Teoria do Medalhão

Machado de Assis

Resenhas - Teoria do Medalhão

laura g 05/04/2022

teoria do medalhão
tive que ler só pra fazer um trabalho escolar, e confesso que não entendi quase nada.
2,5 estrelas pq é um conto que eu tive que ler pra escola, então eu não estava com vontade e nem nada do tipo.
é um conto mais antigo, então têm palavras estranhas e desconhecidas por mim, o que deixou a leitura um pouco mais complicada.

não tenho muita opinião sobre, mas por ser curto eu recomendo.

LangDLivia 22/03/2022

Não seja um medalhão, essa é a conclusão, né?
Li por causa do centro cultural das gurias né, nossa primeira leitura. Vi que muita gente que fez a resenha não entendeu nada, esse foi o meu caso - mesmo lendo 2x. Achei o conto um pouco sem propósito, acaba como começa e pronto, nada me marcou na leitura, não que seja necessário. Os conselhos do pai definitivamente não são dos melhores, mas eu gostei bastante do diálogo entre pai e filho.

"Há vinte e um anos, no dia 5 de agosto de 1854, vinhas tu à luz, um pirralho de nada, e estás homem, longos bigodes, alguns namoros...
? Papai...
? Não te ponhas com denguices, e falemos como dois amigos sérios. Fecha aquela porta; vou dizer-te coisas importantes. Senta-te e conversemos."

LPR 15/03/2022

Profundo
Esse livro é um dialogo entre pai e filho, e nesse dialogo mostra como se pode crescer e virar um homem, não para a sociedade apenas e sim para si mesmo e sua família. E me lembrei bastante da palavra varão, e de seu significado, e é a essência da conversa, direcionando ao medalhao, ser um varão.

gangafefe 15/03/2022

É preciso ser medalhão
Concluí a leitura me perguntando se, olhando para as aspirações que tenho sobre a minha carreira, estas me encaminham para tornar-me recheado da verve dos que vivem realmente ou apenas medalhão brilhante a se pôr na estante.

liana22 13/03/2022

Ainda na saga de ler Machado de Assis pra escola. Apesar da linguagem mais difícil gostei muito desse conto, perfeito

alynebz 13/03/2022minha estante
tô na mesma saga p estudar literatura

Rodrigo.Monteiro 21/11/2021

Teoria do medalhão.
Ah, machado, o que dizer de machado? Acho que nesse conto mostra, mais do que isso, ensina a ser uma pessoa pouco integra, parecer ser ao invés de ser de verdade.

Luana.Linsingen 26/09/2021

Pensar o pensado
Usando da ironia sarcástica de sempre, Machadão confere um verdadeiro manual de como ser um fútil bem querido socialmente. Aparentar sabedoria mais do que desenvolvê-la de fato, encher-se de lugares-comuns e frases de efeito. Pensar o pensamento do gado escolhido. Para ser um Medalhão social, a melhor coisa é não ter ideias próprias.

Iara 18/08/2021

Extremamente provocativo
Um conto curto e que consegue tocar direto na ferida de como a maior parte da nossa sociedade ainda hoje pensa. Ou melhor, reproduz a ideologia que foi imposta, fugindo de qualquer brecha de questionamento que possa surgir em nossas mentes.

Leitura rápida, mas repleta de impacto e reflexão do jeito único Machado de ser

E. 11/07/2021

Um apontamento.
Realmente é espantoso que a quase totalidade dos leitores não tenham a mais mínima compreensão do que leram.

Enquanto alguns terminaram a leitura crentes de que o cerne do conto são conselhos paternais elencados fastidiosamente, a outra parte apenas achou a narrativa sem pé nem cabeça.

De modo que ao ler tais impressões, não resisti: diferente de Jacobina (O Espelho), senti ebulir em mim a necessidade de redarguir com alguma contribuição.

Pois bem: o conto ?Teoria do Medalhão?, embora escrito no século XIX, continua denunciando as principais misérias enraizadas neste nosso solo tupiniquim.

Machado, genialmente e usando de clara ironia, descortina e joga luz em todo o ?medalhão? que o é pela pôse e pelo faz de conta.

Condena, sarcasticamente, o costume brasileiro de sempre se pautar pela lei do menor esforço, ao que nunca se eleva a si mesmo, mas, antes, busca nivelar tudo desde onde está: de baixo.

Ridiculariza, com erudição, os papagaios humanos que o são em nome do desejo desesperado pela validação de seus pares.

Sutilmente zomba dos que frivolamente expõem-se a si e aos de seu entorno, babosos por receberem ? que seja ? um copeque de atenção.

Sintetizando em internetês: trata-se de um ?exposed? antropológico feito por Machado e aferível em qualquer das esquinas dessa nossa ?pátria amada? ?

Rosa254 06/07/2021

O perigo de vicejar novas ideias - o medalhão é a anestesia
Ainda não consigo traduzir o que sinto lendo esse conto, é genial.

Numa sociedade do espetáculo, em que viver de aparências - uma narrativa incompleta, mas com capa bonita - é o que mais importa, temos o medalhão como o ofício mais almejado. Trata-se de um sistema que faz de tudo para manter os ideias como estão. Ter ideias é a arma mais poderosa; ameaça a estrutura deles. O que fazer? Apenas reproduzir. Garantir que todos permaneçam no estado de inópia mental. Machado critica a sociedade do século XIX ao citar todos os benefícios adquiridos em ser um medalhão, como se destaca na publicidade e na política, que o discurso metafísico é apaixonante para todos e fazem-os esquecer do problema. Também na descrição da "terra prometida" e as metáforas com o ideal de meritocracia.
Por fim, uma das personagens ressalta o que estamos vendo: "E parece-lhe que todo esse ofício é apenas um sobressalente para os déficit da vida?"

Anterior a essa fala, tem uma citação que precisa ser colocada aqui:
"(...) porque o adjetivo é a porção idealista e metafísica do idioma. O substantivo é a realidade nua e crua, é o naturalismo do vocabulário" gente!!!!!!!!!!!!!!!!!

De fato, Teoria do Medalhão e qualquer outra obra de Machado não vai ter efeito nenhum caso você inicie a leitura já pensando em acabar.

Um professor me disse uma vez - e sigo confirmando em cada novo conto - que nós não sabemos ler Machado. O seu pensamento e alma estão lá, colocados com tamanha sutiliza que conseguimos visualizar às críticas feitas à sua época nos dias de hoje. Atemporal em todas as suas formas. Machado via o que mais ninguém estava disposto a ver.

Nenhum elemento (termos em latim, datas, pensadores, instituições) é posto de forma aleatória. Outra coisa que tem me ajudado a apreciar Machado é ver sua relação com a ironia. É lindo demais, sério. E o danado faz questão de reforçar esse carinho aqui numa passagem da penúltima página, deixo aqui:

"(...) Somente não deves empregar a ironia, esse movimento ao canto da boca, cheio de mistérios, inventado por algum grego da decadência, contraído por Luciano, transmitido a Swift e Voltaire, feição própria dos céticos e desabusados."
- o pai alertando o filho sobre os perigos da ironia, de abrir espaço para dúvidas e ideias.
rsrs

É um conto para ler, reler, ler mais uma vez e continuar relendo.

Benício 30/06/2021

Simples, pratico e assertivo.
Um pai preocupado com o futuro do seu filho, prestes a completar a maioridade, chama-o para aconselha-lo a como se portar diante da sociedade para se tornar um ?medalhão?.

O livro usa, claramente, a tão conhecida ironia machadiana que na verdade nada mais é que um conselho na qual, os que querem estar à margens da sociedade pensando por si só, não devemos seguir.

Pequeno e prático.

Marina 10/05/2021

Teoria do medalhão e O espelho são meus contos favoritos (dos que já li) de Machado de Assis. Falam muito sobre o eu e o eu social. Teoria do medalhão poderia ter sido facilmente escrito na nossa era de redes sociais. Conversa tanto com a nossa atualidade que eu tenho dificuldade em acreditar que esse conto fez mais sentido no sec XIX do que agora.

Sofia.Budal 29/04/2021

divertido porém confuso
achei a história interessante porém por conta do português colonial fiquei um pouco confusa com alguns momentos

@Matcholo 09/04/2021

Um conto bem escrito, mas não foi uma leitura que gostei muito, achei a história pouco atraente. O conto começa muito bom porém depois se perde não prendendo a atenção do leitor até o final. Trata-se de um pai dando conselhos a seu filho para que ele se torne um medalhão, ou seja, uma pessoa que conseguirá fama e riqueza, por vezes podemos retirar os conselhos para nós mesmo o que torna a leitura interessante, porém não acontece nada além disso e o conto parece que acaba na mesmice que começou.