Papa João Paulo 2º Uma Lição de Vida na Busca pela paz

Papa João Paulo 2º Uma Lição de Vida na Busca pela paz Ricardo Marques da Silva ...

Resenhas - Papa João Paulo 2º

Mutante X 11/10/2021

Texto apaixonante
Lançado por ocasião da comemoração dos 25 anos do pontificado de João Paulo II, esta biografia foi um brinde do jornal Folha de São Paulo / Agora São Paulo (já não lembro mais qual deles), numa época em que o jornalismo da Empresa Folha da Manhã era mais imparcial e preocupado em informar e não em doutrinar ideologias. Só por isso, o livro já é surpreendente, porque trata o papa com respeito e reverência, algo que não aconteceria nos dias atuais.
Com uma excelente pesquisa histórica, o livro apresenta muitas curiosidades da vida do pontífice, destacando sua importância nas decisões políticas do mundo em seu tempo, contrariando todos que dizem que política e religião não se misturam. Se for pela dignidade humana e verdade evangélica, se misturam, sim. E João Paulo II sempre foi mestre em alfinetar líderes políticos, criando relações tensas, não raras vezes.
Achei bem interessante descobrir que ele fez seminário de forma clandestina, fugindo dos nazistas que ocuparam seu país natal, a Polônia. E também que foi atropelado por um tanque nazista e quase morreu porque não foi socorrido pelos soldados. A luta do sacerdote pelo fim do comunismo na Polônia também merece destaque no texto. O livro ainda dedica um capítulo para as visitas do papa ao Brasil, com fotos históricas e frases marcantes. Um documento histórico que nos faz admirar ainda mais esse homem forte e decidido que virou santo.

site: http://mutantexis.wordpress.com

Brenda 30/06/2021

"Tive grande satisfação em introduzir a Igreja no terceiro milênio. Olho para vocês com o coração cheio de esperança. Conservem a lâmpada da fé. Com ela, iluminarão a vida e incendiarão o mundo de amor."
Conhecer a história de São João Paulo II, como foi a sua juventude, em período tão hostil, marcado pela segunda guerra mundial, como ele foi resistente, lutando pelos direitos humanos, e pela justiça social, até o final de sua vida, é inspirador. A cada página que eu lia, meu coração ia se enchendo de amor, esperança, fé e vontade de lutar pela emancipação humana.
Com toda a certeza ele virou meu Santo de devoção! ??