Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica

Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica Machado de Assis...

Resenhas - Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica

Davi.Paiva 18/12/2022

Textos repetitivos, mas ainda é legal.
Mais um livro da minha coleção particular que resolvi ler para ponderar se o mantinha em minha coleção ou se o colocaria à venda.

A ideia é muito boa. Reunir 11 contos de diferentes épocas incluindo um de autoria do organizador que tivessem características de ficção científica ou até de autores que fossem inspirados pelo tema.

O problema? As escolhas e as semelhanças.

Para começo de conversa, os contos foram os seguintes:
- O Imortal (Machado de Assis);
- Especialmente, Quando Sopra Outubro (Rubens Teixeira Scavone);
- Exercícios de Silêncio (Finisia Fideli);
- A Morte do Cometa (Jorge Luiz Calife);
- A Mulher Mais Bela do Mundo (Roberto de Sousa Causo - organizador);
- A Nuvem (Ricardo Teixeira).

O primeiro é muito bom. Muito mais por ser do Machado de Assis do que pelo fato de ser uma obra que possa ser encaixada em FC, com uma boa forçada de barra. O segundo é inspirador e o terceiro também ficou bem legal e singular pela ideia do autor de querer adaptar para o português alguns nomes estrangeiros.

Mas o que me gerou desgosto no livro foi a quantidade de contos apocalípticos semelhantes na ideia de "uma pessoa lutando para sobreviver em um mundo detonado". Claro que eu sei como a ditadura e a Guerra Fria mexeram com a cabeça de muitos autores. No entanto, não creio que todos pensavam 100% da mesma forma e contos distintos poderiam ser selecionados.

Para finalizar, considero os três primeiros e o último conto os meus preferidos.

Sem mais.

miguel 29/08/2013

Surpreendentemente bom!
Não se engane com a capa estrambólica!
Com poucas exceções nos autores conhecidos, descobri escritores fantásticos de quem jamais havia ouvido falar.

Todas as histórias são - no mínimo - boas.

Não curti muito as introduções de cada história, de caráter mais acadêmico, mas reconheço a alta qualidade das avaliações do organizador Roberto Causo. Ele manja mesmo!

O conto que mais me impactou foi "Exercícios do silêncio" de Finisia Fideli. Fez o livro valer muito a leitura!

Recomendadíssimo!

O caso de Finisia Fideli

site: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI2026142-EI6622,00.html

estantedajaquinha 26/10/2012minha estante
Exercícios do Silêncio é sem dúvidas muito bom, mas A Nuvem e O Copo de Cristal são excelentes também.

Ogro 06/10/2012

Uma boa introdução
Pense no título como uma jogada de marketing ; o mais correto seria "Ficção Científica Brasileira para Dummies" ; a despeito disso,são estórias bem contadas, sempre pendendo para o lado humano dos personagens; a tecnologia aqui é mero pano-de-fundo: 11 contos precedidos de uma explicação introdutória sobre o autor e o texto, abrangendo diversos períodos.

Achei forçado incluir Machado de Assis , o conto O Imortal encaixa-se mais como fantasia PORÉM como aborta Homeopatia, interações químicas e imortalidade, tecnicamente encaixa-se como ficção científica. Quanto aos outros contos , são publicações que vão da década de 30 aos anos 90.

Achar semelhanças com outros contos e até filmes é inevitável ; O Sósia parece ter-se baseado em William Wilson, de Poe ;A morte do Cometa...oh well...encontram-se semelhanças em filmes que vão desde o Engima de Outro Mundo até Armaggedon e A Espingarda lembra um conto das Crônicas Marcianas, acho que chamava-se O Ultimo Homem de Marte.

De todos, os que mais gostei foram Especialmente, Quando Sopra Outubro e A Nuvem. Merece menção também a forma como o conto O Artilheiro foi redigido ; você percebe , de antemão, como terminará a estória mas a forma como é apresentada faz você acompanhar os dias registrados afim de ver o que mais desenrola no meio termo.

Vale a pena gastar três horas ,lendo com calma, para conhecer um pouco de um gênero de literatura praticamente desconhecido - ficção científica brasileira.

Diego.Guzzi 09/07/2010

Eu não esperava muita coisa com essa coletanêa, como me decepcionei com rumo a fantasia, achei que seria meia boca, mas me surpreendi muito com esses contos que contam ótimas histórias que fluem bem. E por incrivel que pareça, uma história do Machado de Assis que pode ser lido sem esforço e reticencia. Cada conto conta uma excelente história que rvela a criatividade dos autores brasileiros para esse genero tão maltradado e subestimado pelas pessoas.

Ótima leitura!