As horas nuas

Resenhas - As Horas Nuas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

LAvia 10/04/2023

Intenso e bem-humorado
É difícil definir ?As Horas Nuas?. Romance estilo fluxo de consciência, com narradores alternativos, personagens intimistas e complexos, final inesperado? Os capítulos beiram a aleatoriedade mas são calculados, formando uma narrativa teia-de-aranha com diversas facetas. Melancólico e profundo, mas muito bem-humorado e divertido.

Cristiane 05/04/2023

As horas nuas
Rosa Ambrósio é uma atriz de teatro que se depara com os desafios que terá de enfrentar na carreira já que não é mais jovem.
Ela está solitária, o marido faleceu. Um professor brilhante, calado, preso político ... O amante e secretário foi embora, ela guarda uma esperança de que ele voltará. A filha, Cordélia, sente uma atração pelos homens mais velhos, o que incomoda, Rosa. A filha vai para um cruzeiro.
Rosa tem apenas como companheiras a empregada Dionísia e o gato Rahul.
Ela faz terapia com Ananta, outra mulher solitária.
Rosa se entrega ao alcoolismo e o leitor conhecerá todas as suas perdas: o pai desaparecido (saiu e não voltou mais), o primeiro amor (um primo que morre muito jovem), Gregório (que nunca mais serão o mesmo após a prisão e que vai morrer), a perda da juventude...
Ananta vai simplesmente desaparecer, seu primo alertada por uma das suas amigas vai procurá-la em hospitais, necrotério, fará uma verdadeira investigação.
A autora usa do fluxo de consciência o que faz da leitura desse livro algo vertiginoso.
Marcado por questões como a ditadura e a tortura, feminismo, alcoolismo e acima de tudo as perdas. O livro é quase que uma bomba relógio.
Além da autora nos presentear com um narrador inusitado: o gato Rahul.

Marcia.Segtowich 05/04/2023

O livro conta um pouco da vida da atriz Rosa Ambrósio sob a perspectiva da própria artista em seu estado de embriaguez e de outros indivíduos próximos à ela. Na história, Lygia traz reflexões sobre o envelhecimento, a ditadura, o movimento feminista, saúde mental entre tantas outras coisas. A escrita de Lygia é brilhante e desafiadora. O livro termina com muitas questões em aberto, mas compreendo isso como intenção da autora e não falha de construção do roteiro.

anarontani 02/04/2023

Gosteiii muitoooo

rahul protagonista do livro!

apesar de já conhecer fluxo de consciência, nesse eu achei bem de boa! bem mais suave q clarice lispector?

o final é aberto, e apesar de eu odiar final aberto, aceitei até q facilmente!

Izabella.BaldoAno 01/04/2023

As Horas Nuas, de Lygia
As Horas Nuas foi um livro desfiador, sem sombra de dúvidas, mas também muito gostoso de saborear. aqui Lygia põe num caldeirão diversos temperos narrativos. há o fluxo da consciência de Rosa Ambrósio, uma atriz de meia idade, classe média alta e decadente - descobriremos em quais aspectos da sua vida reside essa decadência ao longo desse fluxo - e depois o fluxo da fala dessa mesma personagem; há a narrativa detalhista do observador gato Rahul, companheiro de Rosa; há a perspectiva metódica de Ananta Medrado, analista de Rosa e vizinha dela e de Rahul; e há, ainda, uma narrativa surpresa lá pro final. curiosamente, não há a voz de Dionísia, uma personagem super presente: ela fala apenas a partir da perspectiva do outro, e os por quês dessa ausência da autonomia da voz de Diú também se apresenta, de alguma forma, ao longo do livro.

pra mim, Rahul é a personagem principal e a principal estrela, mas... da maneira como o livro nos é dado, a personagem principal é a própria Rosa Ambrósio. Rosa tem uma vida marcada pelo luto, não somente o luto pela morte de pessoas próximas, mas também o luto pela perda de maneira geral - a perda da juventude, a perda daquilo que considera importante para manter seu status social, a perda de relações e, quem sabe, a perda de si mesma.

"a gente vai perdendo. perdendo uma coisa atrás da outra, primeiro, a inocência, tanto fervor. a confiança e a esperança. os dentes e a paciência. cabelos e casas, dedos e anéis, gentes e pentes - todo um mundo de coisas sumindo no sorvedouro, ô! meu Pai, tantas perdas. tive alegrias e tive ganhos, quero ser justa porque também ganhei mas hoje ficou sendo o dia da perdição. as ilusões maiores e menores. grandes e pequenos lábios."

eu poderia mencionar tantos aspectos dessa obra... a história de Rahul, a de Gregório, a de Ananta, a da própria Rosa... a perspectiva de uma personagem sobre a outra, o aspecto visual marcante das cenas narradas, a dor que muitos acontecimentos podem nos causar, a singeleza dos detalhes... acho que Lygia encerrou sua escrita de romances de maneira magistral, embora ainda hajam pontos nesse livro que não me agradam 100%.

Raquel Marina 29/03/2023

Demorei muito para me conectar com a leitura, conseguir compreender de qual personagem era o ponto de vista do fluxo de pensamento. É preciso ir recolhendo as pistas que Lygia Fagundes oferece durante toda a narrativa para ir compreendendo os eventos da história. Alguns eventos? porque alguns mistérios permanecem. Isso não é um problema, pois o que vale é o modo como a autora desenha esse cenário caótico e melancólico. A complexidade de Rosa, Gregório e Rahul é fascinante. Não é uma leitura fácil, mas é inebriante e não se esgota na primeira leitura.

pâm 27/03/2023

Fluxo da consciência, um pouco de suspense, muito mistério, investigação criminal e muita profundidade humana. Lygia é incrível demais!

Edilene Freitas 25/03/2023

A história nos apresenta a Rosa Ambrósio, uma atriz que está em decadência, envolvida no vício álcool e sofrendo as perdas de seus amores, sendo o mais recente o seu assistente/amante, Diogo. No início é um pouco confuso, tendo em vista que somos lançados no fluxo de consciência de Rosa enquanto ela está embriagada, o que torna as informações bem fragmentadas. Mas ao longo da narrativa é possível se acostumar. O mais genial é termos um gato narrador, com expressões mais humanas até mesmo do que seus donos. O gato Rahul fez toda a diferença e fiquei esperado por mais capítulos narrados por ele. Lygia é sempre uma experiência única, mas prefiro seus contos.

Adriana1161 23/03/2023

Um romance com ares de conto
A história de Rosa Ambrósio, atriz beirando os 60 anos, em fim de carreira, que fica revivendo seus papéis e seus amores.
Vai contando tudo em fluxo de consciência, pensamentos, e alterna a narração com Rahul, seu gato. Uma desordem essa ficcionalização da vida!
Gostei bastante, gosto muito da escrita da Lygia.
Ótima descrição da Praça da República!

"Mulher detesta mulher. Só essa história de mãe e filha que funciona. Às vezes." - Rosa
"O despudor das pessoas diante dos bichos " - gato Rahul

Personagens: Rosa, Rahul, Gregório, Diogo, Ananta, Dionisia, Cordélia, Miguel
Local: São Paulo - anos 80/90
@driperini

Alexsander.Rosa 23/03/2023

Fantástico, misterioso e maravilhoso
Uma atriz decadente e alcoólatra, um gato irônico e divertido e uma analista reservada... isso foi o necessário para Lygia escrever esta obra maravilhosa.
Neste livro, acompanhamos a vida de Rosa Ambrósio e das pessoas que a cercam. Viajamos pelo fluxo de pensamentos da protagonista, que relembra seus namorados do passado - Miguel, Gregório e Diogo -, e, complementarmente, temos também o monólogo interior do Gato Rahul, que aponta suas memórias sobre esta e suas outras vidas e, diga-se de passagem, é o melhor narrador deste livro.
Lygia também abre um espaço para conhecermos a analista, Ananta, e seu fascínio pelo novo vizinho, e a forma como a Lygia trabalha com a simbologia nestas cenas é fantástico, o desfecho da Ananta podemos associar ao fator mitológico, uma vez que ela, uma analista, se fascina pelo vizinho que ela associa a um "homem-cavalo", enfim, podemos criar muitas simbologias em cima disto.
É um romance fantástico, abordando temas como o movimento feminista, aborto, incesto, alcoolismo, solidão, depressão, repressão militar, enfim, um misto de temas muito bem construídos e elaborados, do jeitinho que a Lygia sabe fazer.

Jessica858 20/03/2023

Nem sei o que comentar sobre a obra. Os livros de Lygia Fagundes Telles são uma incógnita para mim. Em As Horas Nuas acontece o relato da vida de uma atriz, conta sobre seus amores e a relação com a família. O livro se perdeu no decorrer da narrativa.

Gabriela.Gratival 18/03/2023

Ainda digerindo o final
É engraçado pensar que comecei lendo esse livro e me assustei demais com a escrita. O primeiro contato não foi dos melhores. Mas decidi dar uma segunda chance e reler o primeiro capítulo (e que bom que assim o fiz). Passado o choque, a leitura se torna fluída e o estilo de narrativa faz total sentido.
Não sei escrever uma resenha do que se passou na história, pois foi tanta coisa. Mas pude refletir um pouco sobre envelhecimento, decadência, luto e gatos. Um pouco de tudo rsrs.
No final queria continuar lendo e lendo, mas infelizmente cheguei ao fim dessa jornada. Agora, quero ler mais livros da autora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5