O Fardo

Agatha Christie

Resenhas - A carga

Jotinha 10/04/2024

A Carga
Fui ler achando que era um conto, mas não era. Bom, a escrita da Agatha é impecável, mas nesses livros mais antigos ela ainda não tinha tanta experiência, mas é bom mesmo assim

Annaplima 28/03/2024

"Conheci mil formas de amar. E cada uma fazia a outra se retirar..."
Esperava mais do livro. Não gostei do desfecho.

Kamilla 02/07/2023

Uma trama boa com conclusão ruim
Gostei bastante da construção das personagens Laura e Shirley, principalmente da Laura, que chegamos a conhecer melhor, a Shirley eu achei meio méh.

O livro começa muito bem como um tratado sobre como dentro de uma família, certas disfuncionalidades podem gerar traumas e inseguranças que acompanham uma pessoa pelo resto da vida, Laura cresceu em meio a uma família que a atendia fisicamente e que a negligenciava emocionalmente, algumas circunstâncias fazem com que todas essas emoções e amor que foram reprimidos na sua primeira infância se direcionam a sua irmã.

A irmã Shirley eu achei meio boba, sei lá, o que dizer sobre alguém que descobre que a vocação da sua vida é ser mulher de malandro (e enfermeira de malandro) e isso foi meio tudo o que nós sabemos sobre a Shirley no livro, ela não é bem construída e quando a sua trama finalmente vai para um lugar interessante ocorre uma passagem de tempo e vamos para o ato final da história.

A introdução do personagem Llewellyn é um grande balde de água fria, nessa altura da história eu já estava muito investida nos personagens que eu conhecia e não queria conhecer mais ninguém, e somos obrigados a gastar um grande bloco do livro conhecendo Llewellyn e ouvindo a história de toda a sua vida, quando o que eu mais queria era saber o que tinha acontecido com as duas irmãs.

Achei a solução de Shirley boba e acomodada, ela poderia ter saído da situação que estava e ter recomeçado, ela teria facilmente achado uma enxurrada de malandros dando mole para ela, Laura tomou uma decisão, aliás, duas que eu não tomaria no lugar dela, eu não moraria com uma irmã casada - ainda mais com um marido que eu não gostasse - e nunca tentaria 'solucionar' um problema que outra pessoa escolheu para si mesma, por mais que eu a ame. Dessas duas decisões vem suas maiores desgraças.

Também achei o final de Laura inverossímil e insatisfatório. A Agatha tinha uma boa história nas mãos, mas detestei esse final.

Daubian 13/06/2023

Qual o peso do amor?
Eu adoro os romances policiais da Agatha e fiquei curioso sobre seu romance assinado por um pseudônimo. Fiquei bem surpreso pela escrita e pelo enredo, realmente ela é uma mestra da escrita. Aqui a discussão sobre o peso do amor e o limite do altruísmo. Até onde se deve amar alguém? Além disso uma discussão muito interessante sobre teologia e fatalismo. Personagens são complexos e muito bem construídos como Laura e Shirley. Uma abordagem muito única sobre ?amar demais?. Ecoa um pouco na própria história da autora que sumiu um tempo e não tem como não pensar na Shirley ou nos motivos que fizeram ela assinar com outro nome.
Às vezes as pessoas esperam outra coisa só pelo histórico da autora, mas a obra em si é bem completa à sua maneira. Uma história interessante, discussões filosóficas intrincadas e personagens inesquecíveis. Vale muito a pena

Well.Machado 31/12/2022

Um livro bem psicológico!!!!
Esse foi o primeiro livro da Agatha que eu li com ela sob o pseudônimo de Mary Westmacott e achei INCRÍVEL!!! Esse livro mostrou que a Agatha não só se saia muito bem nos romances policais mas como em livros sobre o conhecimento humano também. Esse livro é BEM psicológico e eu adorei a forma como o "fardo" do "amor" e questão de "amar" e ser "amado" foram discutidas durante a trama. Toda a construção da relação entre Laura e Shirley foi incrível de acompanhar e me comoveu demais! ?? Consegui me indentificar muito com a Laura ao longo do livro e me senti até conectado com ela porque a história dela se parece um tanto com a minha... ? Enfim, só o que eu não gostei do livro foi aquela parte em que chega aquele personagem lá que nem lembro mais o nome e só chegou na história pra falar de Deus... QUE CHATICE!!! ?????? Se não fosse toda essa história dele com Deus e etc que deixaram a reta final da leitura pra lá de cansativa, eu daria 5 estrelas. Foi uma escrita diferente do que todos conhecemos da Agatha mas não deixou de ser incrível e com muitos traços dela ao longo da escrita. Muito bom!!!

celo 10/08/2021

Final bizarro
De todos os livros dela que li até hoje, com certeza o mais fraco. A conversa entre os dois nas últimas páginas é estranha e forçada. A verdadeira carga desse livro são todos os capítulos relacionas ao personagem Knox, e ela faz muito bem o trabalho de arrastar o livro todo pra baixo.
Qlucas 11/08/2021minha estante
Nunca li nada dessa autora, apesar de vê o pessoal daqui lendo bastante, qual é o melhor dela?

Emily 01/07/2021

bom
interessante as várias reflexões sobre o amor que o livro nos leva.
Gostei, achei que haveria um contexto de maior suspense por se tratar da Agatha, mas mesmo sem ter, eu gostei muito.

Patrícia 17/12/2020

Interessante
A forma como o amor é abordado nesse livro é interessante e gera reflexões

Luiza.Matos 27/10/2020

Romance Simples.
Um romance simples que a mestra do crime fez sobre o pseudônimo de "Mary Westmacott".
Gostei do livro e recomendo.

Debora 06/08/2018

A Carga - Mary Westmacott
O livro conta a história de Laura, uma menina obediente e sem graça que deseja ser amada pelos pais. Quando seu irmão mais velho, o filho predileto, morre, a menina espera ser o centro das atenções. No entanto, seus pais lhe dão uma nova irmã e esperando diminuir os ciúmes de Laura em relação à Shirley lhe imcubem ser madrinha da caçula. Mas Laura tem sentimentos de ódio e pede a Deus a morte de sua irmãzinha. Então acontece um incêndio na casa da família, Laura salva Shirley e, todo aquele ódio se transforma em amor. Neste momento, Laura promete cuidar e proteger Shirley pro resto da vida. A partir daí o amor vira obsessão e nos faz pensar até que ponto devemos interferir na vida das pessoas que amamos, principalmente de nossos filhos.
Esse foi o primeiro romance que li de Agatha, sob o pseudônimo de Mary Westmacott. A escrita não nos deixa dúvidas de quem é a autora. Gostei muito da amizade criada entre Laura e Baldy, mas não gostei do personagem Llewellyn e tudo que engloba sua trama na história por falar muito sobre Deus e religião, achei tudo isso maçante e completamente desnecessário. Mas, levando em consideração a época em que foi escrito e a história da autora, dá pra entender porquê essa parte era importante.
Enfim, eu gostei muito da Agatha romancista e recomendo.

site: #desafioliterario2018 #desafioliterario #desafioliterarioskoob2018 #amigorecomendou #skoob #skoob2018 #marywestmacott #agathachristie #acarga #fevereiro #livrodefevereiro

Paloma 14/05/2018

Sob o pseudônimo de Mary Westmacott, a dama do crime Agatha Christie conta a história de Laura, uma menina que está cheia de ciúmes com a chegada de sua irmã mais nova Shirley que é amada por toda a família. Laura fica tão ressentida que chega a desejar a morte da própria irmã.

Fugindo um pouco das suas histórias de crimes usuais, Agatha Christie desenvolve mais o lado psicológico dos personagens e faz várias reflexões sobre a vida. Em um determinado momento por exemplo, o personagem Llewellyn cita Kant e se faz as seguintes perguntas: "O que sei? Que posso desejar? Que devo fazer?".

A trama é envolvente e fluida, só não foi tão interessante para mim porque em muitos momentos fala muito de religião e me fez perder o foco da história.

Creio que para conhecer a obra da Agatha Christie o ideal mesmo é começar pelas histórias assinadas com esse nome como "O misterioso caso de Styles" (o primeiro mistério solucionado pelo seu famoso detetive Hercule Poirot), "Assassinato no Expresso do Oriente", "Convite para um homicídio" (para conhecer a simpática Miss Marple) ou "O caso dos dez negrinhos".

Alynne Scott 27/10/2017

Agatha e seus romances
Esse foi o segundo romance que li de Agatha, sob o pseudônimo de Mary Westmacott, foi uma segunda "meia decepção".
Agatha parece perder suas habilidades de amarrar a história e acaba atropelando fatos.
A história me pareceu corrida e, mesmo com um potencial enorme sobre a natureza humana para ser explorado, ficou no superficial. Uma pena.
É uma história medíocre, vai te fazer parar para refletir em alguns momentos, mas nada que mude sua vida. Muitas vezes falha até mesmo em ser um bom romance água com açúcar. Dê chances a outro livro.

Uiara 04/09/2015

Horrível
Quando comecei a ler, pensei que seria mais uma brilhante obra de Agatha Christie, e me interessei bastante pelo destino de Laura. Quando houve a passagem de tempo, já começou a fazer pouco sentido, mas a gota d'Água foi o aparecimento do personagem Llewelyn e as discussões sobre Deus. No fim, mais pareceu um enredo de novela mexicana ou um daqueles romances Júlia, Sabrina etc... Não recomendo!

Iva 16/04/2015

Mr. Agatha ataca outra vez
Achei o livro maravilhoso, com muito boa densidade psicológica. Durante a metade do livro fiquei pensando: "cadê o crime, cadê o crime??", já que os livros dela sempre são sobre crimes. Após ler e gostar muito,fui a procura e descobri que esse romance foi escrito sob o pseudônimo de "Mary Westmacott". Não perde em nada a qualidade e densidade do texto, com personagens bem construídos, mesmo sem Poirot. E (quase) sem crime.
Cristine 29/07/2015minha estante
Amei! Amei! Ainda não terminei de ler, mas tô achando maravilhoso, romance simples, mas muito bom!

Marselle Urman 14/01/2016minha estante
Hoje em dia eu adoro essa série de 6 livros da Agatha ( O melhor é O Gigante) embora quando mais nova eu só gostasse dos policiais. O problema é que as pessoas procuram esses livros achando que são Agatha "com crime", e na verdade, é uma outra autora...maravilhosa na minha opinião.