Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Otávio - @vendavaldelivros 11/01/2021

“No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo”.

Qual a nossa responsabilidade com a informação? O que você faria se ouvisse que alguém pode ser assassinado? Você acreditaria ou ignoraria? Você impediria ou não iria se envolver? Quanto de sangue temos nas mãos quando optamos por não nos posicionar? Qual é o nosso papel na mudança do destino?

Lançado em 1981 pelo mestre Gabriel Garcia Márquez, Crônica de uma morte anunciada narra os acontecimentos que levaram ao assassinato de Santiago Nasar. E, assim, anunciando o final da história nas primeiras linhas, Gabo conta como uma tragédia se abateu sobre uma pequena cidade litorânea colombiana e sobre como seus habitantes, que ouviram várias vezes o anúncio do crime e praticamente nada fizeram para impedi-lo, fazendo florescer uma culpa compartilhada entre todos.

Fortemente baseado em uma experiência pessoal, o livro é narrado em primeira pessoa por alguém que acompanhou de perto os acontecimentos que levariam ao crime. Estruturado em uma narrativa quase jornalística, o narrador “solta” informações relevantes para o entendimento do contexto ao longo da obra, dando a falsa ideia de que nós, leitores, já deveríamos conhecer aquelas informações.

Gabo foi jornalista e se inspirou em um crime acontecido na década de 50 em Sucre, região onde morou por anos, para criar esse livro tão espetacular. Mesmo em uma trama jornalística, que navega pelo suspense com facilidade, ele coloca sua poesia em cada linha, como se tomássemos doses necessárias para sentir a história em nossa própria pele, em nosso próprio sangue.

Consagrado por seu realismo mágico, é no realismo cru da descrição de lugares e cheiros que Gabo mostra, em Crônica de uma morte anunciada, todo seu talento para criar universos quase palpáveis, trazendo, aos nossos sentidos, de cheiros de sangue à dores (físicas e emocionais). Impossível de largar, é na morte de Santiago e na inação de tantos, que vemos como o destino pode se mostrar e dizer, em alto e bom som: Estou aqui, me vejam, me sintam, me toquem e acreditem em mim.

site: https://www.instagram.com/p/CJ61Ig8jkNA/
Sophia.Dabbah 13/01/2021minha estante
Melhores resenhas!!

Otávio - @vendavaldelivros 13/01/2021minha estante
ahahaha vindo de você é um elogio ainda maior!

Olívia Saldanha 13/01/2021minha estante
Este livro é genial, e sua resenha também

Otávio - @vendavaldelivros 14/01/2021minha estante
Muito obrigado!

Paty_leitora 23/07/2021minha estante
Livro maravilhoso, sua resenha foi ótima

ACarolinneUs5 20/02/2020

Boa premissa
A escrita é muito boa e o mistério que é criado desde as primeiras páginas segue até o fim do livro, onde o leitor segue sempre bem curioso. Mas, infelizmente, o livro não me cativou da forma que eu gostaria.
Foi o primeiro livro que li deste autor, porém admito que esperava mais...
shoes4books 16/12/2020minha estante
Eu já li sem esperar muita coisa. Haha. Dentro da proposta, achei divertido. Bem millenial.

ACarolinneUs5 16/12/2020minha estante
Hehehe, siim!

shoes4books 16/12/2020minha estante
Miga, comentei achando que era outro livro. ?????. Gente que doida que eu tô. Mas eu amei esse também, ri muito.

ACarolinneUs5 17/12/2020minha estante
?????? meu Deus kkkk

shoes4books 17/12/2020minha estante
A idade.

Rafa 24/05/2020

Porra, é só isso?
Um livro que eu terminei e pensei "Porra, é só isso? Um livro do grandioso Gabriel García Márquez e é só isso". Foi minha primeira e única leitura do autor (Por enquanto, só vem Cem anos de Solidão!) e de fato fiquei um pouco frustrado, acho que esperava algo mais grandioso. No entanto, logo em seguida me toquei de que não havia levantado para nada depois de ler a primeira página. Fiquei preso a leitura até a última página do livro (Li em uma sentada RISOS).
Concluindo, se alguém me perguntar qual defeito do livro, não vou saber dizer. Ele te prende do início ao fim e a construção da história funciona muito bem.
Cathy 24/05/2020minha estante
Eu tenho a mesma sensação do ?porra, é só isso??? quando leio um livro de uma vez só

Rafa 24/05/2020minha estante
Acho que essse livro em específico funciona melhor se lido assim

Cathy 24/05/2020minha estante
Sim, tem livros que funcionam melhor se lidos de uma vez só, sem dúvidas! E ler de uma vez não é necessariamente ruim, é muito bom por conta da imersão

Rafa 24/05/2020minha estante
Exatamente

Mateus 21/02/2010

Com uma narrativa esplêndida, Gabriel Garcia Marquez faz de Crônica de uma Morte Anunciada um dos seus livros mais marcantes e críticos de todos.
Todas as pessoas sabiam que Santiago iria ser assassinado (menos ele próprio), e ninguém teve a coragem de contar a ele. Isso é uma grande crítica ao mundo atual, onde a covardia fala mais alto, e onde todos as pessoas são os assassinos, pois o crime poderia ter sido evitado.
Manuella 01/11/2013minha estante
Estou aqui lendo as resenhas desse livro e eis que te encontro. HAHAH Beijos Mateus. Adoro suas resenhas.

VeraaPacheco 09/12/2014minha estante
Quem desvirginou Angela Vicario?

Marco Maia 03/06/2015minha estante
Boa pergunta Vera, mas acho que na visão do autor esse fato não interessa, ao menos é o que pensei quando acabei de ler.

Barbara.Guedes 03/06/2019minha estante
Segundo GABO este é seu livro favorito, apesar de CEM ANOS ter dado a ele o Nobel.

liv 11/02/2021

crônica de uma morte anunciada
é um livro muito interessante!
que Santiago Nasar morre não é novidade (tá no título), mas a curiosidade pra saber todos os pormenores é imensa! entretanto, perdi-me um pouco na história lá pra metade do livro, mas, como gostei bastante do final, relevei bastante.
o que também chamou minha atenção é a retratação realistas do comportamento social presente na Colômbia dos anos 70/80, tanto conceitos mais comuns em todo o mundo, como o machismo e casamentos arranjados, quanto peculiaridades de "cidade pequena".
apesar de não ter me apaixonado pelo livro, gostei bastante da escrita do Gabo e já quero muito ler outros livros dele.
Alê | @alexandrejjr 19/02/2021minha estante
Já tens ideia de qual vai ser o próximo? Indicaria "Do amor e outros demônios", se quiseres seguir nesses menores, ou ia de vez no épico de "Cem anos de solidão".

liv 25/02/2021minha estante
tava pensando em "o amor nos tempos de cólera", mas me interessei por esse "do amor e outros demônios"! lerei um pouco mais do autor antes de embarcar em "cem anos de solidão", apesar de ser um livro que MORRO de vontade de ler haha!

Alê | @alexandrejjr 25/02/2021minha estante
Gabo é muito bom! Em qualquer uma dessas três escolhas vais estar bem servida!

Thales 17/08/2020

"Dai-me um preconceito e moverei o mundo"
Acho que fui traído pelo altíssimo sarrafo do García Marquez e pelo frisson que existe em torno desse livro, porque a real é que fiquei um tanto decepcionado. É um livro curto, engenhoso, dotado de uma boa história. E "só".
Paulin 22/08/2020minha estante
Descreveu meu sentimento pós leitura desse livro. Mas eu resolvi assisti umas resenhas no YouTube (sim, depois de ler ele) e isso me fez enxergar um pouco mais de brilho na obra, que de fato não havia encontrado só com a leitura isolada. Eu ia dar 3 estrelas lendo até a página 100; depois, a história foi melhorando e subi para 3,5; com o apoio das resenhas, 4 estrelas.

Alê | @alexandrejjr 26/04/2021minha estante
Cara... eu acho ele melhor que "Cem anos de solidão". ?

Thales 26/04/2021minha estante
Cada dia que passa minha vontade de ler Cem anos só "cresce" ? Eu ainda não tive uma experiência realmente boa com o Gabo... hahaha

Camila 20/04/2021

Muito intenso!!
Eu ainda estou em choque e absorvendo esse livro enquanto escrevo. Não sei se foi o café, mas me encontro ainda agitada com a narração do último capítulo.

Não sou uma leitora muito disciplinada e costumo demorar muito para terminar um livro, mas esse terminei em tempo recorde.

É um livro curto, de leitura muito flúida. A história se desenvolve muito rápido e cada detalhe tem um porquê de existir.

Fui completamente envolvida pela narrativa e até agora estou digerindo os sentimentos e sensações que ela me gerou.

Recomendo demaaaais essa leitura.
Alê | @alexandrejjr 20/04/2021minha estante
Eu sou minoria, mas acho esse livro melhor que "Cem anos de solidão". ?

Camila 20/04/2021minha estante
Eu ainda não li! Mas tá aqui na estante já.. mas amei muito esse. Me prendeu do início ao fim. Achei q não ia gostar tanto assim, mas acabei o livro e fiquei sem palavras.. maravilhoso!

Brenda.Podanosqui 21/04/2021minha estante
Gabo é maravilhoso hein? Um dos meus autores favoritos!!!

Lorena219 15/05/2021

Como ninguém fez nada?
Mesmo depois de vários dias que terminei a leitura, continuo pensando "coitado do Santiago". Essa é uma leitura rápida, não só pelo tamanho do livro, mas porque a curiosidade é uma companhia certa nessa narrativa. Mas também é uma história que fica com a gente, talvez pela violência, pelo sentimento de injustiça, não sei..
Recomendo.
Rosane 15/05/2021minha estante
Também me senti assim ao ler esse livro.

Lorena219 15/05/2021minha estante
Rosa! #tamojunto

May 25/05/2021minha estante
Eu também me senti assim, o tempo todo agoniada pensando se ninguém iria fazer nada.

Alessandro117 25/04/2020

Gabo, único.
Nunca li uma narração de morte tão bem elaborada e bem feita para os padrões estáticos, me fizeram enguiçar meus estômago por inteiro. A junção dos diferentes relatos da morte do Santiago Nasar, dará vontade de entrar no livro e anunciar também a sua morte.
Paulin 06/08/2020minha estante
Já leu A Morte de Ivan Ilitch?

Alessandro117 09/08/2020minha estante
Ainda não amigo. Quando tentei ler eu era muito novinho.

Lívia 14/02/2020

Gabo sendo Gabo
É facílimo escrever sobre esse autor. Que maestria!
Recomendo!
Alê | @alexandrejjr 06/03/2020minha estante
O ritmo dele é muito bom, né?

Lívia 06/03/2020minha estante
Muito bom!

Letty 10/01/2020

Envolvente!
Não estava colocando muita expectativa, pois logo na primeira página já foi anunciado a morte de Santiago Nasar (Não é spoiler). Mas Gabo nunca decepciona, a história é muito bem estruturada, envolvente, com detalhes e enredo que prendem a atenção do leitor. O autor detalha muito bem a participação de cada personagem e são detalhes assim que ajudam na compreensão sobre o crime.

Além disso é uma obra que considero atemporal, a morte de Santiago poderia ter sido evitada, mas as pessoas preferiram ser indiferentes, permaneceram neutras diante da situação.

“Mas a maioria das pessoas que teriam podido fazer alguma coisa para impedir o crime e, no entanto, não o fizeram, consolaram-se com o pretexto de que os assuntos de honra são arquivos sagrados a que só têm acesso os donos do drama.”

E isso nos leva a reflexão sobre nossas atitudes no cotidiano, quantas situações que atualmente também poderiam ser evitadas, mas que preferimos permanecer omissos. Enfim, uma leitura rápida, envolvente e que vale muito a pena.
Marcos.Azeredo 10/01/2020minha estante
Um dos escritores que mais gosto.

Letty 11/01/2020minha estante
também gosto muito dele!

Lys Coimbra 08/08/2020

Eu esperava mais
O enredo é muito interessante e a forma de narrativa escolhida pelo autor também, mas faltou alguma coisa para que a obra despertasse em mim aquela avidez de ler sem pausas até o livro acabar.
A morte de Santiago Nasar é mencionada todo o tempo, desde as primeiras linhas e o desenrolar dos fatos, a dinâmica de como tudo de fato aconteceu, só é revelado ao fim do livro.
Não achei um livro ruim, só faltou alguma coisa que me prendesse e me fizesse apaixonar.
Rafael.Augusto 08/08/2020minha estante
Engraçado, esse foi o primeiro livro que li do Gabriel e já apaixonei rsrs

Lys Coimbra 08/08/2020minha estante
Bendita seja a subjetividade! ???????

Gabriela Paulino 03/12/2020

Esperava pouco e me surpreendi! Foi minha primeira experiência com o autor, e estou ansiosa para me aprofundar na obra dele. Passei o início do livro sem entender bem como é que ele ia ser: por que falar tanto daquele casamento e de todos os outros personagens? Estava perdida, mas quando as peças se encaixaram (não demorou muito a acontecer) fiquei boquiaberta pela surpresa e devorei a história num piscar de olhos. Amei o jeito como a narrativa se desenrolou em todos os aspectos, e ao recordar a leitura ainda me delicio com a memória de como as coisas foram se organizando em minha mente. Talvez tenha colocado um novo livro na lista de favoritos. Uma das maiores surpresas literárias de 2020.
Iara 05/01/2021minha estante
Leia O amor dos tempos do cólera. P mim o melhor dele

Gabriela Paulino 06/01/2021minha estante
Obrigada pela indicação! Coloquei na minha lista de futuras leituras :)

Kaiã 09/04/2021

Primeiro contato com o Gabriel Gárcia Márquez, fui sem esperar muita coisa e acabei me surpreendendo. O ritmo acelerado da história te deixa curioso mesmo sabendo do desfecho. Ansioso para ler os outros dois do box!
Neila.Villas-Bôas 09/04/2021minha estante
Pula pra cem anos de solidão q vai ser um dos livros da vida ??

Kaiã 09/04/2021minha estante
Acho que será o próximo !!