Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Fabiana426 20/07/2024

O livro é um pouco lento, meio parado até mais ou menos a metade. Mas depois disso, ele fica super envolvente e interessante. O início meio que te prepara e da informações sobre tudo o que ronda a família, porque são muitos personagens e muitas coisas que acontecem, tanto na investigação quando na vida pessoal dos personagens. Gostei muito e fica a recomendação.

Yasmin957 20/07/2024

Esperei muito por esse momento
Queria ler desde que assisti à versão da Rooney Mara há muitos e muitos anos. Fui muito obcecada pela Lisbeth por boa parte da adolescência, mas, por incrível que pareça, não me apeguei tanto a ela ao ler o livro. Eu disse ?tanto?! Ela continua sendo uma personagem muito interessante e emblemática, e me pego pensando em vários aspectos da personalidade dela, de uma profundidade que me pegou desprevenida.

O livro, em si, é extremamente cativante, interessante, inteligente, pesado, mas escrito com um tato surpreendente considerando o tipo de assunto que aborda. Engoli as mais de 500 páginas em uma semana. Combina elementos de mistério tradicionais, como o locked-room mystery, com uma atmosfera charmosa (a ilha, a neve, as intrigas familiares dos super ricos) e críticas sociais pertinentes, especialmente no que diz respeito à misoginia. Diferentemente do filme, não é tão duro no estômago (o filme, pelo que eu me lembro, pecou muito na questão do tato em algumas partes), mas com certeza tem trechos bem sensíveis que não são pra todos. A única parte chatinha é a que fala de economia, ninguém quer saber do Wennerström, e uma mudança que eu faria seria na grande resolução do mistério da Harriet. Pra não dar spoiler, só digo que tem uma autora de suspense bem famosa que teria dado uma caprichada um pouco maior na hora de amarrar as pontas, e não é a Agatha Christie (mas poderia ser).

NataliaLopes580 18/07/2024

A menina da tatuagem de dragão
Cara, esse livro aqui entrou no meu top 10.

O livro é sobre uma investigação, com um jornalista condenado, uma hacker tutelada e uma moça desaparecida e os crimes na família horrorosa dela.

Adorei a escrita, o desenrolar da história, os personagens principais bem desenvolvidos. Me apaguei a Lisbeth, o Mikael por mim podia ir de arrasta pra cima.
Mas eu gostei muito. O final que pegou um pouco, esperava mais. Mas, como eu já tinha visto o filme há um tempo atrás, me lembrei que o final era esse mesmo.
Fiquei com ressaca depois dessa leitura, talvez eu leia o livro 2 da série. Só talvez.

Recomendo a leitura, eu amei!!!
???????? 4,5

Mariana 17/07/2024

Demora, mas quando vai, vai
O início é beeeem lento e achava que demore o a me importar com os personagens, mas no desenrolar fica muito bom! E fica bem difícil também, do nada vem uma violência brutal que te desnorteia, e daí pra frente as coisas vão que vão.
E agora bora pro próximo livro!

Luciana 23/06/2024

Já tinha assistido o filme e gostado bastante, e tenho essa essa trilogia há bastante tempo, resolvi finalmente ler. Fala sobre um jornalista que tem a carreira deliberadamente prejudicada por uma armadilha, então se afasta de tudo e vai para um lugar afastado trabalhar para um idoso que tem um mistério na família que o atormenta há 40 anos.
Michael não tem esperança de resolver, mas se envolve em todas as histórias complicadas da família Vanger, e também com uma hacker anoréxica e extremamente eficaz.
Livro extremamente longo, mas muito bom.
Déia 23/06/2024minha estante
Eu tmb tenho faz um tempão. Então é tão bom quanto o filme, é?? Como sempre

Letteles 09/06/2024

O melhor livro de romance policial
Esse livro é PERFEITO! Dá para ver porque fez tanto sucesso. Ele influenciou e influencia muitos romances policiais. Eu não sou a maior fã de RP mas esse foi o MELHOR RP QUE EU JÁ LI.
Achei o Mikael do livro muito mais legal do que o do filme (americano)
Mesmo você já tendo assistido ao filme, pelo menos ao americano, vale a pena a leitura. Porque é muito bem escrito e desenvolvido.

Nessa Lovegood 07/06/2024

Amei!!!
Só não dou cinco estrelas porque as partes que falaram de economia eu achei um saco... Não entendo nada disso e minha atenção se dispersava muito fácil enquanto estava lendo. Mas tirando isso, o mistério do livro é incrível... As resoluções são muito surpreendentes. O Mikael e a Lisbeth são personagens apaixonantes, não tem como você não se importar com eles. O livro no geral é muito bom, gostei demais!

Kuray 05/06/2024

Uma obra completa!
Eu li o livro ja sabendo o plot principal porque ja havia assistido o filme muito tempo atras, e só depois soube que havia o livro e era uma trilogia, mas é tão bom, que mesmo sabendo a maior parte da história foi uma leitura maravilhosa.

eu acho incrível quando encontro obras que conseguem falar sobre tantas coisas( um exemplo que amo muito é anne with an e) a historia fala sobre ética, sexualidade, dilemas morais, psicopatia , sexo, sobre grupos menores que sao marginalizados e a complicada questao de lidar com eles, e as tentativas do governo de lidar com crianças problemáticas e suas falhas.
Amei muito o Mikael e a Lisbeth, mas ela pra mim é a preferida, a construção dela foi perfeita. tudo que ela passou, e como lidou com as situações, sua forma de ver o mundo e seus absurdos sao otimas, e foi muito bom ver tambem o quanto ela amadureceu.
o Mikael é outro perfeito kkk chegar ao fundo do poço na carreira ja fez muitas pessoas desistirem , mas não ele. Sua inteligência e o instinto aguçado de jornalista, seu comprometimento com a verdade e seu senso ético o tornam muito cativante.
enfim uma história excelente, que não tenho palavras pra expressar o quanto.
ansiosa pra ler os outros.
D/\RK 05/06/2024minha estante
????????

Cacau 03/06/2024

"Entendi que não quer que se envolvam em sua vida e tentarei não fazer isso. Mas tudo bem se continuo a gostar de você? Salander refletou por um bom tempo. Sua resposta,então, foi se levantar, contornar a mesa e abraçá-lo.
...Foi a única ocasião em que ela lhe mostraram ternura e a única em que o tocara."

A Lisbeth é de longe uma das melhores personagens com quem já me deparei.

Grifa.Textos 23/05/2024

Envolvente
"Os Homens que Não Amavam as Mulheres" é o primeiro livro da saga Millennium, escrita por Stieg Larsson. O livro combina elementos de mistério, suspense e crítica social, resultando em uma narrativa envolvente.

A história começa com o jornalista investigativo Mikael Blomkvist, que é contratado por Henrik Vanger, um influente industrial aposentado, para investigar o desaparecimento de sua sobrinha Harriet, ocorrido há quase 40 anos.

Paralelamente, somos apresentados a Lisbeth Salander, uma hacker brilhante com um passado problemático e habilidades excepcionais. Lisbeth é uma personagem complexa, marcada por traumas e abusos, mas extremamente inteligente e resiliente. Minha personagem preferida. Eventualmente, seus caminhos se cruzam com os de Blomkvist, e juntos, eles mergulham em um mistério repleto de reviravoltas que revelam verdades perturbadoras sobre a família Vanger.

Larsson utiliza a trama de mistério para explorar temas como a violência contra as mulheres, corrupção e abuso de poder, oferecendo uma crítica afiada à sociedade contemporânea. A narrativa é ágil, com personagens bem construídos e um enredo que mantém o leitor preso até o final.

"Os Homens que Não Amavam as Mulheres" é mais do que um simples thriller; é um comentário social profundo que prende a atenção tanto pela trama envolvente quanto pela relevância de suas questões éticas e sociais.

Lara.Romera 09/05/2024

Esse é simplesmente o melhor livro de suspense/ investigação policial que eu já li, vale cada página (e olha que são muitas).

Natalia1930 09/05/2024

Esse livro me chamou atenção logo de cara, tanto pelo nome quanto pela capa, e foi um dos que me deixou obcecada do começo ao fim. Eu li em pouquíssimos dias ansiando pelo desenrolar dos acontecimentos. É de longe um dos meus favs.
Pretendo rele-lo esse ano ainda e trarei uma avaliação mais detalhada.

Luana.Chuq 06/05/2024

Um bom mistério jornalistico
Eu tinha visto o filme, mas graças que n lembrava de muita coisa. Quem escolheu o cast acertou em cheio. Fiquei triste em saber que o autor faleceu pouco tempo depois da publicação da trilogia. Ele soube muito bem escrever uma história coesa, com um mistério que te prende do início ao fim. E inspirador sua forma de contar história, todos personagens tão bem desenvolvidos.

Joao Felipe 04/05/2024

Nem incrível, nem ruim
Gostei como a narrativa se desenvolve e como somos mergulhados em paginas muito bem escritas, mesmo que pra mim muitas soluções e argumentos tenham destoados da qualidade geral do livro, ele poderia ter sido melhor mas estou feliz como ficou, e vou ler a trilogia.