Razão e sentimento

Razão e sentimento Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Desannemada 15/04/2024

Elinor e Marianne
Demorei a terminar porque, comparado a leitura que estou acostumada, é uma leitura parada. Afinal, nada de ABSURDO aconteceria em um livro vindo diretamente de 1811. Mas meu deus que livro incrível! É o tipo de livro que vai te deixando super curioso com os acontecimentos futuros, como se você tivesse acompanhando uma fofoca da sociedade Londrina rural.
É aquele tipo de livro que quando você termina, quando vira a última página, você solta um sorriso sincero e espontâneo. E, com o coração aquecido pela aquela leitura, você pensa "que livro incrível... que história bem escrita..."
Jane Austen é irônica, engraçada, romântica e classuda.

Tatá 14/04/2024

Eu amei o livro, os comentários sarcásticos, as críticas, mas esperava diálogos maiores, principalmente entre os casais fiquei um pouco decepcionada, mas ainda assim amei a leitura.

Camih 12/04/2024

Adoro o quanto a autora consegue ser ácida e observadora da sociedade que vivia. O que ela descreve e critica serve para situações atuais também. Adorei a leitura!

Geise 11/04/2024

História boa mas arrastada
Achei que muita coisa no livro não foi necessária, ou foi contada de maneira muito arrastada, o que fez eu ir me desinteressando gradativamente. Terminei de ler porque queria saber o final. Mas a escrita continua ótima. Afinal, é Jane Austen.
Geise 28/04/2024minha estante
@MaryAnnt Não é hot, é um romance contemporâneo escrito no século XIX, é um clássico.

Brasil.raf 10/04/2024

Olha nao posso falar que eu amei razão e sensibilidade, mas tbm nao posso falar q odiei.
razao e sensibilidade fou mto difícil para mim, achei que iria entrar em uma ressaca literária (um dos meus maiores medos kkk), mas n aconteceu só demorei mto para terminar de ler ele, até pq é uma linguagem mais dificil (la de mim 1809 kkk) pq estou acostumada com livros mais modernos, nao entendi 45% do livro, pq tava mto difícil de entrar na minha cabeça para onde a história estava andando.
bom, por mais que eu não entendi mta coisa, dou os meus parabéns para jane por mesmo com uma linguagem dificil, fez eu querer terminar o livro.

monteirobiaaa 10/04/2024

Gosteiiiii muito. vi muita gente falando que é um livro mais arrastado, que não acontecem muitas coisas, meu deus? Acontece coisa atrás de coisa. gostei muito muito!
so o finalzinho que achei apresado e sem sentido o final de Marianne
Vania.Cristina 10/04/2024minha estante
Nunca li nada da Austen e quero muito começar. Bom saber que voce gostou desse.

monteirobiaaa 10/04/2024minha estante
Muito bom esse ?

Max 11/04/2024minha estante
Adooro, Jane Austen!?

Jessyy--0 09/04/2024

Razão e Sensibilidade
Os livros da Jane Austen são incríveis, não é atoa que é um clássico, aqui eu entendi que eu não sei muito bem o português (brincadeira KKKKKK).
Mas enfim, é uma história que retrata o modo de vivência da sociedade a muito tempo atrás, onde você visivelmente percebe as mudanças, principalmente para nós mulheres. Uma escrita muito linda e uma história muito boa, vou confessar que achei que o Coronel Brandon merecia mais, mas enfim deu tudo certo.

Larama 08/04/2024

Opostos
Razão e Sensibilidade foi meu primeiro livro da Jane Austen e não estava com muitas expectativas para essa leitura, mas gostei bastante! A narrativa foca em duas irmãs que passam por situações parecidas mas demonstram seus sentimentos e dores de maneiras completamente opostas.

É um livro que transmite tranquilidade mesmo com os altos e baixos que acometem a vida das personagens principais. Essa calma não me fez perder o interesse pelo livro, mas não foi uma leitura super rápida também. A linguagem não é complexa e vi muitas semelhanças com os dias atuais!

Única coisa que não gostei foi a questão da própria editora, pois tem alguns erros ortográficos.

Roberta 05/04/2024

Não tem muito que reclamar, a escrita é leve e rápida de ler, não da vontade de parar, os romances foram um pouco mais perdidos e confusos mas tudo bem.

Selma 02/04/2024

Uma leitura morna
Razão e Sensibilidade, de Jane Austen, foi meu segundo livro da autora, e confesso que não me empolgou tanto quanto Orgulho e Preconceito. A leitura me pareceu um pouco arrastada, e as personagens não me conquistaram completamente.

Embora eu tenha apreciado a ambientação da época e a crítica social presente na obra, o desenvolvimento da história me pareceu menos convincente do que em Orgulho e Preconceito. As protagonistas, Elinor e Marianne, representam os lados racional e emocional da mulher, respectivamente. Apesar de quase me conectar com Marianne em alguns momentos, me identifiquei mais com a paz de espírito que Elinor encontra na razão.

Acredito que a leitura de Razão e Sensibilidade foi mais uma experiência influenciada pela personagem Bella Swan, de Crepúsculo, que o citou como um de seus livros favoritos. No futuro, pretendo ler outras obras de Jane Austen, mas confesso que não me sinto tão empolgada quanto antes.

Lore.dossn 01/04/2024

Jane Austen arrasa novamente!
Razão e Sensibilidade muda o foco de Orgulho e Preconceito, passando a focar na relação entre as duas irmãs com personalidades completamente distintas (Razão e Sensibilidade né?!) e como, no desenvolvimento fo livro e todos os seus percalços elas enfim se entendem (e que desfecho maravilhosamente belo!).
Com isso, digo que o livro foi incrivelmente emocionante! Principalmente nas últimas cem páginas, eu não conseguia parar de ler!
Completamente recomendado, aumentando ainda mais minha vontade de conhecer cada vez mais a autora.

Luisa.Farias 31/03/2024

Legal
Gostei do livro, mas não me encantou, nem surpreendeu, nem me deu uma vontade incontrolável de seguir a leitura. Não tive muitos poços de emoção e me senti apática quanto a escrita a narrativa inteira. Não sei se criei expectativas por já ter ouvido que era melhor que Orgulho e Preconceito, mas não cheguei nem perto de amar. Ainda assim, não me arrependi da leitura e achei o livro digno de ser terminado. Então, é isso, fica ali no meio termo. Nem excelente, nem ruim.

nanananana 31/03/2024

??
Já aviso - cuidado com alguns spoilers em. ??

O que falar dessa leitura em, incrível como cada obra da Jane Austen - uma é melhor que a outra! A narrativa foi muito gostosa e a história surpreendente, confesso que nesse plot eu real literalmente fiquei de boca aberta! quando vc está torcendo por uma coisa - mas do nada vem uma reviravolta e a Jane consegue te persuadir a torcer por outra e sempre com um final gostoso! A parte, que eu vou destacar mais genial que eu achei na obra, é o fato dela claramente mostrar quem é o homem e quem é o moleque! As histórias das irmãs, de um lado parecidas, mas ao mesmo tempo totalmente diferentes.
Amei cada personagem único dessa obra, a Elinor que é representada como a razão e sempre muito inteligente, porém tem sua sensibilidade também? a Mariane que é representada como a sensibilidade, uma personagem sempre com sentimentos intensos, - porém eu amo como a autora sempre mostra o amadurecimento dos personagens e como cada um aprende com a história vivida? amei os ?cavalheiros? akaka dessa obra também, o Edward que foi um divo desde sempre, já logo amei a personalidade dele. O Coronel ?? que foi um querido e muito mais e mereceu tudo de bom! Também os personagens como mrs. Jennings, John Middleton, o irmão das Dashwoods apesar de eles terem seus males, eu acho esses personagens muito queridos e divertidos que adicionaram um toque muito especial na leitura da obra e tem meu carinho. Além de ter outros personagens, que acho que a intenção da autora foi justamente colocar para criticar, esse tipo de pessoas egoistas né, que eram bastante presentes na sociedade da época (e não só da época). Enfim, quero destacar como a Jane Austen desenvolve sempre muito bem os personagens, e a narrativa em geral né, amei demais toda a história, acho q essa foi a obra dela que mais me envolveu de cabeça e me fez ter mais carinho pelos personagens, eu real me senti a própria tia da história ouvindo a fofoca AKAKAK. É uma obra que faz você refletir bastante sobre o ser humano, seus sentimentos, intenções, erros, relações e a vida né, além de criticar bastante as relações da época. Bom vou parando por aqui registrando de novo como sou fã dessa autora e terminando de registar minhas conclusões sobre a obra ?