O Vale do Terror

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Vale Do Terror

JhullyG 20/08/2020

Um dos melhores de Sherlock
Um dos livros de Sherlock Holmes que mais me marcou. Tenho certeza que um dia ainda acabarei com uma tatuagem desse livro.
Lari 20/08/2020minha estante
De todos os romances de Sherlock, esse é o melhor de longeee

Cristina 14/03/2021minha estante
Eu não não gosto de um livro tanto assim, mas quem manda no seu corpo e vc mas de fato esse e um livro maravilhoso

Deivid 05/04/2021minha estante
bom demais mesmo

Alexandre.Gomes 28/05/2021minha estante
Oi e melhor livro li 1800 veses

Hayra.AltoA 25/05/2023minha estante
Olá , boa noite , alguém por gentileza poderia me ensinar como leio os livros do app ? Grata

Amanda 25/01/2012

O Vale do Terror tem uma estética parecidíssima como a do livro "Um Estudo em Vermelho": Conan Doyle começa com a história do crime, as deduções de Sherlock, e de repente vem a segunda parte do livro:uma história isolada que não mostra quase nenhuma semelhança com a primeira parte. Porém, é sempre no final que Arthur Conan Doyle mostra a ligação entre as duas histórias e percebemos assim porque ele é considerado um gênio da literatura criminal.
Jonatan 10/03/2014minha estante
Tem como me mandar o resumo do livro ??? para hoje 10/03/14 por favor e pra hoje !!!

Guilherme 17/12/2012

Sherlock Holmes: O Vale do Terror - Sir Arthur Conan Doyle
Esse é definitivamente um livro que deixa qualquer um com uma ressaca literária terrível.

Ler Sherlock Holmes é sempre uma boa opção, porque é um livro de suspense/policial muito inteligente, que deixa pistas para o leitor durante seu desenrolar, contudo de forma tão sútil e por vezes despretensiosa que não nos damos conta de sua importância.

Esse livro, contudo, tem algo a mais. Inicialmente parecia ser mais simples que outros livros do autor, como o "O Cão dos Baskervilles", mas realmente estava enganado. É tudo muito intrínseco, no qual uma volta pelo passado se faz necessária, o que deixa tudo ainda mais instigante, que nos faz perguntar "Qual a relação de tudo isso com a história principal?".

Descobrimos tudo... e ainda termina de um modo que nos faz ficar ainda mais ansiosos por ler mais livros de Sir Arthur Conan Doyle, que é o melhor autor de seu gênero.

Leiliane.Braga 24/02/2018minha estante
quero o resumo memande por favor

Camila 02/11/2011

Holmes e Muriat
Li o Vale do Terror na época que estava determinada a ler todos os livros de Conan Doyle presentes na biblioteca da Unimep - univerdidade em que curso jornalismo.

Foi um dos livros da série que mais me intrigou. O autor faz uma relação fantástica entre o maior assassino da Europa e uma seita norte-americana, que manipulava seus participantes os transformando em assassinos.

A história reforça a guerra travada entre Holmes e Muriat (acho que era esse nome), o único criminoso páreo para ele.
Thiago 03/07/2013minha estante
Moriarty*

Camila 27/02/2014minha estante
Ahhh, obrigada! :D

Afonso 20/01/2010

Mistério sempre
Nada mais óbvio do que um livro com Sherlock Holmes atuando ser muito intrigante. A história é muito boa do início ao fim, principalmente indo aos fundos do Vale o Terror. Final surpreendente, tudo o que Sir Arthur Conan Doyle poderia ter feito.

Apesar dos elogios, o livro não é de todo um dos melhores livros que já li, portanto não dei cicnco estrelas pelo livro não ser simplesmente ótimo.

Não deixa de ser muito bom.

iemai 31/05/2010

O mistério base do livro é um tanto monótono. Na verdade, alguns detalhes são muito previsíveis.

Quando o autor passa a explorar o passado do personagem principal do mistério e conta uma segunda história dentro da primeira, o livro torna-se interessante. O desfecho deste segundo mistério é o que faz com que o livro seja bom.

A divagação que Sherlock levanta no fim abrindo espaço para um novo livro faz-nos lembrar de um pequena história que existia no começo e que parece ser simplesmente esquecida durante a trama.

Maurício 23/11/2010

Não consigo falar desse sem apelo emocional. É o livro que me despertou o interesse pela literatura, do alto dos meus 11 anos. Imagine só, eu, desconhecedor dos hábitos de escrita de Mr. Watson, dando de cara logo com essa história. Foi fantástico.

Recomendadíssimo.
Ryan 24/12/2015minha estante
queria tanto ler este livro deve ser bem interessante !

Daniela 02/03/2017

A primeira parte é ótima, já a segunda...
Este é o terceiro livro que leio de Sherlock Holmes, e já percebi o padrão das histórias. É bom, mas foi um pouco previsível em alguns momentos. Eu meio que esperava pela reviravolta, ainda que não tivesse ideia de como seria o desenrolar da trama.

O caso se encerra com a primeira parte do livro, que é seguido por uma nova história contada em notas deixada pela vítima da primeira parte. E é bem cansativa. Deixa de ser Sherlock e vira uma nova história, sem muito mistério.

Esse recurso é semelhante ao que foi usado no "O cão de Baskerville", só que neste outro a história era mais interessante.
Michelle 28/03/2020minha estante
Penso igualzinho

Caio 03/11/2016minha estante
Cara, se vc ler da mesma forma que vc escreve, então o Brasil ta na merda -_-

Juh Lira 21/04/2012

O Vale do Terror: Não supera expectativas, mas satisfaz.
Há muito tempo, desde o dia que eu tive contato com as histórias de Sherlock Holmes, que eu buscava este livro. Agora, finalmente depois de tanta espera, consegui fechar o ciclo das aventuras longas do ilustre detetive. O Vale do Terror era o único romance que eu não havia lido. O objetivo agora é encontrar o famoso conto O Plano Final.

A busca incansável pelo exemplar acabou por aumentar as minhas expectativas na perspectiva de lê-lo em breve, algo que eu não gosto e tento ao máximo evitar para não acabar me decepcionando. Talvez essa palavra seja muito forte para exprimir a minha ideia geral do livro, afinal de contas é de Sherlock Holmes de quem estamos falando, e suas histórias valem a pena ser lidas.

Acontece que o livro para mim foi curto demais, rápido demais na resolução do caso. Mais da metade dele é só a narração da história do Vale do Terror e a organização secreta de assassinos. Eu esperava que o romance ganhasse o mesmo ritmo narrativo do Um Estudo em Vermelho, agora mais do que confirmado como o meu livro favorito sobre o detetive. A subtrama do misterioso assassinato de John Douglas na sua própria mansão ganhou muito mais espaço do que até mesmo os personagens principais – Holmes e Watson – pegando-me de surpresa durante a leitura.

Mas não vou dizer que não valeu a pena. Valeu sim e muito. Doyle como sempre consegue surpreender o leitor em uma de suas cartadas de mestre na hora da verdade, e a minha aflição foi tanta para descobrir o final que li rapidamente. Porém vou logo avisando: se espera um happy end, é bom tirar os hipogrifos da chuva... Além disso, o livro termina de uma forma incompleta, ou seja, dá a impressão que a história não acaba na última página.

A narração segue um ritmo equilibrado, com um vocabulário de fácil compreensão – salvo algumas palavrinhas desconhecidas, nada que um bom dicionário não resolva. Como sempre acontece nos livros de Doyle, achamos que a resolução do caso já estava próxima, porém a história dá uma grande reviravolta tornando tudo inacreditável.

Quanto a essa edição, eu gostei muito da ideia do prefácio, apresentando ao leitor que não conhece as histórias de Sherlock Holmes, quem é este personagem lendário. A arte da capa é muito bonita, porém ela não se adequa a trama do enredo. Aconteceu isso comigo, podendo acontecer com outros leitores: quando bati o olho na capa, a impressão que passa junto com a sinopse é uma, porém quando eu terminei de ler, percebi que não tinha nada a ver com o enredo, infelizmente. Provavelmente a capa também foi um fator determinante pela alta expectativa da história. Uma dica que eu dou para a editora, caso ela planeje relançar o livro, é a mudança da arte da capa para uma mais adequada à história que será contada.

Não mais que isso, O Vale do Terror deixa os fãs e apreciadores de Sherlock Holmes satisfeitos com mais um caso desvendado pelo inteligentíssimo detetive e seu fiel amigo, Dr. Watson.

www.silentmyworld.blogspot.com
diego.dasilvaresende 30/01/2018minha estante
Exatamente !!!!

Dan 21/02/2012

Resenha: O vale do terror
O Vale do Terror é uma estória envolvente e pra quem é fã do Sherlock (eu!), não pode deixar de ler!

Nessa aventura Sherlock recebe uma mensagem anônima e criptografada informando que alguém estava em perigo em Birlstone. Para confirmar a veracidade de tal mensagem, surpreendentemente, pouco tempo depois, chega o detetive Alec MacDonald, que vem até Holmes pedindo conselhos e ajuda em um caso misterioso que ocorrera justamente em Birlstone.

Holmes, Watson e MacDonald partem para a cidade para descobrir esse novo mistério.

Um homem fora encontrado morto em sua residência, tendo recebido uma bala no meio do rosto que o deixou totalmente desfigurado. Descartada a ideia de suicídio, Holmes investiga a fundo o caso descobrindo uma estória profunda por trás de todo o acontecimento.
Nada é o que parece ser.

Nem preciso dizer que adorei a estória e nem imaginei o seu final, rs. Vale muito a pena conferir essa obra, beijos pessoal!

Flavia1414 09/03/2011

A. Conan Doyle é um gênio! Não há uma maneira melhor de definir uma narrativa tão clara e objetiva com outras palavras, como não pretendo comprometer o enredo desta fabulosa história, paro por aqui!

João Paulo 15/07/2011

O vale do terror
É um dos melhores livros que já li. A caracterização dos personagens é impecável, e a história é surpreendente. O livro é dividido em duas partes: a primeira, que gira em torno de um assassinato ocorrido num castelo, onde a polícia contará com a ajuda de Sherlock Holmes para desvendar, e a segunda parte, que conta a história por detrás da história: o motivo do assassinato.

Ambas as partes - e principalmente a última - possuem final surpreendente. O livro é pequeno, li-o em cinco dias, e de leitura muito agradável. Conan Doyle não é prolixo: escolhe o menor número de palavras, e vai direto ao ponto.

Depois deste livro, fiquei com muita vontade de ler todos os do Sherlock Holmes. Já li "O Cão dos Baskerville" e "Um Estudo em Vermelho", mas até agora o livro que mais gostei foi este! Resta apenas ler "Signo dos Quatro" para ler todos os livros do SHerlock Holmes - o resto são contos.

Fabio Shiva 24/08/2011

Sherlock Holmes foi o meu grande ídolo da adolescência!
Por isso reli com muita alegria até mesmo essa, que foi a história dele que menos gostei!

O motivo que me fez gostar menos de “O Vale do Terror” na primeira leitura foi que aqui o Sherlock Holmes aparece pouco, é quase um coadjuvante!

Ao ler agora pela segunda vez, imagino se aqui não estariam os indícios do cansaço do autor com o grande sucesso alcançado por seu personagem imortal. A história é dividida em duas partes. Na primeira vemos Holmes diante de um obscuro caso de assassinato, que ele desvenda com a habilidade de sempre. Chamou minha atenção o fato da história iniciar com uma mensagem em código, que Holmes decifra como sempre. Só que agora achei a mensagem fraquinha... ao contrário de outras encontradas nas aventuras de Holmes, com destaque para a que aparece na história “Os Dançarinos”.

Pois então, depois do assassinato desvendado, vamos para a segunda parte da história, que é mais uma aventura heroica que uma trama policial propriamente dita. Penso que Conan Doyle já não queria mais escrever sobre seu temperamental gênio celibatário, virtuose no violino e apreciador de cocaína... queria um herói mais “comum”, apreciador do belo sexo e das brigas de bar...

Então, nessa minha segunda leitura de “O Vale do Terror”, a impressão foi a seguinte: na primeira parte, Conan Doyle atende (meio de má vontade) o desejo de seus leitores, e na segunda parte segue os seus próprios caprichos de autor!

Da primeira vez que li, achei essa parte final chatésima, pois eu queria ler sobre Sherlock Holmes!!! Gostei mais agora dessa aventura, que me trouxe uma nostalgia desse tempo em que mesmo os piores vilões pareciam mais educados e honrados que muitos heróis modernos...

Se você nunca leu nada de Sherlock Holmes, não comece por esse! Não é ruim, mas está longe de ser o melhor.

Ainda assim, adorei!

Viva Sherlock Holmes!

Em tempo: outra mudança de perspectiva interessante que tive nessa segunda leitura foi a respeito da biografia do autor. As edições da Ediouro sempre vêm com um texto do Paulo Mendes Campos, que finaliza assim:

“nos seus últimos anos, Conan Doyle apaixonou-se pelo espiritismo e pelas ciências ocultas”.

Por saber do clássico episódio em que Conan Doyle foi iludido pelas meninas que recortaram imagens de fadas de um livro infantil, sempre julgava ver nessas linhas uma evidência da senilidade no fim da vida do autor. Hoje, percebo que Doyle foi um grande gênio, e que além de ter criado o maior detetive de ficção de todos os tempos, foi também o criador do método de recolher impressões digitais nas cenas dos crimes e inclusive era chamado pela polícia para auxiliar nos casos mais difíceis... exatamente como nas histórias de Sherlock Holmes!

E também para mim, da adolescência para cá, muita água passou debaixo da ponte...

Então hoje vejo nesse episódio não um indício de senilidade, mas de lucidez!

Viva Conan Doyle!!!

(24.08.11)

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros: