livro que li da Jane Austen já sabia q teria muitos outros temas além de um romance, MAS ESSE LIVRO COM CERTEZA NÃO TEM ROMANCE COMO TEMA, mas calma leitor, n desista desse livro ainda.
Ele trata como personagens centrais duas irmãs que parecem representar os dois lados que todos tem dentro de si, racionalidade e sentimentos, retratando, inicialmente, as irmãs como uma sendo a pura sensibilidade e a outra a pura razão.
O livro demorou a me cativar mas tiveram momentos em que tive uma curiosidade tremenda com relação as informações que iam surgindo, queria saber se as informações eram verdadeiras e se fossem o quanto seriam verdade, e ficava muito surpresa quando apareciam tanto as informações quando as respostas, pois eram bastante inesperadas, mas nada se compara com a surpresa de final, (mal consegui acreditar quando ouvi sobre a Sra Ferrars, que bomba kkkkk). Tenho q admitir que n gostei do fim de Marriane, pq acho q a personagem foi a que mais evoluiu com suas decepções e aprendeu com seus erros, pois Elionor já era muito madura e racional.
Enfim foi o livro da Jane Austen que mais me surpreendeu no sentido de n ser nada q eu esperava, e o que para alguém pode ser motivo para desgosto, fez com q eu gostasse mais ainda do livro.

caroline.Andreia 11/01/2024

Um romance com construção inteligente
Leitura dificílima por ser bem antiga, então o exercício de atenção foi grande. Além disso, uma consciência ótima do recado final do livro e sobre como nem sempre quem parece ter somente razão não tem sensibilidade e que um pouco de razão para a sensibilidade é sempre necessária

carol2636 10/01/2024

As histórias de Jane Austen são sempre fascinantes, profundas e detalhistas ,e a obra Razão e Sensibilidade não fugiu desse estereótipo. A narração das histórias de amor de duas irmãs com personalidades tão opostas, Elinor sendo o lado racional e Marianne o lado sensível, traz pontos de vistas igualmente opostos sobre os diversos aspectos ,questões e preocupações que ocupavam a mente de parte das mulheres do séc XVIII. Os cenários detalhados, os diálogos profundos e a revelação dos pensamentos dos personagens de forma tão bem trabalhada cria uma história absolutamente envolvente. Com certeza é um livro que me deixou empolgada pra ler todas as obras possíveis dessa autora.

Khryka 10/01/2024

Não é um romance arrebatador!
Não é um romance arrebatador.... Mas uma linda história sobre duas irmãs! Um relacionamento lindo!

Gostei da Elinor, uma pessoa profunda, mas a Marianne intensa...ela me fez rir muito, e também sentir sua dor. (Ela não é Raza).
O Coronel Brandon, gostei dele desde a primeira descrição, é do tipo que te faz torcer por ele!!
Já Sra. Jennings, não a substime...como ela cresce ao decorrer do livro e faz você querer uma amiga como ela. Não pelo dinheiro, mas pela leal e sincera da amizade.

A leitura é muito fluída, tem muita reviravolta, então não fica entendiante. O livro quase terminando e você acredita que ainda terá mais, ou que tudo não passa de um devaneio! ?

Com uma crítica social ainda atual, faz refletir muito, pois os séculos passaram, mas o homem continua sendo egoísta e em busca apenas de status social em detrimento de tudo mais.

Não é um dos meus favoritos, mas a leitura vale muito apena. Então apenas leia! ?

( A outra resenha estava melhor, mas não foi salva!)

maiaemaia 09/01/2024

Me surpreendeu
Eu sabia que gostaria, mas não achei que fosse gostar tanto! Eu amei o livro do início ao fim. Achei uma leitura fluida, leve e divertida, repleta de críticas à sociedade, à hierarquia e até mesmo a razão e sensibilidade exageradas. Elinor é o exemplo de protagonista perfeita que você não consegue não gostar! Acho que o único desfecho que eu no fundo gostaria que acontecesse é que o Coronel Brandon ficasse com ela, porque ele é simplesmente um personagem perfeito que eu queria dar um abraço por todas as suas atitudes coerentes e história de vida. Já a Marianne é a única coisa mais ou menos do livro, achei uma personagem irritante, mas que tem o seu sentido na história.
Foi o primeiro livro da Jane e acho que não poderia ser mais divertido e perfeito! Achei que a leitura seria maçante e foi exatamente o contrário durante o livro inteiro e cheio de reviravoltas maravilhosas no final que na minha opinião, deram um fechamento mais do que justo na história. Definitivamente 5 estrelas e uma das minhas melhores leituras clássicas.

Gabi 09/01/2024

Razão, Sensibilidade e Fofoca
Não consigo decidir qual o meu livro preferido da Austen, mas esse certamente está no meu top 2.

Assim como os demais, não foge muito do enredo que a autora costuma abordar, são várias páginas de visitas e bailes na vizinhança, fofoca e tentativas de arrumar casamento. O que torna este livro bom e trás um diferencial é a diferença de personalidade entre as irmãs, que passam por situações semelhantes, mas agem de forma completamente distinta.

A leitura no começo é um pouco cansativa, mas passa a ser leve, fluida e divertida por conta dos grandes acontecimentos e reviravoltas que acontecem ao longo da história.

Os personagens também são bastante carismáticos e conquistam o leitor com suas personalidades e manias distintas. Marianne por ser tão ávida, comunicativa e ter grande gosto por arte e leitura ganhou meu afeto mais que todos os outros.

4 estrelas para esta obra de arte!

Beatriz.Ordonhes 08/01/2024

Razão, sensibilidade e tudo que vem entre elas
Em minha experiência de leitora Jane Austen nunca será uma má pedida. Sempre fui encantada pela escrita romântica da autora, mesclada por um sarcasmo que me leva aos risos.
Minha releitura desse clássico foi, como da primeira vez que eu li, incrível. Esse livro em específico traz um humor mordaz e uma ironia que alimenta a história de uma maneira viciante.
A relação entre os personagens, especificamente entre Elinor e Marianne, que são um contraste muito interessante de se ver. E, devo dizer isso com plena consciência da existência de Elizabeth Bennet, Elinor é a personagem mais sensata que Jane Austen já escreveu. A sua maneira de agir e pensar é ensurdecedora de tão correta, todavia, permeada de uma paixão que tira o fôlego.
Amo os personagens desse romance com todo fervor e odeio os outros com todo o coração. Definitivamente um livro que vai marcar ainda muitas gerações.

Aline.Souza 08/01/2024

Eu amo romances de época e gosto muito da escrita de Jane Austan. O livro relata muito bem o quanto as irmãs são diferentes em lidar com seus amores e frustrações. Todo o enredo é muito bem pensado. Amei!!

rmniasky 08/01/2024

Razão e sensibilidade
é uma leitura legal, a razão e a sensibilidade são representadas por Elinor e Marianne de um jeito mto bem feito. demorei pra ler o livro pq não me prendeu tanto, gosto mais de romances, oq não é o foco do livro, mas me surpreendeu em alguns momentos

Ana Bia 07/01/2024

Me identifiquei tanto com a pobre da Elinor, precisar manter sempre uma espécie de seriedade diante das turbulências da vida

Thaise Fonseca 07/01/2024

Antes de começar a ler Jane Austen dei uma pesquisada sobre qual ler primeiro e de fato, Razão e Sensibilidade é um ótimo livro de entrada da autora. É a história de duas irmãs onde uma é mais racional e a outra é guiada pela emoção e durante a leitura, o desejo é que elas fossem uma pessoa só rs é um livro bem leve, bem fiel a época que se passa e até com uma pitada de humor da autora sobre a realidade daquela década.

Mailuca 07/01/2024

Pra casar tem que ter dindin
Fiquei bastante surpresa com essa leitura, criei teorias, e gostei bastante do final. Achei que fosse só mais um livro com historia previsível, mas me surpreendeu.