O Casamento

O Casamento Nelson Rodrigues

Resenhas - O casamento

Miss Depressed 07/06/2023

Amar nas fezes
Uma vida em que ninguém assume suas chagas, a mentira é tão bem construída e todos estão presos em uma falsa percepção de si próprio. O livro relata crimes e perversidades de uma forma tão corriqueira que me causa espanto e admiração como leitora. Filhas mesquinhas, uma esposa infiel, um genro infiel e um fascínio pela morte e desgraça, um livro que fica, deixando um gosto amargo após a leitura, não é para todos, mas serve seu propósito e joga na cara os desejos e as deturpações morais mais humanas, íntimas e nunca comentadas.

Lúcio 12/08/2023

O casamento - Resenha
Tinha esquecido que tinha que fazer uma resenha após o término e acabei já fazendo ao finalizar a leitura no metas.

É isso aí.

Nelson é foda fodinha.

Adriano 12/08/2023

Proibido pela ditadura
"Que não seja um romance água com açúcar "
Disse o editor quando encomendou um romance para Nelson Rodrigues.

Tem assassinato, extorsão, um p3dófilo, incesto, estupro, adultério...

E que final inesperado.

Luiz E.Morais 22/08/2023

Término da leitura ; 22/08/2023

?????????????????????????????????????????????????????????????????.

Joésia Gonçalves 06/05/2024

Cada página lida eu achava que não podia surgir mais conflitos e Nelson foi lá e: tome mais esse. É muita coisa pra processar, mas ao finalizar, percebemos que é um tema bem atual. Os personagens mostram o falso moralismo. Traição, hipocrisia... É de fato uma provocação ao retrato da família tradicional brasileira.

Digas de León 20/05/2024

Bem Nelson Rodrigues
?O que faz o romance é o poder de criar vida e não imitá-la. Isso a que chamamos ?vida? é o que está no romance e não o que vivemos cá fora. Assim, o personagem de 'O casamento' é mil vezes ?mais vivo? do que o leitor. (....) Diante [de Glorinha], do frêmito que sua complexidade irradia, a leitora finge e apenas finge que é mulher, finge que é humana, e finge ainda no leito do seu amor e de sua agonia.?

(...)

"'O casamento' foi o primeiro livro a ser censurado no Brasil durante a ditadura militar, em 1966. Para o governo da época, a obra era como um ataque à sagrada instituição da família brasileira, mas, na verdade, o que havia era um retrato fiel de uma sociedade e de uma cidade em franca decadência"