200 FÁBULAS DE ESOPO

200 FÁBULAS DE ESOPO Esopo...

Resenhas - As Fábulas De Esopo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ricardo marçal 29/11/2020

As lições da maioria das fábulas surpreendem e às vezes até chocam: não é apenas a linguagem e o campo de referências de um contexto muito distante do nosso, mas sua própria moral. Talvez essa seja uma das causas da sobrevivência de um pequeníssimo número destes fragmentos em nossa memória coletiva, entre os quais "A lebre e a tartaruga" ou " A raposa e as uvas". As fábulas envolvendo deuses e homens, por exemplo, são frequentemente desconcertantes. É a ilimitação do humano que se nos lança em rosto, completamente indiferente à nossa expectativa e estupefação.

Henrique 11/10/2020

Pílulas de Sabedoria
Datadas há pelo menos dois mil e seiscentos anos, são curtas fábulas imbuídas de sabedoria em seus respectivos desfechos. Uma leitura necessária para se reaprender a ler as vivências do mundo cotidiano.

Fica a dúvida se Esopo era na realidade uma pessoa ou várias...

joabe.lins 19/08/2020

Ler escritores antigos é achar que vivemos em um mundo de pouca novidade e muita copia.

Andreza.Pontes 25/05/2020

Esopo viveu no século VI a.C e foi citado por muitos filósofos gregos como Heródoto, Aristófanes e Platão.

Sabemos que ele foi um escravo libertado por seu último senhor, Xanto.

Embora possuísse uma aparência estranha _era corcunda_ possuía o dom da palavra e a habilidade de contar fábulas _historietas onde os animais são os personagens principais e que terminam com uma lição de moral.

Já no século V a.C estas fábulas eram citadas e editadas por vários autores e ainda 2000 anos depois, inspirando La Fontaine, na França.

Algumas de suas fábulas:
1) O leão e o rato
2) A raposa e as uvas
3) O corvo e a raposa
4) A galinha dos ovos de ouro
5) O pescador e o lambari
6) A minhoca e a serpente
7) As abelhas e Zeus

"Acho que deveríamos colocar Esopo entre os grandes sábios de que a Grécia se orgulha, ele que ensinava a verdadeira sabedoria, e que a ensinava com muito mais arte do que os que usam regras e definições." (La Fontaine).

pabloviniciusra 21/05/2020

Simplesmente Esopo
Fábulas são sempre maravilhosas, uma forma simples e até poética de ensinar pequenas, mas não menos importantes, lições de sabedoria do cotidiano.

Yago Grassini Prevot 21/05/2020

Esopo
Obra definitiva da origem das fábulas reunidos pela falecida cosac naify

J.P. Lima 04/02/2020

Sabedoria
Sabedoria: é o que se pode adquirir ao ler esse livro. Poucos valorizam isso, Esopo é eterno em suas fábulas. É alguém que aprendeu a contemplar no silencio a obra de Deus e com isso ensinar verdades absolutas da forma mais simples possível.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2019

As principais fábulas de Esopo, acompanhadas do original em grego são apresentados neste livro com nova tradução, direto do grego.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573266658

Stella F.. 09/09/2019

Lembrando da infância!
"Algumas fábulas são bem interessantes, principalmente se pensarmos que foram escritas no século VI A.C. Todas possuem um fundo moral, mas algumas achei sem graça. Outras lembram meus livrinhos de infância: A raposa e as uvas e A tartaruga e a lebre. Fonte de inspiração para vários autores posteriores. "Dêmades, o orador Um dia, Dêmades falava ao povo de Atenas. Como ninguém o escutava, ele pediu permissão para contar uma fábula de Esopo. Permissão dada, ele começou: - Deméter, uma andorinha e uma enguia caminhavam juntas. Chegaram à beira de um riacho. A andorinha então voou e a enguia mergulhou na água. Depois calou-se. - E Deméter - quis saber o povo -, o que ela fez? - Ela ficou irada com vocês, que deixam de lado os negócios do Estado para ficar ouvindo fábulas de Esopo. Insensato. Trocas o necessário pelo prazer"."

Lipe 22/07/2019

Esopo foi um fabulista que viveu no século VI a.C., na Grécia Antiga. Suas fábulas possuem característica marcantes por seus personagens animais possuírem características humanas, como: A cigarra e a formiga, O leão e o rato, entre outras. Além de uma conclusão moral visando ensinamentos para o cotidiano.

Dalvis Din 28/06/2019

As Fábulas Eternas
As estórias mais antigas do mundo estão aqui. Não é para menos que Ésopo, hoje seja tão lembrado por nós, suas narrativas encantadoras e de fácil assimilação estão tão atuais quando fascinantes, nesta coletânea muito bem ilustradas estão centenas de suas estórias cheias de lição e moral que sem dúvida ajudarão, quem seus conselhos seguir, a ter uma outra percepção da vida. Mergulhe no mundo das fábulas e viaje na essência de uma obra imortal.

Lorena.Mireia 07/04/2019

As valiosas lições das fábulas
As fábulas de Esopo são simples e interessantes. Elas trazem consigo lições de moral e, sobretudo, reflexões acerca da natureza humana, majoritariamente, retratada através dos animais.
Os animais orgulhosos, justos, malvados, servis, ingratos, generosos, oportunistas, ingênuos, fracos, superiores pela sua natureza privilegiada são comparados aos humanos com suas virtudes e debilidades, evidenciadas em atitudes que resultam em consequências das respectivas ações ou do impiedoso destino.
Embora as fábulas terem sido escritas em uma época bastante remota, a Grécia Antiga, nota-se que elas, ainda, adequam-se aos dias atuais, pois trata sobre temas atemporais.
Eis algumas das minhas favoritas:
O assassino
O burro selvagem e o burro doméstico
A cigarra e as formigas
O estômago e os pés
O homem grisalho e as duas cortesãs
O náufrago e Atena
O pastor brincalhão