Teoria do Medalhão

Teoria do Medalhão Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Teoria do Medalhão

Évelin Noah 07/04/2024

Sou muito suspeita para opinar a respeito da teoria do medalhão. Leitura tranquila fluída, e, ao passo que vamos lendo, nos vêm a mente vários "medalhões" que hoje se espalham aos montes em nossa sociedade.

Vanessa.Bueno 09/03/2024

Culto
Fazia tempos que não lia algo com um nível alto de palavras cultas e polidas.
Esse é o Machado de Assis.
Leitura intrigante e curiosa e como diria Vitor Biasoli "Um roteiro de vida à lá O Príncipe de Maquiavel."

Anezio 24/01/2024

Apologia à mediocridade
Que texto belo!

Impossível não reconhecer wow é de Machado de Assis.

Trata-se basicamente de uma conversa na qual um pai transmite ensinamentos a seu filho que acaba de entrar na maioridade.

O pai faz uma apologia à mediocridade tentando convencer o filho a ser um homem-massa, a não usar sua inteligência e ter opiniões marcantes e etc.

Texto irônico ao extremo e super divertido.

I.volner2 22/01/2024

Como ser presente e estar em evidência sendo raso. Em o medalhão você acompanha os conselhos de convivência social de um pai ao seu filho mais novo. Uma leitura que dialoga muito conosco mesmo depois de séculos.

Sarah587 15/01/2024

21, a maioridade e a realidade
Uma conversa entre um pai e o seu filho que está completando 21 anos.
O conto traz uma crítica sobre como pessoas se tornam bem sucedidas. O pai enche o filho de dicas e recomendações sobre o que ele deve fazer dali em diante para se tornar um medalhão (alguém que conquistou riqueza e fama). Basicamente, ele tem que ser uma pessoa superficial e se autopromover, sempre querer se aparecer.
É interessante como o pai diz para o filho, antes de começar a dar os conselhos, que ele quer que o rapaz seja o que ele não conseguiu ser, em parte porque não teve a orientação de um pai. E o filho absorve tudo aquilo bem passivamente.

?A vida, Janjão, é uma enorme loteria; os prêmios são poucos, os malogrados inúmeros, e com os suspiros de uma geração é que se amassam as esperanças de outra.?

Onde foi que eu já li isso?

Foi um bom conto, escolhi e bem rápido pelo título e a pela sinopse, mas me surpreendi com alguns elementos, não paro de pensar sobre ter lido isso logo neste momento (pensamentos de uma cabecinha inquieta de 21 anos). Foi uma boa leitura, mas ainda tive algumas dificuldades e fui pesquisar sobre depois que terminei (tô tentando os clássicos).

Julio.Argibay 07/11/2023

Medalhão
Um pai tem uma conversa com o filho, após ele completar 21 anos. Ele fala sobre o trabalho que o jovem poderá ter, sobre filosofia e a teoria do medalhão.

Benevenutix 27/10/2023

Como sempre, Machado
A escrita de Machado, para quem não é acostumado, é densa e cansativa seu jeito irônico de ser as vezes pode passar despercebido por esses leitores não tão habilitados com o viver machadiano. Porém, para alguém que sobrevive e respira literatura, a característica mais marcante do Bruxo não seria esquecida jamais. Em primeiro plano, vemos um pai passando conselhos, que não lhe foi concedido durante a juventude, para seu filho que chegou a maioridade, mas nas entrelinhas vemos a magia acontecer, temos os ensinamentos de como se tomar um medalhão, uma pessoa mediana que vive de aparência e não forma suas próprias opiniões, um "ofício" para ser bem visto na sociedade mesmo não se apossando dela como indivíduo ativo. Um conto tão antigo, mas tão atual. Quantos medalhões temos espalhado pelo território. Não escrevo isso em forma de pergunta, mas sim, de afirmação. Pois, enquanto o pai ensinava o filho ser um medalhão, Machado nós ensina como reconhecê-los.

highne 30/09/2023

Dos contos que eu li do Machado de Assis esse foi o que eu menos gostei. Não tem muita emoção e não me chamou muita atenção.

MrBatata 23/05/2023

Apaguei esse livro da memória assim que li
Foram as páginas mais curtas e mais longas da minha vida.

Tudo arrastado, desinteressante e complicado.

Não tenho palavras pra descrever meu descontentamento, fuja dessa obra o máximo que conseguir.
Única coisa boa é que ela consertou minha sleep schedule, só abrir qualquer página e eu despenco no sono

Michela Wakami 26/04/2023

A sua inteligência tem que ser adestrada, caso queira receber o medalhão.

Com muita ironia o autor nós faz vermos a sociedade como ela realmente é cheia de paradigmas.

Anderson.Silva 29/03/2023

A leitura é fluida e interessante. Eu achei muito legal esta parte em que o pai aconselha o filho a se tornar um medalhão.

fagundessisadora 23/02/2023

Li esse livro na escola. Não achei nada demais, mas como sempre: uma escrita muito complicada, nada novo para Machado de Assis.

Ju Biasuz 22/02/2023

Fizemos uma leitura coletiva na escola, até que gostei, mas achei cansativo. Não imaginava qual seria a profissão que o pai tava descrevendo, mas quando chegou no final achei bem obvio.

Magno 03/01/2023

Começo essa resenha com um trecho de um provérbio: "não há nada novo debaixo do sol". Estudar para ser psicólogo ou falar com amigos sobre meus planos para estudar psicologia? Empreender em algum ramo ou falar sobre meus planos para empreender. Cada escolha tem uma motivação como base. Nos dois exemplos a segunda situação mostra que a motivação é o apreço, a atenção, a influência, o MEDALHÃO.
É incrível o quanto esse conto é atemporal! No diálogo monologado que um pai tem com seu filho que acaba de chegar a maior idade, vemos a projeção de um sonho não realizado, vemos também os concelhos de um pai que deseja uma vida sem tantos excessos para seu filho, além é claro, de uma crítica sobre status social e aristocracia nas entrelinhas.

Julia 29/05/2023minha estante
Muito boa análise, fez minha mente abrir em relação ao conto e crítica, parabéns