Teoria do Medalhão Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Teoria do Medalhão

Rafael 2M 30/04/2018

TEORIA DO MEDALHÃO
MEDALHÃO É UMA CARREIRA, É UMA PESSOA QUE TEM PREGUIÇA DE PENSAR QUE NÃO É INTELIGENTE. É A PESSOA QUE ACEITA TUDO QUE JÁ EXISTE. FINJE QUE SABE UM POUCO DE TUDO.

Samuel.Xavier 14/04/2018

"Medalhão"
O conto "Teoria do medalhão" se passa a parte da conversa do pai com o próprio á cerca de "ser alguém" na vida, porém os ensinamentos dele para com o filho são feitos de forma egocentrista, tanto dele para com o filho como do filho para o próprio. O pai influencia e aplica a ideia ao filho de como ser um "medalhão", "Seja o centro de tudo","conquiste muita riqueza e fama"...

Ari Rocha 10/04/2018

Teoria do medalhão - Ariane Rocha 2ºM
O conto de Machado de Assis, é construído sobre as bases da ironia, a obra aponta para a valorização da aparências, analisando o comportamento banal por meio do que se pode subir socialmente sem grandes esforços.
A história relata um pai que dá conselhos sem princípios para um filho, intencionando à alcançar prestígio em uma sociedade de aparências tornando-se um Medalhão, ou seja, alguém que conseguiu conquistar riqueza e fama.
Este conto tem basicamente as mesmas ideias tratada em "O espelho" onde a ação pessoal e a aparência valem muito mais do que a essência.

Ana Beatriz Pessoa 2°M 10/04/2018

Teoria do Medalhão
O conto se inicia com um diálogo entre pai e filho, após o jantar comemorativo de 21 anos deste. Estando os dois a sós, o pai aconselha ao filho tornar-se um Medalhão, ou seja, alguém que conseguiu conquistar riqueza e fama. Ele passa, então, a tecer uma teoria de como o filho conseguiria isso, aconselhando-o a mudar seus hábitos e costumes, anulando seus gostos e opiniões pessoais. O filho deveria sempre se manter neutro perante tudo, possuir um vocabulário limitado e conhecer pouco, e sempre preferir um humor mais simples e direto ao invés da ironia, que precisaria de certo raciocínio e imaginação. Após muitos outros conselhos, o pai termina a conversa admitindo que suas palavras têm certa semelhança com a obra "O Príncipe", de Maquiavel, e diz para o filho ir dormir. Neste conto, Machado de Assis, critica uma sociedade onde tudo o que é feito, tem por objetivo somente alcançar visibilidade, dar continuidade a uma sociedade de aparências.

Gabrielle Santos 09/04/2018

Gabrielle Santos 2M
Um conto bem interessante para se ler em seu tempo livre.
Ao completar 21 anos o pai explica para o filho que ele tem que ser um medalhão.

Duda Gonçalves 09/04/2018

Eduarda Gonçalves 2M
Nessa obra Machado de Assis mostra um dialogo entre pai e filho, onde o pai aconselha o filho a se torna um medalhão. Sendo que ele iria adquiri a fama e a fortuna. No dialogo vemos que que o pai dar conselhos também para a maior idade, mostrando a qualidades do seu filho para lhe dar forças para conquista cada obstáculo que ele iria passar na vida. Mesmo que o filho conquiste um diploma e siga uma carreira que lhe der posses, o pai quer que seu filho realize um sonho que era dele : que era se tonar medalhão.
O conto traz um comportamento de alguns membros da sociedade antigamente. Onde descreve a maneira muito clara , a valorização do parecer acima do ser, isso podemos vê no dialogo que o pai teve o seu filho.

pl 09/04/2018

O conto é um diálogo entre um pai e um filho no dia do aniversário de 21 anos do rapaz. Durante a conversa familiar o filho aprende o que um homem deve fazer para ganhar “prestígio” na sociedade. Por volta das onze da noite, ao terminar o jantar de comemoração do aniversário do filho Janjão, o pretensioso pai – que aspira realizar os próprios anseios na figura do filho – inicia uma conversa no intuito de demonstrar ao rapaz, o quanto este pode se servir de sua juventude para alcançar grandes possibilidades profissionais. O pai então sugere ao filho que este se torne um medalhão, portanto, alguém que conseguiu conquistar riqueza e fama. É importante ressaltar que a figura do medalhão é utilizada de maneira análoga. Para o pai do jovem rapaz, aqueles que se tornam medalhão são diferentes dos demais.
Na figura do pai, Machado de Assis, utiliza a ironia para mostrar as características da sociedade da época, uma sociedade baseada nas aparências. O conto mostra que parecer é mais valoroso do que ser e analisa o comportamento insignificante através do qual é possível ascender na sociedade sem grandes esforços. A estrutura direta, em formato de diálogo, criada por Machado de Assis confere ao conto uma interessante ambivalência, revelando no decorrer da trama uma linha tênue entre ironia e realidade. A obra pode ser considerada um retrato da sociedade tanto do século 19, como nos dias atuais.

Celestino 09/04/2018

Teoria do Medalhão
Um pai começa uma conversa com o filho após o jantar de aniversário deste, que completa 21 anos, falando que na vida uns são conhecidos (e reconhecidos) e outros são anônimos, estes últimos sendo a maioria. E o pai fala que vai ensinar ao filho uma profissão para recompensar o esforço durante a vida, caso as outras profissões falhem.

Yasmim Cerqueira 06/04/2018

Teoria do Medalhao
O conto “Teoria do Medalhão” foi escrito por Machado de Assis e originalmente publicada
no Jornal Gazeta de Notícias, e um tempo após foi incluso no livro “Papeis Avulsos”. O
conto relata a conversa de um pai com seu filho chamado Janjão, onde esse diálogo se
baseia em como o filho conseguirá admiração perante a sociedade. Ao terminar o jantar
comemorativo do aniversário de Janjão o pai chama o filho e a sós eles tem uma conversa
em que o pai lhe dar conselhos, pedindo para que seu filho se torne um medalhão, ou
seja, uma pessoa que conseguiu adquirir fama e riqueza. Na conversa o pai fala da sua
teoria para que seu filho conseguisse concluir esse objetivo, dessa forma o sugere que
mude seus hábitos, anule opiniões pessoais, limite seus conhecimentos e der preferência
a um humor simples. Após o termino da conversa o pai apenas se retira e diz para o filho ir
dormi. Este conto foi interpretado como um crítica social, crítica essa que se encaixa nas
características da nossa sociedade atual, onde nota-se que a aparência de uma pessoa é
mais valorizada do que o seu caráter.

Yasmin 2 J 06/04/2018

Teoria do Medalhão
Esse conto de Machado de Assis mostra uma conversa entre um pai e seu filho, onde o pai aconselha seu a se tornar um medalhão, ou seja, se tornar uma pessoa com riqueza e fama. Esse conto é bem semelhante a conto "O Espelho" onde também se passa a ideia da pessoa ter que se tornar uma pessoa importante perante a sociedade.
Podemos ver um pai que deseja que seu filho realize os sonhos que na verdade eram dele e um filho que aceita o que o pai sugere.

Rafael Lima 06/04/2018

TEORIA DO MEDALHÃO 2J
Retrata a conversa de um rapaz de 21 anos com seu pai onde o pai da conselhos para seu filho, em que o tempo todo machado traz metáforas que devem ser aplicadas na vida real o pai aconselha seu filho a se tornar medalhão que é uma profissão que lhe trará prestigio porém somente quando o garoto tiver seus 45 a 50 anos ele diz que para isso não é preciso grande intelecto ou esforço por parte dele em criar suas próprias ideias. em uma critica para a sociedade que se pode observar durante o longo do conto.
Grace 06/04/2018minha estante

Brenda Rosa 05/04/2018

TEORIA DO MEDALHÃO
Eu gostei do conto e ao compararmos ele com a vida real, ele é totalmente controverso. Ele faz refletir sobre no quanto o ser humano pode ser ganancioso, mas ele pode nos dar uma outra visão, no nosso cotidiano, os pais sempre nos dizem que é para sermos autênticos, ao contrário do conto o pai diz ao filho que o papel do Medalhão é ser lembrado sem muito esforço, e ele dá ao se filho instruções de como seguir com sucesso sendo Medalhão. ele nos dá uma visão diferente quando o pai demonstra a preocupação para que o filho se saia bem no futuro, assim como acontece no dia a dia. Mesma preocupação, conselhos totalmente diferentes.
Grace 06/04/2018minha estante
OK