Sofia, a Desastrada & As Meninas Exemplares & As Férias

Sofia, a Desastrada & As Meninas Exemplares & As Férias Herberto Sales
Condessa de Ségur

Resenhas - Sofia, a Desastrada; As Meninas Exemplares; As Férias

ju.vol 19/03/2023

Esse livro foi difícil de ler.
Apesar da história parecer ter potencial, a leitura não me prendeu em nenhum momento, e muitas vezes quase larguei de mão.
Pode ser que eu tenha me acostumado com os surtos de quando leio uma fantasia, um livro com batalhas e emoções, mas achei tudo monótono. No entanto, para uma leitura mais infantil, o que imagino ser o objetivo, o livro cumpre bem a missão.

Aventura de aprender 06/11/2018

Quando estava no ensino fundamental enquanto lia o “Menino Maluquinho” vi a citação sobre um livro chamado “As desventuras de Sofia”. Em 2004, procurei até dizer chega e ninguém sabia desse livro. Apenas em 2005, em uma livraria, explicaram que o nome no Brasil era “Sofia, a desastrada” e havia mais dois livros dessa série, além de vários outros da mesma autora.

Não li muitos livros dela, mas percebi que em todos o que é mais enfatizado é a busca por Deus, pelo Bem e os valores da Igreja. Enquanto os cristãos e os que buscam o Bem são recompensados, os maus são punidos... Não sem antes terem a oportunidade de redenção, perdão e salvação. Pesquisando, vi que ela escreveu as histórias apenas para ensinar os valores cristãos aos seus netos e nunca imaginou que seriam publicadas e teriam tanto sucesso.

Em 2005, consegui comprar e ler o primeiro livro da série, mas não os restantes. Apenas ano passado (2017) tive acesso a esse volume único com as três obras.

O livro trata da história de uma menina chamada Sofia que é muito ativa e travessa, e seus pais tem muito trabalho para lhe educar. É interessante que quando li pela primeira vez, eu achei os pais dela muito severos. Entretanto, não tive essa percepção dessa última vez. O livro é excelente e cheio de princípios cristãos. Há até o relato de um sonho profético, do tipo dos que costumo ter. Não posso falar mais nada sobre as continuações porque senão seria dar spoiler porque um livro depende do outro.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46029896-livros-infanto-juvenis-lidos-em-2017

Milena.Batalha 10/04/2014

Condessa de Ségur - Uma Autora para Todas as Idades
Engana-se quem diz que histórias infantis são apenas para crianças. Até por que foram escritas e imaginadas primeiramente por um adulto.
Nessa trilogia da Condessa de Ségur, pude comprovar isso. Foi durante a leitura que reaprendi conceitos que, de tão simples, foram esquecidos com o passar dos anos e então os damos como insignificantes na nossa rotina. Porém, não é insignificante reconhecer o próprio erro e admiti-lo. Não menos importante é aceitar as consequências de um erro. Também não é de pouca importância saber perdoar. E são essas qualidades, que são dadas como novidade na vida dos pequenos personagens, que fazem uma diferença enorme na nossa moral depois de crescidos.
Aprendi que é preciso paciência em qualquer situação. E que não é caridade nem exibicionismo fazer o que é certo. Que humildade faz amigos e o orgulho convida a solidão. Mas acima de tudo, na condição de filhos, a obediência a uma regra é um ato recíproco de amor.
Se você costuma manter um certo nível de leitura, vai precisar de coragem para entrar numa livraria e tirar da estante Infanto/Juvenil este volume da Condessa de Ségur, mas acredite quando eu digo: não vai se arrepender.