Teoria do Medalhão

Machado de Assis

Resenhas - Teoria do Medalhão

Angelo.Gabriel 02/04/2018

Teoria do medalhão
Este conto é um diálogo que se tem entre pai e filho após o jantar em comemoração de seus 21 anos estando os 2 a sós o pai aconselha o filho tornar-se um medalhão alguém que conseguisse conquistar riqueza e fama. ele então passa a tecer uma teoria de como o filho conseguiria chegar a isso, aconselhando-o a mudar seus costumes, hábitos, anulando gostos e opiniões pessoais o filho deveria se manter neutro perante a tudo, possuir um vocabulário limitado e conhecer muito pouco tudo isso por que o seu pai queria um raciocínio direto e construção imaginativa. depois de vários conselhos o pai finaliza a conversa admitindo está sempre certo e disse para o filho ir dormir.
o conto trabalha ideias de semelhança iguais tratadas em "o espelho" com a aniquilação do indivíduo em favor de uma imagem e posição social considerada privilegiada na sociedade

Fernanda aleluia 01/04/2018

O conto mostra um diálogo entre um pai e um filho, no jantar de aniversário deste. O pai conversa sobre como se sentiria realizado caso o filho ingressasse na profissão de medalhão, pois aquilo o traria riqueza e fama, e nisso ele começa a dizer como o filho deveria agir e mudar, mas na verdade aquele trabalho não era um sonho do filho, e sim dele.
Podemos notar uma coisa que está muito presente nos nossos dias, muitos pais acabam tentando influenciar os seus filhos pelos seus sonhos não realizados, fazendo com que o filho possa fazer aquilo que ele não fez, e nem sempre aquela é a vontade do jovem.
Precisamos tomar sempre cuidado com isso, cada um tem os seus desejos e sonhos, não devemos atrapalha-los, devemos sempre estar ajudando para que a pessoa seja realizada e feliz.

Raissinha 01/04/2018

O futuro
Como todo bom pai , garantir o futuro do filho nunca é demais , ao decorrer do conto mostra o diálogo entre pai e filho de como seguir um caminho que irá garantir uma boa vida na visão do pai

Geovanna 31/03/2018

Esse conto não está longe da realidade de muitas famílias, quando os pais incentivam os filhos a exercer uma profissão que tanto queria, mas por algum motivo não conseguiu. Também faz uma grande referencia a como você é visto pela sociedade a depender da profissão que se tem.

Iasmin 31/03/2018

Teoria do medalhão
Um pai que sempre sonhou em encontrar um medalhão ele achava que era o jeito de conseguir sucesso.
Ele contou isso ao filho janjão a figura do pai é caracterizada pelo intenso desejo de realizar-se em seu filho.

Lorena.Goncalves 31/03/2018

O que mais impressiona em “Teoria do Medalhão” é a crítica social realizada pelo autor, tão rigorosa e verdadeira, que ainda vale para os dias de hoje. A obra pode ser considerada um retrato da sociedade, não apenas a brasileira do Século XIX, mas a capitalista contemporânea.

Emilly.Costa 31/03/2018

Medalhão
Apresenta ironias ao decorrer da historia e mostra um caso entre pai e filho, em que o pai diz para o filho que se ele se tornar um "medalhão" ele acabará sendo alguém com poder e respeito na sociedade, mas o filho não quer se tornar tal coisa, pois defendia que a vida era dele e que ele deveria fazer as suas próprias escolhas. Achei o conto bem interessante porque isso de fato ocorre no nosso dia a dia, tanto em casos familiares, quanto em outros casos.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem. A "Teoria do Medalhão" trata da superficialidade, ascensão social, conduta antiética e jogo de interesse... Ingredientes para perscrutar a sociedade da época e a contemporânea.

Ana Beatriz 2G 31/03/2018

Realidade
É um conto antigo, mas oque Machado relatou ainda persiste nos dias de hoje, os pais não conseguem seguir tal carreira, e acaba depositando nos filhos uma obrigação de seguir essa carreira, sendo que não é essa vontade que ele tem, outra profissao chama sua atenção, nao a que o pai deseja.

Brenda.Dias 31/03/2018

Neste conto de Machado predomina muito a questão do individualismo, o egoísmo para ser alguém de status em uma sociedade desigual. Janjão um homem de 21 anos tem uma chance de sucesso e alegra o pai, pois foi o que o pai não conseguiu ao longo da vida. Mas no conto visa muito a questão de somente alcançar a visibilidade, dar continuidade a uma sociedade de aparências.

Herland.Augusto 31/03/2018

texto traz a análise dos membros da sociedade, descrevendo-a de maneira bem clara e precisa. O obra tem como palavra-chave a ironia, que critica por meio de uma conversa ?inocente? a sociedade, expondo tudo de forma cínica.

Leticia.Lima 30/03/2018

Reflexivo
Esse conto se parece muito com "O espelho" do próprio autor ,passa-se a mesma ideia da construção de uma outra imagem de si mesmo ,o pai quer que o filho se torne uma pessoa neutra onde a propaganda pessoal e a aparência valem muito mais do que a essência.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Vitor 30/03/2018

2f
O livro fala sobre um diálogo entre um pai e um filho no dia do aniversário de 21 anos dele. E dai ele aprende o que um homem tem q ter ou fazer pra ter um certo valor na sociedade.
O legal é a ironia do pai sobre a sociedade daquela época q se baseia na aparência, e isso é visto em muito lugar hoje e dia, muito lugar mesmo.... enfim, gostei muito do livro muito legal mesmo
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

Vitor 30/03/2018

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO

3. FAÇA ANOTAÇÕES

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA