Com a morte na alma

Com a morte na alma Jean-Paul Sartre

Resenhas - Com a Morte na Alma

Balbino.Farias 31/07/2023

A segunda guerra mundial explode na Europa. Mathieu e outros personagens são engolidos nessa catástrofe histórica. Não há mais como não se engajar. Não há mais como não se comprometer. A existência de cada ser humano só terá algum sentindo (se é que tem) diante das escolhas e decisões que este toma ao longo do desenrolar da história e da sua história. Desfecho primoroso para a trilogia ?Os Caminhos da Liberdade? - Obra de gênio.

Romeu Felix 11/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Com a Morte na Alma" é o terceiro livro da trilogia "Os Caminhos da Liberdade", escrita pelo filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre. Publicado originalmente em 1949, o romance narra a história de Mathieu Delarue, um escritor e filósofo que vive em Paris durante a Segunda Guerra Mundial.

A trama se passa em 1940, em meio à ocupação nazista na França. Mathieu, que é um homem solteiro e sem filhos, enfrenta um dilema ao receber uma carta de uma ex-amante, informando-o que ele é o pai de seu filho, que está prestes a completar três anos. Enquanto pondera sobre a responsabilidade paterna, Mathieu também se envolve em atividades políticas de resistência ao regime nazista, e se questiona sobre seu papel na luta pela liberdade e na construção de um mundo melhor.

O livro é uma reflexão sobre temas como liberdade, responsabilidade, amor e morte, e explora o sentido da existência humana em tempos difíceis e turbulentos. Sartre utiliza a narrativa ficcional para expor suas ideias filosóficas, criando personagens complexos e envolventes, que lutam para encontrar um sentido em meio ao caos da guerra e da opressão.

A edição brasileira de "Com a Morte na Alma" é publicada pela editora Nova Fronteira, em português, com 378 páginas. A tradução é de Sérgio Milliet e a edição conta com uma introdução de Paulo César de Souza, que contextualiza a obra na produção literária de Sartre e analisa suas principais temáticas.

Em suma, "Com a Morte na Alma" é um romance envolvente e profundo, que utiliza a ficção para expor as reflexões filosóficas de Sartre sobre a condição humana em tempos difíceis. A obra é uma leitura essencial para quem deseja compreender as ideias do autor sobre liberdade, responsabilidade e a luta pela construção de um mundo mais justo e igualitário.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Prico 03/03/2021

Muito bom !!!
Esse livro é bem difícil no início , com a confusão que a França se encontra na guerra o livro TB nós mostra essa confusão , mostrando a situação de vários personagens na página , conforme a coisa vai se ajeitando o livro vai ficando também mais desenrolado.
É o tipo de leitura que conforme passa o tempo mais profunda se torna, mais pensamentos proporciona.
Sinceramente cheguei ao final achando que o livro estava faltando páginas, pois não queria dar adeus a esses personagens nem tão pouco a essas reflexões !

Miti 28/02/2021

Liberdade inevitável
Somos todos condenados a essa liberdade que nos aprisiona.

Li aqui algumas resenhas sobre a falta de final no livro. Sinceramente, não foi essa a minha impressão. Todos seguem em seus caminhos, chegando mais próximos à morte...

O que eu mais gostei do livro, como nos outros dois da trilogia, é que as frases são faladas sem dono - ou seja, não importa quem fala, já que o sentimento da morte é compartilhado.

Recomendo a leitura e a persistência, porque a última parte do livro, escrita sem parágrafo, é difícil de ler, mas tenho a impressão que o Sartre quis isso: nos deixar nessa última parte sem ar.

Bia 02/01/2021

O último livro traz uma dose de adrenalina á trilogia. Mathieu retorna a aparecer mais nas páginas e a guerra começou.

Não espere um final lógico ou até mesmo um final coerente, Sartre veio aqui mostrar sua filosofia não se tornar o Stephen king.

O final para ele não importa, é um final aberto e que nos deixa em dúvida sobre o que acontece com a maioria dos personagens.

Mas mesmo assim não deixa de ser um livro impecável, bem escrito, bem pensado e feito para os fortes.

Se você sobreviveu a Sursis, Com a morte na alma não vai lhe assustar.

Lista de Livros 23/08/2016

Lista de Livros: Os Caminhos da Liberdade – Com a morte na alma, de Jean-Paul Sartre
“Sem dúvida, ele condenava severamente a tristeza, mas quando se cai nela, é um inferno para sair.”
“Moûlu procura conciliar: “Falar de amor de vez em quando não é crime, faz a gente mudar de ideia.” “São os imponentes que falam de amor”, diz Brunet. “O amor a gente faz quando pode.” “E quando não se pode?” “Fica-se calado”, responde Brunet.”
“A inteligência não é tão importante assim, mas torna as relações mais agradáveis.”
Mais em:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2016/08/os-caminhos-da-liberdade-com-morte-na.html

Yussif 16/05/2012

“A Idade da Razão”, “Sursis” e “Com a Morte na Alma” são livros fazem parte da trilogia Caminhos da Liberdade, do filósofo existencialista francês Jean Paul Sartre.
No primeiro, A Idade da Razão, as questões individuais predominam. No segundo volume da trilogia, Sursis, os acontecimentos políticos revelam que os projetos de vida individuais são, na verdade, determinados pelo curso da história, tornando-se ilusória a busca da liberdade num plano puramente pessoal: a liberdade é sempre vivida "em situação" e realizada no engajamento de projetos voltados para interesses humanos comunitários. Apenas um compromisso com a história pode dar sentido à existência individual. Em Com a Morte na Alma, último romance da trilogia, Sartre nos descreve indiretamente a tese do engajamento gratuito.