O Casamento

O Casamento Nelson Rodrigues

Resenhas - O casamento

Lipe 06/06/2018

"Todos nós somos leprosos! E não há exceção. Nenhuma, nenhuma. Somos leprosos" - O Casamento (1966)
Nelson Rodrigues via a humanidade como um lixo, e ilustra isso muito bem através dos personagens de "O Casamento", obra repleta de perversão sexual, distúrbios mentais, incestuosos, suicidas, adúlteros, assassinatos e muito mais. Com direito a cenas homossexuais, linguagem chula, um passeio pelos fetiches sexuais e aquele humor negro típico do Nelson Rodrigues.

Toda a história se passa em apenas um dia, embora teremos vários flashbacks ao longo de toda trama. A narrativa em terceira pessoa vai mergulhando na mente de cada um dos personagens de modo que se mistura com os pensamentos em primeira pessoa.

Um dos meus livros favoritos de sempre, extremamente ácido, não é para todos. Mas se você quer se aventurar, uma dica: Prepare o estômago!

TinaDagnoni 02/05/2018

Não me agradou....
O linguajar usado pelo autor não me agradou, e, algumas situações me incomodaram... enfim, não gostei.

Denise.Alberto 30/04/2018

Não gostei
É o tipo de livro q eu não gosto, que mais fala de sexo do que da historia em si. No indico para ninguem.

Kelly Morali 03/12/2017

Bizarro
Até eu fiquei maluca e desenvolvi umas paranóias dps de ler esse livro, recomendo.

vtsoares 04/07/2017

O único romance de Nelson Rodrigues faz jus ao autor!
É somente a segunda obra que leio de Nelson Rodrigues (a primeira fora "Vestido de noiva"), e entendo o porquê de ele ser considerado um gênio. A palavra que melhor descreve minha sensação ao terminar de ler o livro é: deliciado. Uma narrativa bastante intensa, rápida, instigante, com mudanças bruscas de direção e, principalmente, sempre surpreendente, completamente imprevisível. A história escancara situações esdrúxulas, extremadas e, supostamente, absurdas, mas que provavelmente são mais comuns do que a moral nos leva a crer. Todos temos um pouco da lascividade que tanto inspirou Nelson Rodrigues. A nota triste fica pela tristeza de terminar de ler o único romance escrito por ele.

Matheus Penafiel 24/04/2017

Ouro e fezes
Lendo uma lista dos dez clássicos da literatura erótica, no Diário do centro do mundo, uma frase me chamou a atenção: “[Nelson Rodrigues] escreveu folhetins com os companheiros de redação olhando pelas costas onde iam dar as tramas”. Em outras palavras, Paulo Nogueira, quem compila a lista, está sugerindo que, ao escrever suas histórias, o autor sabia tanto quanto seu leitor, também ele curioso sobre qual o desfecho de suas narrativas. Fiquei imaginando que interessante exercício literário poderia ser esse, em que primeiro recebe os elementos necessários que irão compor o conto ou o romance, sejam personagens, ambientes, objetos, e depois deve rearranjá-los em uma trama coerente. Fiquei me perguntando se O casamento, de Nelson Rodrigues, não foi escrito assim, olhando o romance pelas costas.
A crença se justifica pela brevidade dos capítulos, regulando o mesmo tamanho dos contos de A vida como ela é…. A maioria dos elementos que comporão a narrativa são disponibilizados desde os primeiros. O personagem principal Sabino Uchoa Maranhão, ou apenas Sabino, como é tratado na maior parte do romance, irá casar sua filha caçula e predileta, Glorinha, dentro de dois dias. A narrativa muitas vezes é intercalada com o pensamento distante dos personagens, quando, por exemplo, ao se recordar de uma de suas visitas ao prostíbulo, Sabino relembra a morte do pai.

Quando chega ao escritório da imobiliária da qual é presidente, Sabino é informado de que o dr. Camarinha, ginecologista da família e portanto de Glorinha, vai visitá-lo com urgência. Ansioso em seu escritório, Sabino liga para a mulher, Eudóxia, pergunta como estão as coisas em casa, e ela responde que Glorinha vomitou. Essa é a primeira curiosidade que Nelson Rodrigues tenta nos cravar no coração: será que a visita do dr. Camarinha é para dizer que sua filha não é mais virgem e que está grávida? O questionamento é reflexo da época e sociedade abordados no romance, o Brasil e o Rio de Janeiro conservadores de 1966.

Porém, o que tem o doutor a dizer para Sabino é outra coisa: viu seu futuro genro, Teófilo, beijando seu assistente Zé Honório na clínica. Faltando dois dias para o casamento, Sabino, na condição de chefe de família, tem que lidar com a traição de seu genro, questão secundária, aliás, e a possível “pederastia” dele, esse sim, visto pelo personagem como problema. Leva adiante o casamento, para o qual convidou metade do Rio de Janeiro e cujo um dos padrinhos era Ministro, ou dá fim a ele, pondo fora seu investimento? Em agonia, Sabino consegue exclamar: “Sejamos práticos. E o escândalo? O senhor já pensou no escândalo? O que é que eu vou dizer?”.

Isso lembra alguns versos de Gregório de Matos Guerra, de Preceito 5:

Era dourada parece,
Mas não é como eu a pinto,
Porque debaixo deste ouro
Tem as fezes escondido.

Um fato interessante sobre o romance é que ele foi proibido de circular durante a ditadura militar presidida por Castelo Branco, pois atentava contra a instituição da família. A revista literária da TAG, que acompanha o kit do mês de agosto no qual me foi enviado o livro, nos sugere com lucidez clarividente e precisão histórica que, caso queiramos conhecer os tabus de uma sociedade, investiguemos aquilo que ela proíbe. Se reconstruirmos a sociedade carioca da época pelas polêmicas levantadas pelo romance, perceberemos que eram tabus o adultério, o incesto, a homossexualidade, a virgindade e o sexo pré-marital.
Nessa sociedade, contrastando com a figura do padre, pode ser analisada a compreensão da figura do ginecologista. O próprio Sabino diz que deveriam os “ginecologistas usar batina”. A razão, possivelmente, é a de que são eles os guardiões dos piores segredos encarados pela sociedade: os sexuais. Lembro-me do padre Ángel, em O veneno da madrugada, que no romance garantia que aquilo que denunciavam os misteriosos pasquins distribuídos à noite não mereciam importância. E quando questionado por um médico sobre tamanha certeza, respondeu categoricamente:

– Eu o saberia pelo confessionário.

Essa certeza também é posta em dúvida pelo médico. Já no enredo de Nelson Rodrigues, na qual nada seria confessado ao padre e, mais do que isso, a própria virtude do padre é posta em questão, os segredos são guardados pelo ginecologista. Alguns deles são escondidos do leitor pelo dr. Camarinha por muito tempo, o que aprofunda nossa ansiedade de terminar a história.

É interessante de se observar também a relação repressiva encarnada nos pais. Sabino, pai de Glorinha, exigindo de forma velada a virgindade da filha. Dr. Camarinha querendo que seu filho Antonio Carlos tome jeito na vida e não se mantenha como gigolô. O moribundo pai de Zé Honório reprimindo a sexualidade do filho. Nos estaria Nelson Rodrigues apontando as consequências de uma sociedade centrada na figura do patriarca?

É certo que Nelson Rodrigues é um exímio narrador. Se o leitor quiser pôr à prova a constatação sem ler o romance, poderá pelo primeiro conto de A vida como ela é…, O inferno. Será surpreendido ao final do conto, respirará exasperado e tentará reconstruir a narrativa mentalmente, se não voltar a lê-la, para procurar entender. Uma qualidade bastante treinada se de fato o autor tiver escrito o romance olhando pelas costas. Algumas coisas, porém, parecem inverossímeis, como o excesso de violência física ou verbal empregado pelos personagens. Ou seria inverossímil apenas nos dias de hoje, cinquenta anos depois?

Infelizmente, O casamento não me foi um romance surpreendente, talvez pela distância histórica, talvez pelos enredos pouco críveis a mim. Nelson Rodrigues me parece mesmo exagerado no romance: não traça apenas um contraste entre o discurso moralista e os atos dos oradores dos bons costumes, mas o faz de tal modo que não haja personagem sem um grande pecado implicado em seu histórico. Se uma comunidade de santos púdicos nos pareceria absurdo, podemos nos fiar na existência de uma sociedade de grandes pecadores, sem que se salve um? Me parece fantasioso demais, mas talvez seja o imaginário de Nelson Rodrigues manifestando o que ficou imortalizado em uma espécie de aforismo: “Se conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém se cumprimentaria”.

site: www.matheuspenafiel.wordpress.com

BeatrizViana0 29/01/2017

Desculpem
Que me perdoem os fãs de Nelson, mas que livro besta! Li de teimosa. :/
Edison.Eduarddo 29/01/2017minha estante
Kkkk, eu acredito ser esta reação mesmo que o Nelson queria provocar nas pessoas.... Com, certeza, ele iria curtir...

Saionara.Zakrzevsk 03/01/2017

Escandaloso não, verdadeiro.
O livro começa sem rodeios, levando logo ao tema principal de sua sinopse, a homossexualidade do genro de Sabino, o noivo que se casará com Glorinha, sua filha.
A história revela muitas características dos personagens, da época em que foi escrito, onde o sexo não é banalizado, ainda é um tabu, e são explorados seus pontos mais sórdidos quando fala-se em virgindade, incesto... Alguns personagens, principalmente as mulheres, são violentadas emocionalmente quando de trata do tema e fica claro o medo e a subordinação diante do sexo masculino, a despeito das traições também cometidas pelas mulheres.
O livro traz termos como "defloramento" e "pederastia", que eu nunca tinha visto. Gosto dessa mudança de termos que os livros escritos noutra época nos apresentam.
Li o livro sem preconceitos. Vejo os temas apresentados não como um atentado à moral e aos bons costumes, e nem como uma exacerbação a nada. O livro mostra a vida como ela é, os escândalos que acontecem aqui e ali, a necessidade de viver de aparências, como muitos indivíduos ainda têm.

Edison.Eduarddo 30/12/2016

"O casamento é toda uma estrutura, toda uma contrução, toda uma..."
Este título aí, retirado da página 52, é o que melhor explica a minha sensação ao terminar esta obra (prima, diga-se de passagem...)

Não tem como não dar nota 5,0 para esta maravilha, este romance, atualíssimo - ATUALÍSSIMO, ainda hoje - escrito em meados dos anos 60 por um dos maiores escritores, também cronista, jornalista, dramaturgo, comentarista de futebol, pernambucano de alma carioca que o Brasil já teve: o inigualável Nelson Rodrigues (lembro vagamente dele como jurado do Programa de Calouros do SS, estou errado?)

Pesado? Sim. Polêmicas? Sim, sim. Exagerada? Evidente que sim!!! Porém. trata-se de uma história muito bem articulada e com acontecimentos que não tem como o leitor sacar no que aquilo tudo vai dar! Se ele ler, despido dos preconceitos (arrogância, nojinho e julgamentos), como se fosse uma leitura normal de fim da tarde, com certeza a diversão é garantida... Garantidíssima, a diversão... Eu dei várias gargalhadas, várias... Há passagens na história que rio até agora só de lembrar!!!! Rio, sim...

Preciso relatar que, durante a leitura, muitas foram as situações que me vinham como cena ou roteiro de cinema... E é impressionante mesmo como as falas e as posturas dos personagens levam a pensá-los num telão... O livro foi filmado pelo Arnaldo Jabor e lançado em 1974 sob o nome de "O Casamento ou Todos os Pecados do Mundo" (ainda não vi, agora louco para ver estou.) Ainda assim, pra quem gosta, pros roteiristas de plantão como eu, sugiro a escrita do roteiro do livro como se fosse virar um filme para o cinema... #ficaadica

Foi, pra mim, uma leitura altamente inteligente, melíflua, ehehe, e, principalmente, engraçada do início até o fim!!! Mesmo percebendo a não vontade de Nelson em revelar, para seus personagens na história, o inicial problema da trama - que lá pelo meio descobrimos não ser o principal: um beijo NA BOCA, na véspera do casamento, entre o noivo e um assistente de consultório (isso não é spoiler, vem na orelha do livro) - eu torcia para que ele mudasse de ideia e soltasse a bomba (imagina, a peleja que seria em 1966). Daria pano pra manga para mais umas 200 páginas (outro livro, talvez? Quem sabe?)

A única coisa que pegou para mim, mas depois, senti que até fazia sentido: no finalzinho, um personagem assume a culpa de um crime que acontece no meio do livro (não dá pra contar mais). O caso estava resolvido mas, por desencargo de consciência, a pessoa vai e confessa o crime... Quando eu estava lendo, pensei que o Nelson, nessa hora, soltaria a bomba aí de cima...

Enfim, altamente recomendado a qualquer um que goste de uma boa leitura... Interessante que nesta edição, no final, tem um adendo que fala de uma portaria do Ministério da Justiça da época que determinava a apreensão (censurando) dos exemplares ainda existentes, uma vez que o livro chegou a ser lançado. Ainda contém fotos da capa original e do cartaz do filme de 1974. Vale muito a pena ler este livro mesmo não gostando da verve de Nelson Rodrigues...

Larissa.Azevedo 17/12/2016

O casamento
Caraaaa, não sei como adjetivar esse livro, porém posso dizer que ele realmente foi escrito pro Nelson Rodrigues. A polêmica está inserida na leitura, o absurdo é parte essência da história, o atrevimento do uso de termos não tão comuns para a época tem presença marcada. Realmente é um livro de muitos sentimentos, no começo curiosidade e espanto se aflora, lá pro meio a confusão se instala e o desejo de descobrir e adentrar neste furdunço já é grande, no fim o nojo toma conta do leitor, na incredulidade de acontecer tantas coisas no íntimo e no exterior de cada personagem.
Se quiser se aventurar em uma estória atípica, boa sorte, boa leitura.

Viviane 14/12/2016

Não gostei.
Acabei o livro e estou realmente boquiaberta com a trama. Me questiono o que Nelson Rodrigues queria .... talvez o velho ditado " falem mal mas falem de mim" o cara quis realmente ser polêmico, mas sinceramente uma polêmica que ao meu ver não chega a lugar nenhum a não ser na podridão das partes mais obscuras do ser humano...imagino essa leitura no ano de 1966 quando foi decretada a sensura do livro. Particularmente não gostei. ( não consegui identificar um personagem são nesta narrativa). Curiosa para saber de onde vem essa criatividade negra do autor.
Lí­lian 17/05/2020minha estante
Tô lendo e tbm me questionando, ele escreve sobre uma classe q vou te falar q uó e compreendo q existam pessoas assim, mas nem a escrita me agrada. Caraca.

nathischneider 09/11/2016

O Casamento foi o meu primeiro livro de Nelson Rodrigues, mas já conhecia sua fama. Este que é o único romance escrito pelo autor, que tinha tudo para ser um best seller - muita polêmica -, mas foi censurado pela Ditadura Militar. Nelson acerta incrivelmente na forma, o texto flui incrivelmente entre os diálogos e o emaranhado de pensamentos dos personagens. Entretanto, quanto ao conteúdo, não posso dizer o mesmo. Machismo, adultério, homofobia e incesto são alguns dos temas do livro. A hipocrisia da classe média brasileira é escancarada pelas palavras de Nelson, mas alguns trechos podem soar excessivamente pesado para alguns. Pela forma a leitura flui, mas pelo conteúdo o texto se torna difícil de digerir.
Thiago 08/03/2017minha estante
Que nada, todos os romances dele são assim, mas eu adoro assim mesmo.

Tamires 08/11/2016

O Casamento
Certa vez resolvi ler A vida como ela é, de Nelson Rodrigues (1912-1980), mas a leitura não rendeu muita coisa. Mal cheguei à página 100. O autor pareceu muito politicamente incorreto para mim, e por politicamente incorreto entenda extremamente machista e um pouco homofóbico. Mal sabia eu que, pouco tempo depois, ficaria vidrada, presa até a última página, em seu romance O Casamento.

O Casamento foi o livro do mês de agosto/2016 enviado pela TAG- Experiências Literárias, indicação da Heloísa Seixas. Resolvi, como recomendado pela curadora, deixar o preconceito de lado e embarcar na leitura. Fiquei surpresa por ter gostado tanto do livro! Tanto que agora vou pensar um pouco mais antes de dizer que não leio de jeito nenhum determinado autor.

“Leia sem preconceito. Todo gênero é único. É criador, é inventor, não segue padrões existentes e por isso não se enquadra em escaninhos. Nelson é livre. E é preciso ser livre para lê-lo.” (Heloísa Seixas, para os associados da TAG)

O romance conta a história de Sabino Uchoa Maranhão e sua família. Ele é um bem sucedido empresário carioca e está às vésperas de casar a sua filha mais nova (e favorita), Glorinha. Tudo seguia conforme o planejado quando o ginecologista de Glorinha, Dr. Camarinha, faz uma revelação bombástica ao pai da moça: o médico teria surpreendido o genro de Sabino, Teófilo, aos beijos com o seu assistente, Zé Honório, chegando ao seu consultório. A partir daí, Sabino precisa descobrir o que fazer com essa informação, mas uma coisa era certa: cancelar o casamento estaria fora de questão.

"Afinal de contas, o casamento já é indissolúvel na véspera.” (p. 26)

Pensamos que o grande problema da história é a pederastia (sim, o autor usa esse termo) de Teófilo, mas há muito mais sujeira debaixo do tapete de Sabino e sua família.

Polêmico e publicado na década de sessenta, O Casamento foi censurado pela ditadura militar menos de dois meses depois de seu lançamento. O romance é uma leitura ágil, crua e totalmente despudorada. Nelson Rodrigues não usa de meias palavras em sua história. Aqui são expostos temas como machismo, incesto e homofobia de forma bastante escrachada. Escrito em capítulos curtos, dificilmente alguém demora mais de três dias para terminar essa leitura, a não ser os leitores que se incomodem em demasia com a trama.

Durante a leitura senti uma incômoda semelhança entre a sociedade da década de 1960 e a nossa. Obviamente o texto de Nelson Rodrigues faria muito barulho se fosse publicado hoje, pois ele não é do tipo que se esconde atrás da cortina do politicamente correto. A família de Sabino, a sociedade a qual ela pertence, lembra muito certa camada da sociedade brasileira que impõe regras, modos de conduta, mas que esconde, ao mesmo tempo, bastante sujeira debaixo de seus tapetes também. Sabino era um homem de bem. Quem fizer a leitura poderá tirar as próprias conclusões.

Outro ponto interessante relacionado ao tempo que estamos vivendo é o fato de o jornal O Globo e a Marcha da Família com Deus pela Liberdade apoiarem a ditadura na censura do livro, ainda que o autor fosse, na época, colunista do jornal. Um suplemento no final da história, na edição da Nova Fronteira, fala bastante sobre o caso.

O Casamento foi uma grata surpresa para mim: eu jamais compraria esse livro se o visse em uma livraria. Conhecendo previamente o autor, me incomodava demais o machismo em sua escrita, mas aqui, muitas passagens encarei com humor. É ficção. Claro que com boas e generosas pitadas da realidade da nossa sociedade. Mas, ainda assim, é ficção, não verdades absolutas. Afinal, qual o melhor lugar para explorar certos assuntos senão em um livro? O Casamento é uma leitura que pode ser perturbadora, mas que merece ser feita, especialmente por aqueles que admiram uma história bem escrita.

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-o-casamento-de-nelson-rodrigues/