Teoria do Medalhão

Teoria do Medalhão Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Teoria do Medalhão

Julia 29/05/2023minha estante
Muito boa análise, fez minha mente abrir em relação ao conto e crítica, parabéns

Andre 05/12/2022

Tantas camadas em tão poucas linhas!
É a terceira vez que leio este conto e ele não me cansa de surpreender, tanto mais que carrega muito do lado negativo da mentalidade brasileira já identificada magnificamente pelo Bruxo do Cosme Velho naqueles tempos de Brasil Império.

A sinopse traz o enredo nua e cruamente: a conversa entre pai e filho na qual aquele aconselha a este. O que parece singelo mostra a ironia machadiana em seu melhor tom, não devendo nada a um Voltaire por exemplo.

O que é revelador, e por que não triste, é pensar que muito deste conto se pode ver nos tempos atuais, em que os meios se tornam fins quando deveriam ser o que são: meios para se chegar a um bem maior. E pensar que se isso se passa de geração em geração!

Leitura recomendadíssima por nos trazer à reflexão.

Duda 16/11/2022

Leitura obrigatória
Minha professora me fez ler esse conto, disse q como eu sou leitora, eu entenderia, mas os demais colegas meus, não.
Achei razoável, assim como minha classificação sobre, um pouco complicado, mas dá para entender.

sarittah 16/10/2022

Teoria do Medalhão
Li por conta de obrigatoriedade escolar. Curto, mas leitura um pouco pesada, tem que ficar parando para entender os termos. Conversa entre pai e filho, em que o primeiro está dando dicas ao filho em seu aniversário. Análise interessante, mas não seria algo que eu leria por interesse próprio.

joana 11/10/2022

NÃO, MAS ESSA TEORIA AQUI?
Esse aqui eu lembro muito bem.
Primeiro, deixa eu falar dessa edição que tá absurda de linda. Adorei o tamanho, as cores das páginas e a organização.
Segundo, que TEORIA É ESSA!? Parece que hoje em dia tá TODO MUNDO seguindo essa teoria sem nem saber da existência dela, né?
LEIAM!!!!

Babi 27/09/2022

Medalhão: o "ofício" de muitos.
Mais um conto machadiano muito bem construído que, a partir de um diálogo entre pai e filho, aborda a aniquilação do indivíduo em favor de uma imagem e posição social privilegiadas; trata da propaganda pessoal e da aparência como sendo mais valorizadas que a essência e critica duramente a sociedade brasileira, especialmente a burguesia.

Kethlym 06/09/2022

Li pra escola não entendi nada agradeço as pessoas do skoob que fizeram resenha e consegui entender +/- esse livro não é ruim só não tenho intelecto pra isso

Maria 29/08/2022

conto curto e que vale a pena
Não tinha ouvido falar desse conto do Machado de Assis até meu professor de literatura colocar ele como leitura obrigatória, mas me surpreendi muito! É bem curtinho e faz críticas interessantes e válidas até no nosso contexto atual. Recomendo!

woocisco 29/08/2022

Machado é uma coisa né
A frente de seu tempo, Machado de Assis reflete como o homem ideal deve ser, abandonando seus gostos pessoas para tornar-se uma pessoa rasa e superficial, porque a sociedade é baseada em aparências

João 05/08/2022

Muito bom, leitura rápida, um ótimo contato com Machado e cheio de ensinamentos, escrita maravilhosa.

Jon 29/07/2022

Uma excelente reflexão sobre a natureza humana. Se perde um pouco no tempo por conta dos maneirismos e dos conceitos, mas mantém a essência.

isa 20/06/2022

Muito interessante o diálogo entre pai e filho. a inteligência do pai e sua lição de vida tornou o conto impressionante.
a forma como o conto traz a ideia de ser bem sucedido me fez refletir muito.
uma lição de vida passada para o filho, no conto, e para nós, na realidade.

o sucesso ele é um projeto a longo prazo, algo que deve ser pensado, que devemos ligar pra conquistar.

Conto um pouco difícil, leitura um pouco arrastada. Só voltar nas partes que não entendeu e ler um pouco mais devagar.

Dafneness 03/05/2022

Cuidado: contém ironia
Ao leitor desavisado essa obra pode trazer escândalo, mas, uma vez superada a figura de linguagem, torna-se um deleite. Sua crítica social perdura, nos faz entender o porquê de clássicos serem atemporais.
Ademais, vou confessar que poucos autores me fazem rir como o Machado, mas nesse conto em especial temos a prova de que a criatividade é mesmo a inteligência se divertindo.

bela 21/04/2022

teoria do medalhão
único problema desse livro é ele ser curto porque é muito bom, é realmente uma teoria do medalhão e passa vários ensinamentos sobre ter sabedoria, machado não decepciona, leia!!

Patricia Milani 12/04/2022

Neste conto Machado utiliza a ironia para descrever a sociedade da época e podemos dizer que se atualizarmos a linguagem para os dias de hoje veremos que nossa sociedade não está muito diferente da época desta conversa narrada entre pai e filho.

Recomendo para uma melhor compreensão ver está análise do conto.