As fábulas de Esopo

As fábulas de Esopo Esopo...

Resenhas - As Fábulas De Esopo

1 | 2 | 3 | 4

Nathy215 22/07/2022

BOM
É bom, mas nada extraordinário.
Parece uma leitura curta, mas se prolonga já que é preciso um tempo para refletir sobre o que está lendo, não adianta só ler uma fábula seguida da outra, são histórias para refletir/repensar.
Peguei o livro na biblioteca, mas se fosse para comprar, não pagaria 200 reais nesse livro, a edição é bonita, mas só.
Robson 26/04/2023minha estante
200 reais? Absurdo!

Karla.Kassiane 24/04/2024minha estante
Acho que custa R$79,00 essa edição

Alan Martins 05/10/2017

As fábulas ainda podem nos ensinar, e muito
“A fábula mostra que se você quer realmente viver sem perigo, não confie nos inimigos, confie nos amigos e os preserve”. (ESOPO. Os três bois e o leão. In: Fábulas. Martin Claret, 2017 p. 54)

Ao menos uma vez na vida todos nós já ouvimos uma fábula. Aquelas historinhas bem curtinhas, que trazem uma moral ao final. Se lembra? Um dos maiores e mais conhecidos fabulistas foi Esopo, autor grego do século VI a. C. A presente edição traz 358 fábulas, em uma edição muito bacana, traduzida diretamente do grego.

QUEM FOI ESOPO?
Acredita-se que o autor nasceu na região da Trácia, Ásia Menor, e foi um escravo liberto pelo seu último senhor. Porém, sua vida e existência são um mistério, pois há poucas fontes que possam confirmar certas afirmações.

Muitas fábulas são creditadas a ele, todavia isso não é consenso, pois, ao que tudo indica, essa obra creditada foi produzida ao longo de mais de um século. Entretanto, é possível encontrar citações sobre suas fábulas até mesmo em Aristóteles e em Platão, o que confirma sua popularidade na sociedade grega, mesmo que ele não seja o autor de todas elas.

Popularidade essa que persiste até hoje. Muitos já tiveram contato com alguma de suas obras, como as fábulas ‘A raposa e as uvas’, ou ‘A lebre e a tartaruga’, aquela onde a lebre perde a corrida para a tartaruga, por presunção. Lembrou?

“A fábula mostra que os homens prudentes, quando já experimentaram a iniquidade de alguns, não mais são enganados por seus fingimentos”. In: O gato e os ratos, p. 29

MINICONTOS
Podemos, dessa forma, as fábulas classificar, ou também, como ‘microcontos’. Trata-se de pequenos textos, de um único parágrafo, que discorrem sobre algum tema relacionado à uma característica da personalidade humana.

Possuem um tom de ensinamento, pois uma moral pode ser concluída ao final. Funcionam como “conselhos”, sempre dizendo para não agir de tal modo, pois algo ruim pode acontecer.

É de um tipo de texto de leitura rápida, pois, em um livro com 169 páginas, existem 358 desses minicontos. Na época de Esopo, a leitura era feita de forma oral, em público, diferente de hoje, onde lemos em casa, de forma individual. Então, serem histórias curtas contribuía para sua ampla difusão, sendo transmitidas de boca a boca.

Quem deseja conhecer melhor o que é um miniconto, eu indico o Blog do Palhão, um autor que trabalha com esse tipo de texto, e tenho certeza que ele vai gostar de conhecer esse livro (fica a indicação).

“Assim também, entre os homens, alguns se protegem dos inimigos esquecendo-se de que caem nas mãos de amigos muito mais perigoso do que os inimigos”. In: A alcíone e o mar, p. 36

ALEGORIAS
Essa é a característica marcante de uma fábula. As personagens, na grande maioria, são animais com características humanas, construindo uma metáfora, figuras de linguagem. Em sua introdução para essa edição, a Dra. Ana Thereza Basílio Vieira comenta sobre como a domesticação de animais influenciou essas alegorias, transformando-os em seres quase-humanos. Algumas fábulas apresentam também, além de animais, deuses do Olimpo, que significavam muito à sociedade grega.

Diversos animais são recorrentes nas fábulas de Esopo, como raposas, leões, serpentes e asnos, cada um simbolizando uma característica da personalidade humana, que às vezes se modifica, nem sempre o leão é apresentado da mesma forma, por exemplo.

A principal premissa das fábulas é ensinar algo, um ensinamento baseado na moral da época de seu criador, muitas vezes uma visão determinista, mas que pretende tirar o leitor (ou ouvinte) de sua ingenuidade, despertando-o para a realidade, que nunca é um conto de fadas.

“Assim também, entre os homens, há os imprevidentes que, por esperança de coisas maiores, dispensam o que têm em mãos”. In: O rouxinol e o gavião, p. 27

SOBRE A EDIÇÃO
Baseada na edição proposta pelo francês Émile Chambry, historiador e especialista da cultura grega, a presente edição contém 358 fábulas traduzidas do texto original em grego por Clara Crepaldi, doutoranda em Letras Clássicas. Uma tradução muito boa, por sinal, utilizando uma linguagem sofisticada, se mantendo fiel, por ser direta.

Uma edição em capa comum, com orelhas, miolo em papel Pólen Bold (páginas espessas, que deixam o livro “encorpado”), boa diagramação, contendo algumas ilustrações (em preto e branco) de N. Mengden, Arthur Rackham e Randolph Caldecott.

Temos uma edição caprichada, excelente para conhecer as fábulas, com o trunfo de possuir uma tradução direta. A editora está de parabéns por essa iniciativa.

“Aplicar-se-ia esta fábula àqueles homens que negligentemente administram as próprias vidas, mas pensam entender o que em nada lhes diz respeito”. In: O adivinho, p. 122

CONCLUSÃO
Apesar de apresentar uma visão determinista, baseada na moral de um povo, apresentando alguns preconceitos, às vezes; as fábulas fazem-se presentes na sociedade atual, pois ainda representam uma visão recorrente entre nós. E muitas delas apresentam bons ensinamentos, abrindo os olhos do leitor, para que ele não aja de forma juvenil e ingênua, propondo que pensemos antes de agir. Ademais, é uma boa fonte de conhecimento, pois apresenta a visão da sociedade grega de séculos atrás, sendo uma obra de grande valor histórico e cultural, mostrando que aquele povo era muito evoluído e inteligente. Vale a pena adquirir esta edição, leitura prazerosa, rápida e fácil.

“Assim, muitos homens que pelos vizinhos são proclamados bem-aventurados pela aparência exterior, esses, na intimidade, pelos maiores males são afligidos”. In: O doente e o médico, p. 129

Minha nota (de 0 a 5): 4,5

Alan Martins

Visite o blog para outras resenhas, poemas e artigos.

site: https://anatomiadapalavra.wordpress.com/2017/10/05/minhas-leituras-37-fabulas-esopo/
Hallef 05/10/2017minha estante
Amo fábulas... Fizeram parte das minhas leituras na infância

Alan Martins 05/10/2017minha estante
Acho que você vai gostar desse livro então! :)

sbd2hug 17/01/2009

Antes de começar a ler, eu imaginava que o livro era um pouco infantil. Me enganei feio!
O livro é super interessante, e certamente é melhor aproveitado por leitores mais velhos/maliciosos...

Fábio 28/07/2009

Interessante e divertido, apesar do tom ser infantil pode propiciar bons momentos para o leitor que apenas busca uma leitura leve para relaxar, e pode servir perfeitamente para os pais que quiserem ler para seus filhos antes de dormir.

Dani 04/08/2009

Adoro fábulas!
Eu gostei, mas esperava que fosse diferente (não o conteúdo, mas o recipiente!)
Quando você ver essa capa, imagina que é como por dentro - visualmente falando?
Aquele tipo que encanta até criança!
Pelo menos eu preferia que fosse. Mas não é!
Sempre li fábulas - e olho que leio muitas! - como histórias legais, divertidas... mas este livro parece 'sério demais', achei sem graça e não tive animo pra terminar!

Gabriele 26/03/2011

Esse livro não foi uma leitura escolhida por mim e sim foi uma leitura obrigatória para escola. Peguei o livro sem muitas expectativas – nunca tenho expectativas para livros da escola – mas o inicio dele me surpreendeu bastante. As fábulas são uma critica aos humanos, e são lições de vida também. Falam sobre todos os pecados do homem e tudo de ruim que ele pode cometer. A grande parte, é que elas são contadas como animais. Os animais tomam o lugar dos seres humanos. Acho que para vermos a verdade mesmo, porque na maioria das vezes é difícil apontar o dedo para-nos mesmos e percebemos que estamos errados, mas o livro aborda os erros e tudo mais na pele dos animais. Assim, acho que fica mais visível. As minhas favoritas foram várias, porque o livro conta com muitas fábulas. Mas muitos contos infantis são versões editadas dessas fábulas, como “O menino que gritava lobo”, “ A lebre e a tartaruga” e outras. Contudo, quando começa a chegar à página cem e em diante, começa a ficar repetitivo, sempre os mesmos animais e muitas vezes o mesmo contexto e a mesma lição. É um livro bom para passar o tempo, uma leitura rápida, mas faz pensar e refletir.

Domino 01/08/2012

:D
perfeitooooo

Ramon 20/10/2012

Um livro que revive os belos contos e estórias infantis que ouvimos nas escolas ou na literatura oral. Estórias essas que não só envolvem as crianças, mas também os adultos.
Nos dá muitas boas lições para a vida.

Kawan.Almeida 23/04/2024

Esopo
Livro bom, para se começar a ter um senso de pensamentos crítico, sendo um livro básico,recomendo a todos mas principalmente para aqueles que iniciarem a ter um breve e inicial pensamento crítico e filosófico.

Américo 02/03/2015

Histórias que ensinam
As fábulas contidas nesse livro já são, muitas delas, parte do imaginário e do conhecimento popular da cultura ocidental. Geralmente são histórias curtas que você já ouviu, em algum momento na infância ou que alguém contou, você só não lembra quando e onde, mas sabe que as conhece, mesmo que não lembre de todos os detalhes. Elas sempre trazem uma lição de moral no final.

Guta 18/10/2015

Não se enganem.
Esopo sabia ser um babaca...

1 | 2 | 3 | 4